Primeiro Passo para Uma Vida Inteira de Novas Conquistas

Lipoescultura: descubra como tirar a gordura da barriga e colocar no bumbum!

Atualizado em 01/03/2024 10:30

Já pensou em fazer uma lipoescultura e conquistar o corpo que sempre sonhou?

Chega mais! Vamos te contar como é possível ter a barriga definida, curvas esculturais e ainda se ver livre da gordura localizada.

Isso é lipoescultura, uma cirurgia de contorno corporal que é capaz de deixar o seu corpo livre dos pneuzinhos que marcam na roupa.

Então, se você…

  • Se incomoda com a gordura da sua barriga (ou em qualquer outra região);
  • Sempre sonhou em afinar a cintura e aumentar o bumbum;
  • E quer usar roupas que valorizem o seu corpo…

Está no lugar certo! Neste artigo você irá conhecer casos de pacientes reais, com fotos de antes e depois, e ainda vai descobrir se essa é a cirurgia certa para você.

Nós somos a Dream Plastic, a clínica de cirurgia plástica com o maior histórico de resultado e segurança do Brasil. Continue a leitura e descubra tudo sobre a lipoescultura!

Esclareça suas dúvidas!

O que é lipoescultura?

A lipoescultura é uma cirurgia plástica modeladora que retira o acúmulo de tecido adiposo (gordura localizada) por meio de uma cânula. Após a gordura ser aspirada, ela é tratada e colocada em outra parte do corpo para dar volume. O procedimento é indicado para melhorar a definição e o contorno corporal.

Imagem exemplificando o que é lipoescultura e mostrando o resultado do procedimento em uma paciente de 25 anos. Ela está posicionada de frente nas fotos.
Resultado da cirurgia modeladora em paciente da clínica Dream Plastic

O resultado acima é de uma de nossas pacientes, Paloma N., de 25 anos, que realizou a lipoescultura com o objetivo de melhorar o contorno corporal, se livrar da gordura localizada na região da barriga e aumentar o volume dos glúteos.

As fotos divulgadas neste conteúdo NÃO são uma promessa de resultado, pois cada caso é um caso. Portanto, todas as imagens de antes e depois da lipoescultura que ainda serão mostradas têm caráter apenas informativo.

É importante saber: a lipoescultura não tem como objetivo o emagrecimento e não serve de tratamento contra obesidade.

A quantidade de gordura que pode ser retirada em uma lipoescultura é entre 5 e 7% do peso corporal. Essa porcentagem, para pacientes que desejam emagrecer, não é satisfatória, e remover mais gordura do que o permitido pode apresentar riscos.

O cálculo feito para descobrir quanto deve ser retirado de gordura é com base no IMC da paciente, ou seja, de acordo com o peso ideal de cada pessoa. Quando os médicos desrespeitam essa regra, os riscos como hemorragia e desidratação aumentam.

Agora, quando a cirurgia é realizada dentro dos conformes, o resultado é um corpo muito mais definido e com contornos melhorados. Sabe aquele corpo dos sonhos? Esse é o objetivo de uma cirurgia modeladora!

O que é lipoescultura com enxerto no glúteo?

A lipoenxertia glútea (ou lipoescultura com enxerto no glúteo) é uma técnica utilizada para aproveitar a gordura retirada na lipoaspiração e aumentar o bumbum. Após a gordura ser aspirada, ela é tratada e injetada nos glúteos. Essa gordura geralmente é retirada de locais como abdômen, costas, coxas e braços.

Imagem mostrando o resultado de uma lipoescultura com enxerto no glúteo em uma paciente de 25 anos. Ela está de lado no antes e depois.
Resultado da cirurgia modeladora com enxerto no glúteo

Nessa técnica o cirurgião plástico utiliza a gordura corporal da própria paciente para enxertar as células de gordura na área em que deseja aumentar o volume.

Veja só o relato da nossa paciente Paloma após 2 meses da cirurgia de lipoescultura com enxerto no glúteo:

“Já perdi 8 quilos na balança depois da cirurgia, mas durante o procedimento foram retirados 5 litros de gordura. Fiz 12 drenagens e vou beber bastante água para diminuir o inchaço. Estou muuuuuito feliz com meu resultado!

A cirurgia para colocar gordura no glúteo tem diferenças e benefícios quando comparada com o silicone no glúteo. Sem contar que essa técnica é mundialmente reconhecida e muito elogiada.

Já a gluteoplastia, a cirurgia de aumento do bumbum com próteses, conta com outras técnicas, ainda que tenha o mesmo objetivo da lipoenxertia.

Conheça as principais diferenças entre cada procedimento:

Imagem mostrando as principais diferenças entre a lipoescultura e a gluteoplastia.
Compare os benefícios dos dois procedimentos!

A quantidade de gordura a ser enxertada nos glúteos varia de acordo com cada caso e não há limite de gordura a ser enxertada, esse fator vai depender da anatomia de cada paciente.

Além disso, o cirurgião plástico utiliza um protocolo de contagem para garantir que ambos os lados fiquem com o mesmo volume.

Se você tiver assimetria nos glúteos, o médico propositalmente coloca quantidades diferentes para minimizar a desigualdade entre os lados.

Ilustração exemplificando o processo de lipoenxertia no glúteo, com os seguintes dizeres: a gordura localizada é aspirada e colocada na região do bumbum.
O resultado é um bumbum muito mais volumoso e redondinho

Em quais partes do corpo é possível fazer a lipoescultura?

É possível fazer lipoescultura em regiões como:

  • Abdome;
  • Flancos;
  • Costas;
  • Queixo;
  • Papada;
  • Culotes;
  • Pernas;
  • Braços;
  • Região íntima.
Ilustração mostrando toda as regiões em que é possível fazer lipoescultura, indicando as regiões de onde a gordura pode ser retirada e em quais geralmente é injetada para aumentar o volume.
É possível injetar gordura para aumentar volume em mais de uma região!

A gordura retirada na lipoescultura geralmente é aplicada em regiões como glúteos, pernas, face e lábios vaginais.

Quando o objetivo da cirurgia é melhorar a estética corporal, quase sempre a gordura é enxertada no bumbum. Mas, em raros casos, a cirurgia também pode ser feita para reparar algum tipo de deformidade no corpo.

Quando optar pelo enxerto no glúteo?

O enxerto no glúteo é indicado quando a paciente se incomoda com o excesso de gordura acumulada, geralmente na região do abdômen, flancos e costas, e deseja aumentar o volume dos glúteos, por exemplo. A lipoenxertia também pode ser realizada em regiões da face e nas mamas.

Para quem é indicada a lipoescultura?

A lipoescultura é indicada para pacientes que desejam se ver livres da gordura localizada e desejam realizar o preenchimento de áreas do corpo. É necessário estar com o peso adequado de acordo com o cálculo do IMC. O procedimento é contraindicado para pessoas com obesidade e doenças crônicas não controladas.

A cirurgia não é indicada para pacientes com obesidade e acima do peso, porque além de aumentar os riscos do procedimento, há a possibilidade de gerar flacidez no local de remoção da gordura.

Em alguns casos, é possível passar por uma lipoaspiração e reduzir a flacidez, isso se a técnica for combinada com aparelhos como o renuvion ou bodytite, que possuem tecnologias inovadoras para tratar a flacidez da pele.

Quando fazer abdominoplastia com lipoescultura?

A abdominoplastia e a lipoescultura podem ser realizadas juntas com o objetivo de otimizar os resultados de pacientes que já estão próximos do peso ideal. As técnicas são indicadas para eliminar a flacidez de pele no abdômen, tirar gordura localizada e melhorar o contorno corporal através da lipoenxertia.

Imagem mostrando o resultado de uma paciente de 50 anos que realizou uma abdominoplastia e lipoescultura. Ela está de frente na foto antes e depois do procedimento.
Paciente com flacidez na barriga optou por fazer as duas cirurgias

O resultado acima é de uma de nossas pacientes, Adriana S., de 50 anos, que optou pela cirurgia de abdominoplastia e lipoescultura para melhorar a estética e renovar a autoestima.

A técnica consiste em realizar primeiro a lipoaspiração, eliminando o excesso de gordura. Em seguida, o médico realiza a lipoenxertia glútea, colocando a gordura nas nádegas. E, apenas no final, é feita a retirada da flacidez com o procedimento de abdominoplastia.

Veja o relato da paciente após a realização dos procedimentos:

“A recuperação foi desafiadora nos primeiros dias, com desconforto e inchaço, mas segui rigorosamente as instruções médicas. Com o passar das semanas, vi minha barriga mais lisa e contornos mais definidos, o que me trouxe grande satisfação e confiança em meu corpo renovado.”

É muito comum que após passar por uma cirurgia plástica, as pacientes se sintam renovadas fisicamente e emocionalmente, pois a mudança exterior acaba influenciando positivamente o psicológico, principalmente em relação a percepção sobre si mesmas.

Como é o pré-operatório da lipoescultura?

Os principais cuidados antes da lipoescultura são:

  • Pode ser necessário emagrecer para não ter problemas de saúde ou flacidez;
  • É importante parar de fumar semanas antes da cirurgia, pois o cigarro atrapalha a cicatrização;
  • Avise o médico sobre qualquer medicamento que você faça uso contínuo;
  • Não use esmaltes no dia da cirurgia, pois os médicos usam dedais para medir o nível de oxigênio durante a cirurgia.

É claro que seguir esses passos é de extrema importância para um resultado dos sonhos. Mas, para uma plástica de sucesso, você precisará escolher a melhor clínica de cirurgia plástica.

Cirurgia plástica é um assunto sério, pois estamos falando da sua SEGURANÇA e RESULTADO. Então, preste atenção em fatores como:

Experiência da clínica

A clínica de cirurgia plástica deve contar com um amplo histórico de resultados e segurança. Afinal, é isso que vai atestar a confiabilidade de toda a equipe médica, mas também da infraestrutura da clínica.

Ou seja, faça buscas por recomendações de outras mulheres que já passaram pela cirurgia e tiveram bons resultados.

Para você saber mais sobre a experiência da clínica, é mais que necessário buscar dados sobre o histórico de resultado e segurança. E sabe como é possível fazer isso? Fazendo parte do MAIOR grupo de pacientes de cirurgia plástica do país!

É só clicar no banner abaixo:

Lipoescultura

Vale lembrar que o grupo é exclusivo para mulheres e já conta com mais de 120 mil participantes! Por isso, é necessário responder algumas perguntinhas para que nossos moderadores atestem que o seu perfil é compatível com o grupo.

Cirurgião plástico especialista

O cirurgião plástico especialista é um profissional com vasta experiência, e que tem autorização da SBCP para realizar cirurgias plásticas.

Para você ter uma ideia, segundo o Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo), 97% dos médicos processados por erros em procedimentos cirúrgicos, não eram especialistas.

Para ter certeza que a sua clínica contrata apenas cirurgiões especialistas, faça o seguinte:

  1. Entre no site da SBCP
  2. Clique em “Encontre um cirurgião”
  3. Clique em “Buscar”
  4. Preencha as informações do campo de busca, digitando o nome completo ou parcial sem acento
  5. Selecione a categoria especialista
  6. Selecione o estado no qual o cirurgião plástico trabalha
  7. Clique em “Buscar”

Se aparecer o cadastro do médico, ele é um especialista!

Avaliação pré-anestésica

A avaliação pré-anestésica, ou APA, é uma consulta que deve acontecer antes do dia da cirurgia modeladora.

Na APA, o anestesista vai avaliar o estado clínico da paciente, e fazer o seu planejamento de segurança.

Fora isso, na consulta a paciente toma conhecimento de qual anestesia tomará no dia da cirurgia e entende melhor como o procedimento acontecerá.

Local onde é feita a cirurgia

Toda cirurgia plástica deve ser realizada em um hospital com unidade de tratamento intensivo (UTI) e altíssimas condições de higiene, essa é uma resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM).

É dessa forma que os riscos diminuem, levando em consideração que a maior causa de problemas advindos de cirurgias plásticas são decorrentes do fato desses procedimentos serem realizados em clínicas ou consultórios particulares.

Como é feita a lipoescultura?

A lipoescultura une a técnica de lipoaspiração e enxerto de gordura da própria paciente. Primeiro é feita a marcação na região onde a gordura será retirada, depois é aplicada a anestesia e uma solução com soro fisiológico e adrenalina. A gordura é removida e tratada, e depois injetada em outra parte do corpo.

cirurgia lipoescultura
Conheça o passo a passo da lipoescultura!

Os anestesistas experientes em cirurgia plástica optam pela anestesia peridural com sedação. Esta alternativa anestésica é melhor, quando comparada com a anestesia local e geral, pois:

  • Reduz o sangramento;
  • Diminui o risco de trombose venosa profunda;
  • Proporciona menos dor para a paciente no pós-cirúrgico.
ficha técnica lipoescultura
Principais informações sobre a lipoescultura

Quanto tempo dura a lipoescultura?

A cirurgia de lipoescultura tem duração média de 3 horas, dependendo da quantidade de gordura a ser lipoaspirada. A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica indica que esta cirurgia seja feita a partir dos 18 anos de idade porque antes disso o corpo ainda está em formação.

Como é a recuperação da lipoescultura?

O pós-cirúrgico da lipoescultura exige alguns cuidados específicos e o tempo oscila conforme o volume de gordura aspirado. A evolução acontece dia após dia e, em média, após 1 mês você estará livre de restrições. A sensação de desconforto e as dores mais intensas devem ocorrer nos dois primeiros dias após a cirurgia.

Imagem fundo bege e vermelho, e uma mulher em primeiro plano usando a cinta pós-cirúrgica da lipoescultura
É importantíssimo seguir todas as orientações médicas e ir em todas as consultas de retorno

No pós-operatório a paciente se torna uma grande responsável pelo resultado final da cirurgia, afinal, caso não siga as recomendações à risca da lipoenxertia glútea, pode afetar a aparência do abdômen e do bumbum.

Sobre a internação, nem sempre é preciso passar a noite no hospital, mas é recomendado permanecer internada entre 12 e 24 horas.

E pode haver inchaço e manchas de acúmulo de sangue entre os primeiros 15 a 21 dias! Veja como você deve seguir durante o pós-operatório da lipoescultura:

Infraestrutura de pós-operatório

Pode parecer que a parte mais importante da cirurgia é o procedimento em si, mas, na verdade, o pós-operatório também é um momento crucial, que acaba por definir o resultado final da lipoescultura.

Por isso, é importante que a clínica escolhida conte com a melhor infraestrutura de pós-operatório possível, com um atendimento personalizado, profissionais dispostos para solucionar dúvidas e canais de urgência e emergência sempre disponíveis.

Faça repouso

Você precisa descansar nos primeiros dias após a cirurgia plástica. Entretanto, não é recomendável ficar o tempo todo de repouso, e em nenhuma hipótese você deve ficar de cama.

Por isso, caminhe pela casa algumas vezes durante o dia. Sempre movimentando as pernas, mas sem realizar esforço físico.

Isso ajuda na circulação do sangue, evitando complicações como a trombose ou embolia pulmonar.

Use a cinta modeladora

Na fase pós-cirúrgica da lipoescultura com enxerto no glúteo, é importante utilizar a cinta indicada pelo seu médico, durante os primeiros 60 dias.

A cinta pós-lipo tem um papel importante no antes e depois da lipoenxertia.

Por isso, deve ser usada continuamente, sendo retirada apenas para tomar banho.

Evite esforços

Na recuperação da lipoescultura, você NÃO deve fazer esforços ou pegar peso durante cerca de 30 dias.

E isso inclui atividades físicas, como musculação e aeróbica.

Respeitar este período é importante para não exercer pressão nas áreas de enxerto e prejudicar o resultado e a cicatriz.

O retorno às suas atividades de rotina, que inclui o retorno ao trabalho, deve ser liberado após 14 dias.

A lipoescultura dói muito?

O pós-cirúrgico da lipoescultura dói, assim como o da lipoaspiração. Mas, felizmente, a paciente estará medicada para aliviar o desconforto. Geralmente, a dor permanece entre 7 e 10 dias.

Quanto tempo dura a recuperação de lipoescultura?

As fases de recuperação da lipoescultura duram:

Internação24 horas
DorEntre 7 e 10 dias
Atividades de rotinaApós 10 ou 14 dias
InchaçoEntre 15 e 21 dias
Esforço físicoApós 30 dias
Cinta modeladoraEm média 60 dias

Leia detalhes da recuperação da cirurgia de lipo aqui!

Como fica a cicatriz da lipoescultura?

A cicatriz da lipoescultura tende a ser pequena e discreta, com cerca de 1 cm de dimensão. Afinal, o corte é feito no formato de pequenos buraquinhos para a passagem das cânulas. Mas, a longo prazo, a cicatriz tende a ficar quase imperceptível.

Inclusive, você pode conferir fotos de pacientes reais que fizeram lipoescultura neste mesmo conteúdo, em tópicos acima ou conferindo nosso texto de antes e depois da cirurgia modeladora.

A lipoenxertia de gordura nos glúteos é reabsorvida com o tempo?

Nos meses seguintes, uma parte do enxerto no glúteo (de 40 a 60%) será reabsorvido pelo organismo. Ou seja, não há muita precisão do volume que ficará no final. O antes e depois definitivo da lipoenxertia, ou seja, o tamanho final dos glúteos, só é observado após 6 meses.

mulher lipoenxertia gluteos
Saiba quanto de gordura é reabsorvido na lipoenxertia!

Isso acontece porque é injetada uma gordura nos glúteos que o corpo, geneticamente, reconhece que não era para estar lá. Consequentemente, ele absorve e elimina.

Mas fique tranquila, esse reconhecimento não se trata de uma rejeição. E essa é uma das grandes vantagens de fazer o enxerto de gordura nos glúteos, com a gordura da barriga.

Ah, é importante ressaltar que não dá para ter certeza da quantidade exata que será reabsorvida. Pode acontecer em maior ou menor grau.

Diferentemente da prótese de glúteo, em que o volume colocado fica de forma permanente.

Quais as diferenças entre a lipoescultura e lipoaspiração?

Tanto na lipoaspiração quanto na lipoescultura o cirurgião remove a gordura por meio de cânulas finas de sucção, mas na lipo convencional essa gordura é descartada, enquanto na lipoescultura parte dessa gordura é tratada e utilizada para modelar o corpo.

Ilustração mostrando as diferenças entre a lipoaspiração e lipoescultura
Descubra qual procedimento se adequa melhor às suas necessidades

Quer saber mais sobre a lipo? Conheça nosso Guia de Lipoaspiração completo!

Uma nova técnica de lipoaspiração que tem dado o que falar é a lipo HD, que tem como objetivo a retirada de gordura de forma não uniforme, justamente a fim de modelar o corpo, assim como na lipoescultura, mas sem o aumento do volume.

Quais são os riscos da lipoescultura?

Os riscos mais comuns em tirar gordura da barriga e colocar no glúteo são:

  1. Fibrose: é um líquido meio amarelo avermelhado expelido pela região operada. Drenagens no pós-cirúrgico evitam esse problema. Saiba mais sobre a fibrose pós-lipo!
  2. Trombose: é a formação de coágulos sanguíneos no interior das veias. Na cirurgia plástica, é causada pela falta de movimentação na recuperação.
  3. Operar em ambiente não hospitalar: cirurgias feitas em clínicas e consultórios médicos não são seguras, porque não há a estrutura e uma equipe multidisciplinar para emergências e nem a fiscalização da Anvisa quanto às normas de higienização.

Ao escolher uma excelente clínica de cirurgia plástica e uma ótima equipe médica, você evita boa parte dos riscos da lipoenxertia.

Além disso, ao fazer uma análise pré-operatória detalhada e recebendo as orientações de pós-operatório, você consegue se prevenir de várias complicações.

Onde fazer lipoescultura em São Paulo?

A lipoescultura deve ser realizada em um hospital com infraestrutura completa, visando a segurança da paciente e um resultado de excelência. Por isso, a escolha da clínica de cirurgia plástica é um dos principais fatores a se avaliar antes de operar.

O ideal, para qualquer cirurgia plástica, é buscar uma clínica com amplo histórico de resultado e segurança, recomendada por várias pacientes, com infraestrutura de ponta, cirurgias realizadas somente em hospitais e equipe médica completa.

E sabe qual é a clínica de cirurgia plástica em São Paulo com todos esses requisitos?

A Dream Plastic, a clínica mais elogiada pelas mulheres! 

Clínica de lipoescultura em São Paulo Dream Plastic
A Dream Plastic é o local certo para realizar a sua cirurgia modeladora!

Só a Dream Plastic conta com um canal de atendimento 24 horas para urgência e emergência no pós-operatório, e uma conexão direta entre as pacientes e a equipe de enfermagem para tirar dúvidas através do nosso Disk Enfermagem.

Nossas pacientes também contam com uma infraestrutura completa de pós-operatório e uma Ouvidoria profissional para resolver conflitos de forma ética e imparcial.

E além de todos esses benefícios, a Dream Plastic tem a honra de ser a clínica de cirurgia plástica mais recomendada pelas pacientes na internet, com 4,9 estrelas no Google Review.

Avaliação da clínica Dream Plastic no Google Review com 4,9 estrelas
Faça sua cirurgia em clínica amplamente recomendada pelas pacientes!

Inclusive, se você quer descobrir o preço da lipoescultura, clique no link e saiba todas as formas de pagamento e facilidades para realizar seu sonho!

Ainda tem dúvidas se essa é mesmo a cirurgia plástica ideal para você? Dê um passo adiante e marque uma avaliação com um de nossos especialistas.

Tire todas as suas dúvidas, receba um orçamento personalizado e sem compromisso de fechar seu contrato, e fique muito mais próxima do corpo dos seus sonhos!

Clique agora no ícone do WhatsApp aparecendo em sua tela e fale com uma de nossas consultoras para escolher a melhor data e horário para sua consulta com o cirurgião plástico.

Nós te esperamos na clínica! 🙂