1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)


Dicas para Manter o Corpo em Forma Após uma Cirurgia Plástica


Dicas para Manter o Corpo em Forma Após uma Cirurgia PlásticaAo contrário do que muitos pensam, o pós-operatório é a parte mais importante da cirurgia plástica. É durante essa fase que os resultados do procedimento realizado são consolidados. Para obter sucesso e conquistar o corpo desejado, o paciente precisa seguir as orientações médicas à risca.

Respeite o período de repouso

Depois de qualquer intervenção cirúrgica, o organismo precisa de um tempo para se regenerar. Durante essa fase, o sistema imunológico fica abalado e a circulação sanguínea trabalha em dobro para realizar com sucesso a cicatrização e eliminação de líquidos. Essas alterações no corpo consomem muita energia do paciente, o que explica a importância do período de recuperação para evitar complicações e garantir um resultado melhor e mais rápido. Por esse motivo, quem passa por uma operação deve seguir o tempo de repouso estipulado pelo cirurgião plástico. Mesmo que você já se sinta bem para desempenhar as suas atividades habituais, como retornar ao trabalho e fazer tarefas que envolvam esforço físico, elas só devem ser retomadas quando o profissional indicar.

Não siga orientações de leigos  

Aquele ditado “todos têm um pouco de médico” pode ser muito equivocado quando o assunto é cuidados pós-operatórios. Ao fazer algum procedimento cirúrgico, o paciente é cercado de receitas populares para agilizar a cicatrização. Utilizar compressas quentes ou frias ou aplicar pomadas são algumas delas. No entanto, só devem ser seguidas se indicadas pelo cirurgião. Higienize o local operado e faça o curativo de acordo com as instruções passadas e evite orientações de leigos. Mesmo se funcionaram para amigos ou parentes, elas podem prejudicar a recuperação ou até mesmo causar infecções ou outras complicações.

Faça drenagem linfática

Os cuidados após a realização de uma cirurgia estética podem incluir também o suporte de outras áreas para obter resultados mais rápidos e satisfatórios. Os mais indicados são recursos fisioterápicos que objetivam evitar ou diminuir problemas comuns oriundos de operações, como trofismo cutâneo, muscular e do edema, ajudar na boa cicatrização e aliviar dor e sensibilidade. Esse trabalho é realizado de acordo com o tipo de intervenção cirúrgica e tempo de recuperação.

A drenagem linfática é uma das metodologias fisioterápicas mais comuns no pós-operatório estético, principalmente no caso de abdominoplastia e lipoaspiração. A técnica é realizada por meio de uma massagem lenta e suave que estimula a eliminação de toxinas pelo organismo, além de melhorar a circulação sanguínea. Como resultado, evita o aparecimento de nódulos e fibrose, reduz hematomas e até a dor, além de ajudar na excreção de líquidos, diminuindo o inchaço.

Apesar desse procedimento não ter contraindicações, somente o faça durante o pós-operatório se o seu médico solicitar. Além disso, o fisioterapeuta responsável pela drenagem linfática deve demonstrar qualificação e experiência na área. Essa técnica exige um bom conhecimento acadêmico dos locais a serem estimulados para possibilitar uma recuperação adequada. Quando empregada incorretamente, o excesso de líquido poderá ser transportado para outras regiões do corpo, aumentando o inchaço, além de intensificar a dor e os hematomas ou até mesmo provocar o rompimento dos pontos.

Esclareça todas as suas dúvidas com seu médico

Os cuidados com a recuperação são em grande parte responsabilidades do paciente, uma vez que ele passa esse período em casa sem a vigilância da equipe médica. Além de seguir todas as indicações médicas, é seu dever também esclarecer dúvidas relacionadas ao pós-operatório com o profissional. Aproveite as consultas para isso, ao invés de somente procurar informações na internet ou com conhecidos. Lembre-se de que orientações errôneas podem atrapalhar e retardar os resultados da cirurgia estética.

Na Dream Plastic, os pacientes que realizam cirurgias estéticas contam com acompanhamento médico para orientá-los durante o pós-operatório e garantir uma recuperação mais rápida e resultados estéticos satisfatórios. A clínica ainda disponibiliza, por meio de atendimento presencial ou por e-mail e telefone (Disk Enfermagem), uma equipe de enfermeiros especializada para esclarecer todas as dúvidas relacionadas ao período.

Pergunta Dicas Corpo Forma Após Plástica


 
MARQUE SUA CONSULTA POR WHATSAPP




Quer receber informações confiáveis sobre cirurgia plástica?

Faça como milhares de mulheres, cadastre-se agora e receba dicas de médicos especialistas!