Bem-vinda à DREAM PLASTIC
Clínica referência em Cirurgia Plástica Especializada SP
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Cirurgia Bariátrica


Nos dias de hoje, em que silhueta esbelta é sinônimo de beleza e elegância, quem não quer parecer um pouco mais magro? Entretanto, para algumas pessoas, emagrecer é mais do que apenas uma preocupação estética: é uma questão de saúde e, como tal, uma verdadeira necessidade.

A obesidade é um problema cada vez mais presente na realidade atual. É uma doença crônica, progressiva, fatal, geneticamente relacionada e caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura e desenvolvimento de outras doenças, as chamadas co-morbidades. São fatores que prejudicam a pessoa em suas tarefas diárias, causam problemas psicológicos e acabam por dificultar e encurtar a vida do paciente com sobrepeso. Entre estas doenças estão diabete tipo II, hipertensão arterial, elevação do colesterol ruim e triglicérides.

A cirurgia bariátrica tem por objetivo melhorar a qualidade de vida e trazer benefícios à saúde dos pacientes que sofrem com o excesso de peso. Porém, não basta ser obeso para candidatar-se ao procedimento. O que determina se o paciente poderá ou não se submeter à cirurgia bariátrica é o Índice de Massa Corporal (IMC). Caso este esteja acima de 40kg/m² – classificado como “obesidade mórbida” – há pelo menos dois anos ou acima de 35kg/m² associado a pelo menos duas outras doenças, há a indicação.

Uma vez que se trata de uma cirurgia de grande porte envolvendo pessoas obesas – e que geralmente apresentam alterações respiratórias, circulatórias e cardíacas –, o paciente só é liberado para submeter-se à intervenção após uma rigorosa rotina pré-operatória de exames laboratoriais. Dependendo das doenças associadas detectadas, podem ser necessárias consultas a especialistas de diferentes áreas. É imprescindível que, antes que realizar a cirurgia, qualquer problema detectado através dos exames esteja absolutamente sob controle.

Após o paciente se submeter à cirurgia bariátrica e chegar ao seu peso ideal – ou a um considerado saudável –, pode fazer parte do processo de mudança realizar algumas cirurgias plásticas para remodelar o corpo. Vale lembrar que o espaço que antes era preenchido pela gordura, agora está vazio e com excesso de pele em regiões localizadas. Alguns dos principais procedimentos corretivos são a abdominoplastia, a mamoplastia redutora ou ginecomastia (dependendo do sexo do paciente) e a dermolipectomia, cirurgia plástica em que uma incisão de 10 a 20 centímetros é feita nas regiões dos braços e pernas para retirar a pele excedente.

Por fim, antes de realizar qualquer cirurgia plástica corretiva, é preciso que a perda de peso já esteja estabilizada, o que pode levar de 1 a 2 anos. Outra recomendação importante é ter em mente que podem ser necessárias mais de uma intervenção da mesma técnica. E lembre-se: o ganho na autoestima deve vir acompanhado da reeducação alimentar e da prática de atividades físicas!

 

Pergunta Cirurgia Bariátrica

MARQUE SUA CONSULTA POR WHATSAPP

Facebook Dreamplastic

Receba Nossa Newsletter – #ficadica Dream Plastic

Fique por dentro de todas as novidades sobre Cirurgia Plástica, cuidados com sua beleza e os assuntos que mais bombaram nas redes sociais







Diretor Técnico Dr. Flavio Garcia – CRM-SP 104.850

Cirurgias de Mama