Cuidados com o Ponto

9 de agosto de 2016
Tempo de leitura: 2 minutos

Mulher segurando aviso cuidados-com-o-ponto

Se comparado ao período pré-cirúrgico, o pós costuma ter menos atenção por parte das pacientes. Porém, o cuidado não deve parar. Afinal, este é o momento decisivo do resultado da cirurgia. As recomendações feitas pelo médico devem ser seguidas à risca e jamais substituídas pela opinião de leigos. Não são raros os casos de desobediência que ocasionam o rompimento dos pontos cirúrgicos.

As suturas são responsáveis por unir a pele e fechar os músculos e, por isso, não devem ser removidas antes da hora. Elas podem ser feitas de fio absorvível, que se decompõe sem risco algum, ou não absorvível, que deve ser removido mecanicamente. Embora este último tipo de fio não se solte naturalmente, ele se torna mais suscetível a rupturas quando a pele costurada está frágil.

Para evitar o rompimento dos pontos, todo cuidado precisa ser tomado. Esticar a região costurada, seja se alongando ou realizando esforço físico, pode fazer as suturas estourarem. Quem coloca próteses de silicone não deve pendurar a bolsa no ombro nem segurar o filho no colo. Não apenas por causa dos pontos, mas também pelo alto risco de deslocamento de prótese. Já para quem põe implantes de panturrilha, caminhar e dirigir estão fora de cogitação até a liberação do médico. Pacientes submetidas à abdominoplastia devem andar encurvadas nas primeiras semanas.

Muitas pacientes julgam que realizar um simples movimento não comprometerá a sutura, um ato de negligência que, na pior das hipóteses, pode arruinar o resultado da cirurgia. As pessoas têm controle sobre as próprias ações, mas não sobre as reações do organismo. Por isso, é preciso respeitar o próprio corpo e não se arriscar em manobras.

Uma vez rompido, o ponto não pode ser refeito. A ferida deverá se recuperar naturalmente para que, somente após seis meses, uma cirurgia de cicatriz seja realizada. Essa espera é necessária mesmo com a cicatrização da pele, pois os músculos levam mais tempo para se recuperar, uma vez que estarão dilacerados. Enquanto a ferida estiver em processo de cicatrização, ela deverá receber cuidados redobrados quanto à higienização e proteção. Caso contrário, haverá grandes chances de infecção.

Portanto, paciência e dedicação devem ser as premissas de quem acaba de se submeter a uma cirurgia plástica. Depois da longa espera pela realização de um sonho, o tão merecido descanso deve ser respeitado.

Pergunta avaliação texto Cuidados Ponto

Leia também:

 

Dicas para Manter o Corpo em Forma Após uma Cirurgia Plástica

10 passos para uma recuperação de sucesso

Drenagem Linfática

 


Cuidados com o Ponto Atualizado em: outubro 19th, 2017 por Dreamplastic



  Subscribe  
newest oldest
Notificar-me de
Alessandra

Dr. Fiz uma rinoplastia há 6 dias, ainda estou com curativo. Tenho rinite e estou gripada, portanto, produzindo muita coriza, hoje como nao conseguia respirar nem pela boca pois minha garganta trancou e nao consigo escarrar, fui obrigada a assoar o nariz, bem de leve. E também arranquei muitos pontos, diariamente 2 ou 3 limpando o nariz, o que dá mais ou menos uns 15 no total. Qual problema isso pode ocasionar no futuro? Vou precisar fazer outra rino?

Marco

Dr., fiz uma pequena cirurgia e recebi pontos internos e externos. Um dos pontos externos se rompeu, então, a cicatriz, que estava finininha, ficou com um buraco aberto, com +/- 1 cm de diâmetro e um pouco fundo. Por esse buraco, consigo ver os pontos internos. O médico já retirou os outros pontos, mas aquele buraco feio com os pontos internos continua ali. Esses pontos internos que vejo vão cair normalmente? Esse buracão que ficou vai cicatrizar normalmente, ficando no nível da pele, ou vai cicatrizar e ficar esse buraco assim mesmo? Outra dúvida: onde a cicatriz estava fina e… Ver mais »

Cristiane

Dr. quanto tempo após de uma Lipo-Abdominoplastia posso viajar de avião?

Cristiane

Olá! Quanto tempo após uma abdominoplastia posso viajar de avião? E quais são os riscos?

Nilza lucineia de assid

A 7meses fiz abdomem e a 1 mes a parte superior do meu abdomem criu tipo um ovo fiz uma ultrason e o medico dissevq era seroma so q na hora de tirar o liquido era puz , estoy com o uso de antibiotico e tive q faxer outra pulsao sera q pode ser ponto rompido.o q devo fazer

Silvia

No caso de rompimento da plicatura dos músculos reto abdominais, qual é o procedimento e cuidados que podem minimizar o problema?

Val

Olá, eu fiz uma mastopexia com prótese e meus pontos abriram, meu médico nao me passou nada para cicatrizar só dersane, gostaria de saber se está correto.

Teresinha Conceição Dutra

Olá ao fazer uma reconstrução da mama a parte de cima descolou É a deu uma aborda o que fazer será que é rejeição por causa da rádio

Giane

Fiz uma cirurgia de hernia incisional e fui tirar os pontos ela cortou um nózinho e foi puxar o fio que fica interno e ele estava grudado por dentro e não conseguiu retirar,pode causar algum problema?

REGIANE

BOM DIA TUDO BEM, A 2 MESES E 7 DIAS FIZ MAMOPLASTIA REDUTORA POREM AINDA TEM 9 PONTOS EXTERNO, ISTO É NORMAL? ELES CAEM SOZINHOS

Rosana

Mesmo quando tira os pontos corre o risco de romper os pontos ?

Doroteia

Parabens, informacao lara e precisa.

Responsável Técnico: Dr. Flávio Garcia, CRM-SP 104.850
Rua Vergueiro, 2949 – 14º andar – Vila Mariana

Dream Plastic® 2017 – Todos os direitos reservados – Clínica de Cirurgia Plástica em São Paulo