Rugas: prevenir ou remediar? | Descubra - Dream Plastic

Rugas: prevenir ou remediar?

15 de setembro de 2010

Engana-se quem imagina que as rugas são exclusivamente decorrentes do processo natural de envelhecimento da pele. Fatores ambientais, estilo de vida, tabagismo, qualidade do sono, exposição aos raios solares e alterações dos níveis de estrogênio também contribuem para o aparecimento das indesejadas marcas de expressão.

artigoAs rugas são classificadas como estáticas ou dinâmicas. As dinâmicas são as que aparecem somente quando as expressões faciais estão em movimento, como quando sorrimos ou franzimos a testa, por exemplo. Já as estáticas são as marcas definitivas e independentes do movimento muscular.

Então será que as rugas dinâmicas podem se transformar em estáticas? Sim, as contrações musculares repetidas ao longo dos anos determinam a formação das rugas estáticas. Ou seja, é possível ter uma prévia de como será seu rosto no futuro apenas fazendo caras e bocas na frente do espelho!

A pele é constituída por 3 camadas: epiderme, derme e hipoderme. Os vincos, sulcos e rugas surgem devido à atrofia das camadas celulares da epiderme e à alteração de 3 importantes componentes da derme: colágeno, elastina e ácido hialurônico. Mais especificamente:

Colágeno: responsável pela estrutura da pele.

– Elastina: responsável pela elasticidade da pele.

– Ácido hialurônico : atrai a água, dando volume e hidratação.

 

Com a perda desses elementos naturais, a pele se torna incapaz de manter a estrutura e a elasticidade. Nas mulheres, em específico, esse efeito poderá ser acentuado 5 anos após a menopausa, quando o colágeno diminui cerca de 30%.

A melhor maneira preventiva para o surgimento das rugas é a manutenção de um hábito de vida saudável que inclua uma boa alimentação – grãos, frutas e vegetais frescos –, a prática diária de atividade física, a redução do estresse, abandonar o tabagismo, evitar a exposição solar crônica e adicionar antioxidantes à sua dieta, como as vitaminas A e C, o licopeno, o chá verde e a coenzima Q10. E o mais importante: beber água todos os dias, em grande quantidade.

E quem já tem rugas?

Calma! Se você já tem marcas que a incomodam, existem vários tratamentos que podem corrigir o problema. Eles são divididos de acordo com o tipo de ruga a ser tratada.

Rugas dinâmicas

 

Dermoabrasão / Peeling de Cristal

A dermabrasão é útil na remoção de marcas mais superficiais, como rugas finas e cicatrizes de acne. Usualmente é utilizada uma lixa que remove as camadas mais superficiais da pele ou, no caso do peeling de cristal, é utilizado um jato de pequeninos cristais, que têm a função de “polir” a pele. O retorno à vida cotidiana é imediato e as reações são mais leves. Porém, são necessárias várias sessões.

Toxina Botulínica

Quando aplicada em pequenas doses, a injeção de toxina botulínica na pele promove a ação de relaxamento muscular ao redor das rugas. Ela bloqueia a liberação de acetilcolina (neurotransmissor responsável por levar as mensagens elétricas do cérebro aos músculos) e, como resultado, o músculo não recebe a mensagem para contrair. O procedimento é feito em uma única sessão e os resultados podem ser percebidos em cerca de 10 dias, não necessitando de afastamento. O tratamento contínuo com a toxina botulínica evita que rugas dinâmicas se tornem estáticas, sendo que o tempo médio para uma reaplicação varia de 5 a 6 meses.

Rugas estáticas

 

Peeling químico

No peeling químico, são utilizadas substâncias químicas que promovem a descamação da pele. Conforme o princípio ativo utilizado, são possíveis 3 graus de profundidade: superficiais, médios e profundos.

Os tipos de peelings vão variar conforme o tipo de pele, oleosidade, resultados esperados, grau de envelhecimento, fototipo, dentre outros.

Os produtos mais comumente usados nos peelings químicos são o ácido retinoico, ácido glicólico, o ácido tricloroacético, o ácido fenol e o ácido mandélico, retirado das amêndoas amargas e indicado para peles mais oleosas e acneicas.

Implantes ou Bioplastia

bioplastia é uma técnica de preenchimento na qual a substância injetada estimula a produção de colágeno, preenchendo sulcos nasogenianos, bigode chinês e rugas.

Os materiais usados podem ser absorvíveis, como o ácido hialurônico (os resultados duram até 8 meses) e o ácido polilático (pode durar até 3 anos) e não-absorvíveis (cujos resultados são definitivos) que utilizam principalmente o polimetilmetacrilato (PMMA). Entretanto, atualmente, não há um consenso entre os médicos quanto ao uso e segurança do PMMA, não sendo recomendado na maioria dos casos.

Cirurgia Plástica

A principal técnica é o lifting facial (ritidoplastia) que pode ser associada à blefaroplastia, destinada a remover a pele enrugada e flácida das pálpebras superiores e/ou inferiores. Sem dúvida, dentre todas as técnicas, é a que apresenta melhor resultado em rugas médias e profundas, juntamente com o peeling de fenol.

Lembre-se que, como toda cirurgia, essas técnicas apresentam algum tipo de risco e devem ser realizadas apenas por profissionais especializados.

Embora algumas mulheres defendam o envelhecimento natural, as que desejam retardar as ações do tempo têm à sua disposição inúmeras opções, desde preventivas até terapêuticas. Um profissional médico poderá orientá-la sobre o método mais adequado ao seu caso.

Pergunta Rugas prevenir ou remediar

 

 

 

Avalie este post

Rugas: prevenir ou remediar? Atualizado em: julho 5th, 2017 por Dreamplastic



Deixe um comentário

Notificar-me de
maria vilma

ADIANTA USAR CREMES

maria vilma

queria saber se tem uma unidade em guarulhos,tratamento sem corte para rugas

wpDiscuz
Responsável Técnico: Dr. Flávio Garcia, CRM-SP 104.850
Rua Vergueiro, 2949 – 14º andar – Vila Mariana

Dream Plastic® 2017 – Todos os direitos reservados – Clínica de Cirurgia Plástica em São Paulo