Consulta? Só com protocolo!


Esclareça suas dúvidas!

Consulta? Só com protocolo!

Com o objetivo de incentivar a transparência e segurança na relação entre o cirurgião plástico e os pacientes, o Conselho Regional de Medicina (CFM) lançou, em maio, um protocolo que deve documentar todas as indicações e esclarecimentos prestados em consulta. O documento conta com todas as informações mínimas que devem ser passadas ao paciente, bem como cuidados que os profissionais devem adotar em todas as fases do procedimento: desde a primeira consulta até a alta.

A iniciativa também visa diminuir o número de reclamações referentes aos procedimentos. Entre 2001 e 2010, o CFM julgou 453 processos relacionados à especialidade e 9 profissionais tiveram os seus registros cassados. Em algumas queixas, os pacientes diziam não saber que ficariam com cicatrizes ou que tiveram dificuldades de encontrar o médico após a cirurgia. Com o novo documento, o CFM quer diminuir as falhas na comunicação entre médicos e pacientes.

O formulário, cujo modelo foi elaborado em conjunto com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), traz ainda dados sobre os cuidados pré-operatórios, as medidas adotadas na sala cirúrgica e justificativa em caso de mudança dos planos iniciais, como a técnica ou extensão da operação feita no paciente.

Embora o protocolo tenha sido instaurado apenas em maio deste ano, a Dream Plastic tem como procedimento padrão, desde o seu início, solicitar aos seus pacientes o preenchimento de um formulário com as mesmas instruções contidas no chamado Protocolo Informativo do CRM, além de um protocolo próprio de segurança.

Para mais informações, clique aqui e saiba quais dados fazem parte do formulário do CRM.

Esclareça suas dúvidas!


Instagram Plástica do sonho

Selo Google
Selo Instagram
Selo Elogieaki
Selo Facebook
Selo Top quality
 
MARQUE SUA CONSULTA POR WHATSAPP





Quer receber informações confiáveis sobre cirurgia plástica?

Faça como milhares de mulheres, cadastre-se agora e receba dicas de médicos especialistas!