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Como evitar a retenção de líquido e o inchaço?


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Você vai sair e quando tenta vestir aquela calça jeans que tanto gosta, vê que ela não fecha. Imediatamente você sobe na balança e percebe um ganho inexplicável de cerca de 2kg, sem nenhum esforço.

Como evitar a retenção de líquidoSe isso já aconteceu com você, saiba que seu problema pode ser a retenção de líquido, que nem sempre está relacionada à obesidade, mas dificulta o emagrecimento.

Ela pode ser notada quando uma pulseira, que estava perfeitamente ajustada ao braço, de uma hora para outra fica apertada. Ou mesmo quando um sapato que se encaixava perfeitamente em seus pés passa a comprimi-los.

O inchaço nada mais é que a retenção de líquido em excesso pelo organismo e, na maioria dos casos, ocorre como consequência de alimentação altamente sódica e o sedentarismo. Entre seus facilitadores estão:

– A gravidez
– A TPM e menstruação
– O uso de medicamentos como corticoide
– Roupa muito apertada
– Uso de anticoncepcionais
– Predisposição genética
– Estresse
– Doenças

O sal e o sódio (principal causa)

O sal de cozinha é o responsável pela maior parte da retenção de líquido pelo corpo. Cerca de 40% de sua composição contém cloreto de sódio – íon importante para a retenção de líquido pelo organismo. Acontece que, quando ingerido em grande quantidade, o sódio causa um desequilíbrio entre a quantia de água retida e a liberada pelo organismo. Como resultado, se tem o inchaço e o ganho de peso.

Doenças

O sódio em excesso contribui para o desenvolvimento de doenças como a hipertensão, problemas nos rins (insuficiência renal), cardíacos, ósseos (osteoporose) e hepáticos (do fígado).

Fique atenta à quantidade de sal de produtos industrializados e embutidos

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo diário de sal não deve ultrapassar 5 gramas por dia – o que equivale a menos que 3 colheres de café.

Todavia, um estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizado entre 2008 e 2009, mostrou que os brasileiros consomem em média 11,38 gramas de sal por dia e, em grande parte, são de produtos industrializados ou embutidos.

É preciso cada vez mais estar atenta aos produtos prontos e semiprontos, enlatados ou em conserva, assim como evitar carnes embutidas como salame, presunto, salsicha, linguiça, mortadela etc.

Dicas para controlar a quantidade de sal ingerido e desinchar

Para ajudar a controlar as quantidades ingeridas, existem algumas dicas que você pode seguir para iniciar uma mudança de hábitos e garantir que seu corpo fique mais leve e saudável.

Quanto mais sal você ingere, mais líquido pode ficar acumulado. Por isso, a melhor forma de reverter a situação é justamente aumentando o consumo de água. Deve-se observar que o nosso corpo precisa de equilíbrio na dosagem de líquido, mas a ingestão de água (cerca de 2L por dia) é fundamental para o bom funcionamento do ciclo de limpeza do organismo.

Assim como a ingestão de água é importante para evitar a retenção de líquido, sua eliminação também é. E por esse motivo é sempre válido o consumo de bebidas e alimentos diuréticos (chás e alimentos ricos em água). Eles estimulam a produção de urina e promovem a eliminação da água retida, além de colaborar com o ciclo de limpeza das toxinas.

Outro passo importante é treinar seu paladar e aprender a se acostumar com o verdadeiro sabor dos alimentos. No começo pode até ser difícil, mas com o tempo você vai perceber que cada um deles tem suas particularidades.

Ademais, você pode reduzir a quantidade de sal na comida feita em casa substituindo-o por temperos naturais como salsa, cheiro verde, pimenta, alho, cebola, gengibre, salsinha, limão, hortelã, manjericão, alecrim etc. Se você depende de comidas prontas como as de restaurantes, evite acrescentar mais sal, principalmente se forem alimentos industrializados ou embutidos – ambos contêm alto nível de sódio!

A retenção de líquido também é causada pela má circulação. Por isso, a prática de exercícios físicos é essencial para promover a movimentação dos músculos, permitir que o sangue circule com maior fluidez e evitar o ganho de peso.

E como o importante é não ficar parado, durante seu expediente de trabalho é recomendado que faça pequenos intervalos, com caminhadas e alongamentos curtos. Caso essas atividades ainda não sejam suficientes durante o dia, ao descansar você pode manter as pernas ligeiramente elevadas com a ajuda de um travesseiro, e isso melhorará a circulação sanguínea e o funcionamento dos rins, responsável por filtrar o sangue e produzir a urina.

Ao passar creme no corpo, aproveite para massagear as regiões mais inchadas fazendo movimentos circulares com uma leve pressão para estimular a circulação do sangue.

Para potencializar o efeito e desinchar mais, opte por hidratantes que possuem cânfora ou mentol em sua fórmula.

Se após a massagem você for dormir, não se esqueça de usar roupas confortáveis, que não limitem seus movimentos e que não apertem seu corpo.

A dica também é válida para o dia, pois roupas justas impedem a respiração da pele e o retorno do sangue venoso, contribuindo para o surgimento de varizes e celulite.

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Diretor Técnico Dr. Flavio Garcia – CRM-SP 104.850

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