Cirurgia Plástica e Sexualidade

28 de maio de 2015
Tempo de leitura: 3 minutos

Não há dúvidas de que a supervalorização e a busca pelo corpo ideal nos tempos atuais têm se apresentado como uma verdadeira doutrina, um culto no qual as pessoas não medem esforços para sustentar. Com um corpo jovem e definido, homens e mulheres esperam encontrar a plena satisfação em todos os sentidos.

artigo_Cirurgia_Plastica_-e_-SexualidadeExageros à parte, não podemos fechar os olhos para os grandes benefícios psicológicos que a cirurgia plástica traz para a vida das pessoas, principalmente aqueles relacionados à vivência da sexualidade.

Infelizmente, muitas mulheres sentem vergonha do próprio corpo, às vezes por não terem seios volumosos o bastante e não se acharem femininas, à vezes por estarem com uma gordurinha a mais ou por considerarem que possuem os pequenos lábios vaginais demasiadamente grandes e assimétricos. E, assim, começam e ter dificuldades em viver de forma satisfatória a sua sexualidade: pedem para que as luzes fiquem apagadas, não deixam que o parceiro as toque em determinados lugares ou não tiram totalmente as roupas. É comum nos depararmos com pessoas extremamente insatisfeitas com a própria aparência e, em muitas ocasiões, isso pode levar à insegurança no estabelecimento de relacionamentos afetivos, introversão e depressão.

Já no século XIX, Sigmund Freud descobriu que a repressão sexual era responsável por grande parte dos problemas psicológicos enfrentados pelas pessoas. No livro A Função do Orgasmo, Wilhelm Reich – pioneiro da Revolução Sexual – coloca que o orgasmo sexual pleno e satisfatório é o regulador biológico da harmonia vital. E como já dizia uma grande Professora do PROSEX (Projeto Sexualidade do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP), Margareth de Mello Ferreira dos Reis, em suas inúmeras supervisões, “o sexo está entre as orelhas e não entre as pernas”. Ou seja, para que o indivíduo obtenha total saúde psicogênica na esfera sexual, ele precisa, em primeiro lugar, estar bem com ele mesmo.

Uma pessoa com uma autoimagem sexualmente problemática precisa reverter este quadro. A terapia processual é fundamental nesse processo, mas em muitos casos podemos também recorrer à cirurgia plástica como aliada. A cirurgia plástica auxilia na melhora do aspecto físico e, com isso, confere uma melhora ainda mais significativa na autoestima e na qualidade de vida das pessoas, colaborando para o bom desempenho durante as relações sexuais. Essa mudança na imagem corporal é uma transformação psicológica poderosa.

Existem hoje várias cirurgias que ajudam não só as mulheres, mas também os homens a recuperar a autoestima.

Para eles, podemos destacar a ginecomastia, cirurgia que visa corrigir o desenvolvimento excessivo das mamas masculinas. Já para elas, podemos citar o implante de próteses de mama, para aumento dos seios; a lipoaspiração, que atua removendo o excesso de tecido adiposo; a ninfoplastia ou cirurgia íntima, para redução dos pequenos lábios. Outra cirurgia íntima bastante comum é a lipoaspiração do Monte de Vênus, indicada para harmonizar a aparência púbica de vaginas muito volumosas.

Um desenvolvimento e uma vivência adequada da sexualidade proporcionam um processo de socialização saudável e um maior equilíbrio dos fatores individuais, interpessoais e sociais. Ao tomar a decisão de realizar uma cirurgia plástica, consulte sempre um médico credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e faça uma consulta minuciosa esclarecendo bem todas as suas dúvidas. Agora, vale lembrar que apenas a correção estética não é a solução para a felicidade, pois somos feitos da combinação do que está fora de nós e o que está dentro.

 

Pergunta Cirurgia Plástica e Sexualidade

 


Cirurgia Plástica e Sexualidade Atualizado em: março 9th, 2017 por Dreamplastic



 

18
Deixe um comentário...

16 Comment threads
2 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
17 Comment authors
  Subscribe  
newest oldest
Notificar-me de
Humberto César Leao

Brilhante matéria, a cirurgia plástica feita por profissionais competentes e com todos os esclarecimentos necessários pode transformar sonhos em realidade.

dinho

aumento do penis
o que me diz a respeito

Maria Dalva Correa Leao

Parabens (norinha) pela matéria muito boa mesmo,vamos elevar nossa alta estima e ser feliz.adorei

Valéria Pacce Melitto

gostei muito da matéria, principalmente da frase: a correção estética não é a solução para a felicidade, pois somos feitos da combinação do que está fora de nós e o que está dentro.
Parabéns Cinthya !

Laudisleia Palmeira

Sabe “eu sou feliz indenpendente de qualquer coisa que tenho ou situaçao” mas tem coisas na vidas que nos tormam mais atraentes tanto para nos mesmo como para nossos parceiros se tiver que fazer uma cirurgia plastic por que não fazer? Se isso vai agregar beneficios a sua visa.

Fernando Santos

Vc como sempre é surpreendente e achei muito boa sua matéria,gostaria de ler algo seu sobre abdominoplastia o quanto pode ajudar e melhorar a auto estima de um homem e os beneficios e os riscos.

Angela Paula

Parabéns pelo trabalho, excelente matéria Cinthya, sucessoooo

Natércia Cerchiaro

Querida Cinthya, parabéns pelo artigo, gostei bastante, encaminhei há alguns pacientes meus. Sinto realmente que muitos problemas que hoje chegam ao consultório estão de alguma forma relacionados a sexualidade, baixa autoestima, complexo de inferioridade, compulsões…quase nunca são os motivos manifestos, mas no decorrer do processo aparecem como latentes, tenho certeza que este artigo irá ajudar muitos pacientes a dismitificarem estas questões, perceberem o quanto é tão comum problemas relacionados a um assunto tão complexo que é a sexualidade humana. Nascemos e aprendemos que é “feio” falar dessas “coisas”, entender que a sexualidade não só faz parte, mas arriscaria a dizer,… Ver mais »

Márcia Morrone Sanches

Cinthya, muito importante e informativa essa matéria.Como diria.. ¨Mente sã, corpo s㨠, graças aos profissionais competentes e dedicados na àrea como você e sua equipe, que incansavelmente buscam o melhor para a evolução do ser humano sempre com muita responsabilidade.
Parabéns!! Continue assim!
Grande Bjo !
Márcia

Daniel Barbosa

Matéria muito interessante, a qual nos obriga a refletir sobre incômodos do dia-a-dia, que muitas vezes passam despercebidos e que se não tratados da forma correta, podem atrapalhar e afetar diretamente nossa felicidade e autoestima.Parabéns !

JAIRO

ok. Muito bacana e adere uma questão de Etica e Postura Pessoal

wilma

Adorei a mensagem positiva que esta matéria envia. Parabéns.

Nelly Carolina (Nina ex-TAM)

Olá Cinthya!A matéria está bárbara. Acredito sim que o sexo saudável venha de uma mente saudável! E a cirurgia plástica pode ser uma forte aliada para que se torne mais prazeroso ainda!! Bjs!!!

Paulo Gutierrez

Parabens pela matéria…super interessante..

Thalita

Cinthya,
Excelente matéria. Achei muito importantes duas ressalvas, a primeira que diz “exageros a parte” e este trecho “Agora, vale lembrar que apenas a correção estética não é a solução para a felicidade, pois somos feitos da combinação do que está fora de nós e o que está dentro.”
Dificil ler uma opinião tão equilibrada, pois é importante a não-violência ao corpo, e realmente creio que intervenções com responsabilidade e critério são perfeitamente válidas. Escreva mais.

Celina Boschini

Com certeza hoje a maioria das mulheres e homens deixam de se amar devido a baixo estima ,quando olham no espelho e encaram de frente seus defeitos, principalmente deixado pelo tempo e tambem pela circnstância em que vivem não podendo se cuidar. Mas esta aí nessa publicação que destaca as infinitas possibilidades reparadoras que trazem ao indivíduo opções ajustáveis para ter uma vida plena sexual e amorosa permitindo restabelecer a sua auto estima e benefícios que antigamente quase não tínhamos acesso e nem pensávamos em desfrutar desses procedimentos quase que milagrosos. Espero que a revolução e tecnologia, adicionada com bons… Ver mais »

Responsável Técnico: Dr. Flávio Garcia, CRM-SP 104.850
Rua Vergueiro, 2949 – 14º andar – Vila Mariana

Dream Plastic® 2017 – Todos os direitos reservados – Clínica de Cirurgia Plástica em São Paulo