
Consulta? Só com protocolo!
Com o objetivo de incentivar a transparência e segurança na relação entre o cirurgião plástico e os pacientes, o Conselho Regional de Medicina (CFM) lançou, em maio, um protocolo que deve documentar todas as indicações e esclarecimentos prestados em consulta. O documento conta com todas as informações mínimas que devem ser passadas ao paciente, bem como cuidados que os profissionais devem adotar em todas as fases do procedimento: desde a primeira consulta até a alta.
A iniciativa também visa diminuir o número de reclamações referentes aos procedimentos. Entre 2001 e 2010, o CFM julgou 453 processos relacionados à especialidade e 9 profissionais tiveram os seus registros cassados. Em algumas queixas, os pacientes diziam não saber que ficariam com cicatrizes ou que tiveram dificuldades de encontrar o médico após a cirurgia. Com o novo documento, o CFM quer diminuir as falhas na comunicação entre médicos e pacientes.
O formulário, cujo modelo foi elaborado em conjunto com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), traz ainda dados sobre os cuidados pré-operatórios, as medidas adotadas na sala cirúrgica e justificativa em caso de mudança dos planos iniciais, como a técnica ou extensão da operação feita no paciente.
Embora o protocolo tenha sido instaurado apenas em maio deste ano, a Dream Plastic tem como procedimento padrão, desde o seu início, solicitar aos seus pacientes o preenchimento de um formulário com as mesmas instruções contidas no chamado Protocolo Informativo do CRM, além de um protocolo próprio de segurança.
Para mais informações, clique aqui e saiba quais dados fazem parte do formulário do CRM.
