Peso Ideal x Efeito Sanfona


Esclareça suas dúvidas!

Um dos maiores problemas de quem está em busca do peso ideal, o efeito sanfona afeta milhares de pessoas de diversas partes do mundo. Ele ocorre, geralmente, após a dieta e consiste em emagrecer e engordar repetidas vezes o indivíduo, por isso o nome “efeito sanfona”. A boa notícia é que esse problema pode ser prevenido. Veja.

Qual é a relação entre o peso ideal e o efeito sanfona?

Quando uma pessoa faz um tipo de dieta para atingir o peso ideal, é comum que o organismo sofra um processo chamado de inanição. Isso significa que o corpo fica fraco por causa da falta de alguns tipos de alimentos. Sendo assim, o organismo começa a utilizar a gordura como fonte de energia para repor essa falta de alimento. Com isso, o metabolismo desacelera para poupar energia, reduzindo a perda de peso.

Assim que a dieta é abandonada e os antigos hábitos alimentares retornam, o organismo passa a estocar energia com mais rapidez, e assim, o ganho de peso ocorre de forma mais rápida.

Por isso, o medo de muitas pessoas que iniciam algum tipo de dieta é justamente sofrer esse efeito, engordando e emagrecendo repetidamente.

Consequências do efeito sanfona

Como muitas pessoas sabem, o nosso corpo se adapta facilmente a praticamente qualquer situação em que é exposto. Seja com exercícios físicos repetidos diários ou até mesmo com a alimentação. Mas, quando alguém inicia uma dieta e começa a perder peso de forma muito rápida, ele percebe que algo está errado e diminui a velocidade do metabolismo.

Alguns estudos mostram que o efeito sanfona acarreta diversos problemas de saúde. Dentre eles, a síndrome metabólica: obesidade abdominal, hipertensão, diabetes, etc. Ela é um sério fator de risco também para doenças cardiovasculares.

Conquiste o corpo ideal e dê adeus ao efeito sanfona

O primeiro passo para conquistar o peso ideal é não aderindo a dietas muito restritivas. Lembre-se que o mais indicado é consultar um profissional. Somente ele dirá os alimentos que você deverá ou não comer. Além disso, é muito importante beber muita água para manter o corpo sempre hidratado durante o dia inteiro.

Para eliminar o efeito sanfona, você não deve passar fome. Evite ficar longos períodos sem comer, pois isso desacelera o metabolismo, favorecendo o acúmulo de gordura.

A reeducação alimentar é primordial para a redução de peso, mas sozinha ela não fará efeito algum. Alie exercícios físicos diários para manter o metabolismo sempre ativo.

Seguindo esses passos, você dirá adeus ao efeito sanfona e conquistará o seu peso ideal! Vale lembrar que a perda de peso acarreta o acúmulo de pele flácida, e por isso, muitas mulheres recorrem aos procedimentos estéticos para dar forma às novas partes do corpo. Se esse é o seu caso, entre em contato conosco e conheça os procedimentos mais seguros!

Agende consulta Efeito sanfona

Esclareça suas dúvidas!


Instagram Plástica do sonho

Selo Google
Selo Instagram
Selo Elogieaki
Selo Facebook
Selo Top quality
 
MARQUE SUA CONSULTA POR WHATSAPP





Quer receber informações confiáveis sobre cirurgia plástica?

Faça como milhares de mulheres, cadastre-se agora e receba dicas de médicos especialistas!