Redução X Amamentação


Mamas caídas são causa de desconforto estético, físico e até mesmo psicológico para muitas mulheres. A correção cirúrgica indicada para esses casos é a mastopexia, mas caso haja excesso de volume mamário, a redução de mama (mamoplastia redutora) também pode ser recomendada.

artigo_redução_x_amamentacaoO momento ideal para a realização da cirurgia se dá na estabilização do tamanho das mamas. Adolescentes devem aguardar até o final da formação corporal e, mulheres com frequentes alterações de peso, devem mantê-lo estável para evitar o efeito sanfona.

Embora grande parte dos casos de flacidez nas mamas resulte da gestação e amamentação, é possível que mulheres apresentem mamas caídas sem ter passado por esse processo. Logo, uma dúvida que comumente surge nos consultórios é quanto aos riscos que a redução ou levantamento das mamas trazem à amamentação.

Antes de responder essa pergunta, porém, é preciso compreender no que consiste a cirurgia: dependendo do grau de ptose mamária e do volume dos seios, remove-se determinada quantidade de excesso de pele, de gordura e de glândulas mamárias, responsáveis pela produção de leite. A incisão também varia conforme a condição da paciente.

Casos mais graves exigem remoção de mais gordura e glândulas mamárias que a média. Assim, a futura produção de leite poderá ser comprometida. Não na qualidade, mas na quantidade. Além disso, é preciso aguardar a plena recuperação dos ductos, canais de transporte de leite até os mamilos.

Uma vez que a amamentação frequentemente resulta em flacidez de pele dos seios, o ideal é que a redução de mama – ou a mastopexia, se a mama não for tão grande – seja realizada somente quando a paciente decidir que não irá mais engravidar nem amamentar. Além do tempo de amamentação, a quantidade de gestações e as alterações de peso também podem contribuir para a flacidez de pele e queda das mamas.

Vale lembrar que o leite materno é o principal alimento do bebê, pelo menos, nos primeiros seis meses de vida. Por isso, não se deve suspender a amamentação com a intenção de evitar mudanças estéticas.

 

Pergunta Redução X Amamentação

 


Instagram Plástica do sonho

Selo Google
Selo Instagram
Selo Elogieaki
Selo Facebook
Selo Top quality
 
MARQUE SUA CONSULTA POR WHATSAPP





Quer receber informações confiáveis sobre cirurgia plástica?

Faça como milhares de mulheres, cadastre-se agora e receba dicas de médicos especialistas!