Primeiro Passo para Uma Vida Inteira de Novas Conquistas

Preciso emagrecer, mas será que lipo emagrece? Descubra a verdade para ter o corpo dos seus sonhos!

Atualizado em 18/09/2023 17:00

Preciso emagrecer, não aguento mais aquela gordura marcando na roupa, a calça que não fecha ou, pior, o biquíni que eu nem tenho mais coragem de usar.

Mas, o que devo fazer para emagrecer, qual a melhor opção? Remédios e chás milagrosos, dietas da moda, exercícios ou cirurgia para emagrecer?

São tantas opções que a gente fica até perdida. Aliás, será que lipo emagrece?

Bom, se você tem essas dúvidas e quer saber se tem que emagrecer para fazer lipoaspiração ou até abdominoplastia, está no lugar certo!

Vamos esclarecer todas essas questões e muito mais! Aqui você vai descobrir:

Esclareça suas dúvidas!

Preciso emagrecer: qual é a melhor forma?

No geral, para emagrecer de forma saudável você deve combinar uma dieta balanceada e atividades físicas. Mas, o tipo de dieta e de exercícios podem se diferenciar de pessoa para pessoa. Por isso, antes de começar um regime ou entrar na academia, passe em avaliação com um especialista, como um nutrólogo ou nutricionista.

lipo emagrece
Atividade física e dieta balanceada é uma boa combinação para perder peso.

Uma coisa é certa, se você precisa emagrecer de forma eficiente e com saúde: esqueça dietas muito restritivas e aposte em uma reeducação alimentar.

O ideal é fazer isso como uma meta de médio e, em alguns casos, até de longo prazo. Pensando sempre em atingir a quantidade de quilos ideais para a sua altura. Ou seja, o seu peso ideal!

Descubra qual é o seu peso ideal aqui!

O que devo fazer para emagrecer a barriga?

Dificilmente será possível emagrecer apenas na barriga com exercícios ou dieta. Essa combinação é ótima para perder peso de forma geral. Por isso, é comum que a mulher emagreça, mas continue com aquela “pochetinha”. No caso de gordura localizada, a única forma de eliminá-la de forma eficaz e rápida é com lipoaspiração.

que devo fazer emagrecer
Exercícios e dieta eliminam gordura de forma geral e não só na barriga.

Saiba tudo sobre como perder barriga aqui!

E, há quem, na verdade, tem excesso de pele e não de gordura no corpo.

Essa é uma situação que só pode ser resolvida com a abdominoplastia, já que, infelizmente, não há exercício capaz de revigorar uma pele flácida. Fora que, muitas vezes você até precisa emagrecer para fazer abdominoplastia.

O uso de remédios, apesar de muito procurado, pode oferecer sérios efeitos colaterais, como palpitações e crises de ansiedade.

Sem contar da possibilidade de provocar o terrível efeito sanfona. Ou seja, você emagrece, mas volta a engordar tudo novamente.

Já as cirurgias plásticas são popularmente associadas à eliminação de peso. Mas, é importante lembrar que esse não é o objetivo desse tipo de procedimento.

Na verdade, em alguns casos, o emagrecimento é um requisito para realizar a cirurgia e não a sua consequência.

Cirurgia para emagrecer

A cirurgia para emagrecer é conhecida como bariátrica ou gastroplastia. Essa é a melhor cirurgia para emagrecer, já que promove uma alteração no sistema digestivo, porém é considerada bastante invasiva. Por isso, só é indicada em casos de pacientes com obesidade mórbida e que têm doenças decorrentes do excesso de peso.

cirurgia emagrecer
Cirurgia bariátrica é a mais famosa para emagrecer.

São pessoas com IMC acima de 40, que buscam a cirurgia para emagrecer por estar com outras comorbidades, como: pressão alta, problemas cardíacos e insuficiência respiratória.

Muitas mulheres, apesar de estarem fora do peso e extremamente insatisfeitas com a sua aparência, não têm esse perfil. Logo, há outros procedimentos mais indicados, como a lipoaspiração e a abdominoplastia.

Mas, nenhum deles é cirurgia para emagrecer, o que gera algumas dúvidas como:

É possível fazer lipoaspiração acima do peso?

Depende. Não é proibido fazer lipoaspiração em pessoas acima do peso, mas um médico mais experiente dificilmente fará a cirurgia. Isso porque o resultado não será satisfatório e há riscos à saúde. Entretanto, fazer a lipoaspiração acima do peso é possível, tudo depende do quão acima do peso a paciente está.

lipoaspiração pessoas gordas
Não é recomendado fazer Lipo muito acima do peso.

Saiba tudo sobre a lipoaspiração aqui!

A lipoaspiração NÃO foi desenvolvida para promover o emagrecimento. O foco desta cirurgia plástica é modelar o corpo por meio da remoção de gordura localizada.

Ou seja, a lipoaspiração é ideal para eliminar aquelas gordurinhas que insistem em permanecer mesmo com dietas e atividades físicas.

Em alguns casos, é até necessário que a paciente emagreça para obter um resultado melhor com a lipo.

Por isso, é comum a busca por dietas para quem precisa emagrecer rápido para fazer uma lipo.

Mas, conforme mencionamos, o ideal é emagrecer de forma saudável, mesmo que isso signifique demorar um pouco mais para atingir seu peso ideal.

Mesmo porque, não tem jeito, se você está muito acima do peso, tem que emagrecer para fazer lipoaspiração.

Isso acontece porque há um limite de gordura que pode ser retirado do corpo na lipoaspiração. Peso ideal é o conceito utilizado para calcular essa quantidade, que foi definido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e pela ciência médica.

Então, quantos litros de gordura podem ser retirados na lipoaspiração? O limite que pode ser eliminado é de 5 a 7% do peso ideal da paciente.

Ou seja, não é do seu peso ATUAL, mas sim do que é considerado IDEAL para a sua altura. Por isso, a quantidade de litros varia.

Quantos litros de gordura podem ser retirados na lipoaspiração?

No geral, podem ser retirados de 3 a 5 litros de gordura na lipoaspiração. Essa média é feita com base no peso ideal da mulher em relação a sua altura. Por isso, pode variar de acordo com cada paciente.

Para ter certeza de quantos litros de gordura podem ser retirados no seu caso especificamente, é necessário passar em uma consulta presencial com um cirurgião plástico experiente.

Qual o peso ideal para fazer lipoaspiração?

O peso ideal para fazer a lipoaspiração também varia de pessoa para pessoa, pois isso está relacionado com o seu Índice de Massa Corporal. Ou seja, para saber a resposta é preciso calcular o seu IMC e ele deve estar entre 18,6 e 24,9 kg/m².

Quando se está muito fora dessa faixa não tem jeito. Por isso, em muitos casos, para fazer lipo precisa emagrecer. Já que, retirar gordura acima dessa quantidade coloca em risco a sua saúde.

Veja como calcular o seu IMC aqui!

lipoaspiração peso ideal
Fazer lipo muito acima do peso envolve riscos à saúde, como a necessidade de transfusão de sangue.

Entre os riscos, há a possibilidade de a paciente desenvolver uma anemia profunda e até precisar de transfusão de sangue.

Médicos responsáveis jamais colocariam a paciente em risco por uma cirurgia estética.

Lipoaspiração acima do peso

É possível fazer lipoaspiração acima do peso, desde que a paciente não esteja tão longe do peso ideal. De acordo com o IMC, essa seria uma condição de sobrepeso. Por exemplo, pessoas obesas podem fazer lipoaspiração, mas por segurança, os médicos não fazem.

lipoaspiração acima peso
Ao fazer uma lipoaspiração acima do peso, o resultado é prejudicado.

Há apenas uma condição para fazer lipoaspiração em pessoas gordas, quando a paciente está saudável e tem plena consciência de que o resultado não será tão bom, pois irá sobrar gordura.

Nesse caso, normalmente, o médico até elabora um documento para a paciente assinar, confirmando que ela sabia das consequências de fazer a lipoaspiração acima do peso.

Ao saber que é preciso emagrecer para ter um resultado melhor, muitas mulheres optam por perder peso antes de operar.

Afinal, preciso emagrecer para fazer lipoaspiração?

Sim, em muitos casos é preciso emagrecer para fazer lipoaspiração. Aliás, não só a lipo, mas se a mulher está muito fora do peso e precisa tirar flacidez da pele da barriga, também precisa emagrecer para fazer abdominoplastia. Basicamente há 3 possibilidades:

  • Emagrecer antes de fazer a lipoaspiração;
  • Fazer a lipoaspiração acima do peso ciente de que vai sobrar gordura e o resultado não será tão bom;
  • Passar por duas lipoaspirações.
tem emagrecer fazer lipoaspiração
Um cirurgião plástico experiente é capaz avaliar se você está ou não apta para fazer a lipo.

Por isso, o ideal é emagrecer antes de fazer a cirurgia e procurar uma clínica que tenha boas recomendações.

Se fizer a lipo acima do peso, mesmo estando ciente das consequências, depois não adianta reclamar com o médico, que não gostou do resultado, já que ao operar nessas condições você sabia previamente que o antes e depois não seria tão bom.

Esqueça a ideia de lipo para emagrecer!

O objetivo da lipo é remover a gordura localizada e não emagrecer. Mas, mesmo assim, é a cirurgia que mais pode transformar o corpo da mulher. Deixando-o no melhor estilo violão.

Quer ver resultados da cirurgia? Entre no grupo do Facebook da Dream Plastic. Lá, mais de 110 mil mulheres relatam suas experiências com a cirurgia plástica e tiram dúvidas.

Clique na imagem abaixo e solicite a sua entrada!

Preciso emagrecer

 

Esse é um grupo fechado e seguro para mulheres. Por isso, antes de ser aceita, você precisa responder 3 perguntas e seu perfil será verificado.

Fazemos isso para garantir a segurança de todas que estão no grupo.

Lipo emagrece quantos quilos?

Lipo não tem o objetivo de emagrecer. Apesar desse não ser o foco, até dá para emagrecer fazendo lipoaspiração, mas a quantidade varia de pessoa para pessoa. Mas, tenha em mente que gordura pesa menos que água, por isso, ao retirar 4 litros de gordura na lipo, não quer dizer que você emagrece 4 quilos.

lipo emagrecer quilos
A lipo não é uma cirurgia indicada para perder peso.

E, quando a pergunta é: a lipoaspiração emagrece quantos quilos? Você deve levar em consideração que cada litro pesa cerca de 800g.

Então, se após a cirurgia plástica o seu médico disser que retirou 4 litros de gordura, isso quer dizer que você emagreceu cerca de 3,200 kg.

Porém, essa é uma forma errada de pensar. Lipo emagrece, mas o foco do resultado da cirurgia é perder medidas.

Confira o antes e depois da lipoaspiração aqui!

Você pode até achar menos 3 quilos na balança pouco, mas dificilmente acredita que 20 cm a menos na sua cintura é uma quantidade pequena. Se ainda tem dúvidas, pegue uma fita métrica, selecione 20 cm e permita-se imaginar o quão incrível seria eliminar isso da sua barriga!

Aqui na Dream Plastic, clínica especializada em cirurgia plástica e que atua há mais de 17 anos em São Paulo, esse tipo de resultado é comprovado!

Lipo emagrece, mas…

É muito melhor eliminar vários centímetros naquela região que tanto a incomoda, não é mesmo?

E, não falamos essa quantidade de forma aleatória.

Aqui na Dream Plastic, as pacientes passam por um rigoroso controle de resultados. Após fotografar e medir 757 pacientes, a nossa média de centímetros eliminados na lipo é de 20,88. Incrível, não?

Esse tipo de redução de medidas só é possível por meio da lipoaspiração. NÃO existe outra forma de obter um resultado tão bom e rápido assim.

Mas, antes de fazer a sua lipo é importante conhecer os pontos que impactam na segurança e no resultado da sua cirurgia.

Essa é a única forma de ter um antes e depois incrível e com o máximo de segurança.

Então tenha certeza se a equipe que irá te operar tem a experiência necessária para atingir esse resultado, sem colocar você em risco.

E, só é possível fazer isso conhecendo o histórico da clínica, o que as pacientes falam, elogiam ou criticam.

lipoaspiração emagrece quantos quilos
O foco da lipo é eliminar medidas e não peso.

O que está esperando para ter essa transformação na sua vida?

Antes de qualquer atitude, você precisa passar em consulta com um cirurgião plástico experiente para saber com quantos quilos pode fazer lipoaspiração no seu caso.

Ao avaliar seu Índice de Massa Corporal, o médico indica se antes de fazer uma lipoaspiração é preciso emagrecer ou não.

Engordei depois da lipo, e agora?

Engordar depois da lipo é algo bem difícil de acontecer. Isso porque, diferente de qualquer outro procedimento estético, a lipo realmente é capaz de ELIMINAR as células de gordura.

E, elas não se multiplicam depois disso. Logo, quem faz lipoaspiração tem mais dificuldade de engordar depois.

engordei depois lipo
Engordei depois da lipo

Porém, conforme mencionamos anteriormente, por segurança, há um limite de volume de gordura que pode ser retirado.

E, as células de gordura que ficaram no organismo podem voltar a crescer.

Quando a paciente se descuida totalmente depois da lipo, há o risco de voltar a engordar, sim!

Vale lembrar que caso isso aconteça, não justifica um retoque de cirurgia. Já que essa é uma situação que só ocorre por descuido da própria paciente e não por erro médico.

Para fazer lipo é preciso emagrecer

Agora você já sabe que para fazer lipo é preciso emagrecer, mas só quando você está muito fora do peso ideal.

Portanto, antes de correr atrás de dietas para quem precisa emagrecer rápido para fazer uma lipo, procure um médico, receba a orientação profissional e realize isso da melhor forma possível.

para fazer lipo é preciso emagrecer
Emagreça de forma saudável com ajuda de um profissional especializado.

Você pode passar em uma consulta com um cirurgião plástico especializado aqui na Dream e tirar todas as suas dúvidas! Basta clicar no ícone do WhatsApp.

Já adiantamos que uma dica dos cirurgiões da Dream Plastic, que atuam há mais de 17 anos na área, é adotar uma rotina com bons hábitos de alimentação e atividade física antes de operar.

Lembre-se, isso não vai acontecer da noite para o dia, então seja paciente e persistente.

Isso com certeza fará a diferença, não apenas na manutenção do resultado, mas também para a sua saúde.

Você merece realizar o seu sonho! Estaremos te esperando ❤️

Esclareça suas dúvidas!