Primeiro Passo para Uma Vida Inteira de Novas Conquistas

Pequenas cirurgias: quais são e como fazer procedimentos de pequeno porte com segurança

Atualizado em 14/07/2023 14:28

As pequenas cirurgias são muito comuns, essas operações têm esse nome porque, normalmente, a lesão, tumor ou característica a ser corrigida é pequena.

A anestesia aplicada para o procedimento não afeta a consciência do paciente, então a pessoa consegue ter alta no mesmo dia em que passou pela cirurgia e continuar com a sua rotina normalmente.

As pequenas cirurgias mais feitas são a retirada de pintas, verrugas, lipomas e cistos sebáceos. O local da operação costuma ser clínicas de cirurgia plástica ou dermatológicas.

Não há necessidade de fazer a operação no hospital, basta que a paciente procure uma clínica que tenha o espaço e equipamento adequado para a realização de pequenas cirurgias.

Essa cirurgia pode ser feita em pessoas com diferentes idades e o pós-operatório, na maioria das vezes, ocorre tranquilamente, tendo o paciente apenas que seguir algumas recomendações como evitar a exposição solar durante um período para uma boa cicatrização. 

Quer saber mais sobre como acontecem as pequenas cirurgias? Siga conosco!

Esclareça suas dúvidas!

O que são pequenas cirurgias?

As pequenas cirurgias ou cirurgias de pequeno porte são aquelas em que o grau de mudança ou traumatismo ocasionado pelo cirurgião é pequeno, ou seja, são minimamente invasivas. Devido a isso, as chances de complicações são muito baixas e a recuperação é rápida.

Dois médicos fazendo uma pequena cirurgia nas costas de paciente com calça rosa
Saiba o que são pequenas cirurgias

Existem clínicas que fazem pequenas cirurgias no próprio ambulatório, pois algumas já oferecem o suporte necessário e equipamentos aprovados para esse tipo de procedimento.

Podem ser operadas pessoas de todas as idades, com diferentes diagnósticos como: verrugas na pele, tumores, acrocórdons (lipomas moles), pintas, entre outros.

A duração da pequena cirurgia normalmente leva poucos minutos. Nesses procedimentos, o cirurgião plástico ou dermatologista aplica uma anestesia local e realiza a operação.

Depois de concluída a cirurgia, o paciente pode ir para casa, pois já será capaz de realizar as suas atividades de rotina no mesmo dia. Apenas é recomendado que a pessoa siga algumas orientações pós-operatórias para uma melhor cicatrização do local.

Entre essas recomendações estão: evitar esforço físico na região da cirurgia e evitar exposição ao Sol. No caso de pacientes que saem com algumas suturas ou pontos, que ajudam a fechar o local operado, precisam, além de seguir essas recomendações, retornar à clínica depois de 7 a 14 dias para o médico remover os pontos.

Como é a anestesia para pequenas cirurgias?

A anestesia de pequenas cirurgias costuma ser a local, pois ela consegue atender os procedimentos que ocorrem em regiões específicas do corpo ou de pequena extensão. Essas anestesias não levam a perda de consciência do paciente, então, na maioria dos casos ele pode voltar para casa no mesmo dia da operação.

Mãos com luva aplicando anestesia para pequena cirurgia
Anestesia para pequenas cirurgias

A anestesia local para pequenas cirurgias normalmente é aplicada em poucos segundos e pode ser usada para a extração de lipomas, lesões e realização de procedimentos dentários. Associado a anestesia, algumas vezes podem ser utilizadas medicações calmantes para que o paciente fique tranquilo e não sinta dor.

Grávida pode fazer pequenas cirurgias?

As grávidas podem fazer pequenas cirurgias em qualquer período da gestação. O procedimento não afeta a formação do feto ou embrião e também não acelera o processo da gravidez, para um parto precoce. Entretanto, geralmente os médicos indicam a cirurgia apenas nos casos de urgência e emergência.

Grávida de camiseta de manga comprida azul de lado, segurando a barriga e sorrindo pensando em fazer pequenas cirurgias
Saiba se grávidas podem passar por pequenas cirurgias

Por mais que as grávidas possam realizar a operação, em especial porque ela é feita com anestesia local sem sedação, os médicos, por zelo, evitam fazer qualquer tipo de procedimento nelas, mesmo que seja pequeno. 

Isso para evitar que possíveis problemas que podem acontecer durante a gravidez, ainda que não tenham nenhuma relação com o pequeno procedimento realizado, não acarretem uma associação ou percepção equivocada nas pacientes.

Sendo assim, o médico só indica a cirurgia em situações de urgência ou emergência, que são os casos em que o problema precisa ser resolvido e o procedimento realizado imediatamente, por trazerem algum risco de vida para a paciente ou impacto na gravidez.

Quais são as pequenas cirurgias?

As pequenas cirurgias incluem procedimentos de:

  • Verrugas;
  • Cistos;
  • Pintas;
  • Lipomas;
  • Tumores de pele;
  • Tratamento de feridas;
  • Correção de cicatrizes.
Médica de óculos de proteção e luvas azuis fazendo uma pequena cirurgia na mão de paciente
Tipos de pequenas cirurgias

Todas elas podem ser feitas em clínicas, administradas por cirurgiões plásticos ou dermatologistas. Esses profissionais aplicam uma anestesia local, realizam a operação e depois o paciente já é liberado para casa.

Entre os casos existem situações em que a cirurgia é feita para retirar lesões benignas, mas ela também pode ser realizada para a extração de tumores malignos ou suspeitos. Nos quadros de malignidade, o material é coletado e levado para análise.

Fique atento às orientações pós-operatórias que o médico te passar, pois algumas atitudes, como evitar exposição solar durante dois meses, podem facilitar o processo de cicatrização.

Como é a pequena cirurgia para a retirada de pinta?

A pequena cirurgia para a retirada de pintas é feita normalmente em clínicas dermatológicas ou de cirurgia plástica. Para a sua realização o médico aplica uma anestesia local ao redor da pinta e, por meio de uma incisão em fuso com bisturi, remove totalmente a lesão, seja ela maligna ou benigna.

Médico fazendo o diagnóstico para pequena cirurgia para tirar pinta de mulher
Pequena cirurgia para tirar pintas

Nos casos em que a lesão é maligna, também é retirado um pedaço de pele ao seu redor, pois isso gera uma margem de segurança para a garantia de uma remoção total do material. Depois, a pinta extraída é levada para uma análise em biópsia.

Após a pequena cirurgia de remoção da pinta, o paciente pode voltar para casa no mesmo dia e realizar as suas atividades normalmente. É preciso apenas evitar a exposição solar e passar alguma pomada, caso o médico indique, para uma melhor cicatrização. 

Como é a pequena cirurgia para a retirada de verruga?

A pequena cirurgia para a retirada de verruga acontece, na maioria das vezes, em consultórios ou clínicas médicas, pois nesses locais já é possível contar com o suporte de materiais e estrutura necessários para a operação. Essa cirurgia é feita com a aplicação de uma anestesia local e depois a remoção da verruga.

Mão com luva azul fazendo uma pequena cirurgia para retirar verruga na mão
Pequena cirurgia para retirar verrugas

Para retirar a verruga, o médico faz uma incisão em fuso, que é um corte em formato de olho puxado, para a extração do tumor. A excisão é feita dessa maneira, pois com esse tipo de corte ocorre uma melhor cicatrização do local.

Depois da cirurgia, as verrugas malignas ou com suspeitas de estarem atreladas ao câncer, são levadas para uma análise em biópsia. Com os resultados, os médicos conseguem passar um diagnóstico correto para a pessoa e dar continuidade no tratamento.

Também no pós-cirúrgico da pequena cirurgia de verruga, o paciente é liberado e pode retornar à sua casa no mesmo dia.

Na maioria das vezes, não é necessário um tempo de repouso para a recuperação, tendo somente que seguir certas recomendações, como evitar esforço físico na região da cirurgia e não se expor ao Sol durante 2 meses para uma melhor cicatrização.

Como é a pequena cirurgia para a retirada de cistos sebáceos?

A pequena cirurgia para a retirada de cistos sebáceos é feita em um consultório médico sob anestesia local. Após a aplicação anestésica o cirurgião faz um corte de incisão com bisturi e o cisto é removido completamente, inclusive junto com a cápsula que fica em volta dele para não existir recidivas no crescimento.

Pequena cirurgia de cisto sebáceo
Pequena cirurgia para retirar cistos sebáceos

Os cistos sebáceos têm a aparência de um caroço e carregam no seu interior sebo, produzido por nossas glândulas sebáceas. Normalmente, eles não afetam a saúde de quem os possui, mas nos casos em que a pessoa sente dores, tem uma infecção, incômodo estético ou quando o cisto cresce muito rápido, a cirurgia é a melhor opção.

Além disso, a pequena cirurgia de cistos sebáceos é o único procedimento que faz com que eles não cresçam novamente, pois outras soluções como furar só fazem com que o problema piore, causando inflamações e abrindo margens para infecções. 

E mesmo com a saída momentânea do sebo ao estourar o cisto, ele tende a retornar, pois sua cápsula não é retirada nessas situações. Já com a pequena cirurgia de cisto sebáceo ela é extraída, solucionando o problema de forma definitiva..

Depois que a pequena cirurgia é concluída a pessoa pode voltar para casa, e a partir de então, apenas deve higienizar o local da cirurgia e evitar tomar sol para ter uma boa cicatrização.

Pequena cirurgia para o tratamento de feridas

A pequena cirurgia pode ser utilizada para o tratamento de feridas como:

  • Pequenas lesões traumáticas;
  • Queimaduras;
  • Abertura de pontos;
  • Abscessos (bolsas de pus);
  • Hematomas;
  • Necroses de pele.
Médica fazendo o curativo de uma pequena cirurgia para o tratamento de ferida no braço
Tratamento de feridas com a pequena cirurgia

Para a realização do procedimento, é aplicada uma anestesia no local e, a partir de uma incisão com bisturi, o cirurgião retira a lesão. Em seguida, para o fechamento do corte é feita uma sutura com pontos.

No pós-operatório é necessário higienizar o local e, entre 5 a 10 dias depois, o paciente deve retornar ao médico para retirar os pontos. Fora isso, para uma melhor cicatrização é recomendado evitar a exposição ao sol. 

Correção de pequenas cicatrizes

A pequena cirurgia pode ser uma alternativa para a correção de pequenas cicatrizes e queloides. No procedimento ocorre a aplicação de uma anestesia local e, então, é feita a retirada da lesão. Logo após a operação o paciente já pode ir para casa, podendo realizar suas atividades cotidianas normalmente.

Médica fazendo pequena cirurgia para correção de cicatriz no braço de paciente
Correção de cicatrizes com pequena cirurgia

Com o intuito de obter uma boa cicatrização, é importante que o operado não faça esforço físico no local da cirurgia, higienize a pele e evite tomar sol durante 2 meses.

A fim de ajudar ainda mais nesse processo pós-cirúrgico, é possível pedir para o médico prescrever uma pomada que contribua na obtenção de bons resultados da cicatriz.

Recomendações pré-operatórias da pequena cirurgia

As recomendações pré-operatórias da pequena cirurgia são:

  • Evitar o consumo de alimentos que atrapalhem o processo de cicatrização, como fast-food, chocolate, frituras e carnes gordurosas;
  • Comunicar antes da cirurgia, caso fique com gripe, febre, indisposição, ou tenha outras alterações no estado de saúde;
  • Manter-se hidratado.
Mulher olhando pela janela, sorrindo e bebendo um copo de água, pensando na facilidade do pré-operatório das pequenas cirurgias
Pré-operatório pequenas cirurgias

Ao seguir essas indicações, são menores as chances de complicações no pós-operatório, além de obter melhores resultados e uma boa cicatrização do local operado.

Recomendações pós-operatórias da pequena cirurgia

As principais recomendações pós-operatórias da pequena cirurgia são:

  • Evitar realizar esforço físico no local operado;
  • Proteger a cicatriz da exposição solar por um período de 2 meses;
  • Higienizar o local;
  • Caso esteja com pontos, retornar ao médico para retirá-los depois de aproximadamente 8 dias da operação;
  • Seguir todas as instruções do seu médico.
Homem de camiseta azul colocando remédio em um frasco azul em algodão
Pós-operatório pequenas cirurgias

Se todos os passos forem feitos da maneira correta, o pós-operatório ocorrerá bem e você ainda terá uma boa cicatrização do local, evitando possíveis inflamações ou o aparecimento de queloides no seu corpo.

Como é o processo de cicatrização das pequenas cirurgias?

O processo de cicatrização das pequenas cirurgias dependerá de várias condições, como os fatores genéticos do paciente, a idade da pessoa, histórico de cicatrizações, local do procedimento e se ele seguiu as instruções pré e pós-operatórias corretamente. Caso esses aspectos sejam favoráveis são altas as chances da cicatriz ficar com uma boa aparência.

Mulher de camisa branca com a mão na testa, segurando um guarda-chuva azul, para proteger a cicatrização de pequena cirurgia do sol
Evitar tomar Sol para a cicatrização

Outras orientações importantes para uma boa cicatrização são: evitar se expor ao sol por pelo menos dois meses depois da cirurgia, não fazer o consumo de comidas gordurosas e sempre realizar a higiene do local operado.

E aí, ficou curioso para saber como exatamente ficam as cicatrizes da pequena cirurgia? Então você precisa entrar no nosso grupo exclusivo no Facebook.

Lá, você encontra mais de 110 mil mulheres trocando experiências, fotos de resultados, recomendações, dicas e muito mais!

Para participar é bem fácil, basta clicar no banner abaixo e enviar a sua solicitação:

Pequenas Cirurgias

O que é ambulatório de pequenas cirurgias?

O ambulatório de pequenas cirurgias é onde as pessoas realizam procedimentos cirúrgicos que podem ser feitos com a aplicação de anestesia local e não há necessidade de internação. Na maioria das vezes, essas operações duram menos de uma hora e as pessoas podem retornar às suas atividades de rotina normalmente depois.

Ambulatório de pequenas cirurgias
Ambulatório de pequenas cirurgias

É importante saber que pequenas cirurgias também podem ser chamadas de cirurgias ambulatoriais, portanto ambas as denominações têm o mesmo significado.

Podemos observar isso com uma declaração do Conselho Federal de Medicina (CFM), onde ele indica que os procedimentos cirúrgicos ambulatoriais são aqueles que exigem curta permanência, sem ou com internação não superior a 24 horas, com uso de anestesia que permita rápida recuperação do paciente.

Quais são os prós e contras das pequenas cirurgias?

As pequenas cirurgias possuem aspectos favoráveis e não favoráveis para a sua realização. Veja quais são as vantagens das pequenas cirurgias:

  • Técnicas cirúrgicas minimamente invasivas;
  • Menores efeitos adversos como dor, náuseas e vômitos;
  • Redução do risco de infecção comparada a hospitalização;
  • Redução do tempo de permanência no hospital;
  • Recuperação rápida.
Médica lendo os prós e contras das pequenas cirurgias para paciente
Prós e contras das pequenas cirurgias

Além desses fatores, um artigo sobre o perfil das cirurgias ambulatoriais indica que nesse tipo de operação o paciente fica menos ansioso e os seus familiares conseguem manter uma maior tranquilidade, diferentemente de quando ocorrem as internações.

Desvantagens das pequenas cirurgias:

  • O paciente pode não cumprir as recomendações pós-operatórias;
  • O operado não têm assistência médica em casa;
  • Podem existir dificuldades de transporte do paciente ao hospital na manifestação de complicações.

Mesmo com essas desvantagens, os benefícios das pequenas cirurgias fazem com que a sua realização seja a melhor opção, caso necessário. E para contornar possíveis complicações, basta seguir corretamente as orientações médicas e se preparar para o pré e pós-operatório.

Dermatologista faz pequenas cirurgias?

Os dermatologistas fazem pequenas cirurgias que envolvam a pele ou aspectos cutâneos. Entre os procedimentos estão: extração de pintas, cistos sebáceos, lipomas e verrugas. A operação pode ser feita no próprio consultório do médico com a aplicação de anestesia local e o paciente normalmente retorna para casa no mesmo dia.

Dermatologista analisando o braço de paciente
Dermatologista

Além dos dermatologistas, os cirurgiões plásticos também podem realizar pequenas cirurgias. O benefício de passar com eles, é que os mesmos possuem uma técnica de sutura diferenciada com relação às outras especialidades médicas, garantindo uma cicatriz esteticamente melhor.

Onde fazer pequenas cirurgias em São Paulo?

A Dream Plastic é uma clínica de cirurgia plástica que realiza pequenas cirurgias em São Paulo. Nela, você pode contar com uma equipe de suporte para tirar suas dúvidas sobre os procedimentos, além de cirurgiões especializados que possuem um amplo histórico de resultados nas suas operações.

Recepção da clínica Dream Plastic, que faz pequenas cirurgias
Dream Plastic

Fora isso, na clínica você terá uma infraestrutura completa, aprovada pela Anvisa e apenas materiais de primeira linha, com garantia da sua procedência.

Esses aspectos são muito importantes, pois caso a cirurgia aconteça em um estabelecimento inseguro, o paciente corre riscos de pegar uma infecção, a qual pode se transformar em um abscesso ou necrose, agravando a situação.

Por isso, para fazer sua pequena cirurgia conte com um lugar onde você possa observar o histórico de resultados e ter a garantia de segurança no momento da operação.

Te convidamos para passar em uma consulta com um dos nossos médicos,  receber orientações sobre o seu quadro clínico e tirar todas as suas dúvidas, sem compromisso nenhum.

Clique no botão do WhatsApp e escolha o melhor horário para você. Venha nos conhecer!