Primeiro Passo para Uma Vida Inteira de Novas Conquistas

Como combater a flacidez nos seios

Atualizado em 27/11/2023 16:24

Famosa inimiga da autoestima que anda de mãos dadas com o tempo, a flacidez – que também é considerada uma das principais vilãs da beleza e da juventude – acomete milhares de mulheres em todo mundo e é um dos problemas mais comuns nos consultórios de cirurgia plástica, principalmente nos casos de pele e mamas.

Como combater a flacidez nos seiosMuitas podem ser as mudanças trazidas pela ação da flacidez. No caso dos seios, a mudança se dá pela falta de firmeza e elasticidade da pele que, com o passar do tempo, causa a queda dos tecidos, dando um aspecto de sobra de pele e idade avançada.

Além disso, gravidez, efeito sanfona (ganho e perda de peso) e mudanças hormonais também são fatores que alteram o tamanho dos seios e, consequentemente, contribuem para a piora da aparência e até mesmo para o surgimento de estrias.

O combate à flacidez pode ser uma briga frustrante para mulheres fumantes, com predisposição genética para esse problema ou que estejam expostas a um grande impacto gravitacional, causado principalmente por atividades físicas sem o uso do sutiã adequado.

Para aquelas que sofrem com o excesso do volume das mamas, o combate se torna um pouco mais difícil, pois apenas intervenções cirúrgicas podem corrigir as imperfeições causadas ao longo do tempo.

Para evitar ao máximo a aparição do problema ou para não agravar situação, confira nossas dicas que ajudam a combater a flacidez nos seios:

 

Hidrate a pele dos seios (e do resto do corpo também)

– Tome a quantidade de líquidos recomendada (2 litros por dia). Esse simples hábito ajuda a deixar a pele mais bonita.

– Diariamente, passe óleos e cremes hidratantes por toda a mama, preferencialmente, após o banho. Uma vez por semana, esfolie suavemente a região dos seios, para aumentar o poder da hidratação.

– Aposte em hidratantes potentes, que contribuam com a produção de colágeno, principalmente depois dos 35 anos de idade e durante a gestação.

 

Filtro solar sempre, até no decote!

– Não importa a estação, filtro solar deve ser usado sempre, principalmente no rosto e no colo, onde fica o decote.

– Tomar sol sem proteção envelhece a pele, reduz o colágeno e a deixa flácida.

 

Escolha o sutiã correto

– A mama deve ficar encaixada na parte do bojo: nem sobrando e nem faltando.

– A faixa das costas deve ter no máximo dois dedos de sobra. Ela é a principal responsável pela sustentação dos seios.

– Alças na medida certa: não podem apertar e nem ficar caindo pelo ombro.

– Quem tem seios maiores deve optar por alças e laterais mais largas para promover maior sustentação.

– Quando for realizar atividades físicas, também procure escolher o modelo adequado, que seja confortável e que ao mesmo tempo evite o balanço dos seios.

 

Evite o ‘efeito sanfona’

– Boa parte da mama é formada por gordura. Por isso, quando você emagrece, os seios diminuem, e quando você engorda, eles aumentam.

– Como a pele é elástica, ela estica e depois volta ao normal. Mas se o ganho e perda de peso forem recorrentes, a pele dos seios que foi esticada ficará flácida e sem condições de voltar ao estado original.

– Busque sempre controlar seu peso. Se o seu desejo for emagrecer, faça-o de forma saudável e decisiva, para não ter mais volta. Uma reeducação alimentar acompanhada por um nutricionista é a alternativa mais recomendada.

 

Mantenha a postura

– Má postura, como ombros curvados e projetados para frente, e costas desalinhadas, contribuem para o aspecto caído das mamas.

– Manter a postura (ao sentar, levantar, carregar peso, abaixar, etc) ajuda a ter os seios mais bonitos e empinados, e ainda evita dores na coluna.

 

Vida saudável

– Boa alimentação influencia na qualidade da pele. Aposte em alimentos naturais e ricos em colágeno.

– Exercícios físicos fortalecem a musculatura e contribuem para uma pele mais firme. Para evitar flacidez nos seios, invista em exercícios para o peitoral e tórax.

 

Já tenho flacidez nos seios, o que eu faço?

Primeiramente, será necessário avaliar o seu caso e verificar o que é mais indicado. Muito provavelmente, uma intervenção cirúrgica como a cirurgia plástica pode ser recomendada.

E quais são os procedimentos de cirurgia plástica para cada tipo de problema de flacidez nos seios?

– Caso eles possuam muito volume (peso), uma Mamoplastia Redutora (redução de mama) pode ser a solução mais indicada.

– Se eles não tiverem tanto volume, mas mesmo assim forem flácidos, é porque há excesso de pele e, portanto, uma Mastopexia talvez seja a cirurgia ideal.

– Para melhor formato, maior firmeza e menor retirada de pele, a Mastopexia pode ser associada à colocação de próteses de silicone.

Portanto, a escolha dependerá do grau de flacidez dos seios e de características físicas e de estilo de vida. Uma conversa franca com um médico cirurgião plástico ajudará você a esclarecer as principais dúvidas e descobrir qual tipo de cirurgia pode ser recomendada para você.

Leia também:

Ptose Mamária

Silicone tira a flacidez?

Chega de flacidez!

Como ter a pele bonita e firme por mais tempo

Pergunta Como combater flacidez nos seios