1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)


Chocolate: 11 motivos que farão você comer sem culpa!


Esclareça suas dúvidas!

pode comer chocolate com pontos

 

Você é daquelas que sonha em comer de tudo e emagrecer com saúde? Ou ainda, daquelas que acredita que o chocolate pode estragar dietas e cultivar espinhas? Fique tranquila, a matéria-prima do chocolate, o cacau, é rica em substâncias benéficas ao nosso corpo, e o seu consumo é recomendado por cardiologistas. Inclusive, em dietas pós-operatórias, pode comer chocolate com pontos.

 

Para desmistificar ainda mais o alimento, preparamos 11 bons motivos para você comer o chocolate sem resistir a essa deliciosa tentação!

 

#1  Pode comer chocolate com pontos

 

O chocolate contém flavonoides, assim como chás, vinhos tintos e outros alimentos. Os flavonoides são anti-inflamatórios e anti-hemorrágicos, auxiliam o organismo na recuperação pós-operatória. Além disso, eles são antioxidantes e antialérgicos, mais dois bons motivos que comprovam que pode comer chocolate com pontos.

 

#2  Combate o mau humor

 

Comer chocolate combate o mau humor, pois o cacau contido na receita é fonte de uma substância conhecida como feniletilamina, a mesma envolvida na química da paixão. Além disso, o chocolate é rico em magnésio, mineral que age como regulador do humor, equilibrando os níveis dos neurotransmissores serotonina e dopamina, responsáveis pelo bem-estar.

 

#3  Ajuda durante a gravidez

 

Durante a gravidez, cerca de 5% das mulheres sofrem com uma doença chamada pré-eclâmpsia. Trata-se de uma hiperativação do sistema inflamatório, que também causa elevação da pressão arterial.

 

Algumas substâncias podem reduzir o risco da doença citada acima, sendo que, um estudo da Universidade de Iowa apontou que gestantes que desenvolveram pré-eclâmpsia comiam menos chocolates. Portanto, pode comer chocolate com pontos e também na gravidez, mas é preciso cuidado com a alimentação e atenção com gorduras boas e gorduras ruins, para não ganhar muito peso e afetar o bebê. Inclusive, confira nosso artigo sobre prótese de silicone e a amamentação.

 

#4  Promove saciedade

 

Para você que está de regime ou dieta, a saciedade ao comer é sempre um desafio, né? Mas você sabia que comer um tablete de chocolate amargo pela manhã, ainda em jejum, aumenta a sensação de saciedade e propicia o emagrecimento? A descoberta é de um grupo de cientistas dinamarqueses, que constatou a diferença diária de 15% na ingestão de calorias entre um grupo que comeu chocolate no café da manhã e outro que não.

 

#5  Combate aumento da pressão arterial no abdômen

 

O chocolate amargo ajuda no combate ao aumento da pressão arterial no abdômen, que pode atingir níveis perigosos em pacientes com cirrose. O efeito ocorre rapidamente, cerca de 30 minutos após a sua ingestão.

 

#6  Diminui as chances de hipertensão

 

Que o sódio em excesso é inimigo da saúde você já sabia, certo? Mas e o chocolate diminuindo chances de hipertensão?

 

Uma pesquisa realizada por cientistas alemães concluiu que ingerir cerca de 7 gramas de chocolate por dia (equivalente a um quadradinho de chocolate amargo), diminui as chances de desenvolver hipertensão.

 

Os flavonoides, já citados acima, aumentam a elasticidade dos vasos sanguíneos e incentivam a produção de óxido nítrico. Esse gás, já presente na circulação, possui propriedade de relaxar as paredes dos vasos, facilitando a passagem do sangue. Contudo, para o efeito ser excelente, é necessário cortar algum outro alimento calórico da dieta, pois caso contrário, pode ocorrer aumento de peso.

 

#7  Combate danos no sistema cardiovascular

 

Por ser antioxidante, você pode comer chocolate com pontos e ainda proteger o seu sistema cardiovascular. Por quê? Pois o alimento dilata os vasos sanguíneos e reduz a inflamação causada pelos radicais livres, protegendo o seu coração!

 

#8  Não dá espinha

 

Esqueça a relação entre chocolate e espinha. Não existem estudos científicos que comprovem a relação entre o chocolate e o aparecimento de acne. Elas, geralmente, aparecem quando a pele não é higienizada corretamente ou por conta de problemas hormonais.

 

#9  Reduz resistência à insulina

 

Um estudo feito pela Universidade de L’Aquila, na Itália, comprova que a ingestão de 100 gramas diárias de chocolate amargo é capaz de reduzir a resistência à insulina. Portanto, pode comer chocolate com pontos e também na diabete, desde que seja com alto teor de cacau e pouco açúcar.

 

#10  Reduz risco de derrame

 

Comer chocolate pelo menos uma vez por semana reduz os riscos de derrame e acelera a recuperação da isquemia cerebral. O mérito fica novamente por conta dos flavonoides, que são antioxidantes e dilatam os vasos sanguíneos.

 

#11  Não vicia!

 

Chocólatras de plantão esqueçam o mito de que chocolate pode se tornar um vício. O alimento dos deuses (como era chamado por maias e astecas) possui propriedades sensoriais únicas: como a consistência cremosa que derrete na boca e sabor inconfundível. Contudo, não é capaz de provocar dependência química.

 

Ficou convencida? Nossa dica para você poder comer chocolates com pontos e em qualquer outra ocasião é praticar atividades físicas para queimar as calorias. Coma sem culpa e com moderação.

E caso deseje realizar procedimentos estéticos conte com uma equipe de excelente qualidade, conte com a Dream Plastic.

 

 

 

Este post foi inicialmente publicado em 17 de abril de 2014. Foi atualizado em 28 de junho de 2017.

Esclareça suas dúvidas!


 
MARQUE SUA CONSULTA POR WHATSAPP




Quer receber informações confiáveis sobre cirurgia plástica?

Faça como milhares de mulheres, cadastre-se agora e receba dicas de médicos especialistas!