
Peso Ideal x Efeito Sanfona
Um dos maiores problemas de quem está em busca do peso ideal, o efeito sanfona afeta milhares de pessoas de diversas partes do mundo. Ele ocorre, geralmente, após a dieta e consiste em emagrecer e engordar repetidas vezes o indivíduo, por isso o nome “efeito sanfona”. A boa notícia é que esse problema pode ser prevenido. Veja.
Qual é a relação entre o peso ideal e o efeito sanfona?
Quando uma pessoa faz um tipo de dieta para atingir o peso ideal, é comum que o organismo sofra um processo chamado de inanição. Isso significa que o corpo fica fraco por causa da falta de alguns tipos de alimentos. Sendo assim, o organismo começa a utilizar a gordura como fonte de energia para repor essa falta de alimento. Com isso, o metabolismo desacelera para poupar energia, reduzindo a perda de peso.
Assim que a dieta é abandonada e os antigos hábitos alimentares retornam, o organismo passa a estocar energia com mais rapidez, e assim, o ganho de peso ocorre de forma mais rápida.
Por isso, o medo de muitas pessoas que iniciam algum tipo de dieta é justamente sofrer esse efeito, engordando e emagrecendo repetidamente.
Consequências do efeito sanfona
Como muitas pessoas sabem, o nosso corpo se adapta facilmente a praticamente qualquer situação em que é exposto. Seja com exercícios físicos repetidos diários ou até mesmo com a alimentação. Mas, quando alguém inicia uma dieta e começa a perder peso de forma muito rápida, ele percebe que algo está errado e diminui a velocidade do metabolismo.
Alguns estudos mostram que o efeito sanfona acarreta diversos problemas de saúde. Dentre eles, a síndrome metabólica: obesidade abdominal, hipertensão, diabetes, etc. Ela é um sério fator de risco também para doenças cardiovasculares.
Conquiste o corpo ideal e dê adeus ao efeito sanfona
O primeiro passo para conquistar o peso ideal é não aderindo a dietas muito restritivas. Lembre-se que o mais indicado é consultar um profissional. Somente ele dirá os alimentos que você deverá ou não comer. Além disso, é muito importante beber muita água para manter o corpo sempre hidratado durante o dia inteiro.
Para eliminar o efeito sanfona, você não deve passar fome. Evite ficar longos períodos sem comer, pois isso desacelera o metabolismo, favorecendo o acúmulo de gordura.
A reeducação alimentar é primordial para a redução de peso, mas sozinha ela não fará efeito algum. Alie exercícios físicos diários para manter o metabolismo sempre ativo.
Seguindo esses passos, você dirá adeus ao efeito sanfona e conquistará o seu peso ideal! Vale lembrar que a perda de peso acarreta o acúmulo de pele flácida, e por isso, muitas mulheres recorrem aos procedimentos estéticos para dar forma às novas partes do corpo. Se esse é o seu caso, entre em contato conosco e conheça os procedimentos mais seguros!
