Bem-vinda à DREAM PLASTIC
Clínica referência em Cirurgia Plástica Especializada SP
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...


Tempo de leitura: 3 minutos


Baixe seu e-book gratuito!

Saiba quando uma mamoplastia é estética ou reparadora

Seguindo a tendência dos padrões de beleza admirados hoje em dia, muitas mulheres optam pelo implante de próteses de silicone, no intuito de aumentar o tamanho das mamas e consequentemente melhorar o aspecto das mesmas. Porém, na contramão dessa máxima existe outra porção de mulheres que por necessidade estética ou para evitar efeitos negativos em sua saúde são recomendadas a realizar a chamada mamoplastia redutora, ou simplesmente, redução das mamas.

De fato, o peso excessivo das mamas pode ocasionar desde dores nas costas e nos ombros, até o aparecimento de desvios na coluna, quando mantido por muitos anos. É justamente para evitar tais consequências que esse tipo de cirurgia é indicado. No entanto, vale ressaltar que o diagnóstico que apresenta a necessidade do procedimento cirúrgico, como forma de evitar problemas à saúde, mais especificamente na coluna, só pode ser concedido por um médico ortopedista e não pelo cirurgião plástico que eventualmente realizará a cirurgia em questão.

Apresentada como a solução para os problemas mencionados, a cirurgia para redução das mamas consiste em uma técnica chamada de mastopexia, é ela que permitirá a remoção do excesso de tecido mamário. A cicatriz de tal procedimento ficará ao redor da aréola e das mamas, com um aspecto conhecido como âncora ou “T invertido”.

Todavia, o mais importante a ser explicitado sobre tal procedimento cirúrgico são os cuidados necessários ao pré e pós-operatório. É imprescindível, antes de tudo, que a paciente exerça o seu direito estabelecido por lei, mais precisamente baseado na resolução n° 1802/2006, que consiste na consulta prévia com um anestesista para uma análise que indicará a possibilidade de tal procedimento ser realizado ou não, além disso, alguns exames são solicitados como: eletrocardiograma e exames de sangue (avaliação de itens como anemia, coagulação e função renal).

Sendo assim, a ocasião desta primeira consulta médica é oportuna para que o paciente relate o seu histórico familiar e principalmente o seu histórico pessoal, no que diz respeito ao consumo de medicamentos para emagrecer ou controlados de tarja preta; uso de drogas ilícitas ou vícios como cigarro e álcool. Desta forma, qualquer medicamento prejudicial ao processo anestésico é imediatamente suspenso ou substituído.

Pois bem, uma vez realizada a cirurgia, os cuidados pós-operatórios são essenciais para a plena recuperação da paciente. Apesar de a cicatrização estar sujeita a características individuais da pele, algumas recomendações médicas devem ser rigorosamente seguidas como a não exposição ao sol e a não realização de movimentos bruscos ou exercícios pesados que possam danificar os pontos cirúrgicos, assim a paciente evitará processos infecciosos e até a necrose (morte do tecido) do local da cirurgia.

É altamente indicado que a pessoa submetida a esse tipo de cirurgia tenha repouso absoluto, de preferência com a ajuda de algum familiar ou amigo de prontidão, já que até as tarefas mais simples como cozinhar ou cuidar dos filhos oferecem riscos a uma recuperação saudável. Por isso, coincidir a época da mesma com o período de disponibilidade de quem irá zelar pela recuperação da paciente é extremamente importante.

Diante de tudo isso, a indicação para a realização da cirurgia de redução de mamas deve ser iniciada a partir do desejo da paciente, seja por motivos estéticos ou pela prevenção de impactos negativos à saúde (no segundo caso, sempre com a recomendação de um médico).

Em suma, se todas as recomendações médicas forem devidamente respeitadas, o resultado final será extremamente gratificante, colaborando não apenas com a saúde e o bem-estar da mulher, mas também com a sua auto estima e qualidade de vida.

Baixe seu e-book gratuito!

MARQUE SUA CONSULTA POR WHATSAPP

Facebook Dreamplastic

Instagram Dreamplastic

Receba Nossa Newsletter – #ficadica Dream Plastic

Fique por dentro de todas as novidades sobre Cirurgia Plástica, cuidados com sua beleza e os assuntos que mais bombaram nas redes sociais




Diretor Técnico Dr. Flavio Garcia – CRM-SP 104.850