Bem-vinda à DREAM PLASTIC
Clínica referência em Cirurgia Plástica Especializada SP
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Cirurgia Plástica e Sexualidade


Tempo de leitura: 3 minutos

Não há dúvidas de que a supervalorização e a busca pelo corpo ideal nos tempos atuais têm se apresentado como uma verdadeira doutrina, um culto no qual as pessoas não medem esforços para sustentar. Com um corpo jovem e definido, homens e mulheres esperam encontrar a plena satisfação em todos os sentidos.

artigo_Cirurgia_Plastica_-e_-SexualidadeExageros à parte, não podemos fechar os olhos para os grandes benefícios psicológicos que a cirurgia plástica traz para a vida das pessoas, principalmente aqueles relacionados à vivência da sexualidade.

Infelizmente, muitas mulheres sentem vergonha do próprio corpo, às vezes por não terem seios volumosos o bastante e não se acharem femininas, à vezes por estarem com uma gordurinha a mais ou por considerarem que possuem os pequenos lábios vaginais demasiadamente grandes e assimétricos. E, assim, começam e ter dificuldades em viver de forma satisfatória a sua sexualidade: pedem para que as luzes fiquem apagadas, não deixam que o parceiro as toque em determinados lugares ou não tiram totalmente as roupas. É comum nos depararmos com pessoas extremamente insatisfeitas com a própria aparência e, em muitas ocasiões, isso pode levar à insegurança no estabelecimento de relacionamentos afetivos, introversão e depressão.

Já no século XIX, Sigmund Freud descobriu que a repressão sexual era responsável por grande parte dos problemas psicológicos enfrentados pelas pessoas. No livro A Função do Orgasmo, Wilhelm Reich – pioneiro da Revolução Sexual – coloca que o orgasmo sexual pleno e satisfatório é o regulador biológico da harmonia vital. E como já dizia uma grande Professora do PROSEX (Projeto Sexualidade do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP), Margareth de Mello Ferreira dos Reis, em suas inúmeras supervisões, “o sexo está entre as orelhas e não entre as pernas”. Ou seja, para que o indivíduo obtenha total saúde psicogênica na esfera sexual, ele precisa, em primeiro lugar, estar bem com ele mesmo.

Uma pessoa com uma autoimagem sexualmente problemática precisa reverter este quadro. A terapia processual é fundamental nesse processo, mas em muitos casos podemos também recorrer à cirurgia plástica como aliada. A cirurgia plástica auxilia na melhora do aspecto físico e, com isso, confere uma melhora ainda mais significativa na autoestima e na qualidade de vida das pessoas, colaborando para o bom desempenho durante as relações sexuais. Essa mudança na imagem corporal é uma transformação psicológica poderosa.

Existem hoje várias cirurgias que ajudam não só as mulheres, mas também os homens a recuperar a autoestima.

Para eles, podemos destacar a ginecomastia, cirurgia que visa corrigir o desenvolvimento excessivo das mamas masculinas. Já para elas, podemos citar o implante de próteses de mama, para aumento dos seios; a lipoaspiração, que atua removendo o excesso de tecido adiposo; a ninfoplastia ou cirurgia íntima, para redução dos pequenos lábios. Outra cirurgia íntima bastante comum é a lipoaspiração do Monte de Vênus, indicada para harmonizar a aparência púbica de vaginas muito volumosas.

Um desenvolvimento e uma vivência adequada da sexualidade proporcionam um processo de socialização saudável e um maior equilíbrio dos fatores individuais, interpessoais e sociais. Ao tomar a decisão de realizar uma cirurgia plástica, consulte sempre um médico credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e faça uma consulta minuciosa esclarecendo bem todas as suas dúvidas. Agora, vale lembrar que apenas a correção estética não é a solução para a felicidade, pois somos feitos da combinação do que está fora de nós e o que está dentro.

 

Pergunta Cirurgia Plástica e Sexualidade

 

MARQUE SUA CONSULTA POR WHATSAPP

Facebook Dreamplastic

Receba Nossa Newsletter – #ficadica Dream Plastic

Fique por dentro de todas as novidades sobre Cirurgia Plástica, cuidados com sua beleza e os assuntos que mais bombaram nas redes sociais







Diretor Técnico Dr. Flavio Garcia – CRM-SP 104.850

Cirurgias de Mama