Dream Plastic – Cirurgia Plástica SP

Fibrose

fibrose

Descubra tudo sobre a fibrose!

Esclareça suas dúvidas!

Você já ouviu falar da fibrose? Se você vem pesquisando sobre cirurgias plásticas com certeza já viu alguns casos de fibrose cicatricial pós-cirúrgica.

Mas, como evitar que isso aconteça?

Quando somos submetidos a cortes cirúrgicos, seja em uma lipoaspiração, abdominoplastia ou mamoplastia, o organismo não regenera aquele tecido original, ele desenvolve um outro tecido para substituí-lo.

Isso forma as conhecidas cicatrizes, da mesma maneira que acontece em qualquer tipo de lesão ou queimadura.

Se o paciente não faz um pós-operatório regrado, conforme as indicações médicas, fica mais disposto a formar fibrose, uma cicatriz interna que produziu muito colágeno e elastina, deixando a região endurecida e, algumas vezes, com nódulos na pele.

Esse resultado, embora não gere nenhum problema à saúde, causa encolhimento da pele, repuxamento, dor e outros desconfortos estéticos, principalmente no caso da fibrose na barriga. 

Para te ajudar nisso, nós da Dream Plastic, a clínica mais recomendada entre as mulheres, iremos te explicar tudo sobre o que é fibrose pós-cirúrgica, suas formas de tratamento e como você pode evitá-la.

Também iremos falar sobre a aderência em cirurgia, como a intestinal e na cesárea que, assim como a fibrose, é um tipo de cicatriz. 

Olha só!

O que é fibrose?
O que causa a fibrose?
Quais cirurgias plásticas possuem um maior risco de causar fibrose?
Quais são os sintomas da fibrose pós-cirúrgica?
Quais os principais tratamentos para fibrose?
A pomada para fibrose pós lipo funciona?
Quando aplicar injeção de corticoide para fibrose?
É bom usar bolsa de água quente para fibrose?
Ultrassom para fibrose funciona?
Carboxiterapia para fibrose é bom?
Como a drenagem linfática trata a fibrose?
O que é aderência cicatricial?
Quais cuidados tomar para prevenir a fibrose?
Tenha um pós-operatório de sucesso
Dê o primeiro passo para a sua cirurgia dos sonhos!

O que é fibrose?

Fibrose pós-cirúrgica é caracterizada pelo excesso de tecido cicatricial interno formada durante a regeneração de uma lesão, como cortes ou cirurgias, resultando em áreas mais endurecidas ou altas do que deveriam. No início, elas costumam dar a sensação de que a pele está “repuxando”, mas isso tende a passar.

Até que ponto ela é normal?

Embora a formação de fibrose pós-cirúrgica seja natural e esperada em qualquer tipo de procedimento, existem alguns casos em que ela pode resultar em nódulos e rigidez maior do que deveriam, quando há uma desordem na produção de colágeno.

Apesar de ser considerada uma espécie de cicatriz, dependendo do local em que está localizada e tamanho, ela pode trazer malefícios tanto para a saúde quanto para a estética.

O que causa a fibrose?

As principais causas da fibrose são traumas ou inflamações no tecido lesionado. Durante o processo de cicatrização, as células chamadas fibroblastos produzem colágeno para reparar a ferida, no entanto, quando elas inflamam, essa produção fica desordenada, resultando em uma cicatriz mais extensa e grossa do que deveria após uma cirurgia.

Saiba como ela se forma!

Além disso, existem alguns fatores que podem contribuir para a formação desse tipo de cicatriz interna, que são:

 

Apesar de elas poderem surgir em qualquer tipo de ferida, queimadura ou cirurgia, existem alguns tipos mais comuns de plástica que podem resultar em fibrose no pós-operatório.

Bora descobrir quais são?

Quais cirurgias plásticas possuem um maior risco de causar fibrose?

As cirurgias plásticas que mais causam fibrose são a abdominoplastia e a lipoaspiração, especialmente quando é retirada uma grande quantidade de pele e gordura. Mas também podem ocorrer em rinoplastias, blefaroplastias e mamoplastias. No entanto, isso varia de acordo com cada paciente, seu histórico médico e os cuidados pós-operatórios.

Conheça elas!

Alguns dos fatores que também influenciam na fibrose pós-cirúrgica ocorrer na lipoaspiração e abdominoplastia com mais frequência, são o uso da cânula e um grande deslocamento de pele, causando maior lesão nos tecidos.

Uma cirurgia mais invasiva, além de poder ocasionar em fibrose na barriga, pode resultar em uma aderência, que também é um tipo de tecido cicatricial interno, mas vamos falar sobre isso mais para a frente.

Como é a fibrose na lipoaspiração?

A fibrose na lipoaspiração é percebida através de uma região endurecida na barriga, irregularidade ou nódulos, que podem causar dor, sensação de que a pele está repuxando e apertada, e limitação de movimento. Esses sintomas são causados pela cicatrização em excesso, no processo para reparar o trauma produzido pelo procedimento nos tecidos.

Por que isso acontece?

A fibrose pós lipo é uma das intercorrências mais faladas e temidas dessa cirurgia plástica. Isso ocorre porque a cânula inserida para retirar a gordura causa traumas nas regiões em que passa, gerando um processo inflamatório para que o corpo possa regenerar essa lesão.

Quanto maior o trauma, maior a inflamação, o que também aumenta as chances da fibrose anormal (em excesso) acontecer.

Ou seja, quanto mais gordura for retirado, maior será o processo de inflamação e cicatrização, para reparar cada lugar que a cânula da lipo passar, resultando em uma maior chance de aparecerem nódulos após a lipoaspiração, deixando uma aparência inestética.

Mas não precisa ficar preocupada, pois a barriga com fibrose pós lipo tem tratamento, como iremos falar mais para a frente.

Afinal, quem busca por uma lipoaspiração e sonha com uma barriga chapada, não poderia ficar com essas nodulações, não é mesmo?

Caso já queira saber mais sobre a recuperação da lipoaspiração, é só clicar nesse link!

Como se forma a fibrose pós abdominoplastia?

A fibrose pós abdominoplastia é formada pela produção e organização de colágeno que o corpo envia para regenerar as lesões causadas pela cirurgia. Durante o procedimento, o médico retira a gordura e pele em excesso, gerando traumas no tecido que precisam ser reparados. É durante esse processo de cicatrização que a fibrose aparece.

Fibrose na abdominoplastia é normal?

A fibrose na abdominoplastia é esperada em um certo grau, pois faz parte do processo de cura do corpo. No entanto, quando em excesso, pode resultar em deformidades, nódulos, perda de elasticidade, enrijecimento e dor.

Por isso, um pós-operatório de qualidade é extremamente necessário para evitar a fibrose na barriga, respeitando os limites de recuperação do corpo, assim como usando a cinta pós-cirúrgica e fazendo sessões de drenagem linfática.

Quer entender melhor como é o pós-operatório da abdominoplastia? Então clica no link e saiba exatamente o que esperar.

É possível ter fibrose após cirurgia de mama?

A fibrose após cirurgia de mama é possível, apesar de ser mais rara quando comparada a cirurgias no abdômen. Formada por um tecido cicatricial, faz parte do processo de reparação do tecido dos seios, lesionados pelo procedimento. Contudo, quando em excesso pode causar dor, nódulos e endurecimento da região.

Evite a fibrose na sua mamoplastia

Por isso, é extremamente importante que siga todas as recomendações durante a recuperação, não fazendo movimentos bruscos e esforço físico, e usando o sutiã pós-cirúrgico até a alta médica.

Quais são os sintomas da fibrose pós-cirúrgica?

A fibrose começa a aparecer entre 7 e 21 dias após a cirurgia. Os principais sintomas são o endurecimento da região, sensação de que a pele está repuxando, como se estivesse sem flexibilidade, nódulos e alterações na pele. Caso o processo de cicatrização siga normalmente, esses sintomas devem desaparecer em até 6 meses.

Conheça os principais sintomas!

Se os sintomas demorarem para passar, piorarem ou a fibrose causar dor em excesso, pode ser que ela esteja se formando exageradamente e precise de um tratamento específico.

Quais os principais tratamentos para fibrose?

Os principais tratamentos para fibrose vai depender do estágio em que ele se encontra. Mas os mais usados são a drenagem linfática (terapia manual), ultrassom, laser, radiofrequência e carboxiterapia. O tratamento certo para cada caso consegue devolver a elasticidade da pele, dissolvendo o excesso de tecido cicatricial e nódulos.

A drenagem linfática é um dos mais indicados

Para que a recuperação da fibrose cicatricial seja feita com sucesso, tanto na parte estética quanto funcional, é primordial que ela seja tratada por um especialista.

Ao sentir qualquer sintoma, procure o seu cirurgião, ele, quando necessário, irá encaminhá-la para um fisioterapeuta especializado em dermatofuncional, que saberá qual o melhor tratamento para fibrose pós lipoaspiração ou de outras cirurgias plásticas.

Mas, para que já tenha uma boa noção dos tratamentos em potencial, vamos dar uma olhadinha mais aprofundada sobre eles e sua eficácia a seguir!

A pomada para fibrose pós lipo funciona?

A pomada para fibrose pós lipo não funciona de forma eficaz. As partículas presentes na pomada não conseguem alcançar e nem fazer com que as fibras de colágeno se reorganizem no tecido, então todo o seu resultado é extremamente superficial, ainda mais se o tratamento começar em um estágio mais avançado da cicatrização.

Quando aplicar injeção de corticoide para fibrose?

A aplicação de corticoide para fibrose diminui a inflamação. Esse medicamento consegue inibir a síntese e migração dos fibroblastos, por isso, costuma ser mais usado em pacientes que têm tendência a ter queloide ou cicatrizes hipertróficas. Ele melhora significativamente a dor e inchaço e previne que elas continuem se desenvolvendo.

Apesar da injeção de corticoide conseguir alcançar e influenciar na cicatrização interna dos tecidos, ela é muito mais usada para melhorar a aparência da cicatriz externa, aquela que fica em cima da pele.

É bom usar bolsa de água quente para fibrose?

A bolsa de água quente para fibrose não gera um efeito satisfatório. Apesar de ser um famoso método para melhorar a dor, ele deve ser evitado durante a fase inflamatória, logo após o procedimento, porque o calor faz com que os vasos dilatem, aumentando a circulação e, consequentemente, o inchaço e desconforto.

Depois que a fibrose pós-cirúrgica já está instalada, sua eficácia também é mínima, não conseguindo desfazer essa cicatriz.

Ultrassom para fibrose funciona?

O ultrassom para fibrose, associado a drenagem linfática, é um dos métodos mais efetivos que existem. As ondas emitidas pelo aparelho atingem as moléculas de água do tecido, fazendo com que as fibras se reorganizem, reduzindo a retenção de líquidos, melhorando a circulação sanguínea e acelerando a cicatrização.

Carboxiterapia para fibrose é bom?

Carboxiterapia para fibrose pode funcionar, porque a infusão de gás carbônico melhora a circulação sanguínea e promove a quebra e reabsorção da cicatriz. No entanto, a sua maior eficácia é no auxílio da cicatrização da pele, para pacientes que tenham deficiência na vascularização, que pode causar abertura dos pontos e até necrose.

Para se ter um resultado visível, são necessárias entre 5 e 10 sessões.

Como a drenagem linfática trata a fibrose?

A drenagem linfática trata a fibrose através de uma técnica manual chamada de Liberação Tecidual Funcional, ela é feita por um fisioterapeuta e ajuda a evitar que os fibroblastos ajam de maneira desordenada durante a fase inflamatória, além de melhorar a circulação sanguínea, reduzindo inchaços e devolvendo a flexibilidade da região.

O mais indicado é que ela comece a ser feita nos primeiros dias após a sua cirurgia, em geral, depois do seu primeiro retorno com o cirurgião plástico.

A drenagem linfática também pode ser associada ao ultrassom, se necessário para prevenir ou tratar a fibrose. Esse tratamento é apenas feito nesses casos, pois seu uso em excesso pode levar a flacidez de pele.

Caso queira entender ainda mais sobre como funciona e a importância da drenagem linfática após cirurgia plástica, é só correr no link.

Mas e sobre a aderência, que comentamos lá em cima? O que significa aderência exatamente? Esses tratamentos também servem para ela? Vamos descobrir a seguir!

O que é aderência cicatricial?

A aderência cicatricial é um tipo de cicatriz que aparece na reparação de uma lesão traumática ou cirúrgica. Ela se forma “grudada” entre os tecidos, ocasionando perda de elasticidade e assimetrias na pele. Ela não costuma causar dores fortes, mas pode gerar desconfortos, tanto físicos quanto estéticos, dependendo do seu tamanho e localização.

A aderência acontece quando as células de colágeno se unem aos tecidos mais profundos, o que pode fazer com que a nova cicatriz fique retraída, ou seja, mais funda que a pele do resto do corpo, dando a sensação de que está muito apertada, repuxando.

Dependendo do local em que se encontra, a aderência pode acabar restringindo a movimentação por esses motivos.

Ou ainda pior, caso fique próxima a algum órgão, pode causar complicações à saúde.

Como é a aderência intestinal?

A aderência intestinal geralmente acontece depois de alguma cirurgia ou infecção na região do abdômen. Ela aparece quando o corpo, ao tentar reparar um tecido lesionado, cria uma espécie de tecido cicatricial entre duas partes do próprio intestino, entre o intestino e outros órgãos ou a própria parede do abdômen.

A aderência intestinal não costuma ter sintomas, e consegue se desfazer sozinha, mas, em alguns casos, a pessoa pode sentir cólicas, inchaços, vômitos ou dificuldade de ir ao banheiro. Quando isso acontece, é necessário consultar um médico, para iniciar um tratamento adequado e evitar complicações.

A aderência pode causar problemas graves, como a obstrução intestinal parcial ou total, podendo ser necessário o uso de um tubo nasogástrico ou de uma cirurgia, para que o intestino volte ao seu funcionamento normal.

Por que acontece a aderência na cesárea?

A aderência na cesárea acontece, porque vários tecidos são lesionados durante o procedimento, então o corpo precisa repará-los. No entanto, algumas vezes, especialmente se o tecido não estava 100% saudável, o processo de cicatrização gera uma espécie de tecido cicatricial entre os órgãos, ou entre um órgão e a parede do abdômen.

Assim como outros tipos de aderências e fibroses, a aderência na cicatriz de cesárea pode se curar sozinha com o tempo.

Porém, dependendo do seu tamanho e localização, um tratamento específico pode ser necessário, para evitar outras complicações, como dores e dificuldades para engravidar, caso a aderência cicatricial esteja na região das trompas, o que pode afetar a sua atividade.

Como é o tratamento da aderência?

O tratamento da aderência varia de acordo com o seu grau e estágio de cicatrização, muitas vezes, curando-se sozinhas. Caso contrário, os mais indicados costumam ser as pomadas, ultrassom, massagens e fisioterapia dermatofuncional, carboxiterapia e, em último caso, uma cirurgia laparoscópica ou aberta.

Ou seja, tanto a aderência cicatricial quanto a fibrose são tipos de cicatrizes, que até certo ponto são esperadas e normais. No entanto, quando em excesso, podem causar maiores complicações, desconfortos e assimetrias, sendo necessário recorrer a tratamentos.

Contudo, é importante mencionar que, apesar de tratável a qualquer momento, o mais recomendado é que elas sejam evitadas. Afinal, isso evitaria essa dor de cabeça toda, não é mesmo?

Como você já viu por aqui, a fibrose na cicatrização e a aderência podem acontecer em qualquer procedimento cirúrgico, mas têm uma propensão maior a acontecer em cirurgias mais invasivas, como a abdominoplastia e lipo.

Por esse motivo, muitos médicos já recomendam a drenagem linfática e o uso de dreno como meio de prevenção da cicatriz com fibrose no pós-operatório para as pacientes, trazendo melhores resultados e mais conforto.

Ela nem sempre pode ser evitada, porque existem alguns fatores relacionados ao próprio organismo da paciente que podem causá-la, mas há alguns cuidados que podem e devem ser tomados para prevenir que ela aconteça.

Bora descobrir quais são?

 

Quais cuidados tomar para prevenir a fibrose?

Todos os cuidados indicados e todas as medicações recomendadas por seu cirurgião plástico devem ser seguidas com rigor. Entre elas, estão as recomendações gerais para um bom pós-operatório de qualquer cirurgia, como:

Saiba como evitar a fibrose!

Lembrando que, quando falamos de repouso, isso não significa ficar completamente “de cama”, e sim de não realizar grandes esforços físicos. Descansar é importante para que o corpo possa se recuperar e evitar complicações como a fibrose no pós-operatório.

No entanto, caminhadas leves são indicadas, especialmente para evitar a trombose venosa profunda, que pode acontecer depois de longos períodos de inatividade. Para entender melhor sobre o assunto, é só clicar no link.

Tenha um pós-operatório de sucesso

Como pode ter notado, os cuidados para evitar a fibrose são extremamente parecidos com a da cicatrização externa, naquela incisão que a gente consegue ver na pele, afinal, os dois são processos do corpo para reparar o tecido lesionado.

E em que momento ocorre isso? Na fase do pós-operatório!

E é exatamente por isso que a escolha da clínica e médico certo, fazem toda a diferença no RESULTADO e na SEGURANÇA da sua cirurgia plástica, quando você escolhe bem, garante que sua recuperação seja tranquila e com suporte completo.

Apenas opere com médicos especializados e experientes, dessa forma, você garante que o profissional terá as melhores técnicas e recomendações para que tenha um resultado lindo, além de estar preparado para lidar com qualquer intercorrência.

Além disso, a clínica deve ter um pós-operatório completo, afinal, essa hora é extremamente importante para que se evite a fibrose na cicatriz. A clínica deve contar com equipamentos de 1° linha e aprovação da Anvisa, e um suporte completo até a alta.

É nessa fase que seu resultado é formado, por isso, você precisa de uma clínica que ofereça todo o necessário para uma recuperação completa e eficaz.

Especialmente no caso de fibrose, onde sessões de drenagem linfática com uma fisioterapeuta especializada fazem toda a diferença, uma clínica que já as ofereça é um grande diferencial.

Viu só? Com atenção e cuidados com sua cirurgia plástica você pode evitar a fibrose na cicatriz. Não tenha medo e cumpra todas as recomendações de pós-operatório de seu médico.

E que forma melhor de provar em primeira mão a qualidade da clínica e do cirurgião do que ver relatos e experiências reais, de pessoas que passaram pela clínica?

No grupo da Dream Plastic lá no Facebook, você encontra tudo isso e muito mais. Já são mais de 115 mil mulheres trocando dicas, recomendações, fotos de antes e depois, você não pode ficar fora dessa!

Para fazer parte é bem fácil, basta clicar no banner abaixo e enviar a sua solicitação. Apenas pedimos que responda a 3 perguntinhas, dessa forma, conseguimos manter um ambiente completamente seguro e confortável, livre de fakes e apenas para mulheres.

Dê o primeiro passo para a sua cirurgia dos sonhos!

Tenha um resultado lindo!

Agora que você já sabe tudo sobre a fibrose no pós-operatório e a sua importância para que tenha um resultado lindo, está esperando o que para realizar o seu sonho?

Mas lembre-se, tenha sempre em mente as recomendações do seu médico e escolha a clínica que te dará todo o suporte necessário.

Aliás, sabe quem oferece tudo isso e muito mais?

A Dream Plastic!

Nós realizamos sonhos há mais de 17 anos, por isso, experiência é o que não nos falta. Além disso, ainda oferecemos todas as recomendações por escrito direitinho, para que nada seja esquecido.

Também contamos com uma equipe especializada de enfermagem, sempre disponível para tirar dúvidas e auxiliar quando necessário. E não para por aí!

Aqui na Dream, você também encontra fisioterapeutas especializadas em dermatofuncional, que realizam sessões de drenagem linfática, evitando a fibrose pós lipo ou de qualquer outra cirurgia.

Não deixe de nos conhecer e tirar todas as suas dúvidas! Clique no botão do WhatsApp e agende uma consulta com um de nossos cirurgiões, é rápido, fácil e sem compromisso.

Estaremos te esperando!

Sair da versão mobile