Dermolipectomia: Conheça os 5 Passos Para a Cirurgia Plástica de Remoção da Flacidez Abdominal


mulher feliz com dermolipectomia
Conheça a cirurgia plástica para deixar o seu abdômen lisinho e livre da flacidez abdominal.

 

Você sabe o que é dermolipectomia?

 

Ah, desde já, posso te adiantar que a cirurgia plástica de dermolipectomia é na verdade um sinônimo de abdominoplastia. Ou seja, é a mesma técnica utilizada!

 

Mas para não deixar nenhuma dúvida sobre como é feita a cirurgia de dermolipectomia abdominal, vamos compartilhar os pontos mais importantes.

 

Somos a Dream Plastic, uma clínica especializada em Cirurgia Plástica, localizada na cidade de São Paulo.

 

Neste artigo, você vai entender tudo sobre a cirurgia, detalhe por detalhe. Você vai conferir:

 

 

Continue lendo este texto para descobrir como é feita a dermolipectomia!

 

Esclareça suas dúvidas!

 

O que é Dermolipectomia?

A dermolipectomia é uma cirurgia plástica que remove a flacidez de pele presente no abdômen. Além de fazer a amarração do músculo reto abdominal. É indicada para quem passou por um grande emagrecimento ou por gestações, mas deseja ter uma barriga lisinha.

 

o que é dermolipectomia
Entenda como é feita a técnica da cirurgia de dermolipectomia abdominal.

 

A sutura dos músculos abdominais tem o objetivo de reparar a parede interna muscular. Isso vai conceder mais firmeza e eliminar a aparência de estômago alto (ou diástase) presente na barriga.

 

Quanto à cicatriz da dermolipectomia, fica localizada numa região que dá para esconder com a calcinha do biquíni. Acima dos pelos pubianos.

 

o seu tamanho varia de acordo com a quantidade de pele a ser retirada. Mas falaremos disso a seguir!

 

Diferença entre dermolipectomia e abdominoplastia

 

A diferença entre a dermolipectomia e abdominoplastia é uma só: apenas o nome! Isso porque os médicos costumam usar o termo técnico para se referir à cirurgia plástica na barriga. Apesar de a nomenclatura ser diferente, o objetivo é o mesmo…

 

dermolipectomia abdominoplastia
Entenda como é feita a técnica da cirurgia de dermolipectomia abdominal.

 

Bom, vamos entender o que significa a palavra dermolipectomia. O sufixo ectomia significa retirar ou extrair. Já a inicial dermo se refere à pele e lipec significa gordura.

 

Então, a dermolipectomia é uma cirurgia que faz a retirada de pele e de gordura. Mas esse termo também pode ser aplicado em outras cirurgias, como a de braço ou até a retirada de flacidez nas coxas.

 

Neste caso, as duas palavras descrevem o mesmo objetivo cirúrgico: eliminar a flacidez e a gordura localizada na região abdominal. Além disso, se você ouvir o termo dermoplastia também indica a técnica para retirada de pele.

 

Agora você não vai mais se confundir!

 

Os tipos de Dermolipectomias

 

Os tipos de dermolipectomia são indicados de acordo com a quantidade de pele flácida presente no corpo da paciente. E, o médico adota esse mesmo critério para definir o tamanho da cicatriz da cirurgia plástica.

 

A seguir, você vai entender as principais diferenças entre as técnicas de dermolipectomia abdominal e quando elas são indicadas!

 

A cirurgia de minidermolipectomia

 

A minidermolipectomia, ou mini dermoplastia abdominal, é recomendada apenas para mulheres com um grau pequeno de flacidez e de sobra de pele no abdômen. Por isso é pouco indicada, já que o perfil de paciente é bem restrito.

 

cirurgia plastica dermolipectomia

 

Bom, a vantagem da mini dermoplastia abdominal é o fato de resultar em uma cicatriz menor e proporcionar uma recuperação mais rápida e tranquila.

 

O fato de a cicatriz ser menor mostra que, basicamente, a técnica cirúrgica é a mesma utilizada na dermolipectomia clássica. Porém, não há o reposicionamento do umbigo. E também não há a plicatura dos músculos reto abdominais.

 

A Dermolipectomia para correção de abdômen em avental

 

A dermolipectomia abdominal em âncora, ou popularmente conhecida como cirurgia do abdômen em avental, é indicada para mulheres com muito excesso de flacidez. Geralmente para quem passou por uma grande perda de peso, devido à bariátrica.

 

cirurgia dermolipectomia abdominal

 

Nesse caso a cicatriz para a correção do abdome em avental terá um formato em âncora. Ou seja, será feita uma linha na vertical, no centro do abdômen, e a outra na horizontal, próxima à região pubiana.

 

A vantagem da dermolipectomia em âncora é fazer a retirada de grande volume de pele. Tanto na parte acima do umbigo, quanto na debaixo.

 

E, por fazer um corte maior comparado a técnica da mini, também será possível suturar internamente o músculo reto abdominal.

 

Conheça a dermolipectomia masculina

 

A cirurgia de dermolipectomia masculina também pode ser indicada para os homens que querem remover a flacidez abdominal. A técnica utilizada será a mesma feita em mulheres. Ou seja, com o descolamento de toda a pele abdominal, reposicionamento do umbigo, amarração do músculo…

 

cirurgia de dermolipectomia masculina
A cirurgia de Dermolipectomia também pode ser feita por homens que desejam eliminar a flacidez abdominal.

 

E, não se confunda! Apesar de a dermolipectomia masculina ser uma cirurgia para melhorar a estética abdominal, ele não será capaz de conceder uma aparência de barriga de tanquinho.

 

O momento ideal para fazer cirurgia de dermolipectomia

 

mulher pensando cirurgia de dermolipectomia
Descubra a história da Andreia que decidiu fazer a cirurgia de Dermolipectomia para eliminar a flacidez abdominal.

 

Há milhares de mulheres que se sentem mal ao notar a aparência da sua barriga. Para você ter uma ideia, segundo a pesquisa realizada pelo instituto Sophia Mind, 58% das mulheres gostariam de mudar a sua barriga.

 

Diversos fatores contribuem para que o desejo de ter uma barriga chapada predomine. E se você também sente que o seu abdômen ficou flácido após…

 

  • Passar por uma ou mais gestações
  • Uma grande perda ou ganho de peso
  • Sentir que a pele perdeu elasticidade

 

Então, você faz parte do grupo de mulheres que buscam na cirurgia de dermolipectomia uma possibilidade real de elevar a autoestima.

 

Sentimentos como baixa autoestima, vergonha, tristeza… Não devem fazer parte da vida de ninguém! Por isso, a Andreia buscou pela dermolipectomia para correção de abdome em avental.

 

Depois de passar por duas gestações, na segunda ter engordado e, posteriormente, emagrecido 20 quilos. Ela viu o seu abdômen ficar com uma imensa quantidade de pele flácida. Isso era muito desconfortável!

 

Andreia não aguentava mais sentir-se feia diante do marido e não ter mais segurança em seus momentos a dois.

 

Sem contar a sensação de que nenhuma roupa ficava boa, só usava blusas soltinhas no corpo e biquíni, nem pensar! Ela até ia para praia, muito a contragosto, mas já tinha as camisetas específicas para isso.

 

Então, cansada de viver nesta situação, Andreia conversou com algumas amigas que fizeram uma cirurgia plástica na barriga. E pesquisou por uma clínica de dermolipectomia em SP.

 

Quer descobrir como foi o passo a passo da dermolipectomia abdominal que a Andreia seguiu? Vamos contar os principais momentos e te dar dicas importantes. Continue lendo o texto e acompanhe conosco!

 

Passo a passo da dermolipectomia abdominal

 

A decisão pela cirurgia plástica dermolipectomia abdominal deve ser feita de forma responsável. Somente assim será possível alcançar um resultado de sucesso!

 

As mulheres interessadas em ficar livre da flacidez abdominal, devem observar uma série de fatores importantes para a realização do procedimento cirúrgico.

 

Pensando nisso, listamos a seguir o passo a passo utilizado pela Andreia antes e depois da dermolipectomia abdominal.

 

1º Passo: A consulta com o Cirurgião Plástico

 

diferença entre dermolipectomia e abdominoplastia
É importante passar em consulta com um médico habilitado pela SBCP e com experiência em cirurgias de Dermolipectomia.

 

Após fazer algumas pesquisas na internet, Andreia encontrou uma série de depoimentos que relatavam a experiência de pacientes. Chegou a ver vários comentários de ex-pacientes no site ElogiAki.

 

Ao conversar com essas mulheres, todas deram conselhos importantes sobre a escolha do cirurgião plástico. Fique ciente que um bom profissional…

 

  • Não vai colocar a sua vida em risco, adotando técnicas perigosas para alcançar um resultado irreal.

 

  • Oferece total amparo durante a fase de recuperação. Com uma equipe de enfermagem para realizar os curativos pós-cirúrgicos.

 

  • Vai te operar dentro de um Hospital direcionado para cirurgias plásticas, evitando o risco de você pegar infecções.

 

Claro que após seguir esses conselhos, Andreia marcou a sua consulta na clínica. Assim ela ia conseguir avaliar cada detalhe pessoalmente e tirar várias dúvidas.

 

Quando saiu da consulta, Andreia estava bem mais tranquila. Pois, agora já tinha uma certeza: a Dream Plastic é o lugar certo para fazer a cirurgia plástica de dermolipectomia abdominal!

 

Isso porque todos os cirurgiões plásticos têm o título de especialista concedido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

 

E com a experiência de milhares de cirurgias realizadas, que garante uma qualidade técnica mais apurada e lindos resultados.

 

Em nosso grupo no Facebook, você consegue ver diversos resultados de pacientes.

 

Assim que soube disso, Andreia fez questão de fazer parte e de conversar com as pacientes do seu médico. A sorte é cada relato dava ainda mais confiança, pois todas falavam o quanto estavam satisfeitas após a cirurgia.

 

Se você tem interesse em conhecer histórias de mulheres que fizeram a cirurgia de dermolipectomia, então, venha fazer parte do grupo da Dream Plastic. Basta clicar no botão abaixo:

 

Dermolipectomia

 

 

2º Passo: Descobrindo a anestesia utilizada na dermolipectomia

 

Na cirurgia de dermolipectomia a anestesia utilizada, geralmente, é a Peridural com sedação. Pois, contribui para uma recuperação mais tranquila, previne o surgimento de tromboses e alivia a dor no local da cirurgia. Mas também há outra opção…

 

cirurgia plastica dermolipectomia abdominal
Antes da cirurgia de Dermolipectomia você pode passar em consulta com um anestesista para esclarecer dúvidas.

 

Algumas clínicas preferem utilizar a anestesia geral. Porém, não será recomendada aqui na Dream Plastic. Por se tratar de um anestésico mais invasivo, aumentando o tempo de recuperação e trazendo maiores desconfortos para a paciente.

 

A escolha entre uma ou outra varia de acordo com a experiência do anestesista. Por causa disso, há ainda a possibilidade de o médico escolher outra técnica: a anestesia Raquidiana.

 

Na clínica escolhida, a Andreia teve o direito de passar em consulta com anestesista. Que na verdade é garantido por lei, respeitando a resolução CFM 1802/06.

 

Claro que ela compareceu na avaliação pré-anestésica com o médico. E foi muito tranquilizador! Ainda mais porque um dos seus grandes medos era não voltar da anestesia.

 

A consulta com o anestesista tem a finalidade de esclarecer as dúvidas da paciente. E também dá a possibilidade de o anestesiologista avaliar as suas condições clínicas, por meio dos exames feitos no pré-operatório.

 

Outro ponto importante é que você deve informar se fuma, se usa algum medicamento, se faz tratamento de saúde ou outra coisa que julgar necessário.

 

3º Passo: Se preparando para a cirurgia de dermolipectomia

 

Com a data da cirurgia plástica de dermolipectomia abdominal agendada, você precisará organizar alguns itens antes de ir para o Hospital.

 

Será importante você chamar uma pessoa para te ajudar no período de recuperação. Já que nos primeiros dias você dependerá de um auxilio maior, para evitar pegar peso ou fazer esforços que comprometam a cicatrização.

 

E, para não se esquecer de nada importante, sugerimos que você deixe uma pequena mala preparada. Separe os seguintes itens:

 

  • Roupas com botões e fáceis de vestir.
  • Produtos de higiene pessoal.
  • Documentos: RG, guia de internação e resultados dos exames.
  • Malhas cirúrgicas
  • Medicamentos solicitados.

 

No dia da sua cirurgia plástica tente não ficar nervosa! Já que qualquer interferência na sua pressão arterial poderá ser motivo para reagendar à data da cirurgia de dermolipectomia. E isso acontece para não te colocar em riscos, ok?

 

 

4º Passo: O dia da cirurgia de dermolipectomia

 

A dermolipectomia abdominal dura entre 2 e 5 horas. Na verdade, a experiência do médico é um fator determinante para definir a extensão do procedimento.

 

Mas também o tipo de dermolipectomia que será realizada.

 

E se será necessário combinar com outros procedimentos, por exemplo, a Lipoaspiração. Que poderá melhorar o contorno corporal.

 

A incisão é feita acima da região pubiana, no mesmo lugar da marca da cesárea, com formato de um semicírculo. O tamanho varia de acordo com a necessidade do tratamento.

 

Como é feita a dermolipectomia abdominal?

 

Na cirurgia de dermolipectomia, o médico fará um corte próximo à região pubiana. A pele será separada da parede muscular, sendo descolado no sentido da caixa torácica. E, então, o tecido será esticado para que os excessos de pele sejam removidos.

 

 

como é feita dermolipectomia abdominal
A cirurgia de Dermolipectomia utiliza a mesma técnica cirúrgica da abdominoplastia.

 

Se for necessário fazer a plicatura dos músculos, então o médico vai suturá-los para que a parede abdominal fique mais plana e firme.

 

Vale dizer que na maioria dos casos o umbigo não será reposicionado. E, para isso, o cirurgião plástico fará uma pequena incisão para deixar o umbigo visível.

 

Portanto, após as suturas serem fechadas, colocam-se os drenos para evitar a formação de líquidos. Na sequência, os devidos curativos e bandagens serão aplicados.

 

Para conhecer mais informações sobre a cirurgia plástica de dermolipectomia abdominal leia o nosso texto! Basta clicar no link em destaque. Ou assista ao vídeo!

 

 

5º Passo: O pós-operatório da dermolipectomia abdominal

 

Outra questão importante é que em dermolipectomia, resultados bons dependem de você também. Por isso você deve seguir todas as orientações do pós-operatório da dermolipectomia.

 

Se você achou que a ansiedade durava apenas na fase prévia à data da operação, está enganada. Depois de operada Andreia não via a hora de ver o resultado definitivo.

 

como é feita dermolipectomia abdominal
A cirurgia de Dermolipectomia utiliza a mesma técnica cirúrgica da abdominoplastia.

 

Apesar do incômodo de estar recém-operada, sua vontade era de tirar a cinta e olhar no espelho naquele momento.

 

Claro que isso não é permitido, mesmo porque somente no primeiro retorno com seu médico é que você vai começar a ver o local operado, mas o resultado definitivo demora um pouco mais.

 

E, para que você tenha um bom resultado, é fundamental ter atenção e cumprir os requisitos do pós-operatório da cirurgia de dermolipectomia abdominal. Entre eles, os principais são:

 

  • Não pegue peso ou faça atividades físicas
  • Ande curvada para evitar a abertura dos pontos
  • Permaneça com a malha de compressão
  • Faça pequenas caminhadas para ativar a circulação

 

Ei, vale dizer que a paciente não pode ficar em repouso absoluto.

 

Calma, vou explicar melhor!

 

Quando você passa por uma intervenção cirúrgica, você precisa manter a sua circulação sanguínea ativa. Bebendo bastante água, deixando as pernas mais elevadas e mesclando com pequenas caminhadas.

 

Seguir essa orientação é importante para evitar uma Trombose Venosa Profunda.

 

Mas no geral, os cuidados após a cirurgia de dermolipectomia variam entre 3 a 4 semanas. Podendo se prolongar mais, dependendo da evolução da paciente.

 

Nos retornos, o cirurgião plástico vai analisar e fazer a liberação, inclusive para você iniciar a Drenagem Linfática, parte importante para ter bons resultados na dermolipectomia.

 

Quanto custa uma dermolipectomia?

 

O preço da dermolipectomia abdominal pode variar de acordo com o tipo de técnica aplicada (mini, clássica ou em âncora). Além disso, conta muito a experiência do médico. E se será necessário combinar a cirurgia com a Lipoaspiração. Mas vamos te contar como saber uma MÉDIA de valores.

 

quanto custa dermolipectomia
Conheça uma média de valor da cirurgia de Dermolipectomia abdominal.

 

Querer saber quanto custa uma dermolipectomia é algo muito comum.

 

Afinal, para algumas mulheres, o preço da dermolipectomia abdominal pode pesar na hora da decisão. Mas é importante ter em mente que isso não pode estar acima da sua vida ou da qualidade do seu resultado.

 

Portanto, o simples fato de escolher uma clínica pelo preço, sem levar em consideração se ela tem profissionais inexperientes ou se oferece pouca assistência e não cumpre os protocolos de segurança, pode colocar sua vida em risco.

 

Para a Andreia, encontrar o melhor custo e benefício desempenhou algumas horas de pesquisa. Mas valeu a pena, pois encontrou em um lugar a qualidade cirúrgica a um preço acessível, que cabe no bolso.

 

A vantagem é que no preço da dermolipectomia abdominal também estavam inclusos alguns itens extremamente importantes:

 

  • Internação no hospital
  • Anestesia e todo aparato cirúrgico
  • Honorário do Cirurgião Plástico e Anestesista
  • Medicamentos e malha cirúrgica

 

Vale dizer que nenhuma clínica pode dizer o preço exato de uma cirurgia, sem ao menos ter passado em avaliação presencial com o médico. Porque o valor pode variar de acordo com as particularidades corporais de cada paciente.

 

Mas é possível informar uma média de valores, assim você consegue se programar melhor. Para ter acesso a essa informação, leia o nosso conteúdo. Clique aqui para saber mais sobre valores da dermolipectomia!

 

É possível pagar a dermolipectomia pelo convênio?

 

O plano de saúde de forma geral não cobre os custos da dermolipectomia. Somente em casos de intervenções reparadoras. Por exemplo, em pacientes que passaram por uma cirurgia bariátrica, ficando com enorme excesso de pele flácida. Só que tem um detalhe que você precisa saber!

 

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou uma lista de procedimentos que o convênio de saúde deve cobrir. Entre eles está a dermolipectomia.

 

As mulheres com abdômen avental têm maiores chances de conseguirem uma dermolipectomia pelo plano de saúde.

 

Porém, nem sempre será um processo fácil.

 

O Plano de Saúde vai exigir uma série de exames e de avaliações. Fazendo você passar por um longo processo de análise!

 

Tudo com o intuito de comprovar que a condição atual da paciente está afetando em sua saúde. A verdade é que grande parte dos convênios dificulta esse processo.

 

Alegando que os custos não estavam previstos na relação contratual.

 

Caso contrário, o plano de saúde vai cobrir apenas a consulta e os exames do pré-operatório.

 

Dermolipectomia abdominal: fotos antes e depois

 

Para a mulher que, assim como a Andreia, se sente insatisfeita com a aparência da barriga, a dermolipectomia abdominal em âncora é uma ótima opção.

 

Pois, melhora a estética corporal, deixa a barriga lisinha e também aumenta a confiança. Hoje, após 6 meses da cirurgia, a Andreia se sente uma nova mulher!

 

Assim como aquelas mulheres que ela encontrou no grupo da Dream Plastic.

 

Dava para ver nas fotos de antes e depois da dermolipectomia. Era cada sorriso!

 

Hoje é a Andreia que divulga a sua foto e conta a sua experiência.

 

Mas ainda bem que ela não desistiu desse sonho, né?

 

Ah, uma coisa que vale dizer… O processo da cirurgia de dermolipectomia abdominal é simples, mas exige seguir cuidados importantes.

 

Tendo atenção durante a fase de recuperação, com 20 dias de operada já é possível voltar a trabalhar. Mas, calma, você ainda não está liberada para fazer tudo, hein!

 

Pode levar de 6 a 8 semanas para você voltar à rotina normal. Portanto, aos poucos, o médico vai te liberando a dirigir, voltar para a academia, dormir de bruços…

 

A Andreia já está liberada até para tomar sol. Por isso, suas férias estão muito bem programadas e o destino, claro, é praia!

 

Você também tem interesse em saber mais sobre o que é dermolipectomia?

 

Marque uma consulta para ser avaliada por um médico especializado! Entre em contato com a gente e escolha o melhor dia. Na Dream Plastic você tem a garantia de ser atendida por um cirurgião plástico especializado.

 

Ei, quer conhecer histórias de mulheres que fizeram a cirurgia de dermolipectomia?

 

Clique no botão abaixo:

 

Dermolipectomia

 

Gostou do artigo sobre dermolipectomia. Que tal ajudar mais pessoas com este conteúdo, clique no link e ajude a divulgá-lo. 

Compartilhe no Facebook

 

Esclareça suas dúvidas!

 

 


 
MARQUE SUA CONSULTA POR WHATSAPP




Quer receber informações confiáveis sobre cirurgia plástica?

Faça como milhares de mulheres, cadastre-se agora e receba dicas de médicos especialistas!