Primeiro Passo para Uma Vida Inteira de Novas Conquistas

Braquioplastia: descubra tudo sobre a cirurgia para retirar flacidez e afinar o braço

Atualizado em 27/12/2023 17:29

A braquioplastia é uma cirurgia que remove a flacidez dos braços. Sabe aquele famoso “tchauzinho” balançando, que incomoda as pessoas porque evidencia o excesso de pele?

Então, é ele mesmo que é solucionado no lifting de braço!

Mais do que tirar a flacidez, a braquioplastia também concede uma aparência harmônica e simétrica para a região dos braços. 

Por isso, a vergonha que muitas pessoas têm de usar biquínis, regatas ou roupas mais justas por conta do excesso de pele, quando feita a cirurgia plástica nos braços não ocorre mais, o que é ótimo, pois as deixam mais confortáveis e confiantes consigo mesmas.

Incrível, não é? Portanto, se você tem interesse em fazer a cirurgia de braquioplastia ou quer conhecer mais sobre o procedimento, siga conosco e descubra como a operação é realizada, o antes e depois do lifting de braço,  o seu preço nas principais clínicas e como fica a cicatriz.

Somos a Dream Plastic, a clínica mais recomendada entre as mulheres, siga conosco!

Esclareça suas dúvidas!

O que é a braquioplastia?

A braquioplastia, também conhecida como lifting de braço ou dermolipectomia braquial, é a cirurgia plástica que tem como objetivo tirar o excesso de pele e flacidez da região entre a axila e o cotovelo, especialmente no tríceps. A operação remodela o braço, o que deixa a pele mais lisa, harmoniosa e com contornos suaves.

Ficha técnica da braquioplastia, que pode ser feita a partir dos 16 anos, com anestesia local com sedação e leva em média 1h30
Saiba o que é braquioplastia

Todo o procedimento resulta em uma aparência tonificada do braço, além da paciente ficar mais satisfeita com a sua aparência, se livrando de uma vez por todas do famoso “tchauzinho balançando”.

Por que a flacidez e o excesso de pele nos braços acontecem?

A flacidez e excesso de pele nos braços geralmente acontecem devido a um emagrecimento brusco e rápido. Essa perda de peso costuma ocorrer por causa de uma cirurgia de redução de estômago ou em virtude de uma dieta. Outras causas da flacidez são o envelhecimento e fatores genéticos.

Mulher de costas, com braços abertos mostrando o excesso de pele no braço
Descubra a origem da flacidez nos braços

É importante lembrar que nas situações em que o indivíduo emagrece, por mais que perca peso, a derme continua no local e sem alterações, já que ela não consegue retrair sozinha. Por isso, ao não ter nada que a preencha, a pele fica flácida.

Como afinar o braço?

Para afinar o braço, a solução mais eficaz é a braquioplastia. Por mais que muitas pessoas tentem outras alternativas como praticar exercícios, fazer tratamentos estéticos ou realizar radiofrequência, na maioria das vezes essas opções não funcionam de maneira eficiente e, quando funcionam, deixam o braço mais fino, porém com bastante pele sobrando.

3 médicos no centro cirúrgico dando um ok para começar a cirurgia para afinar o braço
Afine o seu braço com a braquioplastia

 

Isso porque existem algumas coisas que só a cirurgia plástica pode fazer por você. Portanto, se seu objetivo é afinar o braço, passe em uma consulta com um cirurgião para ter uma análise individual do seu caso.

Quais os melhores exercícios para flacidez nos braços?

Os exercícios para flacidez nos braços mais comuns são a flexão e o supino. No entanto, ao realizar atividades físicas, o que se perde é gordura corporal. A pele continua no local em que está sem alterações, inclusive quanto mais gordura se perde mais a derme fica flácida pois não existirá nada que a sustente.

Mulher de costas, usando um top rosa e legging preta, puxando a pele depois de fazer exercícios para flacidez nos braços
Exercício para flacidez nos braços

Fazendo exercício para flacidez no braço, o que é possível melhorar e trabalhar são os músculos, que podem dar uma leve preenchida na região, no entanto, não o suficiente, e o excesso de pele continuaria.

Então a melhor opção para remover “pelancas” é a dermolipectomia braquial, pois a cirurgia do “tchauzinho” resolverá o problema de forma efetiva.

Qual a melhor opção: lipo no braço ou braquioplastia?

A lipo no braço e a braquioplastia têm objetivos diferentes, portanto para escolher qual a melhor opção para você, suas necessidades devem ser analisadas. A lipo no braço serve para tirar a gordura da região e a braquioplastia para remover o excesso de pele ou flacidez, e para quem não tem muita elasticidade na região.

Mulher com expressão de preocupada, com um dedo na boca, pensando se faz lipo no braço ou braquioplastia
Lipo no braço ou braquioplastia?

Portanto, não existe um procedimento melhor que o outro, e sim a melhor solução para os objetivos de cada pessoa. Se a sua meta é afinar o braço e remover gordura, a indicação é a lipo, a cirurgia para tirar gordura do braço.

Mas, para remover a flacidez e excesso de pele no braço, a cirurgia correta é a braquioplastia. Por conta das indicações e propostas diferentes, na maioria das vezes, esses procedimentos não são realizados juntos.

Em quais casos o lifting de braço é indicado?

O lifting de braço é indicado em diversos casos, entre eles:

  • Perda de muito peso;
  • Excesso de pele e flacidez nos braços;
  • Insatisfação com a aparência dos braço;
  • Vergonha de acenar para as pessoas, praticar exercícios ou usar roupas que mostrem os braços;
  • Assaduras e irritações na pele;
  • Pessoas que querem aumentar sua autoestima.
Mulher de regata branca puxando a pele que está marcada com setas para baixo, onde irá fazer o lifting de braço
Flacidez no braço

Além disso, para a realização da cirurgia, alguns pré-requisitos são necessários, como:

  • Ter peso relativamente estável e não estar acima do peso;
  • Boa saúde e não apresentar indícios que possam prejudicar a cicatrização ou aumentar o risco da cirurgia;
  • Não fumar;
  • Realizar os exames pré-operatórios, como hemograma e coagulograma.

Todos esses pré-requisitos são necessários pois impactam diretamente nos resultados da braquioplastia, além de na segurança do paciente.

Como é o pré-operatório de braquioplastia?

O pré-operatório da braquioplastia influencia diretamente na segurança da cirurgia. Ele abrange exames de laboratório, avaliação médica, consumo ou ajuste de remédios, interrupção do uso de cigarros com antecedência à cirurgia e contraindicação para tomar medicamentos como aspirina ou anti-inflamatórios que possam aumentar o risco de sangramentos durante a operação.

Médica segurando uma caneta em cima de uma prancheta e passando os cuidados do pré-operatório para braquioplastia para paciente
Pré-operatório de braquioplastia

Além disso, antes da cirurgia é importante avaliar a equipe médica que fará o procedimento, pois é a sua saúde que está em jogo. Portanto, procure analisar a formação, experiência e resultados dos profissionais que te atenderão.

Em conjunto de médicos especializados em Cirurgia Plástica e experientes, realizar a cirurgia em um local seguro é essencial. Por isso, a operação deve sempre ser feita em hospitais, pois apenas eles possuem a estrutura completa quanto aos equipamentos e equipes multidisciplinares necessárias para procedimentos cirúrgicos.

Já sobre as instruções que o médico pode dar no pré-operatório, também podem ser contempladas questões quanto ao tempo de jejum, uso de esmaltes e acessórios. Fora isso, orientações sobre o tipo de anestesia são dadas antes da cirurgia, então não precisa se preocupar.

Também não deixe de realizar a avaliação pré-anestésica, pois assim o médico conseguirá indicar o melhor tipo de anestesia para o seu caso, evitando possíveis  complicações.

Como requisito final do pré-operatório será pedido para o paciente assinar um termo de consentimento que assegure que ele está de acordo com as instruções passadas e com o procedimento. Por isso, analise e pondere a cirurgia nesse momento!

Quais avaliações e perguntas o médico pode fazer antes da cirurgia?

Antes da cirurgia de braquioplastia, a equipe médica pode fazer algumas perguntas para analisar o estado de saúde da paciente e avaliar se ela está realmente apta para passar pela operação.

Entre as perguntas, podem estar:

  • A razão pela qual ela quer passar pela cirurgia, suas expectativas e resultado desejado.
  • Se a paciente tem algum tipo de alergia.
  • Quais medicamentos ou vitaminas a pessoa está usando no momento.
  • Se o indivíduo possui o hábito de fumar ou ingerir bebidas alcoólicas.

Fora isso, o médico também avaliará o estado geral de saúde da pessoa, discutirá sobre os possíveis resultados da cirurgia plástica nos braços e potenciais complicações.

É interessante que nesse momento de avaliação e conversa com o cirurgião, a paciente também faça perguntas para esclarecer suas dúvidas para passar com mais tranquilidade pela operação.

Sabemos que é natural sentir ansiedade nesse momento pré-cirúrgico, por isso, uma boa dica é anotar todas as suas dúvidas para não se esquecer de nenhuma. Pode ter certeza que essa conversa e esclarecimentos farão toda a diferença para o sucesso da cirurgia.

Todos esses pontos são fundamentais para que tenha uma cirurgia de lifting braquial SEGURA e com um RESULTADO lindo!

Como é a cirurgia de braquioplastia?

A cirurgia de braquioplastia é feita com o objetivo de eliminar a flacidez dos braços. Na primeira parte da operação é aplicada a anestesia e, depois, ocorre uma incisão, que é o corte da derme para a remoção do excesso de pele do paciente. Para finalizar são feitos pontos para fechar o local.

Mão com luva segurando uma pinça com algodão em cirurgia de braquioplastia
Cirurgia de braquioplastia

Para o processo de aplicação de anestesia existem duas opções, a peridural com sedação intravenosa ou anestesia geral. A escolha será feita conforme o nível de especialização da sua equipe de anestesia.

Anestesistas experientes em cirurgia plástica no braço utilizarão a peridural com sedação, porque é uma opção bem menos invasiva do que a anestesia geral. 

Por outro lado, a maioria dos anestesistas não possuem esse tipo de experiência para realizar a técnica, nesse caso optando pela anestesia geral, onde precisará ser entubado e suas chances de desenvolver trombose aumentam.

Após a anestesia é feita a incisão, o padrão e comprimento do corte dependerá da localização e quantidade do excesso de pele no braço que precisa ser removido. Fora isso, essa incisão normalmente é realizada no interior ou na parte de trás do braço.

Depois que o excesso de pele é removido, a cirurgia costuma levar entre 2 e 4 horas, a incisão é fechada com suturas absorvíveis ou com pontos que serão retirados após uma ou duas semanas.

Ilustração que mostra os 4 tipos de incisão da braquioplastia
Tipos de incisão na braquioplastia

Braquioplastia axilar

Como visto podem ser feitos diferentes tipos de incisões no lifting de braço, o tamanho do corte depende do local onde o excesso de pele se encontra. Um dos métodos da incisão é chamado de braquioplastia axilar, que também é conhecido como mini braquioplastia. 

Nesse método é feito um corte apenas na região da axila e por ele é possível puxar o excesso de pele no braço. Por conta disso, a cicatriz fica pequena e discreta (primeira imagem à esquerda).

No entanto, esse tipo de incisão não pode ser usada em casos onde a flacidez nos braços e a quantidade de pele sobrando é muito extensa.

Braquioplastia padrão

A braquioplastia padrão é outro tipo de incisão utilizada na cirurgia de lifting de braço, pode ser usada em dois casos:

  • Quando se tem pele flácida em excesso com ou sem gordura. Nesse caso, a cicatriz pode vir da axila até próximo ao cotovelo, ficando em formato de “T” ou “L” (segunda e terceira imagem).
  • O segundo caso é ainda mais extenso. Nele a cicatriz vai desde próximo ao cotovelo até a marca do sutiã. É indicado para casos em que a pele flácida está muito concentrada entre a axila e o braço (última imagem à direita).

Como é o pós-operatório da cirurgia de braço?

No pós-operatório da cirurgia de braço alguns cuidados precisam ser tomados para ter qualidade nos resultados e uma boa cicatrização do local. A paciente deve evitar tomar sol na região da cirurgia, e não pode fazer muito esforço no braço ou pegar peso, fora isso, é importante usar uma malha compressiva na parte operada.

Mulher na diagonal, usando mangas compressoras no pós-operatório da braquioplastia
Pós-operatório da braquioplastia

Após a dermolipectomia braquial, é possível observar contornos mais suaves logo que a paciente sai da sala de cirurgia, porém esses resultados iniciais também são obscurecidos por hematomas. Por isso, são utilizadas bandagens, malha de compressão ou faixas para minimizar o inchaço do local.

Um dreno também pode ser inserido temporariamente no braço para remover qualquer excesso de sangue ou fluido que possa acumular. Além disso, nesse período de pós-operatório é crucial continuar passando por um acompanhamento com o cirurgião, para obter novas orientações sobre o cuidado da região.

Também podem ser indicadas sessões de drenagem linfática, para diminuir o inchaço e acelerar a recuperação.

Como fica a cicatriz da braquioplastia?

O resultado final da cicatriz de braquioplastia dependerá muito da genética  da paciente e se ela seguirá o pós-operatório corretamente mas, geralmente, resulta em uma linha na parte interna do braço. É essencial manter uma alimentação saudável, evitar fazer esforço com o braço, higienizar o local e não expor ao sol a região operada durante a recuperação.

Duas fotos, de antes e depois para mostrar a cicatriz da braquioplastia
Cicatriz da braquioplastia

Outra observação importante sobre o resultado da cicatriz é o seu comprimento, o tamanho pode variar dependendo da extensão da incisão realizada no braço, que irá depender da quantidade de pele a ser retirada.

Quando a cirurgia é a braquioplastia axilar, a cicatriz é pequena e fica apenas concentrada na região da axila.

Quando é preciso retirar o excesso de pele de uma região maior, próxima ao cotovelo, a cicatriz fica maior por conta do corte, mas lembre-se que tomando os devidos cuidados é possível obter uma ótima recuperação do local, e a cicatriz vai ficando mais discreta com o tempo.

O que pode ajudar a esconder cicatriz de braquioplastia?

Toda cirurgia de braquioplastia deixa uma cicatriz no braço, e sua boa aparência decorrerá dos cuidados que a paciente tiver no pós-operatório. Mesmo assim, após o resultado final da cicatrização, algumas pessoas querem esconder a marca, uma solução pode ser fazer um tratamento com pomadas cicatrizantes para diminuir ou clarear o local.

Outra solução é a pessoa, se gostar da ideia, fazer uma tatuagem para cobrir a cicatriz de braquioplastia ou mini braquioplastia. Na internet, é possível encontrar inspirações lindas.

E nos casos do indivíduo não se incomodar tanto com a cicatriz que ficou e só tem o desejo de escondê-la em algumas ocasiões, pode tampar a cicatriz com roupas.

Dúvidas comuns no pós do lifting de braço

Após o lifting de braço, a paciente pode ter algumas dúvidas sobre os cuidados do pós-operatório. Por isso, separamos as mais comuns para esclarecê-las.

Mulher de camisa preta e calça branca com o dedo no rosto e biquinho, com dúvidas sobre o lifting de braço
Principais dúvidas: pós lifting de braço

Quando posso tomar Sol?

O operado não pode tomar sol no corpo inteiro até que desinche completamente do lifting braquial. Depois de desinchar, ele não deve expor a cicatriz ao sol diretamente por pelo menos 1 ano.

Após esse período, a pessoa pode voltar a tomar sol normalmente, mas sempre com protetor solar.

Como saber se terei queloide?

Como é uma ocorrência genética, não tem como saber, visto que depende de características individuais.

Mas, para conhecer mais sobre o tratamento, acesse o nosso artigo que explica tudo sobre essa cicatriz espessa e elevada.

Corro risco de ter uma cicatriz hipertrófica?

A cicatriz hipertrófica pode ocorrer, pois é uma resposta do organismo do próprio paciente. Entretanto, não se desespere caso tenha uma, pois existem tratamentos.

Por isso, te convidamos para conhecer os principais tratamentos da cicatriz hipertrófica.

Quando posso voltar às atividades comuns?

Geralmente 2 semanas após a braquioplastia, você já pode fazer atividades leves.

Quando posso fazer musculação?

No geral, após 3 meses de realização da cirurgia, mas espere até a liberação do seu médico, pois cada organismo pode reagir de uma maneira.

Como é o antes e depois da braquioplastia?

O antes e depois da braquioplastia será uma mulher mais satisfeita e feliz por conta dos resultados trazidos pela cirurgia. Além disso, o excesso de pele que a incomodava antes não será mais visível no corpo. Por isso, o lifting de braço é a melhor opção para quem não quer mais ter flacidez na região.

Veja o resultado através do antes e depois de afinar os braços:

Duas imagens, de antes e depois da braquioplastia
Antes e depois da braquioplastia

Para manter os efeitos da operação de acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica é preciso permanecer com um peso estável e boa forma. Isso porque com o processo de envelhecimento do corpo, é natural perder certa firmeza com o passar do tempo.

Qual o valor da braquioplastia?

O preço médio da braquioplastia é a partir de R$13.552,15 (Janeiro/2024), nas principais clínicas de São Paulo. Porém, esse valor pode variar de acordo com a experiência do cirurgião, despesas hospitalares e exames. Por isso, para saber quanto custa é preciso passar em uma avaliação médica.

Mulher assoprando um cofrinho de porquinho para pagar o valor da braquioplastia
Preço braquioplastia

Para saber exatamente quanto custa a cirurgia de retirada de pele do braço, o médico cirurgião precisará avaliar o seu corpo, desejos e objetivos.

Onde fazer braquioplastia em São Paulo?

A Dream Plastic é uma clínica de cirurgia plástica que oferece suporte completo para a realização da braquioplastia. Aqui, é possível contar com uma equipe médica especializada, que possui muita experiência no procedimento e resultados comprovados. Além disso, o lifting de braço ocorre em um hospital voltado para cirurgias plásticas, priorizando a sua segurança.

Recepção da clínica Dream Plastic, local onde fazer braquioplastia em São Paulo
Dream Plastic

Acesse o nosso grupo do Facebook com mais de 115 mil pacientes e confira os resultados, lá elas compartilham experiências, dicas, fotos de antes e depois de “afinar” os braços e muito mais!

Braquioplastia

Na clínica, também é possível passar por uma avaliação pré-anestésica na qual o médico anestesista analisará seu quadro clínico e decidirá qual o melhor tipo de anestesia para o seu caso, o que evita complicações relacionadas a esse fator.

No pós-operatório, a paciente, da mesma forma, recebe um suporte completo. Por isso, temos um Disk Enfermagem 24h, onde as pacientes que passaram pela cirurgia podem entrar em contato diretamente com nossa equipe de enfermeiras para tirar dúvidas a qualquer momento!

Gostou? Então não espere mais para realizar seu sonho e marque uma consulta com um de nossos especialistas para saber mais sobre a braquioplastia e fazer uma avaliação.

É bem fácil, basta clicar no botão do WhatsApp e vir nos conhecer sem nenhum compromisso.

Te esperamos na Dream!