Dermolipectomia Abdominoplastia| Dúvidas Frequentes Dream Plastic

Abdominoplastia ou Dermolipectomia


Início » FAQ (Perguntas Frequentes) » Abdominoplastia ou Dermolipectomia
Tempo de leitura: 1 minuto

Qual o objetivo principal da dermolipectomia?

Uma dermolipectomia ou abdominoplastia, como também é chamada, tem como objetivo eliminar flacidez e gordura localizada na região abdominal. No procedimento, o cirurgião plástico fará a sutura dos músculos abdominais para conceder mais firmeza e conceder uma aparência de barriga chapada.

A abdominoplastia emagrece?

É importante ressaltar que a abdominoplastia não é um tratamento para a obesidade. Esta cirurgia plástica é indicada para corrigir excesso de flacidez e gordura localizados na região abdominal. Por consequência há uma redução no peso corporal, mas varia de acordo com o volume do abdômen de cada paciente.

Qual a diferença entre a minidermolipectomia e a dermolipectomia clássica?

O processo entre a mini abdominoplastia e a versão clássica é praticamente o mesmo, o que muda é o perfil da paciente. A minidermolipectomia é recomendada para mulheres com um grau pequeno de flacidez e pouca sobra de pele no abdômen.

O que é dermolipectomia crural?

A dermolipectomia crural ou cruroplastia e ainda lifting de coxas, como também é conhecida, é a cirurgia feita para retirar o excedente de pele e gordura das coxas.

Quanto custa uma cirurgia plástica dermolipectomia?

O valor da abdominoplastia só pode ser informado após você passar em consulta presencial com o cirurgião plástico especializado.

Mas se você tem curiosidade e gostaria de saber apenas uma média de valores da cirurgia de abdominoplastia, clique aqui!.

Há riscos na cirurgia de abdominoplastia?

Raramente a cirurgia de dermolipectomia oferece complicações sérias, desde que realizada dentro de critérios técnicos. Isto se deve ao fato de se preparar convenientemente cada paciente para o ato operatório, além de ponderarmos sobre a conveniência de associação desta cirurgia com outras. O perigo não é maior nem menor que uma viagem de avião ou de automóvel, ou mesmo o simples atravessar de uma rua.

Quanto tempo dura uma cirurgia de abdominoplastia?

Em média dura entre 2 e 5 horas. O tempo desta cirurgia plástica varia de acordo com a extensão de tecido removido e até a inclusão de procedimentos abdominais, como a lipoaspiração.

É utilizado dreno na cirurgia plástica dermolipectomia?

Sim. O dreno de uma abdominoplastia permanece por 3 a 10 dias, dependendo da quantidade de secreção drenada.

Qual a anestesia utilizada na dermolipectomia abdominal?

Pode ser usada a geral, que é mais invasiva e tem maior tempo de recuperação, ou a peridural com sedação, que permite uma recuperação mais tranquila e ainda contribui na prevenção de tromboses.

É verdade que será feito um umbigo novo?

Não. O seu próprio umbigo é reinserido e, se necessário, remodelado. Deve-se levar em conta que existirá uma cicatriz ao redor do umbigo. Ou seja, o local vai passar por um processo de cicatrização e, assim como qualquer evolução cicatricial de certas pacientes, a aparência pode não ser a desejada. Mas isso é passível de correção, mediante a um "retoque" com anestesia local, após alguns meses.

A abdominoplastia deixa cicatriz muito visível?

A cicatriz resultante de uma abdominoplastia localiza-se horizontalmente logo acima da implantação dos pelos pubianos, prolongando-se lateralmente em maior ou menor extensão, dependendo do volume do abdômen a ser corrigido. Esta cicatriz é planejada para ficar escondida sob as roupas de banho.

A Cirurgia Dermolipectomia Abdominal corrige o excesso de gordura na região do estômago?

Nem sempre. Isto depende do seu tipo de tronco (conjunto tórax + abdome). Se ele for do tipo curto, dificilmente será corrigido. Sendo do tipo longo, o resultado será mais favorável. Também tem grande importância, sob este aspecto, a espessura do panículo adiposo (espessura da gordura) que reveste o corpo. Às vezes é necessário associar a lipoaspiração com a abdominoplastia, para retirada de gordura e modelagem do abdômen.

Quando são retirados os pontos da cirurgia plástica abdominoplastia?

Em torno do 7° ao 15° dia.

Quando poderei tomar banho completo?

Geralmente após 2 dias ou depois da retirada do dreno.

O pós-operatório da Dermolipectomia Abdominal é muito doloroso?

Uma dermolipectomia de evolução normal não deve apresentar dor. O que existe é um grande equívoco por parte de certas pacientes, que são operadas simultaneamente de cirurgias ginecológicas associadas à dermolipectomia e relatam por isso, dores pós-operatórias. Nem todos os cirurgiões costumam recomendar esta associação de cirurgias.

Depois de quanto tempo da minha abdominoplastia posso voltar a trabalhar?

Numa evolução normal, seguindo as indicações do cirurgião plástico, cerca de 20 dias depois de operada já é possível voltar ao trabalho. Mas você pode levar de 6 a 8 semanas para voltar à rotina normal.

Poderei ter filhos futuramente após a cirurgia abdominoplastia? O resultado será prejudicado?

Em relação à gravidez, o seu médico ginecologista que dirá sobre ter ou não uma nova gravidez. Quanto ao resultado, poderá ser preservado, desde que na nova gestação seu peso seja bem controlado.
Por isso, sempre aconselhamos que as pacientes façam a dermolipectomia abdominal quando decidirem não ter mais filhos, assim elas evitam o risco de perderem o resultado da cirurgia.

Quando verei o resultado da minha abdominoplastia?

Em algumas pacientes, ocorre certa ansiedade nesta fase, decorrente do aspecto transitório (edema, insensibilidade, transição cicatricial, etc.). Isto é passageiro e, geralmente, reflete o desejo de se atingir o resultado final o quanto antes. Lembre-se que nenhum resultado de cirurgia do abdômen deverá ser considerado como definitivo antes dos 6 aos 12 meses.

Quais as recomendações para a cirurgia de dermolipectomia abdominal?


Recomendações pré-operatórias:
1. Comunicar-se conosco até dois dias antes da operação, em caso de gripe ou indisposição.
2. Internar-se no hospital indicado, obedecendo ao horário previamente marcado.
3. Evitar bebidas alcoólicas ou refeições fartas na véspera da cirurgia.
4. Evitar todo e qualquer medicamento para emagrecer de que eventualmente esteja fazendo uso, por um período de 14 dias antes do ato cirúrgico. Isto inclui também os diuréticos.
5. Evitar fumar por, ao menos, 15 dias antes da cirurgia.
6. Manter jejum de 8 horas antes da hora marcada da cirurgia.
7. Evitar todo e qualquer medicamento à base de ácido acetil-salicílico (AAS, Aspirina, Melhoral, Bufferin, Doril, etc) ou qualquer medicação com efeito anticoagulante, pelo menos 15 dias antes da cirurgia.

Recomendações pós-operatórias:
1. Evitar esforços por 30 dias
2. Evitar molhar o curativo durante a primeira fase (2 dias).
3. Não se expor ao sol ou friagem, por um período mínimo de 8 semanas
4. Evitar todo e qualquer medicamento à base de ácido acetil-salicílico (AAS, Aspirina, Melhoral, Bufferin, Doril, etc) ou qualquer medicação com efeito anticoagulante pelo menos 15 dias antes da cirurgia.
5. Alimentação normal (salvo em casos especiais).
6. Usar a cinta elástica por 1 mês e meio.
FAQ publicado em 07 de Outubro de 2015. Atualizado em 22 de agosto de 2017.
 

Abdominoplastia ou Dermolipectomia


Regulamentação e Parcerias


Responsável Técnico: Dr. Flávio Garcia, CRM-SP 104.850
Rua Vergueiro, 2949 – 14º andar – Vila Mariana

Dream Plastic® 2017 – Todos os direitos reservados – Clínica de Cirurgia Plástica em São Paulo
Ligue Chat Blog