Primeiro Passo para Uma Vida Inteira de Novas Conquistas

Gluteoplastia: tudo que você precisa saber sobre o implante de silicone no glúteo!

Atualizado em 13/03/2024 11:22

Será que a gluteoplastia é para você? Vem descobrir neste post!

Alguma vez você já se sentiu constrangida por causa dos glúteos pequenos ou desejou ter um bumbum maior e mais redondinho?

Este é um sentimento bastante comum entre as mulheres, pois do ponto de vista estético, a aparência dos glúteos tem uma forte influência no contorno corporal.

Felizmente, é possível resolver essa insatisfação estética com a ajuda da gluteoplastia, a cirurgia plástica feita para aumentar e remodelar os glúteos através do implante de silicone.

A cirurgia para aumentar o bumbum é bastante almejada pelas brasileiras e diversas famosas já se renderam à técnica. Quer descobrir se essa é a solução para os seus problemas? Então continue a leitura!

Nós somos a Dream Plastic, a clínica de cirurgia plástica mais recomendada pelas mulheres! Veja agora o GUIA completo da gluteoplastia com fotos de pacientes reais e tudo que você precisa saber sobre silicone no glúteo.

Esclareça suas dúvidas!

O que é a gluteoplastia?

A gluteoplastia é uma cirurgia plástica que visa remodelar os glúteos por meio do implante de prótese de silicone. O procedimento é indicado para quem deseja aumentar ou melhorar o contorno dos glúteos. A utilização de próteses de silicone permite a remodelação, esculturação e/ou definição da região.

Imagem exemplificando o que é gluteoplastia e mostrando o resultado do procedimento em uma paciente. Ela está posicionada de lado nas fotos.
Resultado da cirurgia para aumentar o bumbum

O resultado acima é da paciente Alcione R., de 34 anos, que realizou uma gluteoplastia com implante de silicone no glúteo e uma lipoescultura para reduzir a gordura localizada na barriga.

Durante o procedimento, além do implante nos glúteos, parte da gordura retirada na lipoescultura também foi enxertada para aumentar o volume do bumbum e deixar o resultado ainda mais natural.

Veja o relato da paciente 2 meses após a cirurgia:

“Quase não senti dor, tomei os remédios corretamente e tive muito cuidado nesse período. […] A médica recomendou o uso da cinta até completar 3 meses, porém se eu tiver algum compromisso posso tirar e continuar me cuidando, pois a recuperação total leva 6 meses.”

O resultado da gluteoplastia rendeu à paciente uma série de elogios, e ela não se importou de compartilhar sua experiência para incentivar outras mulheres que pensam em fazer a cirurgia para aumentar o bumbum.

É importante saber: a divulgação de casos de pacientes tem caráter apenas informativo, mas NÃO é uma promessa de resultado. Afinal, os resultados variam de acordo com o biotipo de cada paciente.

Para quem o silicone no glúteo é indicado?

A prótese de silicone no glúteo é indicada para quem possui os glúteos pequenos, com pouca projeção e/ou disformes. O implante de próteses de silicone tem como objetivo aumentar o volume e, consequentemente, diminuir a flacidez de pele desde que seja moderada.

Imagem de uma mulher de lado, com uma fita métrica ao redor dos glúteos e a seguinte frase: Quando o silicone no glúteo é a melhor opção?
Essa é uma das opções para quem deseja aumentar o bumbum

A gluteoplastia é uma forma eficaz de aumentar o bumbum e melhorar a autoestima de quem sonha em ter glúteos maiores.

O procedimento, apesar de simples, demanda cirurgiões especialistas e também uma avaliação pré-operatória, em que o médico poderá dizer quais as indicações, formatos da prótese de glúteo e melhor forma de realizar a cirurgia.

Como é a anatomia dos glúteos?

A anatomia dos glúteos é composta por três músculos principais: glúteo máximo, médio e mínimo. Mas a região glútea como um todo é composta por músculos, artérias, veias e nervos, cada um com uma função anatômica específica.

E antes de pensar em mudar o formato dos glúteos, é importante ter um conhecimento mínimo sobre a anatomia glútea.

Ilustração mostrando a anatomia dos glúteos com destaque para a região do glúteo mínimo, glúteo médio e glúteo máximo.
Veja onde fica posicionada a prótese de silicone no bumbum

Máximo: além de ser o maior e mais superficial, tem a função de extensão do quadril e funciona como componente importante para rotação lateral.

Médio: funciona como um importante músculo para levantamento e rotação das pernas.

Mínimo: é o mais profundo e está diretamente ligado à função de rotação medial e flexão das pernas.

Na cirurgia de gluteoplastia, a prótese é colocada principalmente entre os glúteos máximo e médio, justamente pela sua localização mais superficial, para dar um aspecto mais natural.

Diferente do que acontece com o silicone em outras partes do corpo, por exemplo, em que o implante fica tanto em cima quanto abaixo do músculo, a depender da escolha da paciente.

Como escolher a prótese de glúteo: oval ou redonda?

Existem dois tipos de prótese de silicone para glúteo permitidos pela Anvisa: redonda e oval. A escolha da prótese de glúteo impacta diretamente no resultado final do procedimento e dependendo do biotipo da paciente, uma pode ser mais indicada do que a outra.

Ilustração mostrando os dois tipos de prótese (oval e redonda) posicionadas nos glúteos femininos
Descubra qual é o melhor tipo de prótese para o seu biotipo

A prótese no glúteo oval é uma boa sugestão para mulheres mais baixas, que tenham o glúteo mais estreito. Já a segunda, para as mais altas e com nádegas alongadas.

Independente se optar por prótese de glúteo 300 ml ou 600 ml, os mililitros não serão o único componente a exigir certa apreciação das pacientes. A prótese de glúteo oval ou redonda é o que vai determinar o formato final.

Veja as diferenças entre esses dois tipos:

Prótese redonda: ideal para a gluteoplastia de aumento, a prótese redonda é comumente usada para ganho do volume do bumbum.

Prótese oval: já esse tipo de prótese funciona também como parte da cirurgia para aumentar o quadril. Além disso, ela confere maior naturalidade no resultado final.

Como é o pré-operatório da gluteoplastia?

Na fase de pré-operatório é preciso se atentar a alguns pontos específicos, como a escolha de um bom cirurgião e um hospital com infraestrutura completa para cirurgias plásticas. Outros fatores como segurança e histórico de resultados também serão mandatórios para que a operação ocorra de forma satisfatória.

Imagem com fundo colorido e os seguintes dizeres em formato de checklist: Você está pronta para operar? A resposta é sim, se você... Escolheu o especialista certo; Vai operar em um hospital especializado; Passou em Avaliação Pré-Anestésica; Seguiu todos os cuidados pré-operatórios
O checklist que você precisa conferir antes de operar!

A gluteoplastia, como qualquer outra cirurgia plástica, não permite erros, uma vez que o resultado final impactará sua vida para sempre. Por isso, é importante estar alerta com todos os aspectos da operação.

Como escolher o profissional correto para a gluteoplastia?

Em primeiro lugar, é preciso checar a experiência do profissional, bem como sua formação acadêmica, já que esses são fatores que impactam diretamente na conduta médica.

Então, sempre veja se os profissionais responsáveis pela sua cirurgia possuem cadastro na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e no CRM-SP.

Outro aspecto super importante é verificar o histórico de resultado e segurança do médico. Para isso, procure conversar com outras mulheres que já fizeram a cirurgia e veja quantas vezes o cirurgião já realizou o procedimento.

Isso é bom, pois quanto mais experiência e bons resultados o cirurgião tiver, consequentemente ele terá maior aptidão para fazer a operação.

Na Dream Plastic temos um grupo no Facebook com mais de 120 mil participantes, no espaço as mulheres trocam experiências e os resultados das suas cirurgias plásticas.

Entre no grupo e tire suas dúvidas sobre o silicone no glúteo!

Gluteoplastia

Com os depoimentos você conseguirá mais informações e segurança para a realização da sua cirurgia.

Onde fazer gluteoplastia: clínica ou hospital?

Toda cirurgia plástica, inclusive a cirurgia de silicone nos glúteos, segundo recomendações dos órgãos responsáveis pela fiscalização do exercício médico, deve ser realizada em hospitais com infraestrutura completa: unidade de tratamento intensivo (UTI), equipe médica e de enfermeiros e anestesistas.

O que pode ser realizado em clínicas é, na verdade, a Avaliação Pré-Anestésica (APA). É nesse momento que o anestesiologista avaliará se a paciente está apta a realizar o procedimento cirúrgico ou não.

Quais os cuidados pré-operatórios da gluteoplastia?

Os cuidados pré-operatórios da gluteoplastia são essenciais para garantir que a cirurgia ocorra de forma satisfatória. Ao segui-los é possível evitar os riscos que possam trazer problemas à saúde ou que a operação não alcance os resultados esperados.

Conheça algumas das indicações de cuidados pré-operatórios da prótese de glúteos:

  • Evitar bebidas alcoólicas e refeições pesadas na véspera da cirurgia;
  • Em caso de pacientes fumantes, o hábito de fumar deve ser suspenso por, no mínimo, 20 dias antes da realização da cirurgia;
  • No dia anterior, nada de hidratantes ou óleos corporais;
  • O uso de medicamentos deve ser comunicado ao médico responsável, que irá aconselhar sobre a suspensão ou não para a cirurgia. No caso de uso de ansiolíticos e antidepressivos, o médico também deverá ser notificado, mas, raramente, há necessidade de interrupção do medicamento.

Como é feita a cirurgia de gluteoplastia?

A cirurgia de gluteoplastia é feita com anestesia peridural ou raquidiana e dura entre 2 e 3 horas. É sempre importante ressaltar que o procedimento deve ser realizado por médicos especialistas e com experiência em cirurgia plástica.

Ilustração explicando como é feita a gluteoplastia, tempo de duração da cirurgia (entre 2 e 3 horas), tipo de prótese ideal (varia de acordo com a estrutura física da paciente) e técnica cirúrgica (a prótese pode ser colocada sobre, abaixo ou dentro do músculo).
Confira o passo a passo da cirurgia para aumentar os glúteos!

A cirurgia plástica de glúteos pode ser feita através de diversas técnicas, mas as que possuem os melhores resultados são os procedimentos intramuscular e subfascial de aumento das nádegas. Isso porque, o implante é protegido por tecido sob a pele ou por tecido e fibra muscular.

Em ambos os casos, o médico irá realizar uma incisão no sulco vertical que fica entre os glúteos. Depois, colocará, cuidadosamente, as próteses de silicone no lado direito e esquerdo, dentro do músculo maior.

Após uma análise meticulosa para verificar se os silicones no glúteo parecem naturais e estão simétricos, o cirurgião fechará os cortes por meio de suturas absorvíveis e colocará uma bandagem para garantir compressão e suporte.

Outra opção para quem sonha em mudar o formato dos glúteos é o enxerto de gordura. E você pode saber tudinho sobre esse procedimento clicando no link!

Quais são os diferentes tipos de glúteos?

Existem cinco tipos de glúteos, sendo eles a projeção do quadrante superior, em forma de V, em formato de A, redondo ou de coração. É importante conhecer qual o seu tipo de glúteo, pois essa característica interfere nos estilos de roupas e biquínis que podem valorizar o seu corpo.

Ilustração mostrando os 5 tipos de glúteos, que são em formato de quadrado superior, em forma de V, redondo e forma de coração.
Identifique o formato do seu glúteo e não tenha mais dúvidas!

Segundo Matthew Schulman, um cirurgião plástico dos Estados Unidos, são cinco os formatos. Veja:

Quadrado superior: quando a linha entre o osso do quadril e a parte externa da coxa são retos e perpendiculares.

Nádegas em forma de V: quando a linha entre a pélvis e os quadris se inclinam para dentro.

Nádegas em A: quase como um trapézio, é quando a linha das nádegas se alargam na área abaixo dos quadris.

Redondo: as famosas já estão apostando muito neste formato que parece um pêssego.

Forma de coração: é aquele corpo em que as nádegas têm a forma de um coração de cabeça para baixo.

Como é o pós-operatório de silicone no glúteo?

Dentre as características para uma boa recuperação da cirurgia de silicone no glúteo, contar com um espaço completo e com infraestrutura de alta qualidade é imprescindível.

Também é importante ter uma equipe especializada no atendimento de pós-operatório, já que os retornos com o médico e equipe de enfermagem são necessários até a completa recuperação da paciente.

Vale ressaltar que, normalmente, antes mesmo da cirurgia, o médico responsável já informa a paciente sobre os cuidados necessários no pós-operatório.

Quais as regras para o pós-operatório da prótese de glúteo?

Os cuidados com a higiene durante o pós-operatório da prótese de glúteo são necessários para garantir que a cicatrização ocorra sem prejuízos, como riscos de infecções na região do corte. Para diminuir possíveis dores, o médico deve indicar o uso de analgésicos.

regras pos operatorio gluteoplastia
Saiba quais cuidados tomar durante o pós-operatório da cirurgia de aumento do bumbum!

É importante saber também, que o médico recomendará uma malha de compressão que deve ser usada por alguns dias. Essa peça de vestuário ajuda a reduzir o inchaço prevenindo o acúmulo de líquido, melhorando a circulação sanguínea e dá suporte aos novos contornos durante a cicatrização.

Outros cuidados com o pós-operatório da prótese de glúteos são:

  • Repouso moderado, evitando movimentos bruscos;
  • Para dormir e descansar é necessário ficar de bruços, ou então se deitar com um travesseiro abaixo das coxas para não ter pressão nos glúteos;
  • É recomendável não sentar por, pelo menos, duas semanas;
  • As sessões de drenagem linfática são essenciais após a prótese de glúteos;
  • É indicado fazer leves caminhadas para não correr o risco de trombose;
  • Não realizar exercícios físicos durante os 30 primeiros dias, só sendo permitido o retorno aos exercícios intensos após 60 dias e claro, com indicação médica.

Perguntas frequentes sobre a gluteoplastia

Dúvidas como os cuidados no pós-operatório, como fica o resultado e qual é o valor da operação, são frequentes entre as mulheres que pensam em fazer a cirurgia de aumento de glúteo.

Imagem de uma mulher segurando um balão de pensamentos com a imagem de um bumbum com silicone nos glúteos
Tire todas as dúvidas sobre a cirurgia para aumentar o bumbum!

Veja algumas delas:

Qual a melhor posição para dormir após a cirurgia para aumentar os glúteos?

Após a cirurgia de gluteoplastia é preciso dormir de bruços e evitar ficar sentada, por um período de 2 a 4 semanas. Pode-se esperar rigidez e inchaço nas nádegas e nas regiões próximas, o que é resultado da incisão e dos tecidos sendo esticados durante a operação.

Você também pode sentir um pouco de dor, que poderá ser controlada com ajuda da medicação indicada pelo médico.

Será necessário colocar dreno após a gluteoplastia?

Os drenos cirúrgicos geralmente são removidos em até uma semana. Eles são peças fundamentais para o pós-operatório e são colocados para evitar o acúmulo de seromas em volta das próteses. O seroma ocorre justamente quando há o acúmulo de líquido embaixo da pele.

Quando os curativos e pontos serão retirados?

As suturas externas com fios não absorvíveis permanecerão no lugar por 1 ou 2 semanas. Já os pontos, por serem internos e absorvíveis, não necessitam de retirada, uma vez que estão associados à aplicação de uma cola cirúrgica na área externa da cicatriz.

Quando poderei voltar às atividades cotidianas?

Você poderá voltar ao trabalho e às atividades normais dentro de 2 ou 4 semanas. É recomendado evitar exercícios físicos para as pernas durante aproximadamente 2 meses.

Quem tem silicone no glúteo pode tomar injeção?

Após a prótese de glúteos, injeções intramusculares no local não serão mais possíveis. Mas, isso está longe de ser um problema, afinal, partes como braços e coxas também possuem músculos aptos a receber injeções.

Embora há quem diga que as injeções devem ser expressamente proibidas, a verdade é que elas devem, no mínimo, ser evitadas. Porém, há algumas injeções, como a benzetacil, por exemplo, que não permite aplicação em outra área do corpo, senão os glúteos.

O correto é a escolha de um profissional bem capacitado para aplicação, uma vez que o ponto correto de se aplicar a injeção não é o mesmo onde a prótese está localizada.

O silicone nos glúteos corre o risco de estourar?

Além de serem produzidos com um material bastante resistente, o silicone tem a proteção da grande camada de tecido adiposo do músculo do glúteo máximo, isso diminui em alto grau as chances de rupturas e traumas nessa área.

Quando é possível ver os resultados definitivos da gluteoplastia?

O resultado já pode ser visto imediatamente após a cirurgia, mas o resultado definitivo, aquele que de fato é o sonho da paciente, costuma dar os primeiros indícios a partir do terceiro mês, quando os inchaços regridem. Entretanto, é a partir do sexto mês que o resultado fica ainda mais natural e bonito.

Como deve ser feita a higiene do local operado?

Para lavar o local da cirurgia utilize um sabão neutro. Fora isso, a higiene íntima deve ser feita sempre de cima para baixo, tendo o cuidado para não levar contaminação para a cicatriz. Isso é totalmente necessário, para prevenir infecções e abertura de pontos.

Sobre os banhos, são possíveis logo após a retirada do dreno, o que ocorre, em média, 48 horas após a cirurgia plástica.

Como é o antes e depois da gluteoplastia?

O resultado da gluteoplastia são nádegas maiores, bem contornadas e projetadas. Porém, o resultado final varia de acordo com o tipo de prótese escolhida, tamanho dos glúteos antes do procedimento e cuidados tomados por cada paciente.

Imagem mostrando o antes e depois da gluteoplastia realizada por uma paciente de 47 anos
O resultado é um bumbum maior e mais arredondado!

ATENÇÃO: O resultado acima tem como objetivo exemplificar como fica o antes e depois da gluteoplastia, mas é importante ressaltar que cada caso é um caso.

O resultado em questão é de uma de nossas pacientes, Adriana B., de 47 anos, que optou pelo implante de silicone nos glúteos para melhorar a projeção dos glúteos e o contorno corporal.

Veja o vídeo abaixo para saber mais sobre a cirurgia:

Quanto custa a gluteoplastia?

valor da gluteoplastia varia de acordo com a prótese escolhida pela paciente, então o mesmo pode ser influenciado pelo formato, qualidade e quantidade do silicone. Fora isso, os custos hospitalares também contam no orçamento final.

Como fica a cicatriz da gluteoplastia?

A cicatriz da gluteoplastia fica no início do sulco interglúteo, uma prega natural que existe entre as nádegas. A mesma tem cerca de 5 cm, ou seja, possui um resultado bastante discreto e natural.

Veja como fica a cicatriz após os implantes de glúteo:

Ilustração mostrando onde fica a cicatriz da cirurgia para aumentar o bumbum, no sulco interglúteo
A cicatriz fica praticamente imperceptível!

Qual a validade das próteses de glúteos?

Todos os tipos de implantes possuem algum prazo de validade. No caso das próteses de glúteos não é diferente, esse prazo pode variar dependendo da qualidade do material e de características do próprio corpo da paciente.

No entanto, diferentemente de outros tipos, essa prótese é desenvolvida com um material bem mais resistente e por isso, pode durar até mais de 20 anos!

Ah, mas não vale descuidar!

Acompanhamentos periódicos com o médico são necessários para prolongar ainda mais a vida útil do seu implante de glúteo, além de garantir que ele fique bonito e natural.

Quais as vantagens da gluteoplastia?

Se o sonho das nádegas empinadas e redondinhas é uma realidade para você, o silicone no glúteo será a solução certeira para essa conquista. Dentre as vantagens estão:

  • Aumento da região;
  • Aumento da projeção;
  • Levantamento;
  • Melhoria no formato;
  • Correção de anatomias desfavorecidas (caídos e retos).
Ilustração mostrando o resultado da cirurgia para aumentar o bumbum com os seguintes dizeres: Vantagens da Gluteoplastia. Conquiste o bumbum dos seus sonhos! Glúteos com volume, formato arredondado, resultado natural e autoestima elevada
É possível conquistar o bumbum dos sonhos com a cirurgia plástica!

Quais os riscos da gluteoplastia?

Um dos riscos da gluteoplastia é o silicone ser rejeitado pelo organismo, a chamada retração da cápsula da prótese. No entanto, as chances de que isso ocorra são bem pequenas, devido à tecnologia do material das próteses.

Caso essa rejeição ao silicone aconteça, o médico indicará um medicamento para tentar reverter. Mas, em algumas situações, será preciso retirar a prótese no lado que foi afetado e trocar por outra.

É pensando nesses casos que, geralmente, algumas marcas de primeira linha possuem a garantia do fabricante e eles já garantem uma nova prótese como medida de segurança.

Lembrando que a rejeição da prótese de silicone é uma reação normal do organismo. Portanto, NÃO pode ser considerado como erro do médico que te operou.

Onde fazer a gluteoplastia em São Paulo?

Antes de escolher onde fazer a gluteoplastia é de extrema importância verificar se a clínica realiza cirurgias somente em hospitais, com toda a infraestrutura necessária, e oferece suporte completo no pré e pós-operatório.

Na Dream Plastic, você encontrará todos esses fatores, além de compromisso e seriedade no cuidado com as pacientes!

recomendacoes gluteoplastia
Conte com a Dream Plastic para sua Gluteoplastia!

A Dream Plastic faz cirurgias plásticas há 17 anos e já realizou mais de 45 mil sonhos. Diante disso pudemos criar protocolos exclusivos que possibilitam uma recuperação mais rápida e tranquila no pós-operatório.

Um exemplo disso, é o nosso Disk Enfermagem, que permite às mulheres que passaram por cirurgia ligar em qualquer hora do dia para tirar possíveis dúvidas.

Esse atendimento exclusivo possibilitou para nós, hoje, sermos a clínica de cirurgia plástica mais recomendada pelas mulheres. Veja a nossa avaliação no Google Review:

Print da avaliação da Dream Plastic no Google Review
A clínica mais elogiada pelas mulheres!

E então, o que está esperando para realizar o seu sonho?

Marque uma consulta com um de nossos cirurgiões e tire todas as suas dúvidas sobre a gluteoplastia.

Basta entrar em contato conosco pelo WhatsApp! Clique agora no botão aparecendo em sua tela e agende a melhor data e horário com um de nossos especialistas.

Te aguardamos aqui! ❤️

Esclareça suas dúvidas!