Fibras Emagrecem?


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As fibras alimentares são encontradas principalmente em frutas, verduras, grãos inteiros e legumes. Porém não fornecem nenhum nutriente para o nosso organismo, não alimentam e não possuem calorias. Então para que consumir fibras? Simples, para limpar o seu intestino.São mais conhecidas por colaborarem para a formação do bolo fecal (fezes), mas são importantes aliadas reduzindo seu risco de desenvolver diabetes e doenças cardíacas.

Lembram quando falamos de estômagos preguiçosos? As fibras vão acelerar o metabolismo, fazendo com que o seu estômago fique ligeirinho, eliminando tudo aquilo que não é necessário, rapidinho.

Há dois tipos de fibras: as solúveis, que dissolvem em água, encontradas em aveias, ervilhas, feijão, maçã, frutas cítricas, cenouras, essas fibras contribuem para a formação do bolo fecal. E as insolúveis, que não dissolvem em água, encontradas na farinha de trigo integral, farelo de trigo, nozes e vegetais, essas fibras dificultam a absorção de gorduras e açúcares, controlando o nível de glicose e colesterol.

As fibras estão concentradas nas cascas dos alimentos, não desperdice mais a casca da maça, nem a casca da pera, da goiaba, a casca da uva. A pele das nozes, do feijão, da ervilha, tudo é rico em fibras. Procure agora comer produtos de grão integral, o processo industrial reduz consideravelmente o teor de fibras dos alimentos. Opte por arroz integral, pão integral, torrada integral. E para você que gosta de pipoca, saiba, ela é riquíssima em fibras, mas não exagere na gordura e no sal.

Substitua a farinha de trigo branca por farinha de trigo integral nas suas receitas, mas acrescente um pouquinho mais de fermento, pois a farinha integral é mais pesada que a tradicional. Acrescente farelo de trigo em suas receitas, experimente também para empanar frituras com o farelo de trigo no lugar de farinha de rosca.

A Dra. Fabiane Vieira, nutricionista, esclarece, “As fibras vão proporcionar uma sensação de saciedade, mas para que as fibras façam o seu trabalho direitinho é necessário consumir muita água”.

As fibras só trabalham bem acompanhadas de água, muita água, isso porque irão absorver uma quantidade demasiada de água para a formação e eliminação do bolo fecal, que ficará mais rígido se houver ausência de água. Ou seja, a fibra vai beber água para trabalhar bem, caso contrário ela vai trabalhar com sede, e ninguém trabalha bem com sede, não é verdade? Nem as fibras.

Essa teoria colaca abaixo a tese de que ração humana emagrece. É bem verdade que ração humana é uma fonte de fibra, mas se consumida sem uma quantidade adequada de água não fará absolutamente nada pelo o seu organismo, assim como os inúmeros farelos que surgiram nas lojas de produtos naturais.

Pó de feijão branco, pó de maracujá, pó, pó e pó, a única cosia que você fez, foi comer um monte de pó. Portanto se você emagreceu consumindo alguma dessas “fórmulas mágicas”, em formato de pó, sem consumir uma quantidade a mais de água que a de costume, foi absolutamente psicológico – você acreditou que estava emagrecendo.

Café da Manhã:

Um copo de suco natural de fruta. Já experimentou suco de laranja batido no liquidificador, com um pedacinho de beterraba e outro de cenoura? Nem precisa de açúcar, mas se preferir use adoçante, ou uma xícara de café com leite, há quem preferia café puro, com adoçante é claro.

Torrada ou pão integral, com geleia ou requeijão, preferência para a linha diet ou light. Agora bom mesmo é uma boa fatia de queijo branco, combina mais com a torrada integral.

Duas horas antes de almoçar coma uma fruta. Que tal a fruta picadinha com iogurte desnatado por cima e um colher generosa de mel?

Cada dia uma fruta diferente você não vai enjoar.

Almoço:

Você não estará com tanta fome.

Faça o seu prato bem colorido com as opções da salada. Pense que cada cor possui vitaminas diferentes, desse modo se você pegar um pouquinho de cada coisa estará adquirindo uma quantidade variada de vitaminas.

Uma fonte de carboidrato. A batata frita está convidativa? Faz tempo que você não come batata frita? Deu água na boca? Então coma a sua porção de batata frita, mas não coloque nenhuma outra fonte de carboidrato no seu prato.

Você já tem legumes e verduras em sua salada, uma fonte de carboidrato, agora você precisa de proteína, um bom peito de frango grelhado, ou um filé de peixe, ou até mesmo uma carne de sua preferência.

Não encha o seu prato de comida, você não estará com tanta fome.

Duas horas depois do seu almoço coma uma barra de cereal, ou biscoito integral, também pode ser uma fruta, um iogurte, alguma coisa para espantar aquela fome do meio da tarde, se você deixar essa fome crescer pode acabar comendo descontroladamente. Em casa de folga, coma pipoca assistindo um bom filme.

Jantar:

Procure comer alimentos sólidos até quatro horas antes de ir dormir e coma pouco, muito pouco, o dia acabou. Você não vai gastar energia, você vai dormir, durma bem, sem o estômago pesado.

Não coma fibras antes de se exercitar, a não ser que tenha um banheiro por perto. Atividades físicas é o nosso próximo tema, vamos começar com exercícios aeróbicos.

Semana que vem tire suas medidas novamente, suba na balança, meça sua cintura na altura do umbigo com uma fita métrica.

Depois dessas dicas já era para você estar perdendo peso de modo saudável. Se você não está perdendo peso é porque não está seguindo as dicas. Elimine o açúcar – Você não precisa de açúcar. Apenas uma fonte de carboidrato nas refeições. Coma mais fibras e beba muita água.

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