Higiene íntima da mulher

Higiene íntima da mulher

6 de junho de 2014

Todos sabem que a higiene é fundamental. Foi o progresso dos hábitos de higiene ao longo da evolução humana que nos proporcionou hoje uma maior longevidade. Manter o corpo e o ambiente limpos pode prevenir e até combater uma série de doenças.

Dentre os hábitos de higiene, a limpeza íntima feminina é um capítulo à parte. E para entender a importância deste hábito, é fundamental compreender as características peculiares do pH vaginal e sua mudança nas diversas fases da vida da mulher.

Da puberdade à menopausa, o pH vaginal é ácido. Essa acidez impede o crescimento das bactérias existentes no meio vaginal. Por conter uma grande concentração de glândulas sebáceas, o sebo produzido por elas deposita-se na mucosa vaginal que, em contato com o ar, oxida, favorecendo a colonização bacteriana e, consequentemente, provocando um odor desagradável.

Aqui cabe um parêntese. Não confunda o odor natural da mulher com o odor de uma infecção. Toda mulher possui um cheiro característico, que pode ser mais suave ou mais intenso. O odor de uma infecção é mais forte que o normal e geralmente é acompanhado de corrimento.

E, ao contrário do que se imagina, a maioria dos homens gosta do cheiro natural das suas “fêmeas”. Portanto, relaxe e abandone a obsessão de mantê-la inodora. Lembre-se: mantê-la limpa é diferente de mantê-la sem cheiro. Essa obsessão pode até mesmo prejudicá-la, pois pode desequilibrar o seu pH natural, deixando-a vulnerável às infecções.

Aqui vão umas dicas preciosas para manter sua saúde íntima sem interferir na ação natural do organismo:

– Água e sabão são os melhores produtos para a higienização. Evite, porém, sabonetes com hidratante pois elem desequilibram a flora vaginal. Use sabonete com pH neutro na mucosa. Vários sabonetes específicos para a região vaginal estão à disposição em farmácias e supermercados.

– Perfumes e talcos são ótimos… para o resto do corpo, nunca aplique direto na vagina. A regra vale também para papéis higiênicos perfumados.

– Deixe a sua amiga respirar! Evite calcinhas de tecido sintético, calças apertadas e protetor diário. Isso abafa a região e facilita a proliferação de fungos e bactérias. Dormir nua ou sem calcinha, além de deixar seu companheiro estimulado, liberta sua vagina da opressão diária.

– Durante o período menstrual, o ideal seria lavar-se toda vez que trocar o absorvente. Na impossibilidade, lenços umedecidos com pH neutro ajudam, e muito. Absorventes internos devem ser trocados a cada quatro horas ou, se encharcarem, antes disso. Caso contrário, aumenta-se o risco de infecção pélvica.

– O pH vaginal na pré-puberdade e após a menopausa é quase neutro, portanto nunca use na sua filha, por exemplo, os mesmo produtos que usa em você. Para ela, prefira sabonetes especiais para crianças.

– As calcinhas também merecem atenção especial. Lave-as com sabão de coco ou sabonete neutro. Observe também se não ficaram resíduos dos produtos e seque-as, de preferência, ao sol ou em lugares arejados.

– Visite o ginecologista regularmente ou sempre que observar alteração no odor ou que haja corrimento. Duchas vaginais sem prescrição médica? Jamais! Assim como a automedicação. Somente um profissional poderá indicar o melhor tratamento.

 

 

 

Pergunta Higiene íntima da mulher

 

 

Avalie este post

Deixe um comentário

Notificar-me de
Elisabete vinha

Adorei ! ♡gostaria de receber mais dicas se possível !

Eliane dos Anjos Silva Ramos

texto muito bom adorei as dicas

Raymaria

Ola!as informações foram muito úteis ajudaram bastate. Mas eu gostaria de saber se e recomendavel uzar sabão de coco pra fazer a ingieniza

Vanda Carneiro

Gostei muito das orientações e gostaria de acompanhar todas as publicações,por dou muito valor ao cuidado pessoal.Obrigado.

vanusa

muito interessante e esclarecedor sempre.

RENATA GERALDES

GOSTARIA DE SABER O VALOR DE UMA LIPOASPIRAÇÃO E SE PODE SER PARCELADO

Rita

Sempre leio sobre saude da mulher, mas desconhecia algumas dessas informações. Obrigada! *_*

Karina Y Y

Adorei!!! Mto bom o texto, as dicas são ótimas!

Adriana Zanelato

Mto legal este post, sempre achei que este monte de “sabontes íntimos” que surgiram no mercado eram puro exageiro, basta água e um sabonete de qualidade e fica tdo perfeito!

Parabens pelo blog!

LARIH *

BOM SABER QUE BASTA APENAS AGUA E SABONETE PARA A HIGIENE INTIMA, EU TINHA MUITAS DUVIDAS SOBRE

Michelle

Gostei muito das dicas….
É importante saber os cuidados básicos com a nossa “amiga”.

Fernanda

Muito bom…adorei…

Talita

muiiito legal e importante, pois muitas mulheres desconhecem essas informaçoes…

katia demberi

Gostei! cosegui esclrecer
algumas dúvidas !

Alesssandra Bueno

Texto muito importante para as mulheres… PARABÉNS!

PRISCILA

VAMOS DEIXAR A MENINA RESPIRAR PARA VIVER MELHOR COM A NOSSA AMIGA!

Thaiana Luz

Super Interessante!adorei!=)

Cida Freire

DICA EXTREMAMENTE IMPORTANTE ! PERFEITO !
ADOREI !

Tassy Mk

Adorei o texto! Esclarecedor!

Marcos

Vou compartilhar com a minha namorada! Que por sinal, vai realizar uma cirurgia com vcs!

Mariana

Parabéns pelo texto… Muito interessante e esclarecedor!

Adriana

Super legal o txt. Dicas importantes!

wpDiscuz
Responsável Técnico: Dr. Fabrício S. Veloso, CRM-SP 104.838
Rua Vergueiro, 2949 – 14º andar – Vila Mariana

Dream Plastic® 2017 – Todos os direitos reservados – Clínica de Cirurgia Plástica em São Paulo