Primeiro Passo para Uma Vida Inteira de Novas Conquistas

Abdominoplastia reversa: o que é, como fica a cicatriz e o antes e depois da cirurgia

Atualizado em 28/05/2024 16:47

Está cansada de se olhar no espelho e perceber que não importa o que faça, a flacidez na pele da parte superior da barriga não sai? Então a abdominoplastia reversa pode ser para você!

Ela é um dos tipos da abdominoplastia, apesar de não ser muito conhecida, como o método tradicional. Isso acontece porque é mais indicada em casos específicos. 

A abdominoplastia reversa é uma ótima opção para as pessoas que possuem mais volume na região do abdômen acima do umbigo, pois a cicatriz fica bem escondidinha embaixo dos seios. 

Ficou interessada? Então segue com a gente!

Nós somos a Dream Plastic, clínica mais remendada pelas mulheres, e vamos te contar todos os segredos da abdominoplastia reversa.

O que é abdominoplastia reversa?

A abdominoplastia reversa é uma cirurgia plástica no abdômen que visa remover o excesso de pele flácida acima do umbigo, ao contrário da abdominoplastia clássica, que foca mais na parte inferior. Durante o procedimento, também pode ser feito a correção da diástase e hérnias, e ser acompanhada por uma lipoaspiração.

Mãos com luvas azuis fazendo as marcações na barriga de mulher com top e calcinha preta, para mostrar o que é abdominoplastia reversa
Conheça o procedimento!

Essa cirurgia é indicada em casos onde a pele abaixo do umbigo, na região inferior do abdômen, não apresenta flacidez, apenas a parte superior. Geralmente, é feita por pacientes que já realizaram a abdominoplastia tradicional ou por pessoas que fizeram bariátrica. 

A abdominoplastia reversa também é uma ótima opção para mulheres que já fizeram alguma mamoplastia, pois a cicatriz pode ser reaproveitada. Continue por aqui que vamos entrar em mais detalhes sobre o assunto mais para frente. 

O lifting pode ser feito com algumas técnicas diferentes, dependendo das características da paciente e seu desejo, como o grau e localização exata do excesso de pele que deseja remover. Isso influencia se o umbigo será descolado ou não e a reconstrução da parte muscular após uma diástase, por exemplo.

Diástase é quando acontece uma separação entre os músculos retos do abdômen, geralmente causada pela gravidez e obesidade. Quando esse é o caso, o médico reaproxima o músculo e os sutura, trazendo de volta sua funcionalidade e aparência. 

Essa técnica pode ser conhecida como abdominoplastia reversa tencionada, pois o médico faz a plicatura dos músculos.

Também é importante mencionar, que o lifting não é uma cirurgia para perda de peso, por isso, o mais indicado é que a paciente já esteja dentro do seu peso ideal, para que alcance melhores resultados. 

Caso pretenda emagrecer, é recomendado que o faça antes da cirurgia, porque o processo de emagrecimento pode ocasionar novos casos de flacidez, fazendo com que o resultado do procedimento seja afetado.

Quer descobrir se está dentro do peso recomendado? Clique no link e descubra como calcular o seu IMC

Existe mini abdominoplastia reversa?

Sim, existe a mini abdominoplastia reversa. Ela é indicada para pacientes que tenham excesso de pele na região superior do abdômen, mas não em uma grande quantidade. Por isso, a incisão necessária para remoção e remodelação dessa pele flácida é menor do que na abdominoplastia reversa comum.

Como fica a cicatriz?

A cicatriz da abdominoplastia reversa fica na horizontal, bem abaixo da região do sulco mamário, que é a linha em que os seios se encontram com o tórax. Por isso, ela fica super discreta, praticamente imperceptível. 

Ilustração que mostra como fica a cicatriz da abdominoplastia reversa
Veja como fica!

Caso a mulher deseje fazer alguma mamoplastia no futuro ou já tenha realizado uma, a mesma cicatriz pode ser utilizada para a incisão. 

Um ponto importante quando falamos de cicatrização, é que esse processo é diretamente ligado aos cuidados durante o pós-operatório e da forma como o próprio organismo da pessoa reagirá.

Por esse motivo, é super importante escolher uma clínica que ofereça um suporte completo durante o pós-operatório e a paciente siga todas as recomendações passadas direitinho, como não fazer esforço físico, dormir de barriga para cima e não se expor ao sol.

Além disso, compareça a todos os retornos médicos até a alta!

Como é o antes e depois da abdominoplastia reversa?

O antes e depois da abdominoplastia reversa é um abdômen mais firme, reto e lisinho, sem pele sobrando e flacidez. Caso a paciente possua diástase ou hérnias, o músculo da região também será restaurado e remodelado, melhorando tanto a sua funcionalidade quanto a estética. 

Ilustração que mostra como fica o antes e depois da abdominoplastia reversa
Antes e depois da abdominoplastia reversa

Ver fotos da abdominoplastia reversa é uma grande forma de entender como essa cirurgia funciona e se inspirar, mas nunca deve ser usada como promessa de resultado. 

Isso porque cada pessoa possui suas próprias características, e nenhum resultado será exatamente igual ao outro.

Gostaria de ver mais antes e depois? Então clique no banner abaixo e faça parte da maior comunidade de cirurgia plástica do Brasil! Lá você encontra mais de 120 mil mulheres compartilhando resultados, experiências e recomendações todos os dias. 

abdominoplastia reversa

Conquiste o corpo dos seus sonhos

Agora você já sabe sobre a abdominoplastia reversa em detalhes, e também aprendeu que para ter o resultado que sonha, é preciso fazer as escolhas certas, como operar em uma clínica com um pós-operatório bem estruturado, não é mesmo?

Aqui na Dream Plastic, por exemplo, levamos o assunto a sério, e nos nossos mais de 17 anos, conseguimos montar protocolos únicos de segurança, para que nossas pacientes recebam exatamente o tratamento e apoio que merecem. 

Nós contamos com uma estrutura de pós-operatório completa e a avançada, além de termos equipes próprias de enfermeiras e fisioterapeutas. Além de vários outros diferenciais, como:

  • Cirurgias plásticas realizadas em hospitais voltados para cirurgia plástica;
  • Disk-Enfermagem, um canal de comunicação direto com as enfermeiras, para tirar dúvidas e emergências;
  • Equipe de anestesistas experientes em plásticas;
  • Ouvidoria profissional.

Tudo isso com preços acessíveis e formas de pagamento facilitadas, como a modalidade exclusiva de 15% de entrada mais 24x no cartão de crédito. 

Está esperando o quê para vir nos conhecer? Clique no botão do WhatsApp, fale com uma de nossas consultoras e marque uma avaliação com um cirurgião especialista e experiente na cirurgia de abdominoplastia!