Abdominoplastia pelo SUS: tudo o que você precisa saber para fazer sua cirurgia plástica gratuita!


Imagina acabar com toda aquela flacidez na barriga fazendo uma Abdominoplastia pelo SUS.

 

Ou seja, dormir e acordar com a barriga lisa, sem precisar pagar nada por isso. Seria incrível, né?

 

Mas será que é possível fazer a cirurgia plástica de abdominoplastia pelo SUS, assim de graça?

 

Bom, é justamente sobre isso que nós vamos falar nesse conteúdo exclusivo. Continue lendo para descobrir:

 

 

 Esclareça suas dúvidas!

 

 

É possível fazer Abdominoplastia pelo SUS?

 

Sim, é possível fazer Abdominoplastia pelo SUS, porém há inúmeras limitações devido à escassez de vagas e recursos do próprio sistema público de saúde. E, no geral, essa cirurgia de Abdominoplastia gratuita só é realizada quando o objetivo é de cunho reparador. Conforme você vai ver, há apenas uma possibilidade de fazer a cirurgia com a finalidade estética.

 

Quer saber mais sobre a cirurgia? Clique no link e veja todos os detalhes sobre a Abdominoplastia!

 

E, antes de entrar no detalhe de como conseguir uma cirurgia de Abdominoplastia pelo SUS é importante entender as diferenças entre os dois tipos de procedimentos:

 

Reparadores

 

Tem como objetivo tratar algo que causa alguma deformidade ou prejudica a funcionalidade do organismo de forma bastante severa ou específica.

 

Por exemplo, idosos que fazem Blefaroplastia para remover o excesso de flacidez nas pálpebras e, assim, enxergarem melhor.

 

Estéticos

 

São indicados para melhorar algo que está funcionando, porém incomoda esteticamente.

 

Nesse caso não há nenhuma correção funcional ou que melhore a saúde física da mulher.

 

Por exemplo, a colocação de próteses de silicone, quando a paciente não passou por uma Mastectomia (remoção de uma ou ambas as mamas).

 

Muitas vezes esses dois tipos podem se cruzar. Como é o caso de quem faz a cirurgia de estômago em decorrência de obesidade grave e, posteriormente, precisa fazer uma Abdominoplastia reparadora devido ao grande excesso de pele que causa limitações a vida da pessoa.

 

Nesses casos, a Abdominoplastia gratuita ou não, é um procedimento reparador, que funciona como um complemento do tratamento contra obesidade.

 

SUS faz Abdominoplastia estética?

 

É muito raro um caso em que o SUS faz Abdominoplastia estética. Na verdade, só acontece por um motivo: treinar estudantes de medicina.

 

Isso porque, para se formar em cirurgia plástica, o médico precisa fazer 2 anos de residência em cirurgia geral, seguidos de mais 3 anos de residência nessa especialidade. Essa é a fase de colocar em prática o que ele aprende na teoria.

 

Os médicos recém-formados e estudantes da especialidade de cirurgia plástica fazem esse tipo de cirurgia como treinamento.

 

Por isso, a prioridade dessa prática não é o resultado, mas sim o treino.  E, mesmo nesses casos, a prioridade sempre será a cirurgia plástica reparadora.

 

Quem pode fazer cirurgia plástica de abdominoplastia pelo SUS?

 

Basicamente, qualquer brasileiro com a devida documentação e necessidade comprovada pode fazer a cirurgia plástica de abdominoplastia pelo SUS. Afinal, estamos falando do sistema público de saúde do nosso país. Porém, é preciso ter indicação do médico do SUS, que pode ocorrer quando o procedimento tem cunho reparador.

 

Conforme mencionamos anteriormente, o SUS faz Abdominoplastia, mas com restrições. No caso do procedimento ser liberado, o médico precisa incluir seu nome numa longa lista de espera. A seguir, ao falarmos sobre como fazer Abdominoplastia pelo SUS, você vai entender um pouco melhor esse processo.

  

Como fazer Abdominoplastia pelo SUS?

 

O primeiro passo para fazer Abdominoplastia pelo SUS é passar em consulta e, claro, ter o cartão do Sistema Único de Saúde. Normalmente, essa consulta é com Ginecologista ou o Clínico Geral. Você explica a sua insatisfação em relação a sua barriga e pede o encaminhamento para o setor de cirurgia plástica.

 

Um detalhe importante sobre como fazer Abdominoplastia de graça pelo SUS é que você precisa estar no seu peso ideal ou próximo a ele. Caso contrário, nem adianta iniciar esse processo.

 

Saiba qual é o seu peso ideal aqui!

 

Nessa primeira consulta o médico verifica a melhor forma de resolver o problema.

 

Caso confirme a necessidade da cirurgia reparadora, ele inclui seu nome no SISREG (Sistema de Regulação), que é um sistema de gestão de vários procedimentos, incluindo consultas e cirurgias eletivas, como é o caso da Abdominoplastia.

 

Há situações em que o posto não tem o sistema disponível. Aí a própria paciente leva a documentação na secretaria de saúde do seu município para fazer a inclusão.

 

Depois disso é necessário esperar… Quando surgir uma vaga com o cirurgião plástico, você é chamada para fazer a consulta.

 

O SUS faz cirurgia de abdominoplastia, mas…

 

O tempo de espera pode durar anos. Pois, para você ter ideia, existe uma longa fila só para passar em consulta.

 

Depois, quando você finalmente consegue, é preciso explicar para o cirurgião plástico toda sua insatisfação, mostrar o seu abdômen…

 

O médico avalia e decide se realmente a Abdominoplastia pelo SUS é indicada.

 

Se, sim, o procedimento é aprovado e será emitido o laudo que descreve a necessidade do procedimento ser além de questões estéticas.

 

A partir daí é necessário ter paciência… Mais uma vez você passa por uma longa fila de espera e não tem como prever quando será chamada. Mas sabemos que pode levar anos.

 

Abdominoplastia pelo SUS pode demorar ainda mais

 

Por conta da pandemia que nós estamos vivendo, a Abdominoplastia pelo SUS pode levar ainda mais tempo para acontecer.

 

Pois, ainda que ela se resolva, essa situação deixa uma enorme sequela no sistema de saúde: o atraso no atendimento de pacientes com diversas doenças, como cardíacas, neurológicas e até cancerígenas.

 

As pessoas que não estão conseguindo atendimento em decorrência da pandemia continuam na fila, o resultado é uma espera muito mais demorada.

 

Ou seja, o processo que já estava atrasado vai ficar ainda mais. Imagina quantos anos serão necessários para normalizar todo o atraso resultante da pandemia?

 

Até há a possibilidade de ocorrer uma suspensão na realização de cirurgias plásticas, mesmo quando o objetivo é reparador.

 

IMPORTANTE

O processo de fazer Abdominoplastia pelo SUS em SP pode ser diferente do realizado no RJ ou em MG. Há diferenças até entre as cidades. Por isso, para ter certeza de como é feito na sua cidade, confirme no posto de saúde mais próximo da sua casa.

 

Quando finalmente sair seu nome, esteja preparada! Pois não tem como escolher a data ou o hospital.

 

Aí é correr para fazer os exames indicados, adquirir a malha cirúrgica e os medicamentos para você não perder a sua tão aguardada vaga!

 

Abdominoplastia pelo SUS após gravidez

 

A Abdominoplastia pelo SUS após gravidez segue as mesmas diretrizes de quem faz antes de ter filhos. A diferença está que, depois de uma ou mais gestações, a mulher pode ter diástase.  Também chamado de estômago alto, esse problema muitas vezes gera certo desconforto físico.

 

E, dependendo da intensidade da diástase, a cirurgia de abdômen pode ganhar status de reparadora. E, com isso, a paciente tem a possibilidade de conseguir o encaminhamento para se consultar com o cirurgião plástico pelo SUS.

 

Problemas de fazer uma cirurgia de Abdominoplastia gratuita

 

Basicamente, há dois principais problemas de buscar uma cirurgia de Abdominoplastia gratuita: tempo de espera e qualidade do resultado. O SUS faz cirurgia de abdominoplastia, mas conseguir uma vaga na lista de espera pode levar anos. Já que essa está longe de ser uma prioridade dentro do sistema público de saúde.

 

E, vale lembrar que quando isso acontece, não tem como escolher a data, horário ou até mesmo o hospital que você vai operar.

 

Quando estamos extremamente insatisfeitas com algo no nosso corpo, é difícil aguardar tanto tempo assim.

 

E, pior, já pensou em esperar anos e, no final, o resultado não ficar bom? Sim, aí que temos o segundo e principal problema de fazer a Abdominoplastia pelo SUS.

 

Qualidade do resultado da cirurgia plástica de Abdominoplastia pelo SUS

 

Você precisa ter em mente que a Abdominoplastia gratuita pelo SUS é feita por médicos recém-formados, mas que ainda estão estudando a especialidade de cirurgia plástica.   Ou seja, estudantes que fazem a cirurgia como treinamento, mas sob a supervisão de um médico mais experiente, conhecido como preceptor.

 

Por isso, o resultado pode não ficar tão bom, afinal é um médico que está aprendendo. Outro ponto importante é que, nesses casos, o resultado também não é uma prioridade, já que o objetivo da cirurgia é reparador e não estético.

 

Além disso, a Abdominoplastia pelo SUS em SP ou em outros estados é sempre feita em hospitais escola, que atendem todas as especialidades e fazem cirurgias de alta complexidade. Consequentemente, lidam com todos os tipos de doenças.

 

Então, apesar de serem hospitais com recursos e infraestrutura para operar, há um risco bem maior de a paciente ter infecções. Isso quando comparamos aos hospitais com foco em cirurgia plástica.

 

Agora que você sabe como fazer Abdominoplastia de graça, vem a dúvida: será que só resta essa opção? A longa espera, o risco de infecção e de um resultado ruim…

 

Abdominoplastia gratuita pelo convênio

 

No caso da Abdominoplastia gratuita pelo convênio as regras são basicamente as mesmas do SUS. No geral, são aceitas apenas pacientes que precisam da cirurgia por uma questão reparadora.

 

E, mesmo quando o objetivo é reparador, conseguir a liberação não é tão simples assim. Normalmente, o processo para você conseguir a aprovação do convênio e fazer a sua Abdominoplastia é bem burocrático.

 

Abdominoplastia sem arrependimentos

 

Atualmente a cirurgia plástica está bem mais acessível. Antes, realmente, era algo voltado para pessoas ricas e famosas. Mas isso mudou!

 

Algumas clínicas surgiram com o propósito de que toda mulher merece sentir-se linda!

 

Como é o caso da Dream Plastic, que há mais 15 anos oferece qualidade internacional de cirurgia plástica, por valores acessíveis e facilitados.

 

Aqui, você tem a possibilidade de dar adeus ao excesso de pele na barriga, sem precisar esperar anos ou, pior, sem correr o risco de ter um resultado ruim pela falta de experiência do médico.

 

Antes de se frustrar com a negativa da cirurgia plástica de Abdominoplastia pelo SUS e as longas filas por vagas, dê uma chance e converse com um dos cirurgiões plásticos mais experientes do Brasil.

 

Especialmente se o seu foco é estético, ou seja, a necessidade da sua cirurgia não está relacionada a um longo processo de emagrecimento, devido a uma obesidade grave ou mórbida. Já que a chance de fazer uma Abdominoplastia pelos SUS, com objetivo estético, é praticamente nula.

 

Agende sua consulta e converse também com uma realizadora de sonho da Dream. Você vai se surpreender com as facilidades de pagamento e a possibilidade de realizar esse procedimento antes do que imagina.

 

É possível reservar seu horário por WhatsApp, basta clicar no link acima!

 

Gostou do artigo sobre Abdominoplastia pelo SUS?  Que tal ajudar mais pessoas com esse conteúdo, clique no link e ajude a divulgá-lo. Compartilhe no Facebook

 

Esclareça suas dúvidas!


 
MARQUE SUA CONSULTA POR WHATSAPP




Quer receber informações confiáveis sobre cirurgia plástica?

Faça como milhares de mulheres, cadastre-se agora e receba dicas de médicos especialistas!