
Silicone: ainda mais seguro!
Você sabia que as primeiras próteses de silicone foram desenvolvidas ainda na década de 60 com uma camada de revestimento liso e silicone líquido em seu interior ? Naquela época, apesar de serem um sucesso, os resultados obtidos com as intervenções cirúrgicas eram pouco naturais, além de apresentarem um grande risco de rompimento, o que inviabilizava um silicone seguro para muitas mulheres.
Felizmente, com os avanços tecnológicos e a evolução da Medicina, as próteses de silicone atuais pouco se assemelham às vistas 50 anos atrás. Mas você sabe o que mudou para tornar silicone seguro?
Silicone seguro: mudanças no material
Diferente das próteses anteriores, as próteses atuais possuem mais tecnologias e são preenchidas com silicone coesivo, mais macio – tanto internamente quanto externamente, o que melhora o aspecto natural das regiões onde é aplicado.
Além disso, as cápsulas também evoluíram e se tornaram mais compatíveis às necessidades de cada paciente e local do implante, como coxas, nádegas, seios, abdômen e panturrilha, por exemplo.
Outra importante mudança diz respeito ao revestimento que protege o gel siliconado, que agora é texturizado, garantindo maior aderência aos tecidos internos — glândulas, gordura e músculos – evitando o deslocamento e inibindo o endurecimento ou encapsulamento do material, que inviabiliza a cirurgia e pode ter causar sérias complicações e dores.
Possíveis complicações
Ainda assim, é preciso ter em mente que o corpo humano reconhece e procura se defender contra objetos estranhos. Este processo de defesa natural cria ao redor da prótese uma cápsula orgânica, afim de isolá-la do restante do organismo.
Por isso, é comum que a cápsula endureça com o tempo, que pode ser de 1, 5, 10 ou até 20 anos, após a implantação da prótese, tornando necessária a retirada do objeto.
No entanto, não se assuste pois a taxa de rejeição precoce entre as próteses de primeira linha, aprovadas pela Anvisa, é de cerca de 0,5%. Além disso, algumas fabricantes oferecem garantia vitalícia, o que não significa que as próteses jamais precisarão ser trocadas, mas que esta troca possui garantia, isentando a paciente de qualquer gasto na aquisição de uma nova.
Silicone seguro e sem medo
É importante que você encontre um cirurgião plástico especializado em próteses de silicone, que te ajudará a entender sua necessidade e discutirá com você a técnica cirúrgica a ser usada e o volume da prótese. Assim você realiza a cirurgia plástica sem arrependimentos e aproveita todos os benefícios que ela pode te oferecer.
Por fim, para que o resultado final seja o melhor possível, siga as orientações médicas não dirija durante os primeiros 15 dias, nem levante os braços, carregue peso ou pratique exercícios físicos nos primeiros 2 meses.
Gostou do conteúdo e quer saber qual prótese de silicone mais indica para você. Acesse a Dream Plastic agende um horário com nossos profissionais.