Nova pirâmide alimentar brasileira


Esclareça suas dúvidas!

Indicativo da proporção de cada tipo de alimento que deve ser ingerido por uma pessoa, a pirâmide alimentar é um dos instrumentos mais populares e eficazes quando o assunto é dieta. pirâmide-alimentar-artigo

No Brasil, a mesma foi adotada em 1999, fruto de uma adaptação do guia americano de alimentos criado em 1992. Contudo, devido a evolução negativa nos dados relativos à dieta do brasileiro, o gráfico sofreu modificações recentes.

De 2006 a 2010, o número de homens adultos com excesso de peso saltou de 18% para 50%, já em relação as mulheres, o número passou de 28% para 48% no mesmo período.

Por isso, em 2013, a pirâmide alimentar teve de ser alterada a fim de facilitar a adaptação aos hábitos culturais dos brasileiros. Além da redução de 2500 kcal para 2000 kcal no valor energético diário, o fracionamento das refeições (seis porções/dia) e o incentivo às práticas esportivas também foram as novidades estabelecidas.

Mas, como funciona uma pirâmide alimentar?

Basicamente, cada parte da pirâmide representa um grupo de alimentos e a proporção em que eles devem ser ingeridos diariamente.

Pirâmide AlimentarNa base estão os alimentos que correspondem ao maior percentual da dieta, no topo, os alimentos que devem ser ingeridos moderadamente.

Dessa forma, vale ressaltar que o grande segredo de uma alimentação saudável está na quantidade, uma vez que cada alimento possui sua importância para o organismo, desde que respeitadas as porções indicadas na pirâmide.

O fato é que não há fórmulas mágicas e nem milagres quando falamos de emagrecimento. Seja o gráfico original ou a adaptação brasileira, apenas a pirâmide alimentar não é capaz de proporcionar resultados plenos.

Quem busca uma reeducação alimentar completa deve buscar a orientação de um nutricionista, aliando também hábitos saudáveis à prática de atividades físicas.

Esclareça suas dúvidas!


 
MARQUE SUA CONSULTA POR WHATSAPP




Quer receber informações confiáveis sobre cirurgia plástica?

Faça como milhares de mulheres, cadastre-se agora e receba dicas de médicos especialistas!