Primeiro Passo para Uma Vida Inteira de Novas Conquistas

Como tirar pinta: no rosto ou corpo conheça os tratamentos e o antes e depois da cicatriz

Atualizado em 25/05/2023 10:07

As pintas são marcas naturais do corpo ou do rosto, algumas as pessoas adquirem desde o seu nascimento, já outras surgem ao longo da vida. Cada indivíduo possui pintas em diferentes lugares, cores e tamanhos, por isso acabam vendo elas como um destaque na sua aparência, algo que os torna únicos e especiais.

Entretanto, esse charme não é tão apreciado por outras pessoas, frequentemente a pinta se torna um incômodo. Isso porque quem a tem acredita que esse fator o prejudica esteticamente, seja por conta de um tamanho muito grande, local em que está inserida e outras características que a marca apresenta.

E é justamente por isso que surgem as dúvidas de como tirar pinta, quais são os melhores tratamentos e como fica o resultado do antes e depois da cicatriz. As pessoas procuram a remoção da mesma para ter um melhor conforto estético com si mesmas, acabar com as preocupações e vergonha que sentem por ter a marca.

Portanto, para tirar a pinta é necessário procurar um médico especializado, pois algumas vezes as pintas são um sinal de outro problema: o câncer de pele. Então sempre busque um dermatologista ou cirurgião plástico para que analisem o seu caso.

Quer saber mais? Então, continue conosco e descubra as melhores formas de como tirar pintas!

Esclareça suas dúvidas!

O que são pintas?

As pintas são lesões pigmentadas comuns de pele, podem ter diferentes tamanhos, cores e crescem em qualquer lugar do corpo ou rosto. As pessoas já nascem com essas marcas ou elas se desenvolvem ao longo da vida. Situações como picos de estresse hormonal e exposição ao Sol podem influenciar no surgimento de novas pintas.

significado pintas
Saiba o que são pintas

Normalmente as pintas têm cor marrom ou preta, são lisas e raramente são salientes. Durante a gravidez ou quando a mulher faz uso de anticoncepcional, ela acaba produzindo mais hormônios e estes estimulam a produção de novas manchas assim como o aumento das já existentes.

Na maioria das vezes as pintas não apresentam risco à saúde, mas é importante ficar atento caso ocorra uma mudança de cor, se ela coçar ou sangrar, pois pode ser um indicativo de câncer de pele. Nesses casos procure um dermatologista para uma avaliação e diagnóstico correto. 

As pintas podem ser um sinal de câncer de pele?

As pintas podem ser um sinal de câncer de pele como melanomas, que podem virar metástase, que é a propagação do tumor em outras partes do corpo. Por isso, fique atento, se perceber que a pinta está crescendo mais do que o normal ou sangrar, procure o médico para um diagnóstico correto.

pintas câncer de pele
Pintas e câncer de pele

De acordo com um artigo sobre fatores de risco e prevenção do câncer de pele existem alguns indicadores que ajudam a diagnosticar se a pinta pode ser um câncer ou não. Esses critérios são denominados como técnica “ABCDE”, vamos te mostrar a seguir o que significa cada um deles:

  • A- assimetria, se você dividir os dois lados da pinta e eles não forem iguais ou muito diferentes, já é o primeiro sinal de alerta;
  • B- bordas irregulares, quando a pinta não tem uma borda arredondada, bem delimitada ou se espalha sem um formato definido;
  • C- coloração, se a pinta possui mais de uma cor ou são muito escuras; 
  • D- diâmetro,quando a pinta é grande e cresce conforme o tempo é outro indicativo do câncer, mas não deixe de prestar atenção nas menores pois elas também podem sinalizar a doença;
  • E- evolução, se acontecerem mudanças nas características da pinta como na cor, tamanho e formato é necessária uma investigação mais detalhada.

Então, observe a sua pinta e analise se ela apresenta algum desses traços, se isso acontecer procure a ajuda de um especialista.

O que fazer para evitar que as pintas virem um câncer de pele?

Para evitar que as pintas virem um câncer de pele alguns cuidados podem ser tomados como:

  • Evitar exposição prolongada no Sol entre às 10h e 16h horas;
  • Aplicar protetor solar todos os dias e reaplicar a cada 3h;
  • Usar bonés, chapéus, óculos escuros e outros itens que protejam a pele da exposição solar;
  • Usar filtro solar próprio para lábios.

Essas ações são importantes, pois a exposição excessiva ao Sol sem proteção pode desencadear a doença. Inclusive o Instituto INCA alerta que a idade mais comum do aparecimento do câncer de pele é depois dos 40 anos, isso porque na infância a pessoa fica mais suscetível aos efeitos danosos da radiação UV, mas as consequências só se manifestam tardiamente na fase adulta.

Em que casos a pinta deve ser retirada?

A pinta deve ser retirada nos casos em que ocorrem indicativos de um possível câncer de pele como por exemplo: assimetria, bordas irregulares, cor muito escura e alto crescimento da marca. Já a outra situação em que a pinta pode ser removida é quando a pessoa sente algum tipo de desconforto estético.

remoção de pintas
Descubra quando retirar pintas

Por isso, sempre que observar características que possam ser um câncer de pele procure um dermatologista para avaliação. Inclusive, até nas situações em que seja apenas um desconforto com a aparência da pinta consulte um profissional especializado para um diagnóstico e indicação do melhor tratamento para sua situação. 

Vale a pena remover uma pinta benigna?

A pinta benigna não faz mal para quem a possui, se a pessoa quer removê-la é apenas por se incomodar com a aparência que a marca tem. É possível tirar essa pinta, portanto é importante que o indivíduo tenha consciência que após a remoção no lugar da pinta ficará com uma cicatriz.

Por isso, é interessante antes de fazer qualquer coisa analisar o caso, pois a cicatriz pode ficar aparentemente pior que a pinta. Então, a pessoa que já tinha um desconforto estético, acaba não resolvendo o problema, pois se sente mais mal com seu aspecto.

Sendo assim, avalie se realmente aquela pinta te incomoda tanto a ponto de querer remover e analise junto ao médico como seria o processo de cicatrização.

Como tirar pinta?

Os tratamentos mais comuns para tirar pintas são:

  • Pequena cirurgia;
  • Tratamento a laser;
  • Cauterização;
  • Processo de curetagem.
como tirar pinta
Formas para tirar pintas

Como tirar pintas do rosto?

As pintas no rosto podem ser tiradas com uma pequena cirurgia. Para isso, antes é necessário passar com um especialista que diagnostique corretamente o seu caso e avalie se essa pinta corre risco de ser um câncer de pele. Após os pareceres médicos, marque a cirurgia que melhor atenderá a sua situação.

como tirar pintas rosto
Tratamento para tirar pintas do rosto

Antes de fazer a operação, lembre-se que depois você terá que seguir alguns cuidados pós-operatórios, como evitar tomar Sol e higienizar o local da cirurgia. Por isso, para tirar a pinta do rosto, se prepare para esse momento também, pois fará toda a diferença no processo de cicatrização da região.

Como é a cirurgia para retirar pinta do rosto?

A cirurgia para retirar pinta do rosto normalmente acontece em um consultório médico, a partir de uma excisão. Nessa operação o médico aplica uma anestesia no local, faz um pequeno corte e assim remove a pinta. Para fechar a abertura realiza alguns pontos. Essa operação pode ser feita em lesões benignas ou malignas.

cirurgia retirar pinta rosto
Cirurgia para reiterar pintas do rosto

Nas situações em que as pintas são benignas, você poderá voltar para casa no mesmo dia e depois bastará você seguir as recomendações do pós-operatório para uma boa cicatrização. 

Já nos casos em que a pinta é maligna, será necessário levar do material para análise em biópsia. Siga as orientações do médico e caso precise de algum tratamento posterior também faça. 

Tirar pintas do rosto deixa cicatriz?

Tirar pintas do rosto sempre deixa uma cicatriz na pele. Essa marca algumas vezes fica maior do que a pinta retirada, por isso é importante consultar o médico para saber se no seu caso é realmente necessário a remoção. Se for, sempre higienize o local para uma boa cicatrização.

cicatriz pinta rosto
Cicatriz depois da retirada de uma pinta do rosto

Quando a pinta é apenas um desconforto estético, vale a pena pensar se compensa deixá-la no rosto ou se você prefere uma cicatriz no local. Uma melhor cicatrização levará em conta alguns fatores, entre eles, o cirurgião usar uma técnica de seguir as linhas de tensão da pele para fazer o corte.

Além disso, os fatores genéticos do paciente influenciam nesse processo. Como por exemplo se ele tem tendência à formação de queloides ou se possui histórico de boas cicatrizações. Os cuidados pós-operatórios, como evitar a exposição ao Sol, da mesma forma atuarão para uma melhor aparência da cicatriz.

Junto a isso, alguns especialistas indicam pomadas para o paciente. Então, se fizer a cirurgia lembre-se de perguntar para o seu médico se não tem algum medicamento que possa ajudar na sua cicatrização.

Como tirar uma pinta volumosa?

Para tirar uma pinta volumosa o procedimento mais realizado é a pequena cirurgia. O médico faz uma incisão com o bisturi ao redor da pinta e remove-a totalmente. Na maioria das vezes, como o corte é grande por causa do volume da pinta, depois da operação é feita uma sutura para fechar a região.

como tirar pinta volumosa
Pinta volumosa

O indicado para o pós-cirúrgico é realizar a higienização local e depois de 7 a 15 dias é necessário voltar ao médico para retirar os pontos.

Como tirar pintas da pele?

As pintas da pele são retiradas com uma cirurgia de incisão em fuso ou a partir de outros procedimentos como a cauterização e tratamento a laser. Para saber qual é o método mais indicado no seu caso passe por uma consulta com o dermatologista, pois dessa forma ele fará um diagnóstico correto da situação.

como tirar pintas da pele
Procedimento para a retirada de pintas da pele

No pós-cirúrgico independente do procedimento não fique muito exposto ao Sol e evite esforços físicos no local da cirurgia para uma melhor cicatrização.

É possível remover pintas de forma natural?

Não é possível remover as pintas de forma natural, como por exemplo com tratamentos caseiros, ou passando certos tipos de comidas na região. O que pode acontecer é a pinta desaparecer sozinha, sendo assim de maneira natural, mas sem nenhuma intervenção externa para a sua retirada.

remover pintas de forma natural
Tratamentos caseiros

O que acontece se eu cortar uma pinta?

Nunca tente cortar uma pinta, seja com lâmina de barbear, faca ou tesoura. Se fizer isso, a região irá sangrar, abrir margens para uma infecção e além disso você pode ficar com cicatrizes para a vida inteira. Outro motivo para a contraindicação é que a pinta pode ser uma lesão potencialmente maligna.

cortar pinta
Cortar pintas

Por isso, sempre procure um dermatologista ou cirurgião plástico, pois esses profissionais saberão diagnosticar corretamente o seu caso além de fazer uma cirurgia de forma segura para tirar a pinta.

Como são as cirurgias para tirar pinta?

As cirurgias para tirar pinta na maioria das vezes acontecem em consultórios e são realizadas por dermatologistas ou cirurgiões. Essas operações podem ser pequenas cirurgias, cauterizações ou tratamentos a laser. Para o pós-cirúrgico é indicado a higiene do local e não realizar muitos esforços físicos na região operada para uma boa cicatrização.

cirurgias tirar pinta
Cirurgia para tirar pinta

Na maioria dos casos, logo após a remoção da pinta o paciente é liberado para ir para casa, pois a anestesia não afeta a sua consciência. Além disso, a pessoa consegue realizar suas atividades normalmente, apenas é preciso tomar cuidado para não se expor muito ao Sol.

De que forma são realizadas as pequenas cirurgias?

As pequenas cirurgias são realizadas em consultórios. As mesmas têm essa denominação, pois no mesmo dia que a pessoa passa pela operação pode voltar para casa e realizar as suas atividades normalmente. Essa cirurgia pode ser utilizada para a remoção de pintas, sejam elas benignas ou malignas.

pequenas cirurgias pintas
Pequena cirurgia para remover pintas

O procedimento se inicia com uma anestesia local e depois o médico faz uma incisão em fuso, que é um corte no formato de um “olho puxado” para retirar a pinta, alguma verruga ou outro tumor que a pessoa deseja extrair.

O corte é feito dessa maneira para deixar a cicatriz menor. Depois no pós-cirúrgico apenas é necessário cuidar da higienização local.

De que maneira é aplicada a anestesia para pequenas cirurgias?

A anestesia para pequenas cirurgias na maioria das vezes é a local, pois normalmente o item de extração é pequeno. Essa anestesia não afeta a consciência das pessoas, por isso os pacientes podem voltar para a casa no mesmo dia, na maioria das vezes não necessitando de um tempo de recuperação. 

anestesia pequena cirurgia pintas
Aplicação de anestesia para retirar pinta

Esse tipo de anestesia pode ser utilizada para a remoção de cistos sebáceos, das pintas e até mesmo lipomas. O tempo de aplicação dessa anestesia dura aproximadamente 30 segundos.

Como é a retirada de pinta com cauterização?

A cauterização para a retirada de pintas é feita com um bisturi elétrico. Nesse procedimento a pessoa recebe estímulos de eletricidade na pele, o que gera uma queimadura na pinta. Depois de algumas sessões no local a pinta é removida completamente. 

cauterização retirar pinta
Cauterização para remover pintas

Para o pós-operatório é indicado que a pessoa evite a exposição ao Sol por pelo menos 2 meses.

Como é o tratamento a laser para a remoção de pintas?

O tratamento a laser para a remoção de pintas é como se fosse uma cauterização, o objetivo do procedimento é queimar a lesão até que ela desapareça da pele do paciente. Porém, é preciso ficar atento, pois a operação só pode ser feita com pintas benignas.

tratamento laser pintas
Tratamento a laser para tirar pintas

No caso das pintas malignas, não é possível realizar esse processo, pois nessas situações é necessário levar o material para uma análise laboratorial. Também é importante salientar que esse tipo de tratamento com laser precisa de mais de uma sessão para atingir o resultado esperado.

Como funciona o processo de curetagem ou shaving para tirar pintas?

O processo de curetagem ou shaving para tirar pintas é um procedimento estético. Normalmente ele é realizado nas lesões menores, pois é feito um tipo de raspagem para remover a pinta. Nos casos em que é necessário a análise do material, como nas situações em que a lesão é maligna, a operação não pode ser feita.

curetagem tirar pintas
Processo de curetagem ou shaving para tirar pintas

Esse critério é utilizado para as lesões malignas, pois nesses casos é preciso levar o material completo para análise em biópsia que trará um diagnóstico completo do quadro, além de possibilitar ao médico passar o devido tratamento. Com a raspagem não é viável realizar esse processo, pois diversas partes da pinta são perdidas.

Como são os cuidados após a retirada de pintas?

Após a retirada da pinta é importante ter alguns cuidados pós-cirúrgicos, mesmo que seja uma pequena cirurgia, onde a pessoa pode voltar para casa no mesmo dia da operação. Esses cuidados envolvem a higienização da região, evitar realizar esforço físico no local da cirurgia e não se expor ao Sol por dois meses.

cuidados pós retirada pinta
Cuidados após a retirada de uma pinta

Todos esses cuidados combinados farão com que a pessoa tenha uma cicatrização mais rápida, além de garantir uma melhor aparência para essa cicatriz independente da região do corpo em que esteja.

Como é o antes e depois da retirada de pintas?

Depois da retirada da pinta fica uma cicatriz no local em que foi feita a cirurgia. O tamanho e aparência dessa cicatriz vai depender do tamanho da pinta, localização da lesão, idade do paciente e tratamento utilizado. Fora isso, os cuidados desempenhados no pós-operatório também influenciarão no resultado.

antes depois retirada pinta
Antes e depois da retirada de pintas

Onde retirar pintas em São Paulo?

A Dream Plastic é uma clínica especializada em cirurgia plástica em São Paulo. No local é possível contar com o atendimento de cirurgiões plásticos especializados para obter um diagnóstico correto, independente do caso, e ainda ter uma cirurgia segura para a retirada das pintas.

onde tirar pintas
Dream Plastic

A clínica tem aprovação da Anvisa para realizar seus atendimentos e conta com materiais higienizados de alta qualidade para as cirurgias. Além disso, nós temos ótimos resultados comprovados pelos nossos pacientes.

Para analisar a qualidade dos procedimentos veja o nosso grupo do Facebook que conta com mais de 100 mil pessoas contando a sua experiência na clínica.

Como tirar pinta

Te convidamos também para realizar uma consulta com um de nossos cirurgiões e assim ter uma boa avaliação do seu caso, diagnóstico e indicações da cirurgia correta para a retirada da sua pinta.