Bem-vinda à DREAM PLASTIC
Clínica referência em Cirurgia Plástica Especializada SP
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...


Tempo de leitura: 6 minutos

 Anestesia Peridural Cirurgia Plastica

 

Muitas mulheres, quando optam pela cirurgia plástica, se veem diante de um grande mistério: qual é a anestesia utilizada durante o procedimento? Será a geral, local ou os médicos utilizam a anestesia peridural para cirurgia plástica?

Se você quer fazer uma cirurgia, mas a sua vontade sempre se esbarra com algum medo, fique tranquila! Vamos desvendar todos os mistérios que envolvem a aplicação anestésica durante o procedimento cirúrgico.

 

Você vai ver a seguir:

  • A importância do médico anestesiologista para o procedimento
  • As dúvidas mais frequentes na consulta pré-anestésica
  • A anestesia peridural para cirurgia plástica
  • Outros tipos de anestésicos

 

Você tem muito medo de anestesia?

 

anestesia peridural complicações

 

Desde criança Maria Lúcia sempre teve medo de agulhas e injeções. Ela era do tipo de garota que só ia ao médico quando realmente era necessário e, sempre que podia, fugia das injeções como a Benzetacil.

A menina cresceu, mas o medo ainda não foi embora.

Maria Lúcia se vê diante de um grande dilema: enfrentar o medo para alcançar o seu grande desejo ou continuar com ele e se sentir mal por não conseguir realizar o seu sonho?

Ah! O grande desejo de Maria Lucia, que esquecemos de ressaltar, é poder realizar a sua cirurgia. E não por futilidade, mas pelo simples motivo que ela não consegue se sentir bem consigo mesma. Têm dias que escolher uma roupa que fique boa ou olhar no espelho é algo que a deixa extremamente deprimida.

Quando alguém perguntava por que ainda não tinha realizado o seu grande sonho, ela logo respondia: “Quero muito fazer uma cirurgia plástica, mas tenho medo da anestesia e do médico aplicar errado”.

Até que um dia ela ouviu uma amiga dizendo: “Malu, todas as pessoas têm medo do desconhecido. Você precisa conversar com um médico anestesista de SP, ele vai te mostrar que isso não é um bicho de sete cabeças. Você não pode desistir do seu sonho por causa disso”.

 

Anestesia para Cirurgia Plástica

 

Se você se identificou com a história da Maria Lúcia, com certeza, você não é a única. Por ser um assunto pouco discutido, causa receios entre as mulheres que querem realizar um procedimento estético cirúrgico.

 

Por que a anestesia em cirurgia plástica é tão importante?

 

É preciso que você saiba que o intuito do processo anestésico é justamente permitir que todo o procedimento cirúrgico seja confortável e sem dor para a paciente.

O médico anestesiologista, mais do que aplicar os medicamentos, será o responsável pelo bom andamento da cirurgia, preparando a paciente para um ato operatório de sucesso.

Por isso, se você está preocupada com a segurança do procedimento, então você também deve se preocupar em conhecer mais sobre esse profissional tão importante.

 

A Avaliação pré-anestésica

 

tipos de anestesia para cirurgia plastica

 

Se você quer saber qual é a anestesia para cirurgia plástica de mama, para a lipo, rinoplastia e outros procedimentos, então está na hora de conversar com quem realmente entende do assunto.

Talvez você não saiba, pois esse assunto é pouco divulgado, mas antes de qualquer cirurgia, você pode passar em uma consulta exclusiva com um anestesista.

Na verdade, esse é um direito de toda paciente (baseado na resolução n° 1802/2006 do CFM). Não se esqueça de exigir e marcar um horário para esta consulta!

Por que é tão importante?

Como foi dito na história da Maria Luiza, as pessoas têm medo daquilo que elas não conhecem. Por isso, na consulta com um profissional anestesista, você poderá esclarecer todas as suas dúvidas e saber qual a técnica anestésica que será utilizada.

Muitas pacientes acreditam que, antes da cirurgia, é preciso passar somente em uma avaliação com o cirurgião plástico. E desconhecem que o anestesista também tem um papel fundamental para o bom andamento do procedimento cirúrgico.

Já que mencionamos o cirurgião plástico, você quer conhecer mais sobre esse profissional? Leia o texto: Cirurgião Plástico: tudo o que você precisa saber para ter um bom resultado.

De qualquer forma, caberá ao médico anestesista, e não ao cirurgião, escolher a melhor técnica anestésica conforme as suas condições clínicas e o tipo da cirurgia a ser realizada.

As opções que podem ser utilizadas são:

  • Peridural
  • Geral
  • Local
  • Raquidiana

 

Anestésico Peridural

 

anestesia cirurgia plastica de mama

 

Aplicada entre as vértebras da coluna, essa técnica pode ser utilizada para cirurgias de tórax, abdômen, braços e pernas. O medicamento é o mesmo do anestésico geral, porém é associada à sedação, para que a paciente se sinta mais confortável.

Os médicos preferem utilizar a anestesia peridural para cirurgia plástica, em procedimentos como a mamoplastia, lipoaspiração e abdominoplastia.

Essa opção é a mais indicada, pois contribui na prevenção de tromboses.

 

Anestésico Geral

 

Pode ser aplicado por meio da injeção de medicamentos na veia ou por inalação de gases anestésicos – induzindo a paciente ao coma.

A paciente passa todo o período da cirurgia dormindo, sem sentir dor e também sem se mexer. Além disso, são colocados aparelhos para ajudar na respiração, como cânulas, máscaras especiais (faciais ou laríngeas) ou sondas que são passadas dentro da traqueia.

Geralmente, esse procedimento é indicado em cirurgias maiores ou onde os bloqueios anestésicos não agem. Possui maior tempo de recuperação.

Fique tranquila, pois essa técnica não é utilizada por clínicas de cirurgias plásticas que atuam com anestesistas e cirurgiões plásticos especializados.

 

Anestésico local

 

anestesia local com sedação como funciona

 

Como o próprio nome sugere, ele vai agir apenas no local em que será realizada a cirurgia. Por isso o tempo de recuperação é menor.

Anestesia local com sedação, como funciona?

Aplicada na pele ela é indicada para procedimentos pequenos e em regiões estritas, por exemplo, cirurgias plásticas no rosto.

Geralmente é indicada para rinoplastias, correção de orelhas de abano, blefaroplastias, lipoaspiração de pequenas áreas e cirurgias superficiais.

 

Raquidiana

 

Nesta opção, o medicamento é aplicado entre as vértebras nas costas, agindo em toda a região abaixo do ponto onde foi injetada a medicação.

A Raquidiana é indicada para cirurgias localizadas na região abdominal e membros inferiores, por exemplo, nas cesarianas.

O efeito anestésico dura em média 4h, permitindo maior ação do cirurgião. E o paciente não necessitará de ajuda para respirar (intubação).

 

Os Riscos das anestesias

 

Em relação aos riscos de cada uma, é importante ressaltar que as complicações dependem de vários fatores, em sua maioria controláveis.

Daí a importância da avaliação pré-anestésica, pois o maior risco está justamente na condição clínica da paciente.

Pessoas com problemas cardíacos, hipertensão ou doenças crônicas devem ser rigorosamente avaliadas e só devem ser anestesiadas se estiverem absolutamente estáveis clinicamente.

 

As possíveis reações também estarão relacionadas a uma série de fatores, como:

  • Duração da cirurgia
  • Porte da cirurgia e níveis de complicações
  • Técnica escolhida

 

Anestesia peridural efeitos colaterais:

  • Sonolência
  • Náusea
  • Dores no local da cirurgia

 

Vale a pena ressaltar que, independente da técnica escolhida (de acordo com cada caso), é por meio da anestesia que o cirurgião e sua equipe terão total controle do procedimento cirúrgico.

Por isso, sem dúvida nenhuma, a consulta com o anestesista é a medida pré-operatória mais importante para garantir a segurança e o conforto da paciente.

 

Quer conversar pessoalmente com profissionais especializados da área e esclarecer outras dúvidas sobre a anestesia peridural para cirurgia plástica? Então entre em contato conosco e marque uma avaliação médica.

 

Marque consulta anestesia peridural

 

 

Gostou desse artigo que fala sobre a Anestesia Peridural para Cirurgia Plastica? Que tal ajudar mais pessoas com este conteúdo, clique no link e ajude a divulgá-lo. 

Compartilhe no Facebook

 

 

Informações adicionais
Anestesia Peridural para Cirurgia Plastica |Veja mais – Dream Plastic
Nome do artigo
Anestesia Peridural para Cirurgia Plastica |Veja mais – Dream Plastic
Descrição
Está preocupada com a anestesia? Conheça a Anestesia Peridural utilizada para Cirurgia Plástica e veja os seus efeitos colaterais. Leia o texto agora e confira!
Publicado por
Empresa
Plástica do Sonho
MARQUE SUA CONSULTA POR WHATSAPP

Facebook Dreamplastic

Instagram Dreamplastic

Receba Nossa Newsletter – #ficadica Dream Plastic

Fique por dentro de todas as novidades sobre Cirurgia Plástica, cuidados com sua beleza e os assuntos que mais bombaram nas redes sociais




Diretor Técnico Dr. Flavio Garcia – CRM-SP 104.850