1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...


Fumar prejudica a cicatrização após a cirurgia plástica


Esclareça suas dúvidas!

Dia do não fumar

Como se não bastasse prejudicar a saúde, o fumo pode comprometer o resultado de cirurgias plásticas. Entre todas as substâncias prejudiciais à saúde, a principal vilã é a nicotina. Responsável pela dependência química, ela provoca a contração dos vasos sanguíneos, o que dificulta a passagem e distribuição de sangue e de oxigênio para todo o organismo.

As sequelas mais conhecidas são a piora na cicatrização, deixando marcas mais escuras, e o aumento as chances de necrose, isto é, morte do tecido. Porém, o descolamento e enrugamento da pele também são possíveis consequências da presença de nicotina no sangue. Isso porque a sustentação dos tecidos pode estar prejudicada, mais uma vez, pela falta de irrigação de sangue e de oxigênio. Este último é essencial para a produção de colágeno.

Visando um pós-operatório satisfatório, algumas medidas antes da cirurgia devem ser tomadas. O fumo, por exemplo, deve ser suspenso pelo menos duas semanas antes da cirurgia. Quanto mais cedo, é claro, melhor, uma vez que a ausência de nicotina no sangue da paciente melhora as condições de cicatrização. O Termo de Consentimento Informado, documento que deve ser assinado pela paciente para que a cirurgia seja realizada, relata as possíveis complicações decorrentes do tabagismo. Caso a paciente descumpra os quesitos do Termo, o cirurgião pode optar pelo adiamento da operação até que as condições estejam adequadas.

Infelizmente, é comum que, em casos de possível adiamento da cirurgia, algumas pacientes omitam o fato de terem fumado recentemente para serem operadas. Elas acreditam que estão se livrando de procedimentos burocráticos, quando, na verdade, estão pondo em risco a estética da cicatriz. Este ato de negligência jamais deve ser incentivado!

Além da suspensão do fumo 15 dias antes da cirurgia, os primeiros 15 dias após a operação também devem ser livres de fumo.

 

Leia também:

 

Fumar pra quê?

Esclareça suas dúvidas!


 
MARQUE SUA CONSULTA POR WHATSAPP




Quer receber informações confiáveis sobre cirurgia plástica?

Faça como milhares de mulheres, cadastre-se agora e receba dicas de médicos especialistas!