Estômago alto depois da abdominoplastia: por que isso pode acontecer?

12 de setembro de 2017
Tempo de leitura: 6 minutos

Baixe seu e-book gratuito!

estomago alto depois da abdominoplastia

 

Você sofre com o volume na barriga? Ou pior, você ficou com estômago alto depois da abdominoplastia?

De acordo com a pesquisa divulgada pela empresa Sophia Mind, quase metade da população feminina gostaria de mudar a sua barriga. Cerca de 42% das mulheres sonham em conquistar uma barriga lisinha.

E o grande alvo das reclamações é justamente a sensação de ficar com o estômago alto ou a famosa barriga estufada. Até algumas mulheres que passaram pela cirurgia plástica da barriga relatam estômago alto depois da abdominoplastia.

Esse é o caso da Lisandra Damasceno que fez a cirurgia do abdômen, mas percebeu que a sua barriga estufada não sumia, mesmo depois de alguns meses.

Fiz abdominoplastia e fiquei com estômago alto. O que pode ser?”

O seu cirurgião plástico, de uma clínica localizada em São Paulo, explicou que essa sensação de estômago alto depois da abdominoplastia pode ser devido ao inchaço ou retenção de líquido.

Já as mulheres que sentem a barriga estufada, antes mesmo de realizar um procedimento, podem sentir isso pelos seguintes motivos:

  • Excesso de gordura na barriga
  • Gordura visceral concentrada
  • Flacidez da parede abdominal

 

Além disso, o estômago alto pode acontecer devido ao biotipo corporal, inchaço pós-cirurgia e a má alimentação.

Portanto, se você quer saber mais sobre o estômago alto depois da abdominoplastia, continue lendo esse artigo porque nele nós vamos discutir mais profundamente sobre o assunto.

 

O que é considerado estômago alto?

 

O estômago alto, normalmente, caracteriza-se por uma elevação acima do umbigo, que pode ser um inchaço, diástase do reto abdominal (veja abaixo) ou acúmulo de gordura.

Algumas causas do estômago alto antes da abdominoplastia:

Gestação: após esse período pode acontecer um afastamento da musculatura do abdômen, a chamada diástase, que faz com que essa parte da barriga fique com um volume maior.

Gases: podem surgir devido à intolerância a algum alimento específico, causando fermentação, irritabilidade no estômago e produção de gases.

Indigestão: ingerir alimentos gordurosos, beber durante a refeição, comer rápido demais são alguns motivos que causam a má digestão. Isso pode dar origem ao estômago alto.

 

Diástase do reto abdominal

 

diástase abdominoplastia

 

A atriz Giovanna Antonelli sofria desse mal. Recentemente, ela passou por uma cirurgia para corrigir esse afastamento dos músculos dentro da sua barriga.

Mas como surge o problema? A maioria dos casos está relacionada com a gravidez. Pelo menos com a Giovanna foi assim. Anos depois de ter suas meninas gêmeas, ela percebeu certo inchaço na região abdominal.

A diástase abdominal é caracterizada pela fraqueza ou afrouxamento dos músculos da barriga. Esses músculos funcionam como se fossem uma cita interna, que ajuda a manter os nossos órgãos juntos.

Quando há essa separação, a cinta interna não consegue segurá-los e por isso acontece o estômago alto.

Como podemos corrigir isso?

A cirurgia de abdominoplastia pode reforçar a parede abdominal, com a técnica de plicatura na musculatura. Ou seja, dar alguns pontos nos músculos retro abdominais para fazer a sua amarração e minimizar a aparência de estomago alto depois da abdominoplastia.

Vale ressaltar que essa amarração nos músculos não é perdida com a prática de exercícios físicos.

 

Estômago alto depois da abdominoplastia é inchaço?

 

Fiz abdominoplastia e fiquei com estomago alto

 

Algumas mulheres relatam: “fiz abdominoplastia e fiquei com estômago alto”. Essa queixa acontece principalmente nos primeiros meses após a cirurgia.

O motivo está relacionado com a questão do edema. Ou seja, estômago alto depois da abdominoplastia pode ser o famoso inchaço. Isso é normal de acontecer.

Por esta razão que os cirurgiões plásticos indicam sessões de drenagem linfática para diminuir a retenção de líquido e, consequentemente, o inchaço da região. Essa massagem terapêutica também melhora a circulação.

 

Como reduzir o problema de estômago alto depois da abdominoplastia?

 

alimentos para reduzir inchaço

 

A recuperação da cirurgia de abdominoplastia requer alguns cuidados, mas você recebe tudo detalhado pelo cirurgião plástico antes da cirurgia ou durante a primeira consulta de retorno.

  • Baba em média 3 litros de água durante o dia

Os líquidos, além de hidratar, também servem para evitar a prisão de ventre. Também reduz o inchaço do estômago durante a recuperação.

  • Invista em alimentos funcionais

Prefira consumir alimentos que sejam aliados na eliminação do inchaço do corpo. Isso vai ajudar a reduzir a sensação de estômago alto depois da abdominoplastia.

Aqueles que possuem efeito diurético são os mais indicados para o período de pós-operatório. Escolha alimentos como: cenoura, melancia, água de coco, chá verde, chá de hibisco.

  • Evite alimentos que contenham muito sal

Ao consumir alimentos com sal em excesso, o corpo vai reter muito líquido dando aquela sensação de inchaço e estufamento. Por isso, evite fast-food, sopas enlatadas, salgadinhos, entre outros.

  • Faça pequenas caminhadas

Não fique muito tempo parada, além de prevenir o surgimento de Trombose Venosa Profunda, também serve para ajudar a evitar o acúmulo de líquidos.

Quando o médico liberar, faça pequenas caminhadas, andando curvada e em um ritmo que seja confortável para você.

  • Use malhas de compressão

Inicialmente você deve usar malhas de compressão, que apertam e auxiliam a reduzir inchaços, evita a formação de líquidos e ajuda na circulação sanguínea.

Além disso, contribui na modelagem do corpo e dá um suporte no processo de cicatrização da região operada.

Conheça os principais cuidados antes e depois da abdominoplastia. Clique aqui! 

 

E se continuar o estômago alto depois da abdominoplastia?

 

estômago alto depois da abdominoplastia

 

E se depois de fazer tudo isso que citamos acima, você ainda falar: “fiz abdominoplastia e fiquei com estômago alto”.

Após passar o período de inchaço, que pode durar de 3 a 5 semanas, se ainda tiver um volume no abdômen, recomendamos que procure o seu médico.

Infelizmente em raras situações pode acontecer de o cirurgião plástico não ter realizado a “amarração da musculatura” durante o procedimento cirúrgico. Mas isso pode ser facilmente conferido com um exame de ultrassom abdominal.

Se esse não for o caso, então provavelmente o problema é interno. Ou seja, estômago alto depois da abdominoplastia pode indicar que você tem alguma inflamação ou intolerância alimentar, por exemplo, a lactose.

A gastrite além de trazer queimação, azia, vômitos, também pode estufar o abdômen. Por isso o estômago alto depois da abdominoplastia pode estar muito mais relacionado a um problema gastrointestinal do que a abdominoplastia realizada.

De qualquer forma, se o seu cirurgião plástico identificar uma dessas causas, ele vai sugerir que você procure um profissional gastroenterologista para te examinar.

Por fim, vale ressaltar que, a qualidade do resultado de uma abdominoplastia vai depender da experiência do cirurgião plástico escolhido e também da dedicação da paciente durante a fase de recuperação.

Além disso, os resultados desse tipo de procedimento não deverão ser avaliados antes do primeiro ano, uma vez que a cicatriz chega à sua coloração final, apenas após esse período.

Apesar de a recuperação ser relativamente rápida e do procedimento cirúrgico ser mais simples, os cuidados pré e pós-operatórios devem ser seguidos rigorosamente. Assim como a clínica deve dar toda a assistência necessária para a paciente.

Por exemplo, aqui na Dream Plastic, disponibilizamos um canal exclusivo para as pacientes esclarecerem as dúvidas com a nossa equipe de enfermagem.

Seguindo todas as recomendações médicas, o desejo de um abdômen liso e chapado ficará cada vez mais próximo de ser realizado.

 

Você ainda não fez sua cirurgia no abdômen? Marque uma consulta e tire suas dúvidas sobre cirurgia de abdominoplastia com um cirurgião membro da SBCP. Ligue:

marque consulta estomago alto

 

Gostou do artigo sobre estômago alto depois da abdominoplastia? Que tal ajudar mais pessoas com este conteúdo, clique no link e divulgue!

Compartilhe no Facebook

Baixe seu e-book gratuito!

Informações adicionais
Estômago alto depois da abdominoplastia: por que isso pode acontecer?
Nome do artigo
Estômago alto depois da abdominoplastia: por que isso pode acontecer?
Descrição
Estomago alto depois da abdominoplastia é normal? Para de se questionar. Clique e descubra quais as chances disso acontecer com você. Leia agora!
Publicado por
Empresa
Plástica do Sonho

Estômago alto depois da abdominoplastia: por que isso pode acontecer? Atualizado em: janeiro 19th, 2018 por Dreamplastic



 

Deixe um comentário

Notificar-me de
wpDiscuz
Responsável Técnico: Dr. Flávio Garcia, CRM-SP 104.850
Rua Vergueiro, 2949 – 14º andar – Vila Mariana

Dream Plastic® 2017 – Todos os direitos reservados – Clínica de Cirurgia Plástica em São Paulo