Toxina Botulínica - Rugas

Toxina Botulínica

Com mais de 4 milhões de procedimentos realizados em 2006, o Botox® Cosmético é o procedimento cosmético mais popular e minimamente invasivo realizado. Usado para tratar as linhas e rugas faciais, como as linhas da testa, linhas de expressão, pés de galinha e as linhas ao redor do pescoço, o Botox® Cosmético é o nome registrado do produto para a toxina botulínica, Tipo A. A toxina botulínica é produzida por uma bactéria conhecida como “clostridium botulinum”, e é normalmente responsável por causar a infecção bacteriana conhecida como botulismo. No entanto, em pequenas doses, a toxina botulínica pode ser utilizada com segurança para reduzir o aparecimento de rugas e linhas faciais. Além disso, a toxina botulínica mostrou ser um método eficaz para o tratamento de outras condições, como enxaquecas, sudorese excessiva e espasmos musculares, entre outras. Com um curto período de inatividade e resultados quase imediatos, o Botox ® Cosmético pode ajudá-la a restituir uma aparência mais suave e mais jovem ao rosto.

» Preparação

Antes de seu procedimento, a área do tratamento será cuidadosamente limpa, normalmente com um produto de limpeza à base de álcool. Como geralmente o procedimento não é muito doloroso, nenhum anestésico é administrado. No entanto, se você for especialmente sensível à dor, seu médico pode administrar um anestésico tópico para ajudá-lo a sentir-se confortável e relaxado durante o procedimento.

» Contração Muscular

Antes de dar as injeções, o médico solicitará que seus músculos faciais sejam contraídos na área de tratamento desejada a fim de determinar os locais precisos das injeções. Em geral, todo o procedimento demora aproximadamente de dez a quinze minutos, mas pode variar dependendo do número de áreas de tratamento desejadas.

» Injeções

Usando uma agulha ultrafina, o médico injetará pequenas quantidades de Botox® Cosmético nos músculos faciais ao longo das áreas de tratamento. Caso um anestésico não tenha sido administrado, é possível que uma leve sensação de ardência ou queimação seja sentida durante o procedimento. Além de fatores como envelhecimento, exposição ao sol e hereditariedade, uma das principais causas de linhas e rugas faciais é a contração muscular repetitiva. Os nervos liberam neurotransmissores, que são substâncias químicas que enviam sinais, ou impulsos para outros nervos, músculos, ou para o cérebro. Os impulsos nervosos desencadeiam as contrações musculares, ou movimentos. Quando injetada nos músculos faciais, a toxina das injeções de BOTOX® Cosmético bloqueia a transmissão desses impulsos nervosos, que paralisa temporariamente os músculos e impede que sejam contraídos.

»Como Funciona o BOTOX®

Em condições normais, um neurotransmissor conhecido como acetilcolina é liberado pela célula nervosa. As vesículas de acetilcolina devem ser capazes de se aglutinarem à membrana nervosa a fim de liberar a acetilcolina e transmitir um sinal para o músculo. Uma vez liberada, a acetilcolina desencadeia a contração muscular. Como é de conhecimento, essa contração muscular repetida faz com que linhas faciais e rugas se formem. Uma vez que o BOTOX® Cosmético seja injetado na área do tratamento, a toxina penetra no nervo e divide uma proteína especial junto com a membrana nervosa que é necessária para que a acetilcolina aglutine corretamente. Consequentemente, a acetilcolina não consegue aglutinar à membrana nervosa e não é liberada. Sem a liberação do neurotransmissor, acetilcolina, os músculos faciais não conseguem contrair e ficam temporariamente paralisados, dando ao rosto uma aparência suave, menos enrugada.

» Recuperação

Por via de regra, é possível retomar as atividades normais imediatamente após o procedimento. Você pode observar alguma vermelhidão, inchaço secundário ou hematomas, ou dormência nos locais da injeção. Caso injeções na região da testa tenham sido administradas, é possível sentir também dor de cabeça após o tratamento. No entanto, esses e outros sintomas são geralmente secundários e devem desaparecer em poucos dias após o procedimento.

» Resultados

Muito provavelmente os resultados começarão a ser percebidos em alguns dias após o procedimento. Como os músculos na área do tratamento não conseguem contrair, o aparecimento de rugas e linhas faciais diminuirá. Os resultados de um procedimento único duram cerca de três a quatro meses; após esse período é possível receber injeções subsequentes a fim de manter os resultados desejados. Embora os resultados sejam temporários, o BOTOX® Cosmético pode, de forma segura e eficaz, ajudar a restabelecer a aparência suave e mais jovem que você deseja.

Toxina Botulínica
2 (40%) 4 votes

Toxina Botulínica


Regulamentação e Parcerias


Responsável Técnico: Dr. Flávio Garcia, CRM-SP 104.850
Rua Vergueiro, 2949 – 14º andar – Vila Mariana

Dream Plastic® 2017 – Todos os direitos reservados – Clínica de Cirurgia Plástica em São Paulo
Ligue Chat Blog