Primeiro Passo para Uma Vida Inteira de Novas Conquistas

Abdominoplastia pelo SUS: tudo o que você precisa saber para fazer sua cirurgia plástica gratuita!

Atualizado em 26/05/2023 14:33
ATENÇÃO: A Dream Plastic é uma clínica particular e NÃO realiza a Abdominoplastia pelo SUS.

Muitas mulheres que sonham com uma barriga lisinha buscam a cirurgia para retirar a flacidez da barriga, mas acreditam que não podem pagar pelo procedimento por acreditarem que a cirurgia plástica ainda é exclusiva para a elite.

Então o SUS se torna uma esperança! Afinal, que sonho seria ter uma barriguinha chapada sem gastar 1 real para isso, não é mesmo?

Mas saiba que não é assim tão fácil conseguir uma plástica pelo Sistema Único de Saúde.

Bom, é justamente sobre isso que nós vamos falar nesse conteúdo exclusivo. Continue lendo para descobrir:

E-book Abdominoplastia

É possível fazer Abdominoplastia pelo SUS?

Sim, é possível fazer Abdominoplastia pelo SUS, porém há inúmeras limitações devido à escassez de vagas e recursos do próprio sistema público de saúde. E, no geral, essa cirurgia de Abdominoplastia gratuita só é realizada quando o objetivo é de cunho reparador. Há apenas uma possibilidade de fazer a cirurgia com a finalidade estética.

Mulher com excesso de pele após perda de peso pensando se irá fazer a abdominoplastia pelo SUS
A Abdominoplastia pelo SUS é feita quando o objetivo é reparador.

Quer saber mais sobre a cirurgia? Clique no link e veja todos os detalhes sobre a Abdominoplastia!

E, antes de entrar no detalhe de como conseguir uma cirurgia de Abdominoplastia pelo SUS é importante entender as diferenças entre os dois tipos de procedimentos:

Reparadores

Tem como objetivo tratar algo que causa alguma deformidade ou prejudica a funcionalidade do organismo de forma bastante severa ou específica.

Por exemplo, idosos que fazem Blefaroplastia para remover o excesso de flacidez nas pálpebras e, assim, enxergarem melhor.

Estéticos

São indicados para melhorar algo que está funcionando, porém incomoda esteticamente.

Nesse caso não há nenhuma correção funcional ou que melhore a saúde física da mulher.

Por exemplo, a colocação de próteses de silicone, quando a paciente não passou por uma Mastectomia (remoção de uma ou ambas as mamas).

Médico do SUS recomendando a Abdominoplastia
O primeiro passo para fazer uma cirurgia é passar em consulta presencial.

Muitas vezes esses dois tipos podem se cruzar. Como é o caso de quem faz a cirurgia de estômago em decorrência de obesidade grave e, posteriormente, precisa fazer uma Abdominoplastia reparadora devido ao grande excesso de pele que causa limitações a vida da pessoa.

Nesses casos, a Abdominoplastia gratuita ou não, é um procedimento reparador, que funciona como um complemento do tratamento contra obesidade.

SUS faz Abdominoplastia estética?

É muito raro um caso em que o SUS faz Abdominoplastia estética. Na verdade, só acontece por um motivo: treinar estudantes de medicina. Isso porque, para se formar em cirurgia plástica, o médico precisa fazer 2 anos de residência em cirurgia geral, seguidos de mais 3 anos de residência nessa especialidade. Essa é a fase de colocar em prática o que ele aprende na teoria.

Médicos residentes aprendendo sobre a cirurgia de abdominoplastia gratuita
Médicos recém-formados que querem se especializar em cirurgia plástica fazem 3 anos de residência nessa especialidade.

Os médicos recém-formados e estudantes da especialidade de cirurgia plástica fazem esse tipo de cirurgia como treinamento.

Por isso, a prioridade dessa prática não é o resultado, mas sim o treino.  E, mesmo nesses casos, a prioridade sempre será a cirurgia plástica reparadora.

 

Quem pode fazer cirurgia plástica de abdominoplastia pelo SUS?

Basicamente, qualquer brasileiro com a devida documentação e necessidade comprovada pode fazer a cirurgia plástica de abdominoplastia pelo SUS. Afinal, estamos falando do sistema público de saúde do nosso país. Porém, é preciso ter indicação do médico do SUS, que pode ocorrer quando o procedimento tem cunho reparador.

 

abdominoplastia gratuita mulheres
Identidade e Cartão dos SUS são documentos importantes para quem deseja tentar a Abdominoplastia de graça.

Conforme mencionamos anteriormente, o SUS faz Abdominoplastia, mas com restrições. No caso do procedimento ser liberado, o médico precisa incluir seu nome numa longa lista de espera. A seguir, ao falarmos sobre como fazer Abdominoplastia pelo SUS, você vai entender um pouco melhor esse processo.

Como fazer Abdominoplastia pelo SUS?

O primeiro passo para fazer Abdominoplastia pelo SUS é passar em consulta e, claro, ter o cartão do Sistema Único de Saúde. Normalmente, essa consulta é com Ginecologista ou o Clínico Geral. Você explica a sua insatisfação em relação a sua barriga e pede o encaminhamento para o setor de cirurgia plástica.

Mulher feliz segurando uma balança que irá poder fazer abdominoplastia pelo sus por estar no peso ideal
Para fazer uma Abdominoplastia gratuita é preciso estar próximo do peso ideal.

Um detalhe importante sobre como fazer Abdominoplastia de graça pelo SUS é que você precisa estar no seu peso ideal ou próximo a ele. Caso contrário, nem adianta iniciar esse processo.

Saiba qual é o seu peso ideal aqui!

Nessa primeira consulta o médico verifica a melhor forma de resolver o problema.

Caso confirme a necessidade da cirurgia reparadora, ele inclui seu nome no SISREG (Sistema de Regulação), que é um sistema de gestão de vários procedimentos, incluindo consultas e cirurgias eletivas, como é o caso da Abdominoplastia.

Há situações em que o posto não tem o sistema disponível. Aí a própria paciente leva a documentação na secretaria de saúde do seu município para fazer a inclusão.

Depois disso é necessário esperar… Quando surgir uma vaga com o cirurgião plástico, você é chamada para fazer a consulta.

O SUS faz cirurgia de abdominoplastia, mas…

Mulher esperando saber como conseguir cirurgia abdominoplastia pelo sus
Há fila de espera até para fazer a consulta com o setor de cirurgia plástica do SUS.

O tempo de espera pode durar anos. Pois, para você ter ideia, existe uma longa fila só para passar em consulta.

Depois, quando você finalmente consegue, é preciso explicar para o cirurgião plástico toda sua insatisfação, mostrar o seu abdômen…

O médico avalia e decide se realmente a Abdominoplastia pelo SUS é indicada.

Se, sim, o procedimento é aprovado e será emitido o laudo que descreve a necessidade do procedimento ser além de questões estéticas.

A partir daí é necessário ter paciência… Mais uma vez você passa por uma longa fila de espera e não tem como prever quando será chamada. Mas sabemos que pode levar anos.

Abdominoplastia pelo SUS pode demorar ainda mais

Por conta da pandemia que nós estamos vivendo, a Abdominoplastia pelo SUS pode levar ainda mais tempo para acontecer.

Pois, ainda que ela se resolva, essa situação deixa uma enorme sequela no sistema de saúde: o atraso no atendimento de pacientes com diversas doenças, como cardíacas, neurológicas e até cancerígenas.

As pessoas que não estão conseguindo atendimento em decorrência da pandemia continuam na fila, o resultado é uma espera muito mais demorada.

Ou seja, o processo que já estava atrasado vai ficar ainda mais. Imagina quantos anos serão necessários para normalizar todo o atraso resultante da pandemia?

Até há a possibilidade de ocorrer uma suspensão na realização de cirurgias plásticas, mesmo quando o objetivo é reparador.

IMPORTANTE

O processo de fazer Abdominoplastia pelo SUS em SP pode ser diferente do realizado no RJ ou em MG. Há diferenças até entre as cidades. Por isso, para ter certeza de como é feito na sua cidade, confirme no posto de saúde mais próximo da sua casa.

 

Quando finalmente sair seu nome, esteja preparada! Pois não tem como escolher a data ou o hospital.

Aí é correr para fazer os exames indicados, adquirir a malha cirúrgica e os medicamentos para você não perder a sua tão aguardada vaga!

Abdominoplastia pelo SUS após gravidez

A Abdominoplastia pelo SUS após gravidez segue as mesmas diretrizes de quem faz antes de ter filhos. A diferença está que, depois de uma ou mais gestações, a mulher pode ter diástase.  Também chamado de estômago alto, esse problema muitas vezes gera certo desconforto físico.

Mulher com criança no colo pensando na abdominoplastia sus após gravidez
Após ter filhos, a mulher pode sofrer com diástase abdominal.

E, dependendo da intensidade da diástase, a cirurgia de abdômen pode ganhar status de reparadora. E, com isso, a paciente tem a possibilidade de conseguir o encaminhamento para se consultar com o cirurgião plástico pelo SUS.

Problemas de fazer uma cirurgia de Abdominoplastia gratuita

Basicamente, há dois principais problemas de buscar uma cirurgia de Abdominoplastia gratuita: tempo de espera e qualidade do resultado. O SUS faz cirurgia de abdominoplastia, mas conseguir uma vaga na lista de espera pode levar anos. Já que essa está longe de ser uma prioridade dentro do sistema público de saúde.

Fila para fazer a abdominoplastia pelo SUS
Conseguir uma Abdominoplastia pelo SUS pode levar anos, isso se o procedimento for liberado.

E, vale lembrar que quando isso acontece, não tem como escolher a data, horário ou até mesmo o hospital que você vai operar.

Quando estamos extremamente insatisfeitas com algo no nosso corpo, é difícil aguardar tanto tempo assim.

E, pior, já pensou em esperar anos e, no final, o resultado não ficar bom? Sim, aí que temos o segundo e principal problema de fazer a Abdominoplastia pelo SUS.

Qualidade do resultado da cirurgia plástica de Abdominoplastia pelo SUS

Você precisa ter em mente que a Abdominoplastia gratuita pelo SUS é feita por médicos recém-formados, mas que ainda estão estudando a especialidade de cirurgia plástica. Ou seja, estudantes que fazem a cirurgia como treinamento, mas sob a supervisão de um médico mais experiente, conhecido como preceptor.

Treinamento para fazer a abdominoplastia pelo SUS em SP
A Abdominoplastia gratuita pelo SUS é feita por médicos recém-formados.

Por isso, o resultado pode não ficar tão bom, afinal é um médico que está aprendendo. Outro ponto importante é que, nesses casos, o resultado também não é uma prioridade, já que o objetivo da cirurgia é reparador e não estético.

Além disso, a Abdominoplastia pelo SUS em SP ou em outros estados é sempre feita em hospitais escola, que atendem todas as especialidades e fazem cirurgias de alta complexidade. Consequentemente, lidam com todos os tipos de doenças.

Então, apesar de serem hospitais com recursos e infraestrutura para operar, há um risco bem maior de a paciente ter infecções. Isso quando comparamos aos hospitais com foco em cirurgia plástica.

Agora que você sabe como fazer Abdominoplastia de graça, vem a dúvida: será que só resta essa opção? A longa espera, o risco de infecção e de um resultado ruim…

Abdominoplastia gratuita pelo convênio

Ilustração sobre como conseguir fazer abdominoplastia convenio
As regras para fazer Abdominoplastia pelo convênio são basicamente as mesmas do SUS.

No caso da Abdominoplastia gratuita pelo convênio as regras são basicamente as mesmas do SUS. No geral, são aceitas apenas pacientes que precisam da cirurgia por uma questão reparadora.

E, mesmo quando o objetivo é reparador, conseguir a liberação não é tão simples assim. Normalmente, o processo para você conseguir a aprovação do convênio e fazer a sua Abdominoplastia é bem burocrático.

Abdominoplastia sem arrependimentos

Atualmente a cirurgia plástica está bem mais acessível. Antes, realmente, era algo voltado para pessoas ricas e famosas. Mas isso mudou!

Algumas clínicas surgiram com o propósito de que toda mulher merece sentir-se linda!

Como é o caso da Dream Plastic, que há mais 17 anos oferece qualidade internacional de cirurgia plástica, por valores acessíveis e facilitados.

Mulher medindo a cintura sobre como fazer abdominoplastia graça
Atualmente a cirurgia plástica está bem mais acessível, por isso o número de mulheres que realizam o procedimento é bem maior.

Aqui, você tem a possibilidade de dar adeus ao excesso de pele na barriga, sem precisar esperar anos ou, pior, sem correr o risco de ter um resultado ruim pela falta de experiência do médico.

Antes de se frustrar com a negativa da cirurgia plástica de Abdominoplastia pelo SUS e as longas filas por vagas, dê uma chance e converse com um dos cirurgiões plásticos mais experientes do Brasil.

Especialmente se o seu foco é estético, ou seja, a necessidade da sua cirurgia não está relacionada a um longo processo de emagrecimento, devido a uma obesidade grave ou mórbida. Já que a chance de fazer uma Abdominoplastia pelos SUS, com objetivo estético, é praticamente nula.

Agende sua consulta e converse também com uma realizadora de sonho da Dream. Você vai se surpreender com as facilidades de pagamento e a possibilidade de realizar esse procedimento antes do que imagina.

É possível reservar seu horário por WhatsApp, basta clicar no link acima!

Esclareça suas dúvidas!