Acompanhamento Clinico

Antes da Cirurgia

Para início de conversa...

Realizar uma cirurgia plástica é uma decisão importante e que certamente trará novas e boas oportunidades para você. Porém, é fundamental que você tenha perspectivas realistas de como é seu corpo e de como ele pode se transformar. Isso porque a cirurgia poderá ficar ótima e ainda assim você sentir-se desapontada se, por exemplo, estava pensando que não haveria nenhuma cicatriz após. Outra ilusão comum é pensar que após a cirurgia você ficaria com a "barriguinha" ou o “bumbum” iguais aos de outras pessoas famosas. Algumas vezes, isso está fora do que é possível. Duvide de procedimentos "milagrosos".

» Segurança

Nos últimos anos, a Medicina evoluiu muito no Brasil e no mundo. Tais avanços agregaram um nível de segurança jamais visto antes. As medicações melhoraram, assim como as técnicas cirúrgicas e anestésicas, a infra-estrutura hospitalar e os equipamentos médicos. A cirurgia plástica, quando bem praticada, torna-se um procedimento bastante seguro e confiável. Entretanto, é preciso ter a exata noção de que esta é uma especialidade médica como outra qualquer, e portanto deve ser encarada com total seriedade.

» Check-List de Segurança

A seguir, apresentamos os 4 (quatro) principais fatores que interferem na segurança de uma cirurgia plástica. Antes de operar, tenha certeza que verificou todos. Nunca realize sua cirurgia plástica se algum destes pontos estiver faltando ou com deficiências – mesmo que você tenha sido indicada por outras pessoas que não tiveramproblemas – pois certamente haverá aumento dos riscos. Neste caso, continue pesquisando até que todos os fatores tenham sido contemplados.

1. Cirurgião plástico: certifique-se de que o cirurgião é especialista, fazendo uma pesquisa na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e no CREMESP (veja se está cadastrado no Conselho como Cirurgião Plástico). Converse com seus pacientes em fase de recuperação e observe seu trabalho.

2. Anestesia:faça sua avaliação pré-anestésica com um dos médicos anestesistas da equipe. É direito seu e dever do médico. Nesta consulta, você terá oportunidade de esclarecer suas dúvidas sobre a técnica anestésica planejada. Mais importante ainda, seu anestesista poderá determinar se você está ou não apta para operar com segurança. Certifique-se de que seu anestesista é especialista, fazendo uma pesquisa na Sociedade Brasileira de Anestesiologia. Por ser uma área repleta de particularidades, dê preferência a anestesistas com experiência comprovada em cirurgia plástica.

3. Hospital: verifique se o hospital contratado oferece todos os recursos necessários à cirurgia. Vá visitá-lo antes. Nunca opere em clínicas, pois não há recursos necessários para uma cirurgia segura. Afinal, se houvesse, não seria uma clínica, seria um hospital.

4. Clínica: sobre a clínica observe se sua clínica é regulamentada no Conselho Regional de Medicina e na Vigilância Sanitária – se os certificados de aprovação não estiverem fixados, questione. Observe também se a estrutura física e os recursos disponíveis são adequados e se inspiram confiança.

Seguindo esses conselhos, saiba que você fez sua parte e tomou todas as providências para minimizar intercorrências. Você está pronta para realizar sua cirurgia plástica com segurança. Agora, é só desejar-lhe uma boa cirurgia!

» Orientações Pré-Operatórias

1. Manter jejum de no mínimo 8 horas, após uma refeição leve;

2. Durante o jejum de 8 horas só poderá ingerir água, chá sem açúcar (adoçante permitido) e suco de laranja COADO e sem açúcar, por até no mínimo 3 horas antes da internação;

3. Com poucas exceções (confira com seu anestesista), tome sua medicação habitual até o momento de sua cirurgia;

4. 10 Dias antes da cirurgia plástica, evite o uso de ácido acetilsalicílico (AAS, Aspirina, Buferin e similares), anti-inflamatórios não hormonais (Voltaren, Cataflan e similares), fórmulas para emagrecimento ou outras medicações estimulantes;

5. Procure não fumar nas duas semanas que antecedem sua cirurgia plástica;

6. Procure dormir cedo na véspera de sua cirurgia plástica e evitar bebidas alcoólicas;

7. Tomar banho no dia da cirurgia com sabonete neutro, lavar e secar bem os cabelos;

8. Não depilar próximo à área a ser operada, exceto sob recomendação médica;

9. Levar a cinta elástica, conforme a orientação médica ;

10. Comunique ao Médico Anestesista a respeito do uso de qualquer medicamento, drogas ilícitas ou alergias a medicações e alimentos;

11. Venha sem esmaltes de unha e sem maquiagem;

12. Retire jóias, bijuterias, relógios e objetos de valor;

13. Levar os exames para o hospital, assim como seus documentos pessoais e a guia de internação;

14. Traga roupas leves e fáceis de vestir;

15. Em caso de dúvidas, não hesite em esclarecê-las com um médico da equipe;

16. Procure ficar o mais tranqüila possível, pois você está muito bem acompanhada com sua equipe médica.