Primeiro Passo para Uma Vida Inteira de Novas Conquistas

Verrugas: saiba quando a berruga pode ser um problema de saúde, conheça os diferentes tipos de tratamentos

Atualizado em 10/04/2024 16:17

Apareceu uma verruga, e agora? Calma, vamos te explicar quais são os tipos de verrugas e os melhores tratamentos indicados para a situação. 

Com certeza não é desejo de ninguém que uma verruga apareça mas, infelizmente, elas podem surgir em partes do corpo como genitais, mãos, pescoço, rosto e nos gerar várias preocupações.

Essas preocupações estão diretamente ligadas com a nossa aparência e autoestima, mas também podem atrapalhar nosso dia a dia, pois é horrível sentir vergonha de sair, ver os amigos e até mesmo trabalhar por não estarmos confortáveis.

E pior ainda, às vezes as verrugas machucam, por exemplo, nos casos em que aparecem na sola dos pés, causando dores ao andar. Também é preciso ficar atento a outros casos mais graves, que podem ser: quando a verruga decorre de doenças sexualmente transmissíveis ou quando ela aparece devido a um câncer de pele.

As “receitas milagrosas” que prometem a remoção da verruga, ou medidas extremas como retirá-la com fita adesiva podem piorar o caso ou agravar o número de verrugas no seu corpo.

Preocupante, não é mesmo? Então, se você não quer passar por esse transtorno, siga conosco e descubra de uma vez por todas como remover verrugas de forma segura. Confira:

Esclareça suas dúvidas!

O que são verrugas?

As verrugas são tumorações de pele causadas pelo papiloma vírus humano (HPV). Ele ativa o crescimento anormal de células cutâneas, que são lançadas para a superfície e produzem a verruga, em forma de um caroço. O tamanho e aspecto variam de acordo com o sorotipo de HPV que a pessoa foi infectada.

mão esquerda em um fundo cinza com uma verruga no dedo mindinho
As protuberâncias podem apresentar um problema grave de saúde

Por exemplo: sua textura pode contemplar desde aspectos lisos a rugosos. Além disso, essas lesões de pele podem aparecer em várias partes do corpo, como: pescoço, rosto, genitais e mãos. 

Em alguns casos a verruga pode desaparecer sozinha, mas em outros é necessário um tratamento. Como são transmissíveis, torna-se importante retirá-las o quanto antes.

Verrugas ou berrugas?

As verrugas também são muito conhecidas como berrugas, mas essa não é a denominação correta, por isso é usada em situações mais informais. O termo certo é verrugas.

Por que nascem verrugas?

As verrugas são causadas pelo vírus HPV. Ele é transmitido pelo simples contato com a pele, como o toque, através de um processo chamado inoculação. Os banheiros compartilhados (de academias, piscinas e clubes) são locais comuns para esse tipo de contágio devido ao número de pessoas que passam por eles e podem estar infectadas.

ilustração mostrando como é o vírus HPV no microscópio
O vírus HPV pode estar relacionado com a sua verruga

Outra forma de transmissão é quando a pessoa apresenta um corte ou lesão na pele, o que facilita a entrada do vírus. Junto a esses fatores, a imunidade baixa também é um atrativo para a instalação do mesmo.

Devido a essa facilidade de contágio, é recorrente vermos pessoas incluindo crianças contaminadas.

Quem costuma se depilar também está mais propício ao contágio. Os homens que fazem a barba normalmente acabam pegando na região do pescoço e mulheres que depilam as pernas, por exemplo, acabam tendo verrugas de hpv na região.

Mais uma maneira de ocorrer a transmissão, é pelo ato sexual sem proteção. É importante salientar que a reinfecção pode acontecer, não é porque uma pessoa já teve verruga que ela não possa pegar de novo, inclusive o indivíduo pode ter várias tumorações espalhadas pelo corpo ao mesmo tempo.

Em quais partes do corpo podem aparecer verrugas?

As verrugas podem aparecer em qualquer parte do corpo, como:

  • Rosto;
  • Genitais;
  • Pescoço;
  • Mãos e pés;
  • Joelhos;
  • Cabeça;
  • Cotovelos;
  • Ao redor das unhas.
fundo branco com uma pessoa com verruga no braço, uma das partes do corpo onde essa lesão aparece
As verrugas podem aparecer em muitos locais do corpo

Por serem transmissíveis, costumam aparecer em áreas que ficam mais expostas ou recebem atrito.

Além disso, de acordo com o local que nascem têm uma aparência diferente. Vamos te explicar melhor sobre cada uma delas e mostrar outros lugares em que podem surgir.

Verrugas na pele

A nossa pele é formada por inúmeras camadas, e quando ela é infectada pelo HPV, a epiderme (camada mais externa da pele) sofre um crescimento anormal e forma a verruga.

mulher escondendo o rosto com uma verruga na região da axila
É necessário investigar a causa das protuberâncias na pele

As pequenas verrugas na pele podem nascer em diferentes regiões e são transmissíveis via contato direto. A sua aparência varia desde formas arredondadas a irregulares.

Na maioria das vezes é preciso realizar tratamentos com ácidos ou cirurgias para a remoção das verrugas de HPV. As verrugas na pele até podem sair sozinhas, mas esses casos ocorrem mais com crianças.

O que é verruga genital?

A verruga genital é uma infecção sexualmente transmissível causada pelo Papilomavírus humano (HPV), que causa um nódulo pequeno. Existem mais de 200 tipos de HPV e alguns deles podem causar câncer, principalmente no colo do útero e ânus, mas também podem surgir no pênis, vagina e virilha.

Ilustração de uma pessoa com verruga genital, próxima a região da virilha
Esse tipo de verruga pode aparecer na própria genitália ou ao seu redor

Com tamanhos, número e formas variadas, essas verrugas genitais podem se agrupar e ficar com um aspecto de couve-flor. Por isso, também são conhecidas como crista de galo, cavalo de crista ou figueira.

No homem, as verrugas genitais normalmente se instalam na cabeça do pênis (glande) e na região do ânus. Já nas mulheres surgem na vagina, vulva, região do ânus e colo do útero. Essas lesões também podem aparecer na boca e garganta.

Como vimos, a transmissão da verruga genital ocorre por meio da relação sexual desprotegida, mas também pode se instalar pelo contato com a pele do parceiro/a infectado/a ou compartilhamento de roupas íntimas, toalhas, vaso sanitário e banheiras.

Elas não costumam doer, mas podem se espalhar e virem acompanhadas de sangramento, ardência e coceira. Caso a pessoa sinta ardência ao urinar também pode ser indicativo de uma verruga interna.

De acordo com um projeto de intervenção em saúde as verrugas genitais acometem mais de 1,9 milhão de indivíduos no Brasil, com o HPV 6 e 11 (verrugas externas) associados respectivamente a 70 e 20% dos casos de HPV, e com os tipos de HPV 16 e 18, de alto risco, relacionados a 70% dos casos de câncer cervical invasivos.

Toda a atenção é necessária, pois nos casos da verruga no colo do útero, por exemplo, a infecção não é visível externamente, então é importante sempre realizar exames.

Fora isso, em entrevista para o Repórter Cidade, o dermatologista Luiz Pôrto alerta que, quando o HPV é diagnosticado, faz-se necessário investigar outras doenças sexualmente transmissíveis como o HIV, sífilis e hepatite.

Vacina do HPV

Para a prevenção das verrugas genitais é importante tomar a vacina do HPV. A vacina quadrivalente (que imuniza contra os tipos 6, 11, 16 e 18) é distribuída gratuitamente no SUS para meninas de 9 a 14 anos, meninos de 11 a 14 anos, pessoas de 9 a 26 anos com HIV/Aids e pacientes oncológicos ou transplantados.

Imagem de uma mulher tomando a vacina para HPV
Prevenção contra o HPV

Como se forma a verruga no pênis? 

A verruga no pênis é uma infecção sexualmente transmissível (IST) causada pelo vírus do HPV. Essa doença pode gerar o surgimento de uma ou mais lesões na glande (cabeça do pênis), ânus e escroto.

Ilustração de um pênis com verrugas próximas a glande
As verrugas genitais no pênis são transmitidas através do sexo sem proteção

Os principais sintomas de verruga são: leve inchaço avermelhado ou cinzento na área genital, coceira ou desconforto na região, sangramento durante a relação sexual e um aglomerado de verrugas na genital, geralmente com um formato parecido com o de uma couve-flor.

Com relação à ereção, a verruga não afeta a pessoa. Mas, um estudo do portal Fertility and Sterility mostrou que essas tumorações no pênis podem atrapalhar na qualidade do espermatozoide e levar a redução da velocidade com que se deslocam.

Ainda caso o espermatozoide penetre no óvulo ele dará origem a um embrião com grandes chances de sofrer um aborto espontâneo. Ou, se vingar, existem chances do vírus ser transmitido para o bebê. 

Por isso, caso o homem queira um filho, é importante tratar a doença antes e, se possível, recorrer a técnicas de reprodução assistida, como a fertilização in vitro, para que seu esperma seja previamente testado.

Assim, é possível descartar a presença do HPV, o que é preciso tanto para aumentar as chances de concepção quanto de uma gravidez bem sucedida.

Como é a verruga na virilha?

A verruga na virilha é sexualmente transmissível e é causada pelo HPV. As mesmas podem aparecer em formatos de caroços ou de “couve-flor”. Ao detectar qualquer protuberância na região, é indicado realizar exames e remover a verruga.

Ilustração de uma pessoa com verrugas na virilha
Descubra como evitar

A depilação na região pode ser um facilitador da instalação do vírus, principalmente se a pessoa estiver com imunidade baixa. Alguns sintomas da verruga na virilha podem ser coceira ou dor, mas na maioria das vezes o infectado não sente nada.

Quando se adquire esse tipo de verruga é preciso evitar usar roupas muito apertadas no local para que não pressionem a tumoração ou até mesmo causem machucados.

Já para o tratamento da verruga na virilha a indicação é usar medicamentos que possam melhorar o sistema imunológico e realizar um procedimento cirúrgico recomendado pelo médico, como por exemplo a cauterização.

O que causa a verruga na vagina?

A verruga na vagina, chamado de condiloma acuminado, assim como as outras verrugas genitais, é uma IST (infecção sexualmente transmissível) causada pelo HPV. Normalmente ela se aloca na vulva, área externa do órgão. O seu aspecto é úmido e macio, tem cor rosada ou acinzentada e possui superfície irregular.

Ilustração de uma vagina com verrugas
Consulte um médico a qualquer sinal de verrugas nessa região

A mulher não fica estéril quando contrai a infecção, porém é preciso ter atenção com a verruga na vagina, pois é possível transmitir o vírus para o feto durante a gravidez ou no momento do parto.

O tratamento para esse tipo de verruga pode ser feito com o ginecologista. Na consulta ele irá avaliar seus sintomas e características da tumoração para indicar a melhor forma de tirá-la.

Na maioria dos casos, para a remoção da verruga na vagina, é realizada uma pequena cirurgia, como a crioterapia (que utiliza nitrogênio líquido) ou aplicação de laser.

Gravidez e o HPV

Durante a gravidez ocorrem mudanças na genitália feminina, como o aumento da concentração do glicogênio e estrogênio local que, somado a alterações imunológicas inerentes à gestação, criam um ambiente propício à proliferação do HPV.

Ilustração de uma mulher grávida e do vírus do HPV ao lado
Conheça as consequências do HPV na gravidez

Além da possível transmissão sexual do vírus, ele pode ser transmitido de forma vertical (da mãe para o feto). De acordo com uma matéria da Revista da Associação Médica Brasileira,  estudos de gestantes portadoras de verrugas indicam que as taxas de transmissão vertical oscilam entre 55% e 73%.

Essa transmissão pode ocorrer se o bebê engolir o sangue materno, pelo líquido amniótico ou secreção vaginal durante a passagem do feto pelo canal vaginal. Os atritos feitos pelos instrumentos de parto também podem possibilitar a contaminação.

Fora isso, durante o período intrauterino o feto pode pegar o vírus pelo cordão umbilical, placenta ou corrente sanguínea da mãe. Portanto, caso a gestante tenha HPV é extremamente necessário que ela faça tratamento para tentar evitar a replicação do vírus ou contágio do feto.

Como são as verrugas no ânus?

Homens e mulheres podem ter verrugas no ânus. Elas são causadas pelo HPV e o contágio ocorre sexualmente ou pelo contato direto da pele com o vírus. Essas verrugas podem afetar toda área genital, ao seu redor ou até mesmo dentro do ânus.

Ilustração de uma mulher sentindo desconforto por causa da verrugas no ânus
Caso note protuberâncias na região, visite um médico

Quem tem esse tipo de verrugas de HPV pode não sentir nada e só percebê-las ao toque, como se fossem bolinhas amolecidas. Em outros casos, eles podem vir acompanhados de coceira, dores e sangramento ao defecar ou durante o ato sexual.

A remoção da verruga no ânus normalmente é feita através de cirurgias. Depois, durante o pós operatório ainda é preciso ter cuidado com a região, pois existe a possibilidade do paciente sentir um pouco de dor.

Por isso, é necessário passar pomadas e tomar remédios para ajudar com o alívio do incômodo. Mas, passado um tempo a pessoa já estará completamente recuperada.

Verruga no ânus ou hemorroida?

Muitas pessoas confundem a verruga no ânus com a hemorroida por seus sintomas serem parecidos. As semelhanças incluem: a aparência de uma ou mais bolinhas moles, coceiras, dor e sangramento ao defecar.

Mas, por mais similares que sejam, as duas doenças são diferentes, a verruga como visto indica a presença do papilomavírus humano, já a hemorroida é uma dilatação na veia ou rompimento de um vaso do ânus. A hemorroida geralmente surge ao realizar muita força para evacuar ou prisão de ventre.

O que são verrugas no pescoço?

As verrugas no pescoço aparecem quando uma pessoa tem contato direto com o papilomavírus humano, elas normalmente costumam surgir como lesões duras e ásperas.

Imagem de uma mulher com verrugas no pescoço
Saiba porque surgem essas protuberâncias

Barbear-se pode fazer com que a região fique mais propensa ao contágio, devido a possíveis cortes ou pequenos machucados. Para as pessoas já infectadas é importante não cutucar e evitar se barbear, com o intuito de prevenir a propagação do vírus.

São verrugas no pescoço ou acrocórdons?

Às vezes surgem algumas bolinhas no pescoço, chamadas acrocórdons. Mas, como são muito parecidas com as verrugas, acabam sendo confundidas com elas.

Os acrocórdons são tumores benignos de pele e normalmente estão relacionados à resistência à insulina, obesidade ou envelhecimento. Outra diferença entre eles e as verrugas, é que os acrocórdons não têm nenhuma relação com infecção por vírus.

Geralmente eles apresentam a mesma tonalidade da pele ou tem uma cor um pouco mais escura. 

Portanto, se identificar uma tumoração no pescoço, procure o médico dermatologista para receber o diagnóstico adequado (seja verruga ou acrocórdon) e o tratamento correto.

Como se formam as verrugas no rosto?

Muitas pessoas acham que a verruga no rosto nasce devido ao envelhecimento ou flacidez na pele, porém não é bem assim que acontece. As verrugas no rosto surgem por conta de uma infecção com o papilomavírus humano (HPV), através do contato direto com o vírus.

Imagem de uma mulher com verruga no rosto, próxima do nariz
O rosto é um dos lugares que pode aparecer as verrugas

Portanto, o tratamento de verrugas no rosto é diferente do quem busca intervenções para o rejuvenescimento facial

No caso das verrugas no rosto o tratamento é feito com ácidos ou pequenas cirurgias, já para quem quer evitar a flacidez na pele o lifting facial é a melhor opção.

Como são as verrugas no couro cabeludo?

As verrugas no couro cabeludo, em alguns casos, diferentemente das verrugas comuns podem estar relacionadas à exposição ao Sol. Esse tipo de lesão pode ter aparências variadas, com a forma plana, arredondada e fina.

Imagem de uma verruga no couro cabeludo
Descubra os cuidados necessários com as verrugas no couro cabeludo

Normalmente esse quadro acontece em pessoas com poucos cabelos e essas verrugas, muitas vezes, são lesões pré-malignas ou malignas. Por isso, se for identificada uma verruga nessa região é necessário procurar imediatamente um especialista para obter o diagnóstico e tratamento adequado.

Outro cuidado que é preciso ter é na hora de lavar o cabelo, como a verruga fica exposta diretamente sobre o couro cabeludo a atenção e calma para efetuar a limpeza dos fios deve ser redobrada para evitar que a verruga sofra machucados ou cortes, o que pioraria o caso.

Por que surgem verrugas na axila?

Existe a possibilidade de aparecerem verrugas nas axilas causadas pelo vírus HPV. Mas, assim como no caso da região do pescoço, os acrocórdons (lesões benignas na pele) também podem surgir no local e serem confundidos com as verrugas, devido a sua semelhança.

Imagem de uma verrugas na axila de uma mulher
Há chances das protuberâncias serem acrocórdons

Então, caso identifique tumorações no local consulte o médico para ele analisar corretamente. Além disso, evite depilar as axilas enquanto estiver com a lesão para prevenir a pele de cortes e sangramentos, pois isso pode fazer com que a situação piore e, se for realmente uma verruga, que é causada por vírus, a infecção pode se espalhar.

Como se formam as verrugas nas costas?

A verruga nas costas é originária do papilomavírus humano (HPV). Assim como as outras verrugas, pode ser contraída com contato direto com o vírus, ainda mais facilmente se a pessoa estiver com imunidade baixa ou com algum tipo de lesão e corte.

Imagem de uma verruga nas costas de uma mulher
Veja como as verrugas nas costas podem ser transmitidas

Caso tenha adquirido uma, não compartilhe toalhas, blusas ou demais peças que estiveram em contato com o local, pois se outra pessoa usar esses pertences também pode ser infectada e, assim, uma verruga irá crescer nela.

Como são as verrugas no seio?

A verruga no seio é um sinal de contaminação com HPV. Porém, na região das mamas também é comum a incidência de acrocórdons (tumores benignos), geralmente nascem abaixo dos seios e são facilmente confundidos com as verrugas.

Ilustração de uma mulher com verrugas nos seios
É importante tomar cuidado na hora de amamentar, caso tenha verrugas nos seios

Nessas situações de dúvidas a avaliação de um dermatologista ou outros profissionais especializados é importante para um diagnóstico assertivo.

Com o surgimento de verrugas nos seios também é preciso ficar atento aos casos em que as mulheres infectadas precisam amamentar. A transmissão do papilomavírus ocorre a partir do contato com a pele, portanto se a mãe tiver uma verruga nessa área o bebê pode ser contaminado. 

Por isso, nessas circunstâncias é interessante buscar outros meios para alimentar o recém nascido, como bancos de leite ou fórmulas infantis prescritas por pediatras.

O leite materno em si não infecta o bebê, portanto se mãe tiver HPV, mas não possuir a verruga exposta nas mamas, seu filho não vai correr o risco de contrair o vírus durante a amamentação.

Como são as verrugas na boca?

As verrugas na boca são causadas pelo vírus HPV, que resulta em pequenos nódulos vermelhos ou brancos. Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, jovens entre 16 e 25 anos têm uma taxa de infecção de cerca de 54,6%.

Imagem de uma pessoa com verrugas na boca
Caso note verruga na boca, visite o seu médico

As verrugas na boca podem afetar as seguintes regiões:

  • Língua: comum na parte lateral e é frequentemente confundida com aftas;
  • Lábios: região mais comum de ser afetada, geralmente a verruga possui uma base mais estreita, é longa firme e tem cor clara;
  • Garganta: quando contaminada normalmente é possível observar irritações na faringe e amígdalas, além do infectado sentir dor ao engolir a comida.

Os modos mais comuns de infecção nessa faixa etária são: sexo oral, tabagismo (a fumaça aumenta a incidência de lesões na mucosa, o que consequentemente intensifica as chances da contração de HPV) e alcoolismo.

Para a prevenção, identificação e tratamento do HPV algumas ações são necessárias, como:

  • Testes de ISTs;
  • Autoexame;
  • Consultas ao dentista;
  • Vacina contra o HPV.

É preciso ficar atento se você identificar algum sinal, porque em alguns casos além das doenças sexualmente transmissíveis essas verrugas podem indicar câncer, por isso é preciso ir o quanto antes ao médico.

Como vimos, podem surgir verrugas na boca de adultos. Mas e em crianças, também é possível?

Sim, e é comum de ocorrer, porém normalmente a infecção acontece por outros motivos, como colocar objetos na boca.

E mais, em entrevista para o podcast da USP, o professor Francisco Silva, associado do Departamento de Clínica Infantil da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp) da USP explicou que crianças com verruga nas mãos e que apresentam o hábito de chupar o dedo podem também apresentar a lesão nos lábios e na ponta da língua.

O que são verrugas nas mãos e pés?

É comum que surjam verrugas nas mãos e pés por conta da contaminação com o vírus HPV, pois são áreas que ficam muito expostas. Em ambas as áreas o crescimento é mais propício caso haja cortes ou lesões. A verruga nas mãos normalmente cresce para fora da pele, já a do pé cresce para dentro.

Imagem exemplificando como são as verrugas nas mãos e nos pés
Aparência das verrugas nas mãos e nos pés

Toda atenção e cuidado são necessárias para esse tipo de verrugas. Nas verrugas no pés, que são comumente chamadas de “olho de peixe”, devido ao seu crescimento para dentro, ela afunda conforme a pessoa pisa no chão.

Por conta disso, a verruga costuma doer muito, então é indicado que a pessoa procure tratamento assim que identificar a lesão nos pés.

Já sobre a verruga nas mãos é importante que o infectado evite tocar em outras pessoas para não transmitir o vírus e caso esteja com uma verruga no dedo, não pôr a mão na boca, se não é possível que surjam verrugas de HPV na região bucal.

Quais são os tipos de verruga?

Os principais tipos de protuberância são:

  • Verrugas vulgares;
  • Verrugas filiformes;
  • Verrugas planas;
  • Verrugas plantares;
  • Verrugas periungueais;
  • Verruga subungueal.
Imagem com dois tipos diferentes de verrugas
Diferentes tipos de verrugas

As protuberâncias de HPV são classificadas dessas maneiras porque podem surgir de formas, texturas e cores distintas.

Vamos te explicar a seguir, um pouco mais sobre cada uma delas.

O que são verrugas filiformes?

As verrugas filiformes são finas e alongadas. Elas se projetam para fora da pele, lembrando um dedo. Normalmente surgem na face, como pálpebras e lábios, e pescoço. Sua coloração costuma ser um tom mais rosado ou avermelhado que o restante da pele.

Imagem de um pé com verrugas filiforme
Veja como fica a verruga filiforme

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, representam 2% dos casos. Na maioria das vezes são encontradas em pessoas idosas ou com baixa imunidade.

As verrugas filiformes não costumam ser numerosas, entretanto podem ser bem grandes, o que causa um desconforto estético para os pacientes.

O que são verrugas vulgares?

Entre as verrugas, as vulgares são o tipo mais comum. Geralmente são  lesões elevadas, arredondadas ou irregulares, endurecidas e ásperas. No início elas costumam ser claras e esbranquiçadas com alguns pontos escuros, mas podem mudar de cor.

Imagem de uma mão com verrugas vulgar
Tipo mais comum

A sua coloração normalmente fica parecida com o restante da pele. As verrugas vulgares costumam aparecer em áreas que ficam mais expostas ou de maior atrito como mãos, dedos, joelhos e cotovelos.

O que são verrugas planas?

As verrugas planas são pápulas (bolinhas) lisas e achatadas, e têm coloração amarelada ou acastanhada. Na maioria dos casos aparecem várias de uma vez, podendo variar de 20 a 100 e costumam surgir na face ou dorso das mãos.

Imagem de uma mulher com verrugas planas no rosto
Mais comum em jovens

Os adolescentes costumam ser os mais infectados com as verrugas planas. Porém nos adultos também é comum o surgimento desse tipo de verruga na barba (homens) e pernas (mulheres).

Outros tipos de verrugas:

Verrugas plantares: surgem nos pés e normalmente são confundidas com calos. Esse tipo de verruga é dolorosa, pois como fica na sola do pé quando a pessoa anda o atrito com o chão afunda a tumoração.

O agrupamento das que possuem um tamanho menor favorece a formação de placas, classificadas como verrugas plantares em mosaico. E a presença de pontos escuros no centro dessas lesões dão o nome popular “olho de peixe”.

Verrugas sésseis: é o nome dado para verrugas achatadas, que tem a aparência de uma moeda.

Verruga pediculada: a base dessa tumoração é fina e apresenta uma “bolinha” na frente.

Verruga periungueal: como as comuns, as periungueais possuem formato arredondado, mas o local mais atingido por elas é ao redor das unhas.

Verruga subungueal: aparecem debaixo das unhas. Muitas vezes elas não são percebidas, mas dependendo do tamanho podem afetar o crescimento das unhas gerando deformidades e ondulações.

Imagem com alguns tipos de verrugas
Plantares, sésseis, pediculadas, periungueais e subungueais

Existem verrugas cancerígenas?

Quando uma verruga é identificada é preciso passar por uma avaliação, pois dependendo do caso ela pode ser cancerígena. Normalmente os condilomas genitais são as precursoras de tumores malignos, como por exemplo o câncer de colo do útero, pênis e o de ânus.

Imagem de um câncer de pele
Câncer de pele

Outro câncer que pode originar as verrugas é o de pele. Então fique atento se observar algum tipo de tumoração pois a identificação e tratamento posterior com o médico é necessário.

O que é o câncer de colo do útero?

O câncer de colo do útero é causado por um tumor maligno. É uma doença silenciosa, pois na maioria dos casos em que a pessoa desenvolve, ela não apresenta sintomas. Devido a esse fator, ele não consegue ser identificado tão facilmente em seus estágios iniciais.

De acordo com um artigo sobre a infecção pelo papilomavírus humano, em 1980 foi descoberto que os tipos de HPV 16 e 18 eram causadores dessa doença. Por isso, para identificar a sua proliferação no corpo é importante que as mulheres façam o exame papanicolau que detecta alterações celulares microscópicas sugestivas.

Caso o câncer for descoberto é preciso realizar o tratamento imediatamente. Para a prevenção do contágio, a vacina contra o HPV e uso de preservativos nas relações sexuais são essenciais.

Câncer de pele

As verrugas também podem ser um sinal de câncer de pele. Para identificar é possível observar algumas características da protuberância que podem ser um indício do câncer, como: 

  • Assimetria;
  • Borda irregular;
  • Possuir várias cores;
  • Tamanho muito grande.

Outra indicação do câncer de pele são as verrugas na cabeça, pois lugares que ficam mais expostos ao sol estão mais propícios ao desenvolvimento da doença. 

Alguns tipos de verrugas perigosas, que podem ser sinais de algumas formas de câncer de pele, são:

Carcinoma espinocelular: tem a aparência de uma verruga vermelha e dura, com uma superfície escamosa.

Carcinoma basocelular: tumoração de tom rosado.

Melanoma: deriva de pintas já existentes ou novas e apresenta um tamanho mais expressivo. Se coçar, doer ou sangrar aumenta as chances de ser maligno.

Fique atento a esses aspectos, e se encontrar alguns desses tipos de verrugas perigosas no seu corpo consulte o médico.

Verrugas são contagiosas?

As verrugas são causadas pelo vírus HPV e ele é transmissível pelo contato direto com pessoas infectadas, um simples aperto de mão, por exemplo, pode fazer com que alguém se contamine. O contágio também é possível através da relação sexual e pela utilização de objetos contaminados.

Ilustração de uma mão com berruga e um vírus ao lado
A transmissão se dá pelo toque

Devido a esses fatores e a facilidade com que a verruga é transmissível, é indicado para as pessoas, se possível, cobrirem a verruga com uma gaze, para que a contaminação de outros indivíduos seja evitada.

Em entrevista ao programa Bem Estar a dermatologista Márcia Purceli também explica que é bom não tentar remover a verruga sozinho ou cutucá-la, pois caso haja cortes ou ferimentos, o sangue que sai da verruga pode infectar outras partes do corpo.

Sendo assim, onde o sangue contaminado com o vírus cair provavelmente fará com que nasça outra verruga.

Observação: pessoas com imunidade baixa têm mais propensão de contrair o vírus HPV e ter o desenvolvimento de verrugas.

Qual a importância da biópsia na identificação de verrugas?

Quando os médicos não conseguem detectar ao certo qual tipo de verruga se trata ou simplesmente para confirmar o diagnóstico de maneira exata, diferenciando de um câncer, por exemplo, a biópsia é solicitada.

Imagem de um especialista fazendo a identificação de uma verruga no paciente
É necessário realizar biópsia

Ela é um procedimento cirúrgico de baixo risco, onde o médico retira uma amostra da pele que será analisada posteriormente pelo patologista. O resultado dessa análise reconhecerá desde doenças inofensivas como cistos até verrugas causadas por câncer de pele.

Quais são os tipos de HPV que causam verrugas?

Existem mais de 100 tipos de HPV, os mais comuns de originarem as verrugas são:

  • Verruga vulgar: HPV 1, 2, 4, 26-29
  • Verruga plantar: 1, 4 e 63
  • Verruga plana: 2, 3, 10, 26-29 e 41
  • Verruga filiforme: 2, 3, 10, 23-29 e 41
  • Verruga anogenital: 6, 11, 30, 43, 44 e 55 

16, 18, 31, 32, 33, 35, 39, 42, 51-54 (associados ao câncer)

Ilustração de como se parece o vírus do HPV
Veja como se parece o vírus do HPV

Para saber exatamente qual é o tipo de HPV que você está infectado, é preciso além de observar a região que a verruga nasceu, prestar atenção se houve ou não algum tipo de sintoma e passar por uma avaliação clínica que pode ser feita por um infectologista, ginecologista ou urologista.

Fora isso existem alguns exames que podem identificar o vírus no organismo da pessoa, entre eles estão:

Papanicolau e colposcopia

São exames preventivos de rotina para as mulheres. Com eles é possível saber se há alterações na região externa e interna do órgão genital, que podem ser indício de infecção ou até mesmo câncer no colo do útero.

No papanicolau, o médico faz uma raspagem no local e o material é enviado para a análise em laboratório. Já na colposcopia é aplicado um contraste no colo do útero que consegue deixar visíveis lesões que não eram antes a olho nu.

Sorologia para HPV

Os exames de sorologia conseguem identificar anticorpos que combatem o papilomavírus humano presentes no organismo. Essa presença pode ser o indicativo da infecção ativa pelo vírus, de acordo com o resultado, o médico pode solicitar outros exames.

Captura híbrida

A captura híbrida é um teste molecular específico para a identificação do HPV, pois é capaz de reconhecer a presença dele mesmo não existindo sinais ou sintomas aparentes da doença. 

O processo de análise é feito a partir de uma raspagem no colo do útero ou amostra do muco vaginal contido no mesmo. Assim, esse material é levado para laboratório onde realizam a busca do material genético do vírus na célula.

Como diferenciar as verrugas de pintas?

As pintas são tumores benignos formados por melanócitos, células que produzem melanina, o pigmento responsável pela coloração da pele. Quando a concentração de melanócitos é maior que a normal, acaba formando manchas escuras. Já as verrugas aparecem por conta da ação do vírus HPV, elas elevam-se da pele e têm a superfície irregular.

Imagem exemplificando a diferença entre um pintas e verrugas
DICA: se a sua pinta também for fora do padrão, busque uma dermatologista

Se ainda assim estiver em dúvida se é uma verruga ou pinta é necessário ir ao dermatologista para obter a avaliação correta.

Qual a diferença entre verrugas e lipomas?

Os lipomas são tumores benignos compostos de gordura e assim como as verrugas podem nascer em qualquer região do corpo. Geralmente eles são macios ao toque, elásticos e indolores.

Imagem exemplificando a diferença entre um lipoma e berrugas
Lipomas e verrugas

A causa deles não é conhecida, e isso os difere das verrugas pois as mesmas surgem devido ao HPV. Por mais que na maioria das vezes os lipomas não causem dor, em algumas situações podem ser incômodos.

Se eles forem muito dolorosos ou te deixarem infeliz com sua aparência, é possível retirá-los, bem como as verrugas, a partir de cirurgia.

Caso tenha dúvidas, passe em um médico especializado para ele analisar o tumor em você e orientar sobre o procedimento correto de retirada.

Que cores uma verruga pode ter?

As cores mais comuns de verrugas são:

  • Cor da pele;
  • Branco;
  • Acinzentadas ou amareladas;
  • Marrom;
  • Roxo;
  • Vermelho.
Imagem de uma verruga de cor escura
Cores das verrugas

Como você pode ver, a coloração pode variar bastante. As verrugas normalmente costumam aparecer claras e esbranquiçadas no início, com alguns pontos escuros, depois com o passar do tempo podem mudar de cor.

Verruga coça?

As verrugas costumam ser assintomáticas, mas algumas vezes podem coçar. Os casos com mais relatos de coceira na verruga, são as anogenitais.

Ilustração de uma mulher coçando a pele lesionada
Evite coçar a área infectada

Porém caso tenha esse sintoma, não coce, pois é capaz da verruga sofrer cortes e sangrar. Isso pode agravar o estado da verruga e até mesmo fazer com que nasçam novas nos locais em que o sangue contaminado caiu.

Como tirar verrugas?

Os principais tratamentos para tirar verrugas são:

  • Cremes e pomadas;
  • Ácidos;
  • Crioterapia (nitrogênio);
  • Cauterização ou eletrocauterização;
  • Pequena cirurgia – incisão em fuso;
  • Cirurgia a laser.
Imagem exemplificando como é feita a remoção cirúrgica de berrugas
Remoção de protuberância

A seguir vamos te explicar um pouco mais sobre cada um deles.

Quais são os principais remédios para verrugas?

Os principais remédios para verrugas são: cremes, pomadas, removedores e produtos com ácido salicílico ou outros. Por isso, para saber qual será o melhor medicamento para retirá-la é preciso passar por uma avaliação médica.

Imagem de uma pessoa aplicando um remédio para berrugas nos pés
Medicamentos para verrugas

A escolha do remédio é feita a partir do tipo de verruga que surgiu e através do sorotipo de HPV que a pessoa foi infectada.

Como usar o pointts para verrugas?

O remédio pointts é facilmente encontrado em farmácias, ele age através do nitrogênio e congela a verruga que, depois de congelada, cai. Normalmente esse processo demora de 10 a 15 dias, mas em alguns tipos de verrugas o procedimento é mais lento, o que torna necessário novas aplicações do medicamento.

Imagem do frasco de Pointts, um dos principais removedor de verrugas
Pointts

Para a utilização do pointts o aplicador deve ser colocado no centro da verruga durante 30 a 40 segundos. No período de uso é possível que você sinta frio e uma leve ardência no local devido ao método de congelamento.

O remédio é indicado para a utilização em verrugas plantares (as dos pés) ou vulgares.

Quais são as melhores pomadas para verrugas?

Existem algumas pomadas que combatem as verrugas plantares, as mesmas possuem ácido salicílico em sua composição e assim o ingrediente age na remoção. Essas pomadas são encontradas em farmácias. As mais usadas são: Calotrat Plantar, Verrux e Duofilm Plantar. Os resultados podem ser observados após quatro a seis semanas de uso.

Imagem de uma pomada para tratamento de berruga
Aplicação da pomada

As pomadas devem ser aplicadas na verruga com cuidado, logo após é necessário colocar uma gaze ou esparadrapo para cobrir o local, pois isso ajuda na absorção dos componentes do medicamento.

A indicação é que o processo seja feito preferencialmente de noite, uma vez ao dia até que a verruga saia. É preciso também tomar cuidado para não aplicar a pomada em outras áreas da pele, além da verruga, pois isso pode causar bolhas ou descamação cutânea no local.

Quais os melhores ácidos para verruga?

Para a remoção de verrugas os ácidos indicados para tratamento são:

  • Ácido salicílico;
  • Láctico;
  • Retinóico.
Imagem de uma pessoa aplicando ácido em uma verruga na mão
Ácido é uma das formas de tratamento

Uma pesquisa mostrou que 70 a 80% dos pacientes portadores de verrugas são curados com esse tipo de tratamento em até 12 semanas.

Você pode fazer o uso desses ácidos pedindo uma receita manipulada para o médico ou comprar remédios para verrugas com esses ingredientes na composição.

Quais são os removedores de verrugas?

Uma forma bastante utilizada para realizar o tratamento de verrugas são os removedores. Habitualmente eles possuem ácidos e outros compostos químicos na sua formação. Alguns exemplos de removedores são verrux, duofilm e nitrato de prata.

Imagem de um frasco de Verrux, um tipo de removedor de verrugas
Removedor

Vamos explicar um pouco mais sobre cada um deles:

Verrux: possui ácido salicílico e láctico na sua composição e é indicado para remover verrugas comuns e plantares.

Duofilm: esse removedor é indicado para o tratamento de verrugas comuns. Ele também apresenta ácido salicílico que afina a pele promovendo a sua descamação e o láctico que reduz a espessura da pele. Geralmente os resultados esperados aparecem em 6 a 12 semanas.

Nitrato de prata: também conhecido como cáustica lunar, devido ao seu poder cáustico, o nitrato de prata é uma substância química que deve ser utilizada com cuidado pois pode causar queimaduras.

Durante a aplicação fique atento para que ela seja feita apenas na verruga. Outra indicação para o uso do medicamento é quando for guardá-lo deixar na geladeira.  

É possível remover verrugas de forma caseira?

As principais formas de remover verrugas de forma caseira são:

  • Remédio caseiro com babosa e limão;
  • Gelo;
  • Pasta de dente;
  • Bicarbonato de sódio dissolvido na água.
Imagem de uma mão segurando uma folha de babosa
Babosa

Se você for procurar na internet ou perguntar para as pessoas irá encontrar diversas dicas e receitas caseiras que prometem remover as verrugas de forma rápida. 

Descubra conosco quais são as mais comentadas e se elas realmente funcionam!

Remédios caseiros para verruga funcionam?

Entre os principais remédios caseiros utilizados para verrugas destacam-se ingredientes como: babosa, limão, vinagre e bicarbonato de sódio. Esses tipos de tratamentos não costumam dar grandes resultados e ainda podem acarretar efeitos colaterais na pele.

Por exemplo, quando a pessoa passa limão na pele e sai no sol, ela pode ficar com manchas no local. 

Como tirar verruga com gelo?

Nesse método, basicamente as pessoas colocam cubos de gelo no rosto e esperam a verruga sair. Mas, antes que você tente, já vamos te avisar que não funciona, e prejudica a sua pele, diferente do que acontece na crioterapia (nitrogênio líquido a temperaturas negativas), que deve ser feito por um especialista.

Imagem com diversos cubos de gelo
Tirar verruga com gelo não funciona

Sim, exatamente isso, a técnica não tira a verruga e o gelo pode acabar queimando a sua pele.

Como tirar verruga com pasta de dente?

Para remover a verruga com pasta de dente basta aplicá-la na lesão e esperar sair. Não é garantia que esse método funcione, por isso o ideal é procurar um especialista e ele indicará um tratamento eficiente e seguro.

Tirar verruga com esmalte funciona?

Muitas pessoas utilizam o esmalte para remover a verruga. Nesse método simplesmente inserem o produto na tumoração e esperam que ela desapareça. Porém essa técnica não traz resultados.

Imagem com esmaltes de diversas cores espalhados em uma mesa
Esmalte para remover verrugas não funciona

Esse é um produto para as unhas. Então como eliminar verrugas com esmalte poderia funcionar? Além do método não funcionar, as chances do esmalte que está sendo passado em um local inapropriado causar alergias são grandes.

Como tirar verruga com bicarbonato?

Com o intuito de remover a verruga com bicarbonato de sódio, as pessoas misturam o ingrediente com óleo de rícino ou água, aplicando a mistura na verruga e depois cobrindo com gaze. O processo é repetido duas vezes ao dia até a verruga sumir.

Antes de tentar fazer, consulte o médico e veja se realmente essa é a melhor opção para você.

Como tirar verruga com linha?

Para retirar a verruga dessa forma, a pessoa amarra a linha em volta da verruga e puxa até arrancá-la. Mas, atenção, isso pode fazer com que a região sangre e fique lesionada, apenas agravando o caso.

Ilustração exemplificando como é feita a remoção das verrugas com linha, um método que não é recomendado pelos médicos
Esse método não é recomendado

Esse método é agressivo, pouco eficaz e também não é recomendado por médicos. 

Tirar verruga com desodorante funciona?

Este método consiste em espirrar o desodorante na verruga, depois cobrir com uma gaze e aguardar até que ela saia. Essa forma de extração não é recomendada e nem efetiva, por isso o ideal é passar em uma consulta para descobrir a melhor maneira de remover a sua verruga.

Ilustração de uma mão segurando um desodorante
Não é indicado usar desodorante para remover a verruga

Tirar verruga com fita adesiva funciona?

Para a remoção da verruga é preciso cobri-la com a fita adesiva e passar o dia inteiro dessa forma, durante aproximadamente 3 semanas, até ela desaparecer por falta de ar e sol. Essa maneira também é pouco eficaz, sendo indicado a procura de um profissional especializado para um tratamento correto para o seu caso.

Ilustração de uma mão com fita adesiva para remoção de verrugas
Fita adesiva não remove as verrugas

Alerta e cuidados

Como vimos, a automedicação não é a melhor forma para tratar as verrugas.  Luiz Henrique Paschoal, professor de dermatologia da Faculdade de Medicina do ABC relata um caso

Atendi um paciente que se automedicou com um produto que prometia tratar verrugas, mas, na realidade, ele apresentava uma queratose actínica, uma lesão pré-cancerosa que acabou até infeccionando, uma complicação a mais devido ao tratamento inadequado”.

Com essa situação, podemos ver que o autodiagnóstico e tentativa da remoção de verrugas sozinho pode apenas piorar o cenário. Por isso, sempre consulte um médico para ele fazer a análise correta e passar o procedimento mais eficaz.

Qual o melhor tratamento para tirar verrugas?

Uma pequena cirurgia para tirar verruga é o melhor tratamento, isso porque com os outros métodos a possibilidade da região continuar infectada é maior, o que faz com que a verruga possa voltar a crescer.

Imagem de uma mão com verruga no dedo e um especialista aplicando uma injeção na lesão
A pequena cirurgia está entre as melhores opções de tratamento!

Quais são os principais tipos de cirurgia para tirar verrugas?

Os principais tipos de cirurgias para tirar verrugas são:

  • Incisão em fuso;
  • Criocirurgia;
  • Cauterização ou eletrocauterização;
  • Cirurgia a laser.
Imagem exemplificando como é feita a pequena cirurgia para remoção de verruga
Cirurgia para remoção de verruga

Como é a cirurgia a laser para tirar verruga?

A cirurgia a laser ocorre com a aplicação de um feixe de luz na verruga, para esquentar e destruir o seu tecido. O maior benefício é a precisão do procedimento, o que faz com que as áreas que estão em volta da verruga não sejam afetadas e não costuma deixar cicatrizes.

Imagem de um paciente com verruga no pé e uma profissional realizando a cirurgia a laser para a retirada
Cirurgia a laser também é uma opção

Porém, a cirurgia a laser não é realizada com frequência pois seu custo é maior do que outras que também tiram verrugas, apesar de ser um procedimento rápido e indolor, que faz uso de anestesia local e a paciente pode voltar a sua rotina normalmente no mesmo dia. 

Como é a crioterapia para tirar verrugas?

A crioterapia ou criocirurgia é uma técnica que consegue destruir a verruga com o resfriamento do local. Através da utilização do nitrogênio líquido em baixas temperaturas, a verruga congela e cai, eliminando o vírus.

Imagem de uma mão com verrugas nos dedos e uma profissional segurando o aparelho de crioterapia para iniciar o tratamento
Crioterapia é um tratamento que funciona

A crioterapia para verrugas é bem parecida com a do remédio Pointts. Fora isso, esse tipo de cirurgia conta com diversas vantagens como: segurança, simplicidade na aplicação, desconforto local leve (o que dispensa a anestesia) e possibilidade de realização dentro e fora do canal anal, inclusive durante a gravidez.

Como é a cirurgia de cauterização?

A cauterização ou eletrocauterização normalmente é recomendada para verrugas pequenas, e é feita com anestesia local. A partir de impulsos elétricos a verruga leva pequenos choques, o que faz com que ela queime.

Imagem de uma especialista segurando instrumentos cirúrgicos para cauterização
Cauterização também é um tratamento eficaz

Depois da repetição de algumas sessões da cauterização de verrugas de HPV, a base da lesão é totalmente atingida e a verruga sai. A recomendação para os pacientes é que não se exponham ao sol por pelo menos 2 meses.

Como é a cirurgia de incisão em fuso?

A cirurgia de incisão em fuso é indicada para verrugas um pouco maiores. A anestesia local é aplicada ao redor e por baixo da verruga, é praticamente indolor e dura em média 30 segundos.

Imagem de um especialista realizando a incisão do furo em uma verruga
Incisão em fuso

Depois de aplicada a anestesia, é feita a incisão em fuso com o bisturi, o formato do corte é de uma elipse pontuda (como se fosse a forma de um olho). Logo após o cirurgião retira a verruga e faz os pontos.

Com a cirurgia sendo realizada dessa maneira, existe a garantia da aproximação das bordas da pele e a região tem uma melhor cicatrização.

Todo o procedimento é feito em cerca de 2 minutos. Às vezes também é aconselhado realizar a cauterização de verrugas de hpv após a incisão em fuso para a remoção da verruga, pois esse procedimento estanca os pequenos vasinhos da pele que foram cortados e que podem sangrar um pouco.

A incisão em fuso também é chamada de pequena cirurgia devido a sua simplicidade. Se quiser saber mais sobre técnica e quais outros tipos de tratamentos em que pode ser utilizada leia o nosso texto de pequenas cirurgias.

Como fica a aparência da pele depois da retirada da verruga?

Depois da remoção da verruga o local pode ficar com uma pequena mancha ou voltar com a pele normal, com uma cicatriz praticamente imperceptível. O resultado vai depender do tipo de verruga, localização da lesão, tratamento utilizado, idade e condições gerais do paciente.

Imagem com o antes e depois da retirada de verrugas
Antes e depois da retirada da protuberância

Por isso, é essencial procurar profissionais qualificados para que eles façam uma remoção que gere os melhores resultados possíveis.

Clínica de pequenas cirurgias

Agora que você já sabe quais são os tipos de verrugas, as maneiras de removê-las e que a automedicação não é a melhor saída, procure médicos especializados que possam diagnosticar e indicar o tratamento correto para o seu caso.

Qual o preço da cirurgia para a retirada de verrugas em 2024?

O preço médio da cirurgia para remover verrugas é a partir de R$6.490,00 (Março/2024) nas principais clínicas de São Paulo. Porém, esse valor pode variar de acordo com o tipo de verruga e técnicas utilizadas no tratamento. Por isso, para saber quanto custa é preciso passar em uma avaliação médica.

Ilustração com duas cédulas de dinheiro para exemplificar o preço da cirurgia para retirada de verrugas
Veja quanto custa para remover as verrugas de forma cirúrgica

Quais especialistas são indicados para o tratamento de verrugas?

Normalmente os profissionais apropriados para o tratamento de verrugas são:

  • Dermatologistas;
  • Ginecologistas e urologistas (caso a verruga esteja localizada na região genital);
  • Cirurgiões que realizem as técnicas de remoção de verrugas.

No caso de médicos cirurgiões, os mais indicados são os cirurgiões plásticos, já que eles possuem uma técnica de sutura diferenciada em relação às outras especialidades, resultando em cicatrizes muito mais estéticas.

Imagem de um cirurgião plástico conversando com a paciente sobre os possíveis tratamentos para verruga
Consulte um cirurgião plástico

A escolha do tratamento

Depois de ter passado na consulta e descobrir exatamente qual o seu caso e tipo de verruga, você irá decidir junto com o médico o tratamento que oferecerá a melhor eficácia.

Como vimos, as pequenas cirurgias trazem mais agilidade no processo de retirada da verruga, além de possuírem menores chances de reinfecção do local. Por isso, esse método é a melhor opção para remover a verruga e evitar complicações posteriores.

Lembre-se que todo o procedimento deve garantir SEGURANÇA e RESULTADO, assim você resolve o problema e assegura o seu bem-estar.

Onde fazer a retirada cirúrgica de verrugas em São Paulo?

A Dream Plastic é um ótimo lugar para fazer a remoção das suas verrugas. A clínica conta com cirurgiões plásticos especializados, proporciona aos pacientes toda a orientação necessária e tem os mais avançados cuidados com higiene, além de possuir certificação da Anvisa.

Imagem da sala de espera da Dream Plastic, clínica de cirurgia plástica especializada em procedimento faciais, corporais e retirada de verrugas em São Paulo
Não sabe como acabar com as verrugas? Conheça os especialistas da Dream Plastic!

A cirurgia para a retirada da verruga pode ser feita dentro da própria clínica e seu tempo de duração normalmente é de 10 minutos, por ser uma pequena cirurgia. Outro benefício é que os custos para realizar a remoção são acessíveis e facilitados.

É importante lembrar que os cirurgiões plásticos possuem as melhores técnicas de sutura com relação a outros especialistas. Por isso é interessante fazer com esses profissionais, para obter resultado e segurança.

Nós temos um grupo no Facebook com mais de 120 MIL pacientes contando a sua experiência na Dream! Te convidamos para entrar lá e conferir os nossos resultados.

Para isso, é simples. Basta clicar no banner abaixo e responder 3 perguntinhas de verificação de perfil!

Verrugas

Agora, aproveite e também agende uma consulta com um dos nossos médicos. Iremos esclarecer todas as suas dúvidas com relação às verrugas e indicar o melhor tratamento para seu caso, tudo sem compromisso nenhum.

Para agendar a sua avaliação é simples, rápido e seguro. Você só precisa clicar no ícone do WhatsApp aparecendo na tela e escolher a melhor data e horário para a sua consulta com o especialista.

Estamos te esperando na clínica! 🙂

Esclareça suas dúvidas!