Rejeição de prótese de silicone: sintomas para você detectar se houve uma contratura capsular

29 de setembro de 2017
Tempo de leitura: 6 minutos


Baixe seu e-book gratuito!

rejeição protese silicone sintomas

 

Pode acontecer a rejeição de prótese de silicone? Sintomas são importantes conhecê-los para você ficar atenta se há algum indício de uma contratura capsular.

Rejeição de prótese de silicone é uma preocupação comum para quem já fez uma cirurgia de mamoplastia. Ou até mesmo para aquelas que ainda vão fazer.

Isto porque ninguém quer colocar uma prótese e meses depois ter que passar pela cirurgia novamente. Não é mesmo?

Mas, infelizmente, há reações do organismo que nem os médicos e muito menos a paciente podem controlar. E a rejeição de prótese de silicone é uma dessas complicações.

Para te deixar mais tranquila e informada, preparamos um texto com as principais informações sobre rejeição de prótese de silicone e sintomas. Confira a seguir!

 

Por que acontece o encapsulamento de prótese de silicone?

 

encapsulamento de prótese de silicone

 

A rejeição da prótese de silicone ou contratura capsular é uma reação normal do organismo, que pode acontecer nas mulheres que colocaram silicone nos seios.

Quando o organismo detecta a presença de um corpo estranho, sua função é expulsar ou absorver este ser desconhecido.

No caso da prótese de silicone, o corpo desenvolve uma membrana fininha que funciona como um sistema de defesa. Essa película envolve o implante e o isola, a fim de proteger o organismo.

A membrana não causa danos à saúde, entretanto, o seio fica mais firme ao toque.

Bom, mas quando acontece a contratura capsular de prótese de silicone?

O encapsulamento de prótese de silicone acontece quando a membrana criada fica mais espessa. A cápsula começa a apertar a prótese e, com o passar do tempo, ele é cada vez mais comprimido.

Até que o material do silicone não aguenta a pressão e se rompe. Esse é um problema raro que qualquer pessoa pode ter.

A rejeição da prótese de silicone pelo organismo é marcada por essa contratura capsular do implante.

Portanto, você apenas deve se preocupar quando sentir incômodos constantes ou notar que uma mama está com o formato diferente da outra.

Esses sintomas de rejeição de prótese de silicone aparecem justamente porque a cápsula fibrosa está fazendo uma contração no implante. O que causa diferentes graus de endurecimento.

Mas mesmo nesses casos, não precisa haver desespero, pois o problema pode ser facilmente resolvido pelo cirurgião plástico.

 

Grau de Rejeição Prótese de Silicone

O encapsulamento de prótese de silicone pode ser classificado em diferentes graus:

  • Grau 1: a mama está normal, as mulheres não sentem incômodos e não há alterações estéticas.
  • Grau 2: ao apalpar a mama, a paciente sente levemente o implante. Mas não há alterações visíveis.
  • Grau 3: o implante pode ser sentido ao palpar a mama. Há assimetria em relação ao outro seio.
  • Grau 4: a mama fica endurecida, há assimetria grave e dor constante.

 

Quer conversar com mulheres que colocaram prótese de silicone nas mamas? Participe de um grupo exclusivo no Facebook! Conheça um pouco mais sobre as experiências daquelas que já fizeram uma mamoplastia de aumento na Clínica Dream Plastic, em São Paulo. Basta clicar no botão abaixo:

 

Eu quero participar do grupo de mulheres que já operaram!

 

Rejeição prótese silicone sintomas

 

 

Rejeição prótese silicone sintomas

 

Os cirurgiões plásticos consideram uma rejeição de prótese silicone a partir do terceiro Grau. Já que os sintomas são mais intensos, havendo deformidade da mama e até deslocamento da prótese de silicone.

Infelizmente, os médicos ainda não conseguiram identificar o motivo desta complicação. Não se sabe por que em algumas mulheres acontece logo no primeiro mês e em outras após muitos anos.

Atualmente, o que se sabe é que as chances de ocorrer rejeição de prótese silicone é de aproximadamente 0,5%. Claro, se a paciente optar por marcas que utilizam tecnologias avançadas.

 

Veja os sintomas de rejeição de prótese silicone para você ficar atenta:

Se você está preocupada com a rejeição prótese silicone, sintomas devem ser considerados. Confira os mais comuns:

  • Um dos seios com o formato diferente (assimetria)
  • Pequenos ondulamentos na superfície da prótese
  • Endurecimento da região
  • Fortes dores e mama inchada

Outro sintoma que marca a rejeição prótese silicone é a paciente sentir que a sua prótese está se contraindo dentro do seu próprio corpo.

 

Tratamento para rejeição de prótese mamária

 

 

rejeição de prótese mamária

 

O melhor tratamento para a rejeição de prótese mamária, quando há sintomas elevados, é a colocação de uma nova prótese de silicone.

Mas nem sempre o médico poderá colocar de imediato um novo implante na paciente. Pois, se houver inflamação na mama, a ação mais esperada é que o cirurgião trate a inflamação e aguarde até que o local se recupere (de 3 ou 6 meses).

Em outros casos, a capsulotomia é o procedimento mais recomendado. Pois, consiste em retirar a prótese de silicone, realizar incisões na cápsula para o seu relaxamento. Depois, o médico recoloca o mesmo implante de silicone ou opta por um novo.

Para reverter a contratura capsular no grau 1 e 2 os médicos podem optar pelo tratamento clínico com corticoide em comprimido ou injetável.

 

Exames para prótese de silicone

 

Se você tem prótese de silicone, você já sabe que anualmente alguns exames de rotina devem ser feitos. Por meio deles é possível identificar qualquer problema que possa estar ocorrendo com a sua prótese.

Por isso, não deixe de se cuidar. A prevenção é o melhor remédio!

Recomendamos os seguintes exames para prótese de silicone:

  • Ultrassonografia das mamas
  • Ressonância magnética
  • Mamografia com prótese de silicone

O material da prótese de silicone pode evitar uma contratura capsular?

 

protese de silicone pode causar alergia

 

Pode sim! O índice desse problema nas próteses mais modernas é baixo, surge em torno de 1% das pacientes que têm silicone.

No passado, o número de casos de rejeição prótese silicone era alto: basicamente 50% das cirurgias. Isto porque antes as próteses tinham a superfície lisa o que facilitava a contratura capsular.

Com a chegada dos implantes com a superfície texturizadas, o índice de rejeição caiu consideravelmente. Mas os avanços tecnológicos continuaram.

Surgiram os implantes com microtexturização, que permitem melhor aceitação pelo organismo, tendo um índice de rejeição menor que 1%.

 

Prótese de silicone pode causar alergia?

A alergia ao silicone é muito rara, praticamente não existe. Já que o material do implante é testado para verificar se causa algum dano ao corpo.

 

Como evitar a prótese de silicone encapsulada?

 

Escolher bem uma marca de prótese de silicone, sem dúvidas, é um grande passo para evitar a contratura capsular. Mas não é só isso!

Vale ressaltar que escolher um cirurgião plástico experiente é optar pela sua segurança. Pois, ele jamais vai trabalhar com um implante que não seja aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária e ofereça riscos para a sua paciente.

Se você já fez a cirurgia de mamoplastia de aumento, então não deixe de consultar o cirurgião plástico que realizou o procedimento cirúrgico. Solicite exames de rotina para acompanhar qualquer alteração no aspecto das suas mamas.

É importante que, antes de fazer seu implante de silicone nas mamas, você procure por um. Assim, você pode realizar o procedimento com um profissional completamente preparado.

Ter seios firmes, volumosos e perfeitamente simétricos é o sonho de muitas mulheres.

E, para aquelas que não nasceram com essa sorte toda, o implante de próteses de silicone dá conta do recado há mais de 50 anos.

 

Ficou com alguma dúvida? Converse com cirurgião plástico credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Entre em contato com a Dream Plastic e marque uma consulta de avaliação. Ligue para:

 

Marque Consulta Rejeição de prótese

 

Gostou do artigo sobre rejeição prótese silicone sintomas? Que tal ajudar mais pessoas com este conteúdo, clique no link e divulgue!

Compartilhe no Facebook

Baixe seu e-book gratuito!

 

Informações adicionais
Rejeição de prótese de silicone: sintomas para você detectar se houve uma contratura capsular
Nome do artigo
Rejeição de prótese de silicone: sintomas para você detectar se houve uma contratura capsular
Descrição
Conheça os sintomas de rejeição de prótese de silicone e saiba de uma vez por todas se a contratura capsular pode acontecer com você.
Publicado por
Empresa
Plástica do Sonho

Rejeição de prótese de silicone: sintomas para você detectar se houve uma contratura capsular Atualizado em: outubro 22nd, 2018 por Dreamplastic



 

Deixe um comentário...

  Subscribe  
Notificar-me de
Responsável Técnico: Dr. Flávio Garcia, CRM-SP 104.850
Rua Vergueiro, 2949 – 14º andar – Vila Mariana

Dream Plastic® 2017 – Todos os direitos reservados – Clínica de Cirurgia Plástica em São Paulo