Primeiro Passo para Uma Vida Inteira de Novas Conquistas

Tratamento para cicatrizes: descubra como camuflar, tratar e remover cicatrizes inestéticas

Atualizado em 28/12/2023 17:00

Só quem sofre com cicatrizes altas, queloidianas e alargadas sabe como um tratamento para cicatrizes efetivo é tão sonhado.

E não é incomum vermos vídeos e posts ensinando como melhorar a cicatriz, indicando massagens, cremes e pomadas que prometem diminuir a cicatriz ou remover de vez essas marcas inestéticas.

Mas será que esses tratamentos para correção de cicatrizes realmente funcionam? Será que as formas de como eliminar cicatrizes antigas são as mesmas para evitá-las?

Uma coisa é certa: de fato existem tanto maneiras para remover quanto para prevenir essas cicatrizes tão temidas.

Quer saber quais são e como acabar com cicatrizes disformes de uma vez por todas?

Nós somos a Dream Plastic, Clínica Especializada em Cirurgias Plásticas mais recomendada entre as mulheres e, hoje, iremos ajudar você a descobrir mais sobre os tratamentos para cicatrizes e mostrar quais realmente funcionam!

Esclareça suas dúvidas!

Como tirar cicatrizes?

É possível tirar cicatrizes inestéticas através da exérese do tecido afetado e o tratamento para a prevenção de alguma anomalia. A maneira na qual será realizado é definido através da fase na qual se encontra a cicatrização e da detecção de seu tipo nos primeiros estágios, como laser, cremes e crioterapia.

Duas ilustrações da correção da cicatriz antes e depois
Descubra!

Entender quais métodos realmente funcionam fará você ter sucesso na correção da sua cicatriz.

Por exemplo, muita gente pensa que a pomada para cicatrização faz milagres, mas será mesmo?

Métodos como as pomadas e cremes são bem conhecidos por aí, mas eles não são indicados para cicatrizes que já estão maduras, apenas para as que ainda estão em estágio de cicatrização.

Alguns outros métodos muito usados para tirar cicatrizes são a dermoabrasão, laser e corticoides. No entanto, assim como as pomadas, elas devem ser utilizadas na fase correta, e nem sempre conseguem entregar um resultado completamente satisfatório.

Quer saber melhor como funciona o processo de cicatrização? No link nós explicamos melhor sobre!

No caso das cicatrizes alargadas, elas costumam acontecer quando as recomendações não são respeitadas e a pessoa faz força indevida na região das suturas. Isso pode até causar a deiscência, que é a abertura dos pontos. Saiba mais no link.

Como camuflar a cicatriz?

Técnicas para camuflagem de cicatrizes incluem a micropigmentação, o uso de maquiagens e até gel de cabelo para disfarçar a coloração e altura diferente das cicatrizes, porém, esses métodos não funcionam em casos de cicatrizes hipertróficas e queloidianas.

Mãos com luva fazendo a camuflagem da cicatriz no tornozelo de mulher
Será que o resultado é bom?

As cicatrizes em relevo, quando forem camufladas, continuarão saltadas, fazendo sombras e deixando perceptível a existência de algo por baixo da maquiagem, não entregando um antes e depois da camuflagem de cicatriz muito satisfatório.

Por outro lado, no caso de cicatrizes hipocrômicas e hipercrômicas, quando elas ficam bem mais claras ou mais escuras que o tom original da pele, as camuflagens com “tinta” podem funcionar bem.

Dentre os métodos de camuflagem de cicatriz, a micropigmentação é a mais vantajosa, já que não seria necessário fazer o retoque sempre que suar, limpar ou encostar a roupa na região, além de permitir mais confiança e liberdade em qualquer situação, como uma ida à praia.

Maquiagem para camuflar cicatriz funciona?

A maquiagem para camuflar a cicatriz pode funcionar bem nos casos de cicatrizes que são do mesmo nível da epiderme, mas que possuem colorações diferentes do tom da pele, sendo um dos métodos mais usados. Para cicatrizes com relevos diferentes, como as cicatrizes atróficas e hipertróficas, essa camuflagem não funciona.

Mulher passando maquiagem na cicatriz na clavícula
A maquiagem pode destacar a cicatriz na maioria dos casos.

Atualmente, existem marcas que possuem bases e corretivos com alta pigmentação e cobertura – e com uma gama bem vasta de tonalidades -, esses produtos conseguem fazer cobertura completa de tatuagens e manchas.

Logo, sim, a maquiagem para camuflar as cicatrizes funciona, mas não para todos os casos.

De longe e para as fotos, dá para disfarçar bem, mas presencialmente não é tão simples. Pela cicatriz ter uma leve textura e coloração diferente da pele, podem ficar sombras que destacam ainda mais a marca.

Outro ponto negativo, é que a maquiagem para cicatriz não costuma ser à prova d’água.

Qual a melhor forma para remover cicatrizes?

A melhor forma para remover cicatrizes é através da cirurgia de correção do tecido cicatricial em conjunto com o tratamento adequado para criar uma cicatriz mais bonita e estética no lugar, usando métodos como o uso de pomadas, injeções, laser e betaterapia. 

Médica conversando com paciente sobre a remoção da cicatriz
Veja!

Pode não parecer, mas na grande maioria dos casos as cicatrizes inestéticas não são um erro médico, sendo o organismo e os cuidados que a paciente toma durante a recuperação os principais motivos para a aparição dessas marcas.

Como no caso dos queloides que aparecem devido a uma predisposição do organismo.

Não é incomum vermos pacientes com cicatrizes alargadas ou saltadas procurando como diminuir a cicatriz de cirurgia, mas que durante a recuperação, por exemplo, fizeram força na região da sutura e deixaram de seguir as orientações médicas.

Por isso, mesmo nos casos em que é indicado algum tratamento preventivo, o melhor é sempre:

  • Parar de fumar! O cigarro é inimigo da boa cicatrização;
  • Fazer o repouso necessário para não forçar os pontos;
  • Evitar expor o local da cicatriz ao sol por pelo menos um ano;
  • Manter o controle da glicemia em pacientes diabéticos;
  • Manter-se sempre bem hidratado e com uma alimentação balanceada.

Mas o que é indicado para prevenir as cicatrizes inestéticas?

Os cuidados que a paciente toma durante a cicatrização é o que mais garante que a cicatriz fique bonita e discreta, porém, principalmente nos casos onde existe a predisposição a cicatrizes queloidianas, é recomendado o uso de alguns tratamentos preventivos como forma de inibir o crescimento dessas marcas.

Dentre os mais famosos, o uso de pomadas e cremes com corticoides é de longe o que se destaca.

No entanto, elas apenas conseguem deixá-las mais discretas durante a sua formação, sem a capacidade de fazê-las sumir da pele depois de totalmente amadurecidas.

Portanto, não existe uma pomada para tirar a cicatriz completamente, já que a sua função não é remover, mas acelerar o processo para o fechamento de cortes cirúrgicos, feridas causadas por pancadas ou curar rapidamente uma cicatriz de queimadura.

Além disso, o uso de pomada para cicatrização ajuda a prevenir infecções, reduzir a dor e, em alguns casos, até evita a formação de anomalias.

Mas lembre-se: use pomadas somente com a indicação de um médico, porque algumas marcas possuem substâncias específicas que não devem ser utilizadas em qualquer corte e podem irritar a região.

Outro ponto importante, as pomadas para cicatrizar não vão fazer efeito na pele que estiver totalmente curada, ou seja, quando a cicatriz estiver endurecida, sem aquela casquinha de proteção.

Por isso as pomadas não são as mais indicadas como tratamento para cicatrizes…

Mesmo dentre os tratamentos de prevenção, as pomadas não são as mais indicadas, principalmente nos casos de hipertrofia e queloides, que apresentam uma melhora significativa com tratamentos de injeções de corticoides e betaterapia.

Além destes, as fitas de silicone também valem ser destacadas, já que elas criam uma barreira física que impede a proliferação desordenada do colágeno que causa as cicatrizes saltadas.

Levando em consideração, de novo, que esse método apenas funciona quando a pele ainda está em processo de cicatrização!

Qual o melhor tratamento para cicatrizes? 

O melhor tratamento para cicatrizes já amadurecidas é a exérese, ou remoção, do tecido afetado pela cicatriz e o tratamento e cuidados preventivos para que, no lugar, surja uma cicatriz mais bonita e fina, no mesmo nível e com o tom parecido com o da sua pele.

Ilustração com o passo a passo da cirurgia plástica para cicatriz
Veja!

Para quem tem uma cicatriz “feia” uma coisa é fato: não é possível remover uma cicatriz sem criar uma nova no lugar, ou seja, mesmo que você remova o tecido afetado, irá aparecer uma nova cicatriz, que com os devidos cuidados, será praticamente imperceptível.

E isso é com qualquer cirurgia ou machucado mais profundo, no momento que você abre a derme e cria ali uma lesão, sendo proposital ou não, haverá uma cicatriz.

Então justamente por isso, a remoção da cicatriz inestética é a única forma de começar, de novo, uma nova marca, mas dessa vez com uma recuperação cuidadosa e preventiva.

Nesse estudo é possível verificar algumas técnicas cirúrgicas que podem ser usadas em diversos casos de tratamentos para cicatrizes.

Como tirar cicatriz no rosto?

A remoção da cicatriz do rosto requer mais cuidados do que em outras regiões. Mas, basicamente, é removido o tecido afetado pela marca e feita uma nova sutura, geralmente intradérmica. Após o fechamento da lesão, é iniciado um tratamento para prevenir que surja uma cicatriz inestética, como corticoides, laser, LED e betaterapia.

Ilustração de menina com a mão na cicatriz na bochecha, pensando em como tirar cicatrizes no rosto
Veja como fica!

Pode até haver alguns produtos e serviços que prometem tirar a cicatriz do rosto, mas a verdade é que não é possível remover por completo uma marca de corte ou cirurgia.

O que pode acontecer é tornar essa marca mais discreta em alguns casos.

Se você deseja remover cicatrizes no rosto procure um especialista para ele examinar e lhe dizer até onde é possível melhorá-la.

Como corrigir a cicatriz após necrose?

É preciso corrigir o tecido necrosado, que é nada mais que a morte do tecido daquela região devido a falta de oxigenação na área, que pode se expandir para os tecidos ao redor. Por isso, o tratamento deve ser imediato, através do desbridamento (remoção) dos tecidos que sofreram com essa falta de irrigação.

Ilustração da cicatriz após necrose
É necessário alguns cuidados para dar certo.

A correção dessas áreas deve acontecer com uma certa urgência, já que é da natureza da necrose expandir para outras áreas, sendo preciso remover o tecido afetado pela falta de irrigação.

Acontece que as cicatrizes que ficarão após a remoção desse tecido serão inestéticas, já que a prioridade aqui é remover essa necrose. Por isso, após a retirada, a paciente deve esperar por mais um ano até fazer a exérese da cicatriz para obter uma nova e mais estética.

Porém, para que o tratamento seja eficaz é preciso inibir o causador da necrose. No caso das pacientes diabéticas que não controlaram sua glicemia, por exemplo, se não houver esse controle a necrose pode voltar.

Ou seja, para que o tratamento para cicatrizes funcione, seria preciso que essa paciente controlasse a causa da necrose naquele tecido.

Como tratar as cicatrizes fundas?

As cicatrizes fundas, chamadas de atróficas, aparecem devido a perda tecidual daquela região. Além da exérese do tecido da região, ainda é possível ver bons progressos com tratamentos com lasers, microagulhamento, dermoabrasão, betaterapia, corticoide e preenchimento com ácido hialurônico, dependendo do tipo de cicatriz e do seu grau de depressão.

Ilustração do que fazer com a cicatriz funda, e como fica depois do tratamento para cicatrizes
Os casos mais comuns são de cicatrizes acneicas.

Ao notar a depressão da cicatriz, é possível iniciar os tratamentos com laser de Co2 e com técnicas de microagulhamento, mas nos casos mais maduros dessa cicatriz, a remoção do tecido afetado pode ser a única solução.

Além disso, nessas cicatrizes fundas é possível usar o preenchimento de ácido hialurônico para camuflar a atrofia.

Atenção!

Todo e qualquer tratamento para cicatrizes deve ser prescrito por um médico dermatologista ou um cirurgião plástico.

Como tirar cicatrizes brancas?

Normalmente, as cicatrizes brancas aparecem quando há a perda das células melanocíticas da região, deixando o aspecto da cicatriz bem mais clara que a pele, muito comum em casos de queimaduras. Além da remoção do tecido, ainda há a possibilidade de transplante de melanócitos para a região. 

Ilustração da cicatriz branca, e como fica depois do tratamento para cicatrizes
Veja!

Neste estudo é possível ver uma boa melhora em cicatrizes hipocrômicas que estão sendo tratadas com o transplante de melanócitos cultivados in vitro.

Além disso, em casos mais brandos – e desde que não haja nenhuma contraindicação -, há a possibilidade de camuflar com a micropigmentação.

Como tratar a cicatriz alargada?

É possível tratar as cicatrizes alargadas realizando a remoção do tecido afetado e criando uma nova marca no lugar, seguido por tratamentos como a fita de silicone e pomadas. Contudo, não há nenhum outro tratamento para cicatrizes que possa diminuir o tamanho de uma marca alargada que já está madura.

Ilustração da cicatriz alargada e como fica depois do tratamento
O procedimento é praticamente o mesmo.

Mas quer saber de algo positivo? Diferente dos queloides, as alargadas e as hipertróficas podem não voltar e nem a presença desse tipo de cicatrização indica que a paciente terá novas cicatrizes largas.

Como funciona a cirurgia para remover cicatrizes?

A cirurgia de remoção de cicatrizes é segura, rápida e feita com anestesia local. Nela, é retirado o tecido afetado por meio de um bisturi e, então, é feita uma nova sutura, dessa vez intradérmica e tomando os cuidados certos no pós-operatório para ter uma cicatrização bonita.

Ilustração que mostra como remover a cicatriz
Veja!

Neste passo a passo é possível ver como é feita a exérese da cicatriz, com seu tecido cicatricial e a formação de uma nova cicatriz.

Inclusive, em casos onde o tecido cicatricial que será removido é pequeno, ela pode ser feita dentro da própria clínica, o que não acontece com as demais cirurgias.

Como é o tratamento após a cirurgia de cicatrizes?

Após a cirurgia plástica para cicatriz, é iniciado um tratamento para cicatrizes para garantir que a nova marca seja bonita e discreta. Uma grande parte da correção é de responsabilidade da paciente, já que ela deve seguir à risca as orientações médicas, como manter a área sempre limpa, seca, hidratada e evitar coçá-la.

Mulher de camiseta de manga longa preta e branca, passando creme na mão, como tratamento estético para cicatriz
Veja o que acontece após a remoção.

O tratamento é diferente para cada tipo de cicatriz, ou seja, é preciso se atentar bem sobre as orientações que o cirurgião irá passar.

Por exemplo, o do queloide pode se assemelhar um pouco com o das cicatrizes hipertróficas e ser completamente diferente do tratamento para as cicatrizes alargadas.

Justamente por essas divergências, é preciso que a paciente siga o que um especialista recomendou e não o que ela viu pela internet.

Contudo, as recomendações gerais para o pós-operatório da cirurgia plástica para cicatriz são:

  • Evitar a exposição ao sol de forma direta pelo próximo ano;
  • Evitar segurar peso e forçar os pontos;
  • Não fumar 30 dias antes e 30 dias depois da cirurgia de reparação de cicatriz;
  • Controle de glicemia em pacientes diabéticos;
  • Não fazer atividades físicas de alta intensidade pelos próximos 30 dias.

O que você deve se atentar na hora de corrigir suas cicatrizes?

É muito importante que, em qualquer cirurgia, a paciente se atente a alguns fatores que podem comprometer o resultado e a segurança da operação.

Mulher sentada no sofá, ao lado de cachorro, pesquisando no notebook como tirar cicatriz
Faça sua listinha!

Até porque, imagina que você já fez a sua cirurgia plástica, por exemplo, e teve uma cicatrização péssima, me responda: você gostaria que a sua cirurgia de remoção de cicatriz inestética tivesse um resultado parecido?

Não, né?

E para garantir que o procedimento tenha SEGURANÇA e o RESULTADO lindo que você espera, é preciso se atentar a alguns detalhes na hora de escolher a clínica certa.

Descubra quais são:

Cirurgião plástico experiente: quanto maior a experiência do médico, melhor será a sua técnica e habilidade;

Equipe de anestesista: uma equipe de anestesistas experientes e especializados em Cirurgias Plásticas garante que sua saúde e bem-estar estará nas melhores mãos. Também não deixe de realizar a APA (avaliação pré-anestésica), que é um direito seu e pode fazer toda a diferença;

Estrutura de pós-operatório: garanta que a clínica tenha uma infraestrutura completa e avançada, com a aprovação da Anvisa, equipe especializada e suporte total, para que a sua recuperação seja tranquila e eficaz.

Agora, você deve estar pensando, e como eu sei a experiência real do médico e da clínica?

Você pode pesquisar seu CRM no site da SBCP, e verificar se ele possui um cadastro ativo como cirurgião plástico. 

Outra forma, é pesquisar na internet pela experiência de pacientes reais, que passaram pela clínica.

E a Dream Plastic tem o maior grupo de cirurgias plásticas do Brasil lá no Facebook! Já são mais de 115 mil mulheres trocando experiências, dicas, fotos dos resultados e recomendações de todos os tipos de procedimentos, inclusive do antes e depois da cirurgia de correção de cicatriz.

Clique no banner abaixo e faça parte você também!

Tratamento para cicatrizes

Qual é o preço da cirurgia para remover cicatrizes em 2024?

O preço da cirurgia para remover as cicatrizes depende do local em que será feita, tendo uma média de R$10.750,00 a R$21.380,00 quando feita em ambiente hospitalar e R$5.610,00 a R$11.080,00 (Janeiro/2024) nos casos em que é possível fazer na clínica. 

Mulher de camiseta vermelha, segurando um cartão de crédito, fazendo um joinha e sorrindo com o preço para a cirurgia plástica para remover cicatriz
Veja quanto custa.

Esse é o valor médio praticado nas principais clínicas de São Paulo, mas é preciso passar em consulta para saber, de fato, o quanto custa.

Contudo, o que é indicado é que todas as cirurgias sejam feitas em ambiente hospitalar, sendo muito raro os casos onde a cirurgia de reparação de cicatriz é feita na própria clínica.

Realizar o procedimento no hospital costuma ser a melhor opção, pois ele conta com unidades de tratamento intensivas e equipes multidisciplinares, preparadas para lidarem com qualquer intercorrência.

Como fica o antes e depois do tratamento para cicatrizes?

O antes e depois do tratamento para cicatrizes é uma marca mais fina e discreta, que condiz com o tom e altura da pele, e que não causa mais constrangimento a paciente, possibilitando aumento na autoestima e maior confiança em seu corpo.

Ilustração do antes e depois da correção da cicatriz
Veja!

No físico, o resultado é uma cicatriz normotrófica, bem discreta e que se camufla bem com o restante da pele, sendo do mesmo tom e altura. Já no psicológico, a paciente vê uma melhora significativa na confiança que havia perdido com a aparição da marca feia.

Se antes ela evitava ir à praia ou usar uma lingerie por causa da marca, depois ela se sente bem em ser vista e não tem mais medo de ouvir comentários sobre a sua marquinha.

Viu só como a antes e depois da cirurgia de correção de cicatriz pode impactar toda a sua vida?

Não deixe o tratamento para cicatrizes pra depois!

Você sabe bem o quanto essa cicatriz te incomoda e, agora que descobriu que é muito fácil se livrar dela, vai deixar para depois?

Mulher de biquíni rosa sorrindo na praia, feliz com as suas cicatrizes bonitas
Ganhe a autoestima que sempre sonhou!

Com um bom cirurgião, uma ótima clínica e um pós-operatório perfeito, é praticamente certeza de que você irá dar adeus a essa marca inestética!

Você pode e deve se sentir completamente confiante e feliz com a sua aparência em todas as situações.

E você já está quase lá, agora só falta dar mais um passo: agendar uma consulta com um cirurgião de primeira na clínica mais recomendada pelas mulheres.

É só clicar no ícone do WhatsApp e agendar uma avaliação sem compromisso, venha nos conhecer!

Esclareça suas dúvidas!
Gostou de saber mais sobre o tratamento para cicatriz? Então ajude a chegar em mais mulheres!