Primeiro Passo para Uma Vida Inteira de Novas Conquistas

Como perder barriga: aprenda a eliminar gordura abdominal rápido e de forma saudável

Atualizado em 28/12/2023 16:10

Saber como perder barriga é um desafio para MUITAS mulheres!

E se você passou boa parte da sua vida lutando contra a balança, na tentativa de perder gordura abdominal, aquela famosa pochete, vai nos entender.

O objetivo de emagrecer a barriga pode até parecer difícil e realmente é, mas apenas quando você não sabe o que realmente funciona para você.

Se esse é o seu caso, fique tranquila. Nem sempre soluções eficazes são divulgadas da melhor forma, por isso é comum seguir caminhos mais longos ou complicados.

Com o objetivo de solucionar esse problema, selecionamos neste texto as principais formas de perder a barriga e ganhar um corpo definido. Além disso, vamos mostrar como ficar sem pneuzinhos e com a cintura desenhada.

Somos a Dream Plastic, a clínica de cirurgia plástica mais recomendada pelas mulheres. Há mais de 17 anos transformamos vidas através da beleza e agora vamos te contar todas as dicas de como perder barriga!

Confira:

Esclareça suas dúvidas!

Como perder barriga?

Existem muitas maneiras de como perder barriga, rapidamente ou não. Entre elas estão as dietas de restrição calórica, exercícios físicos, chás, sucos, remédios e cirurgia plástica. Mas, infelizmente, apenas algumas são realmente eficazes e capazes de dar um verdadeiro adeus à gordura localizada na barriga ou embaixo do umbigo.

como perder gordura abdominal
Conheças algumas formas de perder gordura abdominal!

Se você está em busca de acabar com a gordura localizada abdominal, saiba que é importante encontrar métodos seguros, sempre com um acompanhamento médico.

Antes de correr atrás de dietas e outras formas de emagrecer a barriga, é preciso entender como isso funciona:

Cada pessoa possui uma Taxa Metabólica Basal (TMB), que se refere à quantidade de calorias que o seu corpo gasta em média todos os dias para manter o organismo funcionando, sem esforços adicionais.

Assim, para perder a barriga, nós precisamos ingerir menos calorias do que o nosso corpo gasta, gerando um déficit metabólico que promoverá a perda de peso.

Mas, perder gordura abdominal não é assim tão simples, continue lendo para entender melhor!

Como perder gordura abdominal?

Algumas dicas de como perder a gordura abdominal envolvem a ingestão de chá verde, a prática regular de exercícios físicos, uma alimentação balanceada e saudável, inclusive com alimentos ricos em fibra e termogênicos, além da realização de massagens na barriga com cremes redutores.

perder barriga
Como perder gordura?

Portanto, dietas e rotinas de academia são as dicas mais faladas e praticadas quando o assunto é perder gordura da barriga.

Como perder a pochete da barriga?

Exercícios aeróbicos como corrida, ciclismo e até mesmo natação de alta intensidade podem ser formas de perder a pochete da barriga. No entanto, é importante observar a sua dieta e a frequência que vai ao banheiro, pois esses também são fatores que contribuem para o surgimento da pochete na barriga.

mulher barriga pochete
As pochetes que estão na moda são outras!

Motivos para começar a emagrecer a barriga

Uma barriga magra e lisinha, com as curvas realçadas é o que quase toda mulher deseja. Junto com uma cintura esculpida e livre dos “pneuzinhos”, é claro.

E diferentemente do que muita gente acredita, a busca por como perder a barriga não faz bem apenas para a aparência física.

como secar barriga
Conheça os benefícios de retirar as gordurinhas da barriga.

Se sentir bem no nosso próprio corpo é fundamental para ter uma autoestima elevada, amor próprio e confiança.

Portanto, cuidar da estética e procurar formas de perder gordura abdominal não tem nada de fútil ou supérfluo.

Como perder a barriga rápido?

Não é possível perder barriga rápido, de uma forma que não prejudique a sua saúde ou bem-estar. Todos os métodos abrangem um processo lento, no qual é necessário ter constância. Por isso, caso digam que é possível perder barriga rapidamente com métodos naturais, desconfie. Provavelmente querem vender uma “fórmula mágica” que não funciona.

como perder barriga rapido
Saiba como conquistar esse sonho!

Com certeza você já deve ter pensado em como perder barriga rápido, ou até o “pneuzinho”, em 1 semana, 1 mês…

É normal querer atingir nossos objetivos gastando menos tempo possível. Principalmente quando temos uma rotina corrida e queremos usar o nosso tempo livre para aproveitar a vida.

No entanto, existe apenas um jeito de secar a barriga rápido, em até menos de uma semana e nós vamos falar sobre ele neste texto. Mas, para ele ser seguro, é necessário respeitar algumas regras.

Dicas para emagrecer a barriga naturalmente

Algumas dicas para emagrecer a barriga naturalmente envolvem comer devagar e respeitar o fator de saciedade, que difere do comer até sentir-se cheia. Além disso, o consumo de água durante o dia, exercícios físicos regulares, evitar longos intervalos em jejum e anotar o que ingerir para ter um controle de calorias também pode ajudar.

como emagrecer barriga
Emagrecer naturalmente tem vantagens e desvantagens.

Apesar de existirem várias formas de diminuir a barriga, algumas podem ser boas para você e outras não, tudo vai depender de como o seu organismo reagirá.

Ou seja, talvez uma dieta específica para perder a barriga seja bem mais eficaz para você do que para a sua amiga.

Logo, é importante fazer testes e ver com qual dica o seu corpo se adapta melhor. E, é claro, entender os benefícios e desvantagens de cada uma.

Veja agora as melhores dicas para perder a barriga!

Qual a dieta para perder a barriga?

Dietas com restrições calóricas são responsáveis por grande parte da perda de gordura abdominal. As melhores são as que priorizam uma alimentação equilibrada, rica em gorduras boas, frutas, legumes, alimentos termogênicos e proteínas.

dieta secar barriga
Entenda como a dieta pode te ajudar a perder a barriga!

Fora isso, alimentos ultraprocessados, excesso de carboidratos e farinhas brancas, fast foods e doces devem ser abolidos.

Alimentos que não se deve comer para perder barriga

Os principais alimentos que não se deve comer para perder a barriga são:

  • Queijo: o American Journal of Clinical Nutrition assegura que existem componentes em alimentos lácteos que aumentam a gordura abdominal;
  • Refrigerantes e sucos industrializados: são ricos em açúcar, o que além da gordurinha na barriga, também representa 23% de um risco maior para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares;
  • Carne processada: o alto teor de gorduras saturadas, colesterol, conservantes e sódio são inimigos da boa forma;
  • Álcool: o nível de cortisol presente nas bebidas alcóolicas retém gordura;
  • Pão: seu alto índice glicêmico gera o acúmulo de açúcar na corrente sanguínea e aumenta a gordura.
alimentos gordurosos engordam
Evite alimentos gordurosos!

O que comer para perder a barriga?

Alguns alimentos que ajudam na queima de gordura são:

  • Carboidratos com índice glicêmico baixo, como batata doce e arroz ou pães integrais;
  • Combine sua porção de carboidrato com uma de proteína. Isto porque a proteína tem a capacidade de frear a velocidade de absorção da glicose;
  • Dê preferência ao consumo de gorduras poli-insaturadas, presentes em alimentos como peixes, nozes e azeites;
  • Beba bastante água, pois além de mantê-la hidratada, ajuda no funcionamento do seu intestino;
  • Insira mais porções de frutas e verduras nas suas refeições, tanto nas principais, quanto nos lanches intermediários.
como perder gordura barriga
Alguns tipos de alimentos vão dar um UP na sua dieta.

Mas, atenção: perder barriga com dietas é um processo lento, com resultados a longo prazo.

Quais os exercícios físicos para perder a barriga?

Para perder barriga, é indicado realizar exercícios físicos com a frequência de 5 a 6 dias por semanas, de 40 a 50 minutos por dia. Os exercícios mais recomendados são os aeróbicos, que envolvem corrida, ciclismo, natação, dança e corda. Aqui é importante focar na intensidade, frequência e duração para ter bons resultados.

exercicios perder barriga
Fazer atividade física é fundamental para perder peso e melhorar a sua qualidade de vida.

Com o objetivo de obter sucesso é necessária a combinação de vários exercícios para perder a barriga. Fora isso, é preciso fazer as atividades de forma regular.

Abdominais emagrecem a barriga?

Os exercícios abdominais sozinhos não emagrecem a barriga, o que eles fazem, na verdade, é o fortalecimento da parede abdominal. O correto para perder barriga com abdominais é combiná-los com exercícios aeróbicos, assim, além da perda de gordura na região, é possível esculpir e definir a zona da barriga.

abdominais emagrecem barriga
Saiba quais séries de exercícios são as melhores para perder barriga!

Alguns exercícios são:

Abdominal lateral: neste, deite-se de lado e estenda a mão no chão à frente do corpo, servindo de ponto de apoio. Faça isso sem encostar os ombros ou as costas no solo. Depois, flexione os joelhos em direção ao peito e troque de lado.

como perder barriga rapido
O abdominal lateral é excelente para secar a barriga.

Abdominal supra: esse é feito com as pernas flexionadas e os pés fixos no chão. Em seguida, cruze os braços à frente do peito e eleve o tronco próximo da altura dos joelhos.

Prancha seca a barriga?

A prancha é um dos exercícios que ajuda a secar a barriga e também funciona como tonificador de músculos, já que é feito um trabalho muscular ao se posicionar por alguns segundos na mesma posição durante a execução do exercício. Por isso, com a prancha, até os glúteos podem ser tonificados.

como perder barriga semana
Você já conhece a prancha?

Uma das variações da prancha é a frontal. Na qual deita-se de bruços e com os cotovelos apoiados no chão, na linha do ombro. O objetivo é ficar imóvel por alguns segundos, descansar e repetir a posição.

Outro tipo é a prancha isométrica alternando braços. Nesta também fica-se de bruços, com os braços estendidos e apoiados no chão. Ao conseguir estabilidade nesta posição é só iniciar a alternância de braços.

Como perder a barriga com chás?

Chás para perder barriga auxiliam no processo de emagrecimento, pois possuem um efeito mais fraco para eliminar gordura isoladamente. Os mais recomendados por especialistas são o chá verde com amora, hortelã com limão, hibisco com canela, gengibre com abacaxi, chá mate e chá branco.

cha suco perder barriga
Conheças os chás indicados para perder barriga!

Normalmente, as pessoas que optam por esse método para perder barriga, separam folhas secas numa xícara de chá e adicionam cerca de 150 ml de água fervente. Depois, tapam o recipiente, deixam repousar por uns 10 minutos e coam antes de beber.

A verdade sobre perder a gordura localizada na barriga

Exercícios físicos, chás e dietas para perder a barriga funcionam, mas possuem um efeito gradativo. Isso significa que para ser eficaz, será necessário muito esforço e tempo gasto todos os dias.

Também não é um processo para perder gordura abdominal rapidamente.

Mas, independente disso, adotar hábitos saudáveis é fundamental para uma vida tranquila, longa e prazerosa.

Por isso, mesmo que você não obtenha a cintura dos seus sonhos com exercícios e alimentação equilibrada, não desista! Continue investindo numa vida saudável para aumentar a sua qualidade de vida.

Um detalhe importante de ressaltar é que independente do quanto você emagreça com métodos naturais, pode acontecer de você NÃO perder a gordura na barriga.

como acabar com barriga
Descubra o que realmente funciona para acabar com a gordura localizada!

Porque ao perder peso naturalmente, você não escolhe de qual região ou a quantidade de gordura que será retirada do seu corpo.

Então, você pode emagrecer mais a bunda ou a coxa do que o abdômen, entende? Isso porque tudo varia conforme a tendência do seu organismo.

Esses métodos não permitem que você escolha em qual parte do corpo você vai emagrecer.

Existe apenas uma forma de perder barriga, sem exercícios, desenhar a cintura e ficar com um corpo escultural, de forma rápida e eficaz: a lipoaspiração!

Lipoaspiração para perder gordura na barriga, na cintura, nas costas…

A cirurgia plástica de lipoaspiração é a única forma de perder gordura localizada rapidamente.

Você escolhe a região da qual quer eliminar a saliência e junto ao cirurgião plástico, a quantidade necessária para perder a circunferência da barriga e afinar a cintura.

como perder gordura localizada barriga cintura
A lipoaspiração é uma das cirurgias mais realizadas.

Após a lipo, o corpo fica sequinho, sem saliência e esculpido, no melhor estilo violão.

Perfeito para usar um vestido tubinho, um biquíni na praia ou qualquer modelo de roupa que realce as curvas.

Ficou curiosa? Veja alguns resultados da lipoaspiração no grupo da Dream Plastic! São mais de 120 mil mulheres compartilhando dicas e fotos de antes e depois.

Como perder barriga?

Em quais áreas do corpo posso fazer lipoaspiração?

A lipoaspiração pode ser realizada nas seguintes regiões:

  • Papada;
  • Mama acessória;
  • Cintura;
  • Abdômen;
  • Coxa;
  • Púbis;
  • Braço;
  • Costas;
  • Flancos;
  • Culotes.
areas do corpo para fazer lipo
Já pensou em retirar a gordura de outras partes do corpo?

Portanto, você pode perder a gordura localizada da barriga, cintura, da região abaixo do umbigo ou daqueles pneuzinhos que incomodam.

Gordura Visceral X Gordura Subcutânea

Existem dois tipos de gordura, a visceral e a subcutânea.

A gordura visceral fica entre os órgãos do corpo, sua aparência é de estômago alto, tem a consistência dura, é a famosa “barriga de chope”.

Esse tipo de saliência é muito prejudicial à saúde e geneticamente, os homens têm maiores chances de tê-la.

Um detalhe importante é que a lipoaspiração NÃO elimina a gordura visceral.

O único tipo de saliência que a cirurgia plástica trata é a gordura subcutânea.

Diferentemente da visceral, essa pode ser pega com os dedos ao beliscar, se localiza abaixo da camada da pele e são as mulheres quem têm maiores chances de tê-la.

O objetivo da lipo não é o emagrecimento

Na lipoaspiração há um limite de gordura que pode ser retirado sem colocar em risco a vida da paciente.

Portanto, caso você esteja muito acima do peso ou seja obesa, a quantidade permitida pelo limite de segurança não será a necessária para perder toda a gordura abdominal.

Isso significa que operar fora do peso ideal, te dará um resultado insatisfatório, com sobra de gordura, além de colocar a sua vida em risco.

Esse limite varia entre 5% e 7% do peso, levando em conta o seu IMC ideal. Portanto, uma lipo tira em média de 4 a 5 litros de gordura em uma cirurgia.

Como perder a barriga depois da cesárea?

Para perder a barriga no pós-parto rapidamente é necessário realizar a cirurgia plástica de abdominoplastia para remover o excesso de pele flácida. Esse procedimento, também conhecido como dermolipectomia, é indicado para remover a famosa “pelanca”, dando o aspecto de barriga chapada.

como perde barriga pos parto
Há certas diferenças entre flacidez e gordura localizada.

É comum que as mulheres confundam gordura com flacidez na barriga. E muitas vezes somente um cirurgião plástico pode identificar a diferença, ou se há os dois tipos.

Aqui é importante explicar que a lipoaspiração tem o objetivo apenas de remover gordura subcutânea, enquanto a abdominoplastia elimina a barriga flácida.

Se você fizer uma lipoaspiração tendo excesso de flacidez, o resultado não vai ficar legal. Por isso a importância de procurar por bons cirurgiões e não correr esse risco!

Ah, caso você tenha flacidez e gordura subcutânea, há a opção de realizar as duas cirurgias combinadas: a lipoabdominoplastia!

Na maioria das vezes, após a cesárea, o abdômen ganha flacidez, por conta do efeito sanfona que o corpo sofre nesse período.

Outro aspecto frequente no corpo após a gravidez é o surgimento de estrias e a queda dos seios, que também ganham pele flácida.

Perca de uma vez a gordura da barriga!

Ficar em dúvida sobre se você realmente precisa de uma lipoaspiração para perder a barriga é normal!

Pois apenas um cirurgião plástico experiente pode avaliar o seu corpo e indicar a melhor opção para você.

diminuir a barriga rapido
Conquiste o seu corpo dos sonhos!

Aqui na Dream Plastic, nossa equipe médica é formada por médicos especialistas em cirurgia para perder gordura abdominal.

Tire suas dúvidas conosco! Para isso, basta marcar uma avaliação. 

Clique no botão do WhatsApp e agende uma consulta com um dos nossos cirurgiões!

Você merece realizar seu sonho! Estaremos te esperando ❤️

Esclareça suas dúvidas!