O protetor solar facial é um produto fundamental, ainda mais em países tropicais, como o Brasil, pois a exposição solar é intensa em grande parte do ano. Ele protege a pele de doenças como o câncer e previne o envelhecimento precoce.
Mas, como exatamente ele funciona? Será que são todos iguais? Qual a diferença entre o protetor solar para o rosto e o do corpo?
Neste artigo, entenderemos como funciona e quais são as melhores indicações de protetor solar facial. Então venha conosco da Dream Plastic, clínica referência nos assuntos de cirurgia plástica e beleza.
O que é o protetor solar facial?
O protetor solar facial é um produto formulado especialmente para proteger a pele do rosto dos raios ultravioleta (UV), que podem causar danos, como queimaduras, manchas, rugas e, em casos mais graves, até câncer de pele.
Ao contrário dos protetores solares para o corpo, os produtos faciais são desenvolvidos com uma textura mais leve, adaptada para não obstruir os poros do rosto e evitar que surjam acnes e a oleosidade excessiva.
Além disso, é possível encontrar opções para todo o tipo de pele, como mista, oleosa e seca, e para todos os gostos, como opções com cor, em bastão e com textura fluida.
As proteções adequadas
No entanto, todos devem proteger contra os seguintes raios UV:
- UVA: os raios ultravioletas A, são os responsáveis pelo envelhecimento da pele e pelo surgimento de rugas e manchinhas. Esses raios possuem um comprimento de onda longo e penetram profundamente na pele, atingindo as camadas mais profundas da derme, provocando o fotoenvelhecimento. Além disso, ele libera radicais livres, que podem mudar o DNA e causar câncer de pele;
- UVB: os raios ultravioletas B causam queimaduras solares visíveis, também podendo ocasionar vermelhidão e bronzeamento. Seu pico de radiação é das 10h às 16h e podem influenciar no aparecimento do câncer de pele.
Outro ativo que pode estar na fórmula ou até mesmo ser usado antes de passar o protetor solar é a vitamina C. Para entender em mais detalhes, basta clicar no link.
Os principais benefícios do protetor solar facial
Os principais benefícios estão no seu ativo de prevenção de doenças como o câncer de pele e na proteção contra manchas e rugas.
Ele também ajuda a controlar a flacidez, por conta de seu ativo contra o envelhecimento precoce da pele.
Como funciona o protetor solar?
Existem dois tipos de protetor solar, o físico e o químico, e eles funcionam de maneira diferente. O primeiro cria uma barreira protetora sob a pele, que reflete os raios UVA e UVB, já o segundo possui moléculas em sua composição que absorvem os raios e os transformam em radiação de baixa energia.
O melhor protetor solar para o rosto segundo dermatologistas pode variar. Por exemplo, pessoas com pele sensível podem ter alergias a alguns componentes do protetor solar químico, enquanto pessoas com pele oleosa ou com manchas podem se beneficiar de ativos nas suas fórmulas.
Se você ainda não sabe qual é o seu tipo de pele, dê só uma olhada nesta matéria!
Protetor facial para pele oleosa
O melhor protetor solar para pele oleosa deve ser a base de água, e ter uma textura mais seca, fluida e leve. Além disso, também é indicado procurar pelos que contém ativos para que controlem a oleosidade, como niacinamida, vitamina C e E, e sejam oil-free.
Eles podem vir com as informações sobre “toque seco” e “matte”.
Protetor solar com cor: Como encontrar o ideal
O protetor solar com cor protege a pele contra os raios ultravioletas e ajudam a disfarçar imperfeições na pele e uniformizar seu tom. Com esse tipo de produto, é possível combinar a proteção contra o sol com a maquiagem, além de ele fornecer uma barreira física contra a luz solar visível.
A maioria dos protetores solares com cor ainda possuem em sua composição ativos de skincare, como vitaminas e ácidos.
Outras formas de protetor solar
Protetor solar em cápsulas
O protetor solar em cápsulas ajuda na proteção da pele, mas não bloqueia completamente os raios UVA e UVB. Seu principal objetivo é a proteção contra os radicais livres, que destroem as fibras de elastina e colágeno, causando o envelhecimento precoce.
Ele é muito indicado para pessoas com condições de pele, como vitiligo e câncer, ou com extrema sensibilidade ao sol e fototipos mais baixos.
Protetor em pó
O protetor solar em pó é uma boa opção para pessoas com pele oleosa. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados na hora de usá-lo. Seu fator de proteção é o mesmo do que em outras versões, mas ele foi feito para ser aplicado em pequenas quantidades, o que pode diminuir sua eficácia.
Apesar de conter os mesmos compostos, ele costuma perder um pouco sua efetividade. Muitas pessoas preferem essa versão por conta da textura mais seca.
Tenha uma pele saudável e bonita
Como vimos até aqui, o protetor solar facial é super importante, e deve ser usado todos os dias. E existe uma opção que se encaixa em cada tipo de pele e preferência pessoal.
Se ainda ficou com dúvidas ou gostaria de saber como melhorar algum aspecto do seu corpo, que tal marcar uma consulta com um profissional?
Agende uma consulta clicando na foto de um de nossos profissionais abaixo, o Dr. Elrio, Dr. Strumiello, Dr. Raphael e Dra. Daniele e receba uma avaliação completa.
Revisado por: Flávio Garcia | CRM: 104.850
