Toxina Botulínica - Rugas

Esclareça suas dúvidas!
Com mais de 4 milhões de procedimentos realizados em 2006, o Botox® Cosmético é o procedimento cosmético mais popular e minimamente invasivo realizado. Usado para tratar as linhas e rugas faciais, como as linhas da testa, linhas de expressão, pés de galinha e as linhas ao redor do pescoço, o Botox® Cosmético é o nome registrado do produto para a toxina botulínica, Tipo A. A toxina botulínica é produzida por uma bactéria conhecida como “clostridium botulinum”, e é normalmente responsável por causar a infecção bacteriana conhecida como botulismo. No entanto, em pequenas doses, a toxina botulínica pode ser utilizada com segurança para reduzir o aparecimento de rugas e linhas faciais. Além disso, a toxina botulínica mostrou ser um método eficaz para o tratamento de outras condições, como enxaquecas, sudorese excessiva e espasmos musculares, entre outras. Com um curto período de inatividade e resultados quase imediatos, o Botox ® Cosmético pode ajudá-la a restituir uma aparência mais suave e mais jovem ao rosto.

» Preparação

Antes de seu procedimento, a área do tratamento será cuidadosamente limpa, normalmente com um produto de limpeza à base de álcool. Como geralmente o procedimento não é muito doloroso, nenhum anestésico é administrado. No entanto, se você for especialmente sensível à dor, seu médico pode administrar um anestésico tópico para ajudá-lo a sentir-se confortável e relaxado durante o procedimento.

» Contração Muscular

Antes de dar as injeções, o médico solicitará que seus músculos faciais sejam contraídos na área de tratamento desejada a fim de determinar os locais precisos das injeções. Em geral, todo o procedimento demora aproximadamente de dez a quinze minutos, mas pode variar dependendo do número de áreas de tratamento desejadas.

» Injeções

Usando uma agulha ultrafina, o médico injetará pequenas quantidades de Botox® Cosmético nos músculos faciais ao longo das áreas de tratamento. Caso um anestésico não tenha sido administrado, é possível que uma leve sensação de ardência ou queimação seja sentida durante o procedimento. Além de fatores como envelhecimento, exposição ao sol e hereditariedade, uma das principais causas de linhas e rugas faciais é a contração muscular repetitiva. Os nervos liberam neurotransmissores, que são substâncias químicas que enviam sinais, ou impulsos para outros nervos, músculos, ou para o cérebro. Os impulsos nervosos desencadeiam as contrações musculares, ou movimentos. Quando injetada nos músculos faciais, a toxina das injeções de BOTOX® Cosmético bloqueia a transmissão desses impulsos nervosos, que paralisa temporariamente os músculos e impede que sejam contraídos.

»Como Funciona o BOTOX®

Em condições normais, um neurotransmissor conhecido como acetilcolina é liberado pela célula nervosa. As vesículas de acetilcolina devem ser capazes de se aglutinarem à membrana nervosa a fim de liberar a acetilcolina e transmitir um sinal para o músculo. Uma vez liberada, a acetilcolina desencadeia a contração muscular. Como é de conhecimento, essa contração muscular repetida faz com que linhas faciais e rugas se formem. Uma vez que o BOTOX® Cosmético seja injetado na área do tratamento, a toxina penetra no nervo e divide uma proteína especial junto com a membrana nervosa que é necessária para que a acetilcolina aglutine corretamente. Consequentemente, a acetilcolina não consegue aglutinar à membrana nervosa e não é liberada. Sem a liberação do neurotransmissor, acetilcolina, os músculos faciais não conseguem contrair e ficam temporariamente paralisados, dando ao rosto uma aparência suave, menos enrugada.

» Recuperação

Por via de regra, é possível retomar as atividades normais imediatamente após o procedimento. Você pode observar alguma vermelhidão, inchaço secundário ou hematomas, ou dormência nos locais da injeção. Caso injeções na região da testa tenham sido administradas, é possível sentir também dor de cabeça após o tratamento. No entanto, esses e outros sintomas são geralmente secundários e devem desaparecer em poucos dias após o procedimento.

» Resultados

Muito provavelmente os resultados começarão a ser percebidos em alguns dias após o procedimento. Como os músculos na área do tratamento não conseguem contrair, o aparecimento de rugas e linhas faciais diminuirá. Os resultados de um procedimento único duram cerca de três a quatro meses; após esse período é possível receber injeções subsequentes a fim de manter os resultados desejados. Embora os resultados sejam temporários, o BOTOX® Cosmético pode, de forma segura e eficaz, ajudar a restabelecer a aparência suave e mais jovem que você deseja.

Esclareça suas dúvidas!


Instagram Plástica do sonho

Selo Google
Selo Instagram
Selo Elogieaki
Selo Facebook
Selo Top quality
 
MARQUE SUA CONSULTA POR WHATSAPP




Quer receber informações confiáveis sobre cirurgia plástica?

Faça como milhares de mulheres, cadastre-se agora e receba dicas de médicos especialistas!