
Quando o assunto é rejuvenescimento facial, o preenchimento com ácido hialurônico é um dos procedimentos mais simples e seguros para se fazer.
É bem provável que você já tenha se imaginado com traços diferentes. Talvez com linhas de expressão mais suaves ou redução dos sulcos faciais. Mas ainda possui uma certa insegurança em recorrer a procedimentos estéticos, não é mesmo?
Era exatamente isso que a Patrícia sentia! Professora de pilates, com uma ampla experiência na área e utilizando as redes sociais para divulgar o seu trabalho, notou que ao chegar aos 52 anos o rosto não era mais tão bonito e jovial quanto antes.
Patrícia entrou em contato conosco pois havia ouvido falar sobre um certo preenchimento com ácido hialurônico e gostaria de compreender como o procedimento é feito e quais são os seus benefícios.
Pois bem, é sobre isso que iremos abordar neste conteúdo!
Com mais de 43 mil sonhos realizados, a Dream Plastic é a clínica mais recomendada pelas mulheres em São Paulo.
Por isso, preparamos este post para orientar não apenas as nossas pacientes, mas a todas que possuem interesse no preenchimento facial com ácido hialurônico. Acompanhe até o final!
- O que é o preenchimento com ácido hialurônico?
- Para que serve o preenchimento com ácido hialurônico?
- Onde o ácido hialurônico pode ser aplicado?
- Como fica o antes e depois com ácido hialurônico?
- Os procedimentos com ácido hialurônico injetável são seguros?
- Como é feita a aplicação de ácido hialurônico no rosto?
- Qual é o melhor ácido hialurônico para preenchimento?
- Onde comprar ácido hialurônico injetável?
- Quantos ml tem uma seringa de ácido hialurônico?
- Quais são as principais marcas de ácido hialurônico injetável?
- Qual é o preço do preenchimento com ácido hialurônico em 2022?
- Quais são os cuidados após preenchimento com ácido hialurônico?
- O preenchimento com ácido hialurônico dura quanto tempo?
- O preenchimento com ácido hialurônico possui efeitos colaterais?
- Quais são os riscos do preenchimento com ácido hialurônico?
- Qual profissional pode aplicar ácido hialurônico?
- Onde fazer preenchimento com ácido hialurônico em São Paulo?
O que é o preenchimento com ácido hialurônico?
O preenchimento com ácido hialurônico é um procedimento capaz de dar volume à regiões específicas da face, amenizando assim as linhas de expressão, rugas, sulcos e assimetrias. A técnica de preenchimento facial, quando bem aplicada, proporciona um rosto mais harmônico, aparência natural e benefícios que vão além da estética.

Mas antes de falarmos sobre o preenchimento em si, é importante que você saiba que o ácido hialurônico é uma substância natural do nosso organismo, mas que com o passar dos anos tende a diminuir em nosso corpo, assim como o colágeno, que é responsável por garantir a elasticidade da pele.
Consequentemente, a falta dessas substâncias favorece o aparecimento de linhas de expressão, rugas, flacidez e o envelhecimento da pele como um todo. Por isso, procedimentos como o preenchimento com ácido hialurônico são excelentes opções para prevenir e tratar esses aspectos que causam tanta insatisfação nas mulheres.
Ao descobrir tudo isso, nossa paciente Patrícia percebeu que o procedimento estético seria a solução para os seus problemas! Ela sofria muito com as linhas de expressão em sua testa e o rosto muito redondo, com quase nenhum maxilar.
Seu maior sonho era ter um rosto que chamasse a atenção e lhe desse uma aparência mais jovem e confiante. Diante disso e após a avaliação médica, o especialista lhe indicou o preenchimento facial para um rosto mais harmônico.
Para que serve o preenchimento com ácido hialurônico?
Na nossa pele (derme) o ácido hialurônico tem a função de conceder sustentação, preenchimento e hidratação. Portanto, a falta dessa substância causa justamente o efeito contrário em nosso organismo e para repor essa perda de maneira eficiente, o preenchimento com ácido hialurônico é a principal forma.

Além disso, o procedimento serve para realçar partes específicas da face, como a maçã do rosto, por exemplo. Essa é uma região que tende a perder gordura com o passar dos anos e consequentemente ficar com o aspecto flácido, uma situação popularmente chamada de “bochechas de buldogue”.
Entretanto, nesses casos, o preenchimento com ácido hialurônico não é o mais indicado, já que ele atua melhor como um preventivo e em casos com menor flacidez. Para solucionar questões estéticas com muita flacidez, como é o caso das bochechas caídas, a melhor opção é a cirurgia de lifting facial.
Outra função do preenchimento facial é dar volume em áreas com pouco contorno facial, como é o caso das pessoas com um maxilar fino e pouco delineado. A aplicação do ácido hialurônico nessa região consegue deixar o queixo mais simétrico e com proporção mais harmoniosa.
Onde o ácido hialurônico pode ser aplicado?
O ácido hialurônico é frequentemente aplicado em regiões da face, como os lábios, testa, nariz, malar, mandíbula, olheiras, glabela e no sulco nasogeniano (bigode chinês). Outras áreas que também podem ser beneficiadas com o preenchimento são o pescoço e as mãos a fim de amenizar os sinais do envelhecimento.

Quando o assunto é a aplicação de ácido hialurônico não podemos deixar de falar sobre o preenchimento labial, uma das soluções mais procuradas pelas mulheres. Um dos motivos para esse procedimento ser tão querido é a rapidez com que ele é feito, levando em média 10 minutos para obter os tão sonhados lábios volumosos.
Outra área que é muito visada tanto por mulheres quanto homens, é a mandíbula. O preenchimento com ácido hialurônico nessa região geralmente é um dos principais pontos da harmonização facial, que tem como objetivo melhorar o contorno do rosto e deixar a mandíbula com aspecto mais marcado, mas sem perder a naturalidade.
E falando em não perder a naturalidade, uma dúvida frequente entre as pessoas que desejam fazer o preenchimento facial é quanto ao resultado final.
Se essa também é uma dúvida sua, veja no tópico abaixo alguns bons exemplos de preenchimento com ácido hialurônico.
Como fica o antes e depois com ácido hialurônico?
O antes e depois de um preenchimento com ácido hialurônico pode ser desde uma transformação completa até um resultado extremamente sútil, realçando apenas algumas regiões da face. Entre os fatores que influenciam no resultado do preenchimento estão a quantidade de produto e habilidade do médico.

Além disso, é importante mencionarmos que os resultados variam de pessoa para pessoa, já que cada um possui características únicas. Os objetivos de um preenchimento facial são realçar tanto os pontos já existentes quanto corrigir assimetrias, trazendo mais beleza e jovialidade para o rosto.
MAS FIQUE ATENTO: para obter esse tipo de resultado, é imprescindível fazer uma boa escolha quanto ao profissional que realizará o procedimento!
O receio de muitas pessoas que desejam fazer algum tipo de preenchimento é ficar com a aparência artificial. Isso acontece, principalmente, em decorrência de preenchimentos mal feitos, onde o profissional — que na maior parte das vezes não é um especialista — realizou o procedimento sem ter ampla experiência na área.
Em outras situações, o médico pode até estar habilitado para realizar o procedimento, mas não respeita as características individuais do paciente. Por isso, pesquisar sobre o histórico do médico é tão importante quanto escolher uma boa clínica para realizar o procedimento estético.
Como fica o preenchimento com ácido hialurônico no queixo?
O preenchimento com ácido hialurônico no queixo (mento) tem por finalidade dar mais volume para essa região e melhorar o contorno facial. O procedimento também é capaz de corrigir casos leves de retrognatismo mandibular (queixo para dentro), desde que não haja indicação cirúrgica para o problema.

Quando o preenchimento de mento é a melhor opção? O procedimento costuma ser indicado para quem deseja realçar essa região ou até mesmo corrigir pequenas imperfeições relacionadas ao queixo.
No entanto, por se tratar de um procedimento com duração temporária, já que o ácido hialurônico é uma substância absorvida naturalmente pelo nosso organismo, nos casos de retrognatismo mandibular mais grave, a cirurgia ortognática poderá ser indicada.
Ou ainda, caso o paciente esteja em boas condições de saúde e a sua única insatisfação seja o posicionamento do queixo, outra alternativa é a mentoplastia.
Em todos os casos, somente após a consulta médica será possível ter um diagnóstico preciso. É importante salientarmos que cada caso é um caso e, por isso, a avaliação com um especialista é fundamental.
Como é o antes e depois do preenchimento de olheiras?
O antes e depois do preenchimento de olheiras tende a apresentar resultados mais satisfatórios em pacientes que sofrem apenas com as manchas escuras na região dos olhos, no entanto, o procedimento não é capaz de tratar casos de flacidez nas pálpebras ou bolsas de gordura abaixo dos olhos.

Além disso, por se tratar de uma região extremamente delicada, o mais recomendado é que o preenchimento com ácido hialurônico seja realizado por um especialista com ampla experiência na área.
Quando as olheiras estão associadas à flacidez na região das pálpebras, a cirurgia de blefaroplastia é mais indicada, já que é uma solução muito mais segura e de longa duração, pois combina a remoção das bolsas de gordura com a pele em excesso na área dos olhos.
Apesar de alguns profissionais ainda recomendarem o preenchimento com ácido hialurônico para tratar olheiras, flacidez e bolsas de gordura abaixo dos olhos, os resultados dificilmente atendem às expectativas da pessoa que sofre com esse tipo de problema.
Por isso, aqui na Dream Plastic, optamos por não realizar este procedimento.
A verdade é que para certos tipos de problemas, como é o caso da flacidez nas pálpebras, a cirurgia plástica é a única solução.
Como fica o preenchimento com ácido hialurônico na bochecha?
A aplicação de ácido hialurônico na bochecha (ou maçã do rosto) tem como objetivo realçar a região do malar, deixando-o bem posicionado e promovendo o aspecto de pele saudável, viçosa e bonita. A substância, além de proporcionar mais hidratação, também consegue corrigir assimetrias causadas pela perda de gordura na face.

A redução dos coxins de gordura, que ficam localizados abaixo da pele e ajudam a promover volume, sustentação e contorno para as regiões da face, é um processo que faz parte do envelhecimento e costuma ser mais perceptível a partir dos 35 anos.
É justamente nessa faixa etária que as mulheres começam a sentir os primeiros sinais da idade ao se depararem com as bochechas mais caídas e as linhas de expressão em evidência.
A boa notícia é que essas questões podem ser facilmente resolvidas com a aplicação do ácido hialurônico em pontos estratégicos da face, como maçã do rosto, mandíbula, nariz e boca.
Para que serve o preenchimento com ácido hialurônico na testa?
O preenchimento com ácido hialurônico na testa serve para tratar linhas de expressão e pequenas rugas nessa área. Além de ser considerado um método de rejuvenescimento, já que a aplicação da substância nessa região consegue amenizar os sinais da idade e devolver o aspecto jovem da pele.

Além do preenchimento de rugas e linhas de expressão, a aplicação do ácido hialurônico é capaz de preencher pequenas concavidades (perda de volume) que surgem no terço médio da testa com o passar dos anos. O procedimento visa melhorar o aspecto da pele e corrigir esse leve aprofundamento na região.
Como fica o preenchimento no nariz com ácido hialurônico?
O preenchimento com ácido hialurônico no nariz (rinomodelação) é um procedimento realizado pelo cirurgião plástico e visa corrigir pequenas imperfeições do contorno nasal, deixando o nariz mais alinhado e simulando o resultado de uma cirurgia de rinoplastia.

Quando o preenchimento com ácido hialurônico no nariz é indicado?
O procedimento costuma ser indicado para pessoas com uma estrutura nasal relativamente fina e que queiram corrigir pequenas deformidades. Contudo, a rinomodelação também apresenta riscos, já que existe a possibilidade do profissional atingir uma artéria na hora da aplicação do produto.
Por outro lado, quando é necessário corrigir problemas respiratórios e as correções estéticas são maiores, o mais indicado é a cirurgia plástica para correção do nariz (rinoplastia), que irá tratar tanto as questões de saúde quanto estéticas.
Além de se tratar de um procedimento definitivo, ou seja, o resultado não se perde com o passar do tempo.
Você ainda tem dúvidas quanto aos resultados de uma cirurgia plástica?
Então você precisa conhecer o grupo no Facebook da Dream Plastic!
Já são mais de 100 mil mulheres compartilhando os seus resultados e ajudando outras pacientes a tomarem a melhor decisão.
Esse é um grupo EXCLUSIVO PARA MULHERES, por isso, para garantir o seu convite basta clicar no banner abaixo e responder 3 perguntinhas rápidas.
Os procedimentos com ácido hialurônico injetável são seguros?
Por se tratar de uma substância absorvível pelo organismo, os procedimentos com ácido hialurônico injetável são considerados seguros e extremamente eficazes para corrigir assimetrias estéticas, tratar pequenas imperfeições na pele e proporcionar a harmonização facial tanto para homens quanto para mulheres.

Entretanto, existem alguns fatores que impactam diretamente na segurança e no resultado dos procedimentos que são realizados com o ácido hialurônico injetável, são eles:
- Experiência do médico
- Qualidade do produto a ser aplicado
- Preços muito abaixo do mercado
- Se o produto possui aprovação da Anvisa
Outro fator que é muito importante para o seu resultado é o conhecimento do médico na área de dermatologia. Por se tratar de um procedimento que afeta diretamente a estética do paciente, é fundamental que o profissional saiba fazer o uso correto do produto e, em casos de complicações, saiba tratar as intercorrências.
Aqui na Dream Plastic, além de contarmos com médicos que são especializados em cirurgia plástica, ainda temos uma equipe própria de enfermagem para prestar auxílio a todas as nossas pacientes.
Além disso, antes de qualquer procedimento ser realizado, as nossas pacientes recebem o currículo do seu médico. Assim, atuamos com total transparência quanto à experiência dos nossos cirurgiões.
Como é feita a aplicação de ácido hialurônico no rosto?
A aplicação do ácido hialurônico no rosto sempre deve ser feita por um cirurgião plástico ou dermatologista. Antes de iniciar o procedimento, a anestesia local é aplicada para evitar qualquer tipo de dor. Em seguida, o ácido hialurônico pode ser injetado com a ajuda de uma agulha fina ou cânula.

Geralmente, a aplicação do ácido hialurônico é realizada com a própria seringa que o produto vem do fabricante. Em outros casos, quando a substância é vendida em frascos, cabe ao especialista analisar qual é o melhor instrumento para a aplicação do produto (agulha ou cânula).
De modo geral, o preenchimento com ácido hialurônico no rosto é rápido e indolor. Conheça todos os passos do procedimento:
- O especialista faz a assepsia da pele e com pequenas furadas de agulha, aplica a anestesia local. Em alguns casos, ao invés da anestesia local, pode ser utilizado um anestésico tópico (pomada).
O primeiro passo é a assepsia da pele! - Após a anestesia começar a fazer efeito, o que acontece, em média, a partir de 2 minutos após a aplicação da substância, o médico começa a preencher a região com o ácido hialurônico.
Com a pele pronta, chegou a hora da aplicação! - As correções estéticas têm efeito imediato, no entanto, o resultado final só pode ser notado após alguns dias, que é quando o inchaço da região já deve ter desaparecido.

Qual é o melhor ácido hialurônico para preenchimento?
Atualmente, existem diversas marcas de ácido hialurônico que oferecem excelentes resultados. Entre elas, muitas se destacam pela concentração total do AH, tamanho da partícula (quanto menor ela for, maior a sua concentração nas camadas da pele), além de toda a tecnologia utilizada por trás da fabricação do produto.

De acordo com um estudo publicado pela Revista Brasileira Militar de Ciências, os preenchedores com mais elasticidade e viscosidade tendem a apresentar uma resistência maior em relação às forças dinâmicas associadas aos movimentos faciais.
Consequentemente, esse tipo de preenchedor consegue proporcionar um suporte e volumização mais duradouro, sendo frequentemente indicado para o tratamento do sulco nasolabial (bigode chinês).
Além disso, é necessário que o especialista tenha amplo conhecimento sobre o uso do produto, pois nenhum preenchedor é ideal para todas as áreas de aplicação na rotina clínica. Isso quer dizer que mais de um tipo de ácido hialurônico pode ser utilizado para a harmonização facial.
Onde comprar ácido hialurônico injetável?
O ácido hialurônico injetável deve ser adquirido sempre direto com o fabricante ou fornecedor autorizado, que é a forma mais segura de garantir produtos de boa procedência. Além disso, é imprescindível que o produto (ampola ou seringa de AH) seja regularizado pela Anvisa.

É importante mencionarmos que em hipótese alguma o ácido hialurônico deve ser adquirido pelo próprio paciente a fim de realizar o procedimento de forma caseira. O uso inadequado do produto pode resultar em deformações irreversíveis ou até mesmo em infecções graves.
Portanto, a única forma segura para se realizar um preenchimento com ácido hialurônico é buscando uma clínica confiável e que atenta a todos os padrões de qualidade e segurança propostos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
“E quanto aos sites de ecommerce que vendem ácido hialurônico injetável?” Nem pensar! Esse tipo de produto, por norma da Anvisa, não pode ser vendido direto ao consumidor final, por isso, vendas desse tipo são feitas de maneira irregular e sem compromisso com a segurança do comprador.
Tenha sempre em mente que não se pode realizar “qualquer procedimento estético”, é preciso ter a garantia de que tudo será feito com segurança e que você obterá o resultado desejado.
Quantos ml tem uma seringa de ácido hialurônico?
Normalmente, uma seringa de ácido hialurônico contém entre 1 ml e 2 ml, o que é suficiente para o preenchimento de áreas mais delicadas (como os lábios, por exemplo). Para regiões mais profundas, como os sulcos nasogenianos, costuma ser aplicado pelo menos 2 ml em cada lado do rosto.

A quantidade de ácido hialurônico a ser usada em um preenchimento facial varia de acordo com as necessidades de cada paciente, região onde o produto será aplicado e o volume a ser alcançado. Para evitar um resultado artificial, cabe ao especialista indicar a quantidade mais adequada para o seu paciente.
Quais são as principais marcas de ácido hialurônico injetável?
No Brasil, as principais marcas de ácido hialurônico injetável são:
- Juvéderm
- Restylane
- Rennova
- Perfectha
- Belotero
- Revanesse
- Biogelis
- Yvoire
- Revanesse
- Saypha (antigo Princess).

A variedade de marcas de ácido hialurônico injetável no mercado é de extrema importância para a área da estética médica, já que cada preenchedor possui uma composição química diferente, favorecendo assim inúmeros tratamentos faciais e corporais.
As marcas se diferenciam no que refere à sua composição, grau de concentração do ácido hialurônico (AH), durabilidade, viscoelasticidade e alguns outros fatores.
Por isso, um mesmo ácido hialurônico pode não ser indicado para todas as regiões da face, por exemplo. Diferentes linhas do produto podem ser mais ou menos eficientes para determinados tipos de preenchimentos.
Dentre as marcas citadas acima, podemos destacar duas delas, que são os preenchedores Juvéderm e Restylane, ambos são líderes no mercado brasileiro, entenda melhor o por quê:
Ácido hialurônico Juvéderm
O preenchedor de ácido hialurônico Juvéderm é um dos mais famosos em todo o mundo. Somente no Brasil, a empresa possui 5 linhas, são elas: Voluma, Volbella, Volift, Volite e, a mais recente de todas, Volux. A marca é da fabricante Allergan Aesthetic, uma das maiores no ramo da estética médica.

A marca também se tornou extremamente relevante no mercado devido à grande quantidade de artigos científicos publicados, o que proporciona ainda mais segurança para os profissionais da área e aos seus pacientes. No próprio site da Juvéderm é possível conhecer um pouco mais sobre a tecnologia oferecida por eles.
Ácido hialurônico Restylane
O ácido hialurônico Restylane possui um grande peso no mercado brasileiro devido à longa trajetória da marca, afinal, já são mais de 20 anos atuando no ramo. A linha Restylane conta com uma ampla variedade de preenchedores e texturas em gel, além de ser comercializada com um excelente custo-benefício.

Hoje, dentre a comunidade médica, a linha de preenchedores é considerada uma das mais seguras para uso em procedimentos estéticos. A marca Restylane faz parte da Galderma, uma das gigantes na indústria farmacêutica, detentora de marcas como Sculptra, Cetaphil, Epiduo, Proderm, Tetralysal e muitas outras.
Qual é o preço do preenchimento com ácido hialurônico em 2022?
O preço do preenchimento com ácido hialurônico leva em conta não apenas o valor do produto, mas também de sua aplicação por um médico especialista. Por isso, o custo do procedimento nas principais clínicas de São Paulo varia entre R$ 3.060,85 e R$ 6.820,32 (JUNHO/22).

Normalmente, cada preenchimento facial leva em média de 1 ml a 4 ml de ácido hialurônico, mas isso irá depender das necessidades de cada paciente, região a ser preenchida e complexidade de cada caso.
Para preenchimentos mais simples, como é o caso das linhas de expressão, costuma-se utilizar entre 1 ml e 2 ml de ácido hialurônico. No entanto, para uma harmonização facial completa, a quantidade do produto pode chegar até 10 ml.
Contudo, os valores exatos de um preenchimento com ácido hialurônico só podem ser passados ao paciente após a avaliação com o especialista, que irá analisar cuidadosamente a quantidade necessária da substância para alcançar o resultado desejado.
E é justamente nessa hora que escolher o profissional que cobra mais barato não é o ideal! Para obter o melhor resultado com segurança é preciso levar em conta alguns fatores, especialmente o preço.
Por isso, verifique com antecedência algumas informações como: experiência do médico, histórico de resultados desse profissional, reputação da clínica e, principalmente, se a clínica oferece um bom suporte em casos de intercorrências.
Quanto custa 1 ml de ácido hialurônico?
O custo de uma seringa com 1 ml de ácido hialurônico varia entre R$ 700,00 e R$ 1.400,00 (JUNHO/22). Essa variação de preço ocorre devido a marca do ácido hialurônico utilizado pelo especialista ou clínica. Além disso, é imprescindível que o produto seja liberado pela Anvisa.

Quais são os cuidados após preenchimento com ácido hialurônico?
Após realizar qualquer tipo de preenchimento com ácido hialurônico é importante tomar alguns cuidados, veja quais são eles:
- Usar filtro solar todos os dias;
- Evitar atividades físicas por pelo menos 24 horas;
- Recomenda-se o uso de um bom hidratante facial;
- Não fazer massagem ou pressionar o local do preenchimento;
- Em casos de inchaço, pode ser utilizado compressas de gelo;
- Manter uma alimentação equilibrada, rica em colágeno e vitaminas;
- Evitar exposição prolongada ao sol ou temperaturas muito quentes.

O preenchimento com ácido hialurônico pode ser realizado em qualquer época do ano e raramente apresenta reações alérgicas no paciente, sobretudo por se tratar de uma substância biocompatível, ou seja, que é naturalmente absorvida pelo nosso organismo e não oferece riscos à saúde.
O preenchimento dura quanto tempo?
A durabilidade de um preenchimento com ácido hialurônico pode variar entre 1 e 3 anos, se fazendo necessário a reaplicação do produto com o passar do tempo. Alguns fatores que influenciam na duração do preenchimento são a concentração do produto, qualidade do AH, fatores biológicos e cuidados com a pele.

É possível fazer o preenchimento facial durar por mais tempo? Em alguns casos sim!
O uso de alguns séruns antioxidantes e vitamina C pode ajudar não apenas a manter o aspecto da pele lisinha por mais tempo, como também prevenir outros sinais do envelhecimento.
Entretanto, o mais indicado é que antes de iniciar o uso de qualquer produto para a pele, seja feita uma avaliação com um dermatologista.
O preenchimento com ácido hialurônico possui efeitos colaterais?
Na maior parte dos casos, o preenchimento com ácido hialurônico apresenta apenas efeitos colaterais leves, como inchaço e hematomas na região. Contudo, quando a aplicação da substância é feita de maneira inadequada, podem ocorrer intercorrências mais graves, como necrose, infecção, nódulos e cicatrizes.

As reações alérgicas ao ácido hialurônico são mais raras, já que se trata de uma substância absorvível pelo nosso organismo. Porém, não é impossível que isso ocorra. Os principais sintomas de uma reação alérgica ao produto são: vermelhidão, inchaço e coceira.
Outra situação que pode oferecer riscos à saúde humana é a utilização de outros produtos para fazer o preenchimento facial, como o pmma, por exemplo. Nestes casos, o risco é muito maior de infecções graves devido ao uso de substâncias inapropriadas.
Quais são os riscos do preenchimento?
Existem alguns riscos em relação ao preenchimento com ácido hialurônico quando o procedimento não é feito por um médico com amplo conhecimento na área, isso porque quando feito incorretamente as chances de atingir uma artéria são maiores. Nesse casos, o resultado pode ser a necrose da pele ou infecção grave.

A formação de nódulos também é mais comum quando a aplicação do ácido hialurônico é feita incorretamente. Porém, isso é facilmente corrigível. Muitas pessoas não sabem, mas é possível fazer a remoção da substância mal aplicada e o procedimento pode ser refeito da forma mais natural possível.
Em outras situações, a formação de nódulos se dá pela má qualidade do produto ou aplicação em excesso. Por isso, novamente, reforçamos a importância da escolha de um profissional qualificado para a realização de qualquer procedimento estético, em especial os preenchimentos faciais.
O ácido hialurônico pode causar granuloma?
A formação de granuloma não é comum após o preenchimento com ácido hialurônico, no entanto, isso pode acontecer quando o produto utilizado não é de boa procedência ou durante o procedimento foi utilizado outro tipo de substância, que provavelmente não é adequada para as regiões da face.

O preenchimento com ácido hialurônico pode ser feito na gravidez?
Durante o período de gestação não é recomendado qualquer tipo de procedimento estético injetável. Mesmo não havendo qualquer estudo sobre os malefícios do uso de ácido hialurônico neste período, o consenso médico é de que o preenchimento não é recomendado até a fase de desmame.

É comum ter inchaço após o preenchimento?
O inchaço (edema) é um dos sintomas mais comuns após o preenchimento com ácido hialurônico e tende a desaparecer naturalmente em até 10 dias. Para amenizar os efeitos do inchaço, pode ser feito o uso de compressas frias na região onde o procedimento foi realizado.

É normal sentir dor após o procedimento?
É considerado comum sentir dor após o preenchimento com ácido hialurônico quando o efeito da anestesia local passa. No entanto, essa dor é semelhante a uma pequena pressão na região. Por isso, é preciso estar atento aos sinais de alerta após o procedimento: dor intensa ou latejante.

Qual profissional pode aplicar ácido hialurônico?
A aplicação do ácido hialurônico injetável só pode ser realizada por especialistas em medicina estética, como é o caso dos médicos dermatologistas e cirurgiões plásticos. Do ponto de vista técnico, esses são os profissionais mais capacitados para realizar procedimentos estéticos.

A escolha de um bom profissional, com amplo conhecimento na área estética e em dermatologia, faz toda a diferença no resultado final do seu preenchimento com ácido hialurônico.
Infelizmente, a medicina estética vem sendo praticada por profissionais que não possuem formação na área e portanto, não conseguem oferecer aos seus pacientes as melhores técnicas para obter um resultado de excelência.
Em decorrência disso, as complicações mais graves causadas pelo preenchimento com ácido hialurônico quase sempre estão relacionadas ao exercício ilegal da profissão ou aplicações feitas por profissionais que sequer são médicos, como dentistas, biomédicos e enfermeiros.
Mas por que isso acontece? Apesar desses profissionais terem um certo conhecimento na área médica, não possuem formação em dermatologia e não estão aptos para lidar com possíveis intercorrências.
E caso uma complicação venha a acontecer após o preenchimento com ácido hialurônico, o paciente terá de buscar o atendimento de um médico especialista, o que será um gasto ainda maior e nem sempre os médicos particulares querem atender casos desse tipo.
Aqui na Dream Plastic, uma das nossas maiores preocupações é quanto às qualificações dos nossos médicos, por isso contamos apenas com profissionais especializados em cirurgia plástica.
Além de uma equipe própria de enfermagem para prestar todo o auxílio e cuidado que as nossas pacientes merecem.
Onde fazer preenchimento com ácido hialurônico em São Paulo?
Escolher uma clínica especializada para realizar o seu preenchimento com ácido hialurônico é fundamental para obter o resultado que você procura. Além, é claro, de ser uma garantia de que o seu procedimento será feito dentro dos mais altos padrões de qualidade e segurança.

Por isso, conhecer a clínica que é referência em São Paulo é fundamental neste momento de dúvida!
A Dream Plastic é a clínica de cirurgia plástica mais recomendada pelas mulheres, com mais de 300 mil atendimentos e 43 mil transformações realizadas.
Nosso histórico de resultados é um dos maiores da internet e pode ser conferido através do nosso grupo no Facebook EXCLUSIVO PARA MULHERES. Já são milhares de relatos e transformações compartilhadas para você se inspirar.
Por que a Dream Plastic é a preferida entre as mulheres? A gente te explica!
Não é à toa que somos líder em recomendações no ElogieAki. Nós oferecemos diferenciais que nenhuma outra clínica de cirurgia plástica possui, como uma estrutura de pós-operatório completa e um canal de atendimento 24 horas para urgências e emergências.
Esse é o tipo de segurança que você precisa para realizar o seu preenchimento facial e agora que você já sabe disso, o próximo passo para realizar a sua transformação é agendar uma consulta com o especialista.
Para isso, basta entrar em contato conosco clicando no botão do WhatsApp que aparece na barra superior da sua tela.
Você gostou deste conteúdo? Então não se esqueça de compartilhá-lo em suas redes sociais clicando em um dos botões abaixo!
