Bem-vinda à DREAM PLASTIC
Clínica referência em Cirurgia Plástica Especializada SP
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...


Tempo de leitura: 2 minutos
No processo de cicatrização de um ferimento, o organismo produz o colágeno para criar uma nova camada de pele. O queloide surge justamente pela produção exagerada deste colágeno, formando uma cicatriz em alto relevo e que não para de crescer.
Pode surgir em qualquer parte externa do corpo, basta ter algum ferimento já cicatrizado, como: acnes, queimaduras, furos nas orelhas, piercings, tatuagens, cortes cirúrgicos, entre outros. Ao contrário das cicatrizes, os queloides não ficam com a aparência melhor ao longo do tempo. Pelo contrário, escurecem, aumentam e chegam até a ultrapassar os limites da ferida original.
Queloides surgem, principalmente, devido à genética da pessoa. Além disso, são bastante comuns em jovens, negros, asiáticos e hispânicos.
O queloide pode doer e até se tornar muito incômodo, ainda mais estando em locais com articulação.
Ainda não foi encontrada uma solução para eliminar definitivamente o queloide do organismo. Entretanto, a paciente pode recorre à cirurgia plástica para retirar um queloide já formado ou prevenir que nasça um em alguma ferida.
Pode fazer sim, porém a paciente tem que informar ao médico na fase de pré-operatório sobre a tendência do seu organismo em criar queloide. Pois, desse modo, o cirurgião será capaz de adotar medidas preventivas para que esta má cicatrização não se desenvolva no corte cirúrgico. Algumas medidas preventivas são: o uso da fita de silicone para cicatriz, pomada para queloide ou a compressão local com bandanas elásticas.
A fita de silicone para cicatriz serve para impedir a produção excessiva de colágeno. Outra vantagem de usar essas fitas é que elas são enriquecidas com óleo mineral, isso mantém a cicatriz hidratada e evita coceira.
É um anti-inflamatório utilizado para aliviar a coceira, a dor e o desconforto. Entretanto essa opção não remove o queloide, apenas diminuí o seu tamanho.
A betaterapia é um procedimento indicado pelos médicos para pacientes que passaram pela cirurgia de remoção do queloide. O tratamento consiste em 10 aplicações feitas com um aparelho que lança radiação beta nas células responsáveis pelo colágeno. Esse método ajuda a tirar o queloide definitivamente de uma região.
MARQUE SUA CONSULTA POR WHATSAPP

Novidades no Instagram

Receba Nossa Newsletter – #ficadica Dream Plastic

Fique por dentro de todas as novidades sobre Cirurgia Plástica, cuidados com sua beleza e os assuntos que mais bombaram nas redes sociais









Diretor Técnico Dr. Flavio Garcia – CRM-SP 104.850