Primeiro Passo para Uma Vida Inteira de Novas Conquistas

Labioplastia: tudo que você precisa saber sobre a cirurgia para redução dos grandes e pequenos lábios

Atualizado em 27/03/2024 15:41

Se você deseja diminuir os pequenos lábios, talvez a labioplastia seja a solução ideal.

Muitas mulheres sofrem com um excesso de pele nos lábios vaginais ou com flacidez na região que incomoda, causando atrito nas roupas e constrangimento pelo volume que marca.

Porém poucas sabem que existe uma cirurgia que visa acabar com todo esse sofrimento, a labioplastia é o procedimento ideal para quem quer diminuir os pequenos lábios e acabar com a flacidez da vulva, sendo uma forma simples, rápida e eficaz de se livrar do excesso de pele na região.

Pequenos lábios maiores do que o ideal podem ser a causa de diversos problemas de saúde, além de afetar diretamente a autoestima da mulher que possui esse voluminho a mais.

Neste artigo você descobre tudo sobre a labioplastia e quais problemas ela pode resolver. Saiba como a cirurgia íntima pode transformar a sua vida pessoal e amorosa e mais, veja o depoimento das famosas que fizeram a cirurgia!

Somos a Dream Plastic e estamos há mais de 17 anos realizando sonhos e transformando a vida de milhares de mulheres. Veja tudo que você encontra neste artigo:

Esclareça suas dúvidas!

O que é labioplastia?

A labioplastia é a cirurgia dos pequenos e grandes lábios. O procedimento consiste em reduzir o excesso de pele na região íntima que pode estar trazendo incômodos para a mulher. Além disso, também pode atuar na correção de flacidez dos grandes lábios e assimetria da vagina.

ilustração mostrando a anatomia de uma vulva
A cirurgia é realizada nos pequenos e grandes lábios

A cirurgia também é conhecida como ninfoplastia e vulvoplastia.

Além de melhorar o aspecto da região íntima, a labioplastia também ajuda na autoestima e na confiança durante as relações sexuais. Veja o que a Geisy Arruda, uma das famosas que fizeram a ninfo, disse após 10 anos da realização da cirurgia.

“Eu fico feliz em ter sido a pioneira na ninfoplastia no Brasil. Sei que inspirei e ajudei muitas mulheres a recuperarem sua autoestima e a terem uma vida sexual melhor. Sou uma mulher livre e, olhando para trás, vejo que valeu a pena toda a perseguição que sofri há dez anos”, relata a diva para o site Quem.

O que são pequenos lábios?

Os pequenos lábios são dobras da pele que ficam na região feminina da mulher. Quando hipertrofiados, eles podem marcar na roupa, incomodar ao colocar calças mais apertadas ou biquínis. E, em alguns casos, podem causar dores, assaduras e infecções.

ilustração com diferentes tipos de vulvas
Existem diferentes tipos de lábios hipertrofiados

O principal objetivo da labioplastia é fazer a redução dos lábios internos grandes.

É normal os pequenos lábios serem grandes?

Em alguns casos as mulheres podem ter os pequenos lábios grandes, porém essa condição pode causar grandes incômodos e gerar até infecções. Por conta disso, nessas situações o mais indicado é a sua redução dos mesmos.

Muitas mulheres buscam a cirurgia íntima feminina devido a esses incômodos, uma vez que esse excesso de pele tende a raspar na roupa íntima, sendo desconfortável para realizar atividades físicas, durante a relação sexual e tornando a região mais ressecada.

O que são grandes lábios?

Os grandes lábios vaginais são dobras volumosas da pele que ficam na região genital feminina. Os mesmos, têm como principal função proteger a abertura da vagina. Quando são excessivamente grandes podem marcar na roupa, o que deixa a aparência de um volume a mais no corpo da mulher.

ilustração mostrando onde fica os grandes lábios, a parte mais carnudinha da vulva
Existe cirurgia para corrigir grandes lábios volumosos e flácidos

Em alguns casos, essa condição de “volume a mais” nos grandes lábios vaginais pode causar constrangimento e vergonha. Por isso, para diminuir esse excesso de volume a paciente pode recorrer à labioplastia ou à lipo da púbis.

Além da correção de tamanho, a cirurgia de labioplastia também pode:

Corrigir flacidez nos grandes lábios

Se você tem os grandes lábios murchos, a labioplastia pode ser uma ótima opção. A cirurgia promete eliminar a flacidez da região feminina por meio de preenchimento local.

ilustração mostrando como ficam os grandes lábios flácidos
Como você viu, é possível corrigir a flacidez dos grandes lábios vaginais

Veja mais sobre o preenchimento dos grandes lábios neste link.

Labioplastia: correção de pequenos lábios assimétricos

A cirurgia de labioplastia é uma solução para quem tem os pequenos lábios um maior que o outro. O procedimento é capaz de corrigir os lábios assimétricos, deixando-os em tamanhos e formatos proporcionais e assim acaba com o incômodo de ter os pequenos lábios de tamanhos diferentes.

ilustração com pequenos lábios assimétricos, onde uma parte é irregular e maior que a outra
Você não precisa mais sofrer com os pequenos lábios de tamanhos diferentes

Essas são as mudanças que a labioplastia pode trazer para a região íntima feminina.

Porém, existem outras cirurgias íntimas que trazem resultados em locais diferentes, como:

  • Redução do monte púbico: para diminuir o volume no monte púbico;
  • Himenoplastia: a famosa cirurgia para “voltar a ser virgem”;
  • Perineoplastia: para corrigir vagina muito “alargada”.

Ou seja, independente da parte que te incomoda na sua região genital, existe solução. Porém, o ideal é conversar com um médico para ver se há, de fato, necessidade de fazer a cirurgia.

Porque ter pequenos lábios grandes, flacidez ou assimetria não é uma anormalidade. E sim uma diferença na anatomia da vulva. Afinal, cada vulva é única. 🌸

O correto é procurar correções se a sua região feminina estiver trazendo problemas para a sua saúde ou se você se sentir desconfortável com o formato dela.

Por que os pequenos lábios crescem e ficam escuros?

Há diversos fatores que podem deixar os pequenos lábios grandes ou flácidos. A causa varia entre alterações hormonais, problemas congênitos, lesões, gestações e até envelhecimento. Quanto aos pequenos lábios ficarem escuros, normalmente essa mudança de cor acontece por causa do atrito da região genital com absorventes ou roupa íntima.

ilustração mostrando área da virilha com manchas escuras
Atrito e lesões podem levar ao escurecimento dos lábios vaginais

Todas essas causas são comuns e nem sempre são possíveis de evitar. Saiba um pouco mais sobre elas:

Alterações hormonais

Podem ser naturais ou causadas por algum medicamento como, por exemplo, anabolizantes. A obesidade, menopausa, o hipertireoidismo e até problemas renais também podem promover uma mudança hormonal e deixar os pequenos lábios grandes.

Nessas condições, é normal que a região fique maior, afinal existem diversos hormônios agindo no corpo da mulher.

Problema congênito

No caso de problema congênito, a mulher já nasce com os lábios vaginais grandes. E, o problema a acompanha durante toda a sua vida.

Lesões na região

Com o tempo, o atrito e até uma irritação crônica podem desencadear o aumento dos pequenos ou dos grandes lábios. Inclusive, o atrito pode aumentar a produção de melanina, o que deixa a região com mais cor, portanto, mais escura.

Múltiplas gestações

O parto normal pode enfraquecer os músculos da vagina, deixando as dobras dos pequenos e grandes lábios maiores.

Envelhecimento

Não tem jeito, com o passar dos anos a nossa pele perde o vigor e fica flácida. Na região íntima feminina não poderia ser diferente, ocorre a flacidez dos grandes lábios.

Consequências de ter a vagina com lábios muito grandes

Os pequenos e grandes lábios hipertrofiados, assimétricos ou flácidos podem trazer consequências para o bem-estar, saúde mental e física. Mulheres com essa condição costumam se sentir constrangidas, envergonhadas, com autoestima baixa e falta de confiança.

labios vaginais grandes
Saiba quais problemas a região feminina hipertrofiada pode trazer.

Além disso, muitas deixam de fazer coisas que gostariam por conta dos lábios vaginais grandes, como:

  • Colocar biquínis;
  • Sair para a praia e casas de campo;
  • Colocar roupas justas para a academia;
  • Andar de bicicleta;
  • Ter relações, por medo do que o parceiro pode pensar.

Outra celebridade que fez a labioplastia foi a Deolane Bezerra, e a advogada vive respondendo caixinhas de perguntas das suas seguidoras sobre a cirurgia, veja o que ela pensa após passar pelo procedimento:

“Meninas, eu estava lendo aqui muitas mensagens de vocês que tem vergonha, que só fazem com a luz apagada, que tem autoestima baixa. Filhas, não percam tempo, vão lá ajeitar as coisas de vocês, o que não tá legal, arruma”, relata Deolane para o OFuxico.

O que os homens acham da hipertrofia dos pequenos lábios?

A maioria dos homens não se incomoda com o tamanho dos pequenos lábios. Alguns até têm preferência por regiões maiores, outros por menores. Porém, no geral, não dão importância para isso a ponto de deixar de se interessar por uma mulher ou ter relações com ela.

homem pensativo
Opinião dos homens

Contudo, independentemente do que os homens pensem, você deve se preocupar apenas com o que você sente.

Pense assim: a aparência da sua região feminina te incomoda?

Se não incomoda, não há porque se preocupar em mudar esse detalhe em você. Ainda mais se for para agradar outra pessoa.

Porém, se a aparência estiver te incomodando, então é válido fazer redução de lábios.

Consequências dos pequenos lábios hipertrofiados para a saúde

Poucas mulheres sabem, mas os pequenos lábios hipertrofiados podem causar:

  • Machucados devido ao atrito com a calcinha ou roupas mais apertadas;
  • Dor no momento da relação sexual;
  • Redução da sensibilidade, já que o excesso de pele pode cobrir o clitóris;
  • Infecções e corrimentos recorrentes.

Os pequenos lábios têm a função de proteger a vagina da entrada de bactérias. Porém, se ela ficar para fora, a possibilidade de entrar bactérias é maior. Sem mencionar que é mais difícil manter a região higienizada neste caso.

Portanto, o risco de você desenvolver infecções, corrimento e cistite com a hipertrofia dos pequenos lábios é maior.

Como diminuir os grandes e pequenos lábios naturalmente?

Alguns cremes e exercícios prometem ter como diminuir os pequenos lábios naturalmente e os grandes também. Porém, tentativas caseiras não são eficazes para reduzir a hipertrofia dos pequenos lábios.

tratamento caseiro redução grandes lábios vaginais
Não tem como diminuir a região feminina naturalmente.

Como clarear pequenos lábios naturalmente?

Alguns cremes com colágeno, medicamentos e até mesmo misturinhas feitas em casa com limão e iogurte, prometem clarear os pequenos lábios naturalmente.  Porém, são técnicas ineficazes. Por mais que tragam algum resultado, é mínimo. As únicas alternativas efetivas para o clareamento são tratamentos com laser ou a cirurgia de labioplastia.

O laser CO2, além de clarear a pele, pode ativar a produção de colágeno. Contudo, é um método demorado e extremamente doloroso.

Outra alternativa é a cirurgia dos pequenos lábios. Estes tendem a ficar mais escuros na ponta. Portanto, com a retirada dessa parte, resta apenas a região mais clara.

Porém, só é indicado fazer esse procedimento caso você também tenha pequenos lábios hipertrofiados.

Cirurgia de labioplastia

A cirurgia de labioplastia é o único tratamento definitivo para diminuir os grandes e pequenos lábios volumosos, a flacidez e a assimetria da região íntima. Ao contrário de outros métodos, a cirurgia de labioplastia traz resultados visíveis e duradouros em pouco tempo.

cirurgia labioplastia
Entenda porque a cirurgia funciona e os outros métodos não.

Resultados esses que fazem a diferença na sua autoestima, no seu bem-estar e na sua vida.

E mais!

Na labioplastia, o preço sai bem mais em conta. Afinal, você não joga dinheiro fora com “soluções” que nunca vão trazer resultado ou que sejam extremamente dolorosas.

Pelo contrário, você investe em você, na sua saúde, felicidade e liberdade. E tudo isso tendo à disposição formas de pagamento facilitadoras, que vão te permitir realizar esse sonho sem entrar no vermelho.

Comprove você mesma!

Confira agora o preço da labioplastia e as principais formas de pagamento.

Quem deve fazer cirurgia de labioplastia?

A labioplastia deve ser feita por mulheres que:

  • Têm os grandes ou pequenos lábios aumentados;
  • Tenham flacidez exagerada nos pequenos lábios;
  • Têm complicações no seu bem-estar devido à região feminina, como baixa autoestima, depressão, isolamento e outros distúrbios;
  • Não se sentem confortáveis com o formato da vulva;
  • Sentem dor na região durante as relações sexuais ou ao andar de bicicleta;
  • Sofre com assaduras devido ao atrito;
  • Apresentam quadros frequentes de infecções e cistites.
quem deve fazer labioplastia
Saiba em quais casos fazer uma cirurgia na região feminina.

Quais cuidados ter antes da cirurgia de labioplastia?

Antes de fazer a cirurgia de labioplastia é necessário ter alguns cuidados para obter bons resultados. Entre eles estão, verificar o local da operação, que deve ser sempre um hospital, para um melhor suporte e segurança no dia da cirurgia.

Fora isso, saber se o cirurgião plástico tem experiência e um bom histórico de resultados é importante para garantir a qualidade do procedimento.

Escolha um cirurgião plástico experiente

O cirurgião é o maior responsável pelo resultado da sua cirurgia. Portanto, você deve escolher um profissional que atenda os seguintes requisitos:

E, claro, o cirurgião deve ter resultados comprovados e recomendações de pacientes que já fizeram o procedimento com ele anteriormente.

Afinal, quem melhor para dizer se ele é um bom cirurgião, do que a paciente que fez a cirurgia com ele?

Um bom lugar para ver depoimentos de pacientes sobre os cirurgiões é no grupo da Dream Plastic, são mais de 120 mil mulheres que compartilham as suas experiências.

Lá as pacientes aproveitam para contar o que acharam do profissional, como ele fez o atendimento, o que não gostaram e muuuito mais.

Entre para o grupo e descubra qual cirurgião plástico é o mais indicado para a sua labioplastia: Clique no botão abaixo! 😉👇

Labioplastia

Faça a cirurgia em hospital

Sabe aqueles casos que vemos em noticiários de cirurgias que deram errado? A maioria delas acontece em locais inadequados, como clínicas e consultórios individuais.

Esses são locais sem higienização, fiscalização e estrutura adequada para uma cirurgia plástica. Por isso, costumam trazer grandes riscos para a paciente.

O correto é fazer o procedimento apenas no hospital de cirurgia plástica, mesmo a labioplastia.

Hospitais possuem fiscalização completa, protocolo de higienização de materiais, estrutura adequada com centros de UTI e diversos profissionais prontos para atender em caso de alguma eventualidade.

Portanto, no momento de escolher o local da labioplastia, tenha certeza de que será um hospital.

Dica:

Prefira um hospital voltado para cirurgia plástica. Hospitais gerais tratam diversas doenças, o que aumenta o risco de infecções.

Passe em uma consulta pré-anestésica

A consulta pré-anestésica ocorre dias antes da cirurgia. Por meio dela o médico anestesista avalia se você está em condições de fazer o procedimento e prescreve o melhor anestésico para o seu caso, considerando doenças, medicamentos utilizados e alergias. 

Além disso, a consulta também ajuda, para que os pacientes aproveitem esse momento para tirar suas dúvidas sobre o procedimento.

Como é feita a labioplastia dos pequenos e grandes lábios?

Para fazer a cirurgia dos pequenos lábios, inicialmente é aplicada a anestesia. Em seguida, por meio do bisturi, o cirurgião corta e retira a pele em excesso dos lábios. Por fim, o médico faz a sutura na região e costura com um fio que pode ser, ou não, absorvível.

ilustração mostrando o passo a passo da cirurgia, com o corte e a sutura da região
Confira o passo a passo da cirurgia

A cirurgia para reduzir os grandes lábios é feita por meio da técnica de lipoaspiração, que retira parte da gordura da região, deixando-a menor.

Geralmente a anestesia aplicada é a local com sedação. Contudo, dependendo do caso, pode ser aplicada a raquidiana ou peridural com sedação. A escolha do anestésico depende da complexidade do procedimento.

A operação dura em torno de 30 minutos a 1 hora. Inclusive, a paciente é liberada no mesmo dia.

Com quantos dias caem os pontos da labioplastia?

Na cirurgia de labioplastia, os pontos demoram de 1 a 2 semanas para cair. Porém, o tempo varia de acordo com o fio que o médico utilizou. Lembrando que, se o fio não for absorvível, a paciente precisará retornar em consulta com o cirurgião para fazer a retirada.

Como fica a cicatriz da labioplastia?

A cicatriz de labioplastia, cirurgia para diminuir os pequenos e grandes lábios, é super discreta, praticamente imperceptível, visto que é pequena e fica em um lugar escondido. A cicatrização completa ocorre em 2 semanas.

Labioplastia a laser funciona?

A labioplastia a laser funciona, porém é um método com preço mais elevado e que não traz vantagens visíveis. A cirurgia dos pequenos lábios aumentados com laser é igual a labioplastia, a diferença consiste no corte. No procedimento convencional, a pele em excesso é retirada por meio de um bisturi, já na cirurgia de labioplastia a laser, a retirada acontece por meio do aparelho de laser.

Neste caso, o cirurgião precisa alugar o aparelho de laser. Portanto, o valor da labioplastia acaba aumentando.

Contudo, tanto o resultado como a recuperação de ambos os procedimentos é igual, o que faz da labioplastia a laser ser um método menos vantajoso.

Labioplastia: pós-operatório

Na cirurgia de pequenos lábios, a recuperação é tranquila. Tanto que muitas mulheres realizam a labioplastia no final de semana e voltam a trabalhar na segunda-feira. Mas, é claro, que isso depende da atividade exercida e da sua evolução pós-operatória.

labioplastia recuperacao
É importante seguir todas as orientações do médico nesse momento.

Para evitar qualquer desconforto ou lábios vaginais inchados, o seu médico pode indicar o uso de compressas frias durante os primeiros dias, prescrever anti-inflamatórios e analgésicos. Os remédios diminuirão dores, desconfortos ou pequenos lábios inchados.

É muito importante que você siga as orientações médicas, pois elas são essenciais para a garantia de um bom resultado.

Existem casos, em que algumas pessoas por não sentirem nenhuma dor, acham que já estão totalmente recuperadas. E por isso, deixam de tomar os remédios, descuidam da higiene e fazem esforço físico. O que são ações que, com certeza, colocam em risco o resultado.

Portanto, siga as recomendações do cirurgião. Abaixo separamos algumas para você conferir:

Recomendações para a recuperação da labioplastia

Infográfico com as orientações sobre o tempo de pós-operatório labioplastia
Confira o tempo de recomendação do repouso

Durante o pós-operatório a paciente não pode fazer exercício físico e ter atividade sexual por, no mínimo, 30 dias.

Além disso, é necessário manter a região feminina sempre limpa e higienizada. Uma dica é lavar o local com água fria ou soro sempre que defecar ou urinar, assim é possível evitar problemas como infecções.

Atenção:

Ficar de repouso não significa ficar parada. Por mais que você esteja em recuperação é essencial se movimentar e fazer leves caminhadas pelo ambiente para evitar trombose venosa profunda.

O resultado da labioplastia aparece apenas em 6 meses. Após esse período já é possível verificar a aparência e o formato definitivo da sua região feminina, que tende a ficar menor, dentro dos grandes lábios, e simétrica.

Garanta um bom acompanhamento no pós-operatório

Como vimos, os cuidados no pós-operatório são essenciais para obter um bom resultado. Por isso, para fazer a cirurgia busque uma clínica que te oferecerá assistência completa nesse momento, com:

  • Diversos cirurgiões para te atender;
  • Ampla equipe de enfermagem;
  • Atendimento 24 horas;
  • Suporte técnico;
  • Equipamentos de qualidade.

Quais os benefícios da cirurgia de labioplastia?

A cirurgia para diminuir os pequenos ou grandes lábios, ou a labioplastia, consegue corrigir a assimetria ou mesmo a flacidez. Fora isso, traz diversos benefícios para a saúde física e mental da mulher, como a diminuição da dor causada pelos lábios grandes demais e o desconforto e constrangimento ao se relacionar.

benefícios da labioplastia
Confira todas as vantagens que só a cirurgia pode trazer para você.

Com a labioplastia, você:

  • Se sente mais livre e confiante;
  • Tem relações mais prazerosas;
  • Pode usar roupas que deixava de usar por medo e vergonha, como biquínis e leggings.

E mais! Você evita:

  • Infecções recorrentes;
  • Mau cheiro e suor;
  • Dores;
  • Ressecamento.

Olha o que a Gretchen, que também fez a labioplastia, disse sobre a cirurgia:

“As mulheres têm vergonha de falar desse assunto. Gente, não pode. Os tratamentos estão aí para serem feitos, usados para a gente se sentir mais feliz e com nossa autoestima incrível”, diz Gretchen para a Revista Fórum.

Chega de sofrer com os pequenos e grandes lábios

Aqui na Dream Plastic você encontra tudo que precisa para eliminar de vez as dores na região íntima feminina, as infecções frequentes, o medo de colocar determinadas roupas, de ter relações e todo o desconforto que os pequenos lábios grandes trazem para você.

Mais que uma cirurgia, nós damos vida ao seu sonho.

resultado labioplastia
Seu corpo como você deseja.

Isso porque, entregamos tudo que um procedimento de alta qualidade e seguro deve ter:

  • Cirurgiões experientes: formados pelas melhores universidades do país, cadastrados no CRM e na SBCP, com resultados comprovados e ampla recomendação;
  • Médicos anestesistas: para fazer a consulta pré-anestésica dias antes da cirurgia;
  • Equipe de enfermeiras mulheres: para oferecer suporte e te deixar mais segura nesse momento;
  • Cirurgias em hospitais especializados: para trazer segurança completa e diminuir riscos de infecção;
  • Infraestrutura completa: com diversos profissionais prontos para te atender, salas e equipamentos de alta qualidade;
  • Atendimento via telefone: por meio do Disk Enfermagem a paciente pode tirar dúvidas e receber orientações de nossas enfermeiras por telefone;
  • Atendimento 24h: para urgência e emergência;
  • Consultas ilimitadas: até a liberação definitiva;
  • Recomendações de pacientes: somos líderes em depoimentos e elogios no Google Review.
Google Review Dream Plastic
Google Review – Dream Plastic

Veja o depoimento de uma das nossas pacientes:

“A equipe da clínica é muito profissional e atenciosa, desde a primeira consultora, a médica e a equipe de enfermagem. Eles me fizeram sentir muito confortável e segura durante todo processo. No hospital foi um atendimento nota 1000. Fiquei muito satisfeita com o atendimento pós-operatório, sempre responderam a todas as minhas perguntas. Em especial a enfermeira e a fisioterapeuta que cuidaram de mim. Fiz minha cirurgia com uma Dra. muito atenciosa que explica com clareza, com certeza irei fazer outro procedimento! Parabéns e obrigada 👏👏” – R. Andrade via Google Review

Há mais de 17 anos atuamos com cirurgia plástica. O que nos permitiu criar protocolos únicos e diferenciados de atendimento, além de, claro, realizar MAIS DE 45 MIL SONHOS!

E, agora, é hora de você realizar o seu sonho também! 😍

Clique no botão do WhatsApp, marque uma avaliação com nossos cirurgiões e confira as condições especiais que nós temos para você!

Rápido, fácil e sem compromisso.

Estamos te esperando! 😉

Esclareça suas dúvidas!