Regime ou Dieta?


Esclareça suas dúvidas!

Todos estão cansados de saber que o emagrecimento depende, basicamente, de duas atitudes: a prática frequente de atividades físicas e a manutenção de uma alimentação balanceada. Esta última, porém, é fonte de muitas dúvidas e merece ser esclarecida em todos os aspectos possíveis. Um engano muito comum entre aqueles que desejam perder peso é a diferença entre regime e dieta. A confusão é frequente até mesmo na mídia e no meio profissional.

regime-ou-dieta-artigoAderir a um regime alimentar significa alterar provisoriamente a alimentação com o objetivo específico de perder peso. Muitas pessoas se submetem a regimes dos mais variados tipos para emagrecer para um casamento ou uma festa. Contudo, o regime não deve ser prolongado. Por causa das restrições alimentares que ele propõe, o organismo humano com certeza irá sentir os efeitos da ausência de certos nutrientes e vitaminas.

Uma vez que o regime é abandonado e a alimentação rotineira é resgatada, a pessoa recupera o peso normal. É por essa razão que as revistas ensinam como perder peso em poucos dias ou semanas.

Adotar uma dieta, por outro lado, consiste em uma reeducação alimentar, alterando permanentemente a alimentação da pessoa. Mais que consumir os produtos saudáveis e cortar os prejudiciais à saúde, uma dieta adequada deve respeitar as necessidades nutricionais de cada pessoa. No caso dos diabéticos, por exemplo, a hiperglicemia proíbe o consumo de açúcar. O vegetarianismo também é considerado uma dieta.

Quem deseja conquistar um molde mais magro deve alimentar-se exclusivamente de certos produtos por período indeterminado, o que muitas vezes significa sacrificar guloseimas. Logo, é errôneo dizer que alguém está de dieta, cada um simplesmente tem uma.

É de extrema importância lembrar que, antes de começar um regime ou adotar uma dieta, um nutricionista deve ser consultado. Além de realizar exames para descobrir as reais necessidades do organismo de cada paciente, este profissional aponta quais alimentos oferecem mais benefícios. As preferências de cada pessoa também são consideradas no momento da construção de um guia alimentar.

Portanto, fica claro que o regime e a dieta não são a mesma coisa. O intuito da mudança alimentícia e a opinião de um nutricionista devem orientar a pessoa que deseja perder peso.

Esclareça suas dúvidas!


Instagram Plástica do sonho

Selo Google
Selo Instagram
Selo Elogieaki
Selo Facebook
Selo Top quality
 
MARQUE SUA CONSULTA POR WHATSAPP





Quer receber informações confiáveis sobre cirurgia plástica?

Faça como milhares de mulheres, cadastre-se agora e receba dicas de médicos especialistas!