Primeiro Passo para Uma Vida Inteira de Novas Conquistas

Como diminuir o estômago alto através de remédios, dietas, exercícios ou cirurgia de Abdominoplastia!

Atualizado em 27/12/2023 10:10

Já teve a sensação de estômago alto? Já sentiu a barriga alta e dura como se estivesse inchada?

Acredite, isso é mais comum do que parece.

Mas o que pode ser o estômago alto? Como saber se tenho estômago alto?

Muitas são as causas de uma barriga inchada, como a alimentação, postura ou a gravidez. Mas uma coisa é fato, mesmo que a condição seja comum, é inestética e causa constrangimento em muita gente!

Até porque aquele volume no alto da barriguinha pode ser o terror de quem deseja abusar das roupas coladinhas e do cropped. Biquíni então? Nem pensar!

E a gente sabe bem que você já cansou de tentar disfarçar a barriga saliente com roupas largas, que nem sempre são bonitas ou representam o estilo que você quer passar.

Ou então já gastou rios de dinheiro com remédios, academia e dietas que prometiam baixar esse volume, e por mais que sejam efetivos em alguns casos, nem sempre funcionam, não é mesmo?

Por isso, hoje, a Dream Plastic vai te ajudar a descobrir as melhores formas de tratar o estômago alto de uma vez por todas!

E-book Abdominoplastia

O que é estômago alto?

O estômago alto é uma elevação abdominal na parte superior da barriga, logo abaixo do peito. Essa condição possui um aspecto de inchaço na região e pode ser causado por má alimentação, sedentarismo, problemas intestinais ou após a gravidez, quando há a diástase abdominal.

ilustração da diferença entre uma barriga normal e uma com estômago alto
Veja a diferença entre uma barriga com estômago alto e flacidez e uma sem!

E por mais que o volume do estômago alto possa incomodar, ele nem sempre significa que existe um excesso de gordura na região acima do umbigo, diferente da barriga grande, que é comumente associada com a gordurinha localizada.

Frequentemente, a boca do estômago alto é dura e firme e, ao apertar, você não tem a sensação de que seus dedos “afundaram” ou de que a barriguinha está “mole”, como acontece com a gordura.

O que causa estômago alto?

As causas do estômago alto são diversas, é possível que a condição aconteça por má alimentação, rica em gordura e açúcar, falta de exercícios físicos, consumo de álcool, problemas gastrointestinais e após a gestação.

seleção de alimentos que causam estômago alto como batata frita, doces e lanches
Alimentos ricos em gordura e açúcar podem deixar o estômago alto.

Sabe aquela sensação de inchaço após comer muito rápido, ou quando você ingere muita fritura? O estômago alto pode ser causado por esses hábitos.

Ainda assim, sua causa nem sempre é um único fator, podendo ser a combinação de muitos deles, podendo ser a combinação de acúmulo de gordura visceral e diástase abdominal, por exemplo.

Justamente por causa disso, é possível ver o estômago alto em homens e mulheres, sem restrição de gênero.

Dentre as principais causas estão:

  • Doenças gastrointestinais, como prisão de ventre, refluxo gastroesofágico e gastrite.
  • Alimentação baseada em açúcar e alimentos gordurosos, como as frituras e carnes vermelhas, que inflamam a região e ajudam na proliferação de bactérias que causam gases.
  • Sedentarismo, a não prática de atividades físicas pode enfraquecer os músculos da região, responsáveis por deixar os órgãos da região “no lugar”.
  • Consumo de bebidas alcoólicas em excesso, o álcool piora a permeabilidade intestinal, estimulando a proliferação de bactérias ruins que podem formar gases.
  • Gestação, para acomodar o desenvolvimento do bebê os músculos se distendem da sua forma original. Ao dar à luz, o esperado é que eles voltem ao lugar, mas isso não acontece em todos os casos, deixando a barriga alta mesmo após o fim da gestação.
ATENÇÃO: Em casos que o estômago está muito alto e a barriga inchada ou há dor no alto do estômago, é indicado que visite um médico gastroenterologista, principalmente quando ainda não há o diagnóstico e o tratamento para comorbidades gastrointestinais.

É importante reforçar que, mesmo que em parte dos casos a condição seja somente inestética é uma questão de mau hábito ou de diástase abdominal, ele também pode indicar doenças que precisam de atenção, como a gastrite ou, em casos muito raros, a doença de Crohn.

Por isso, caso sinta dor no alto do estômago com uma certa frequência, o indicado é sempre procurar um médico especialista.

Quais os sintomas do estômago alto?

Os sintomas do estômago alto são o inchaço na região abdominal, má digestão, gases, inflamação no intestino e mal estar. Esses sintomas podem aparecer em conjunto e com certa gravidade.

mulher sentindo sintomas do estômago alto
Veja quais os sintomas!

Por causarem a distensão abdominal, os sintomas podem ser bastante desconfortáveis e potencialmente constrangedores, como no caso dos gases.

Contudo, é importante ficar atenta à inflamação intestinal, que pode se desenvolver para quadros mais graves, necessitando de atendimento médico e hospitalar.

Estômago alto depois da gravidez é normal?

É normal haver estômago alto após a gravidez. Durante a gestação, os músculos do abdômen se separam para acomodar o bebê, e tendem a voltar ao normal após o parto. Contudo, há casos onde a diástase abdominal permanece, mantendo a barriga saliente depois da gravidez.

ilustração do estomago alto na gravidez
O estômago altos após a gravidez é normal.

Alguns estudos sobre a frequência de diástase abdominal em puérperas afirmam que há alguns fatores que podem indicar uma predisposição à essa condição, sendo a obesidade e a flacidez da musculatura abdominal antes da gravidez alguns dos casos para a maior frequência da permanência da separação muscular após o parto.

VOCÊ SABIA? O estômago alto após a gravidez é estatisticamente mais comum em partos feitos em cesárea.

Para esses casos, há o tratamento com fisioterapia utilizando exercícios físicos e posturais e drenagens, contudo, dependendo do grau e dos hábitos da puérpera, eles podem não apresentar grandes melhoras, sendo necessária a plicatura dos músculos.

Estômago alto pode ser gravidez?

Nem sempre o estômago alto pode ser gravidez, sendo muitas vezes somente um sintoma do aumento da progesterona que ocorre em determinada fase do ciclo, aumentando o inchaço abdominal. Na gravidez, esse inchaço ocorre a partir do 3º mês de gestação.

Imagem de mulher fazendo ultrassom para descobrir se tem diástase abdominal
O ultrassom da parede abdominal é o exame usado para descobrir se você tem diástase.

Essa sensação de estômago alto ocorre mesmo sem estar grávida, com o aumento da progesterona no organismo da mulher em algumas fases do ciclo menstrual. Ela pode sentir o corpo mais lento, com aumento de gases, constipação e retenção de líquidos, fazendo-as achar que estão grávidas.

Contudo, é comum sentir o estômago alto no início da gravidez justamente por esse motivo

O ideal é sempre fazer o teste de gravidez para saber se, de fato, você está grávida. Dando preferência a um teste de boa sensibilidade, como os de 10mUI, que detectam a gravidez com cerca de 3 dias antes do atraso menstrual.

Quando o estômago alto é diástase?

Enquanto o estômago alto pode causar sintomas como gases e mal estar, a diástase é caracterizada somente pelo volume inestético do abdômen. Contudo, para diagnosticar a diástase é preciso realizar exames de ultrassom, dessa forma é possível receber o melhor tratamento para cada caso.

ilustração de uma mulher com e sem diástase
Quando há a separação da linha alba.

Algumas situações favorecem o desenvolvimento da diástase, como:

  • Múltiplas gestações;
  • Gravidez de gêmeos;
  • Parto com bebê de mais de 4 kg.

Mas engana-se quem pensa que apenas a gestação causa diástase. Tanto antes, quanto depois de ter bebê, o problema pode surgir devido ao sedentarismo e ao simples hábito de levantar objetos muito pesados numa postura incorreta.

Como diminuir o estômago alto naturalmente?

Para diminuir o estômago alto naturalmente é indicado consumir mais fibras, frutas e verduras, além de mastigar bem e comer devagar, evitando a deglutição de ar que possa causar gases. Além disso, fazer atividades físicas regularmente e evitar o consumo de bebidas alcoólicas pode diminuir a barriga inchada.

mulher na academia fazendo exercício para estomago alto
Veja as formas de tratar essa condição naturalmente!

Para diminuir, você pode mudar seus hábitos alimentares e focar em alguns exercícios. Essas ações tendem a reduzir os problemas intestinais e evitar o acúmulo de gases. No caso de quem tem intolerância alimentar, aí não tem jeito, é preciso cortá-los da sua dieta.

O ideal é que você procure um médico especializado para entender o que exatamente está causando o seu estômago alto. Como eliminar vai depender desse diagnóstico.

Remédio caseiro para estômago alto funciona?

Alguns remédios caseiros para diminuir o estômago alto funcionam, como o chá de erva doce com espinheira santa, chá de Artemísia e o chá de macela, que agem auxiliando no processo digestivo e evitando que se formem gases.

imagem com alguns ingredientes para chá de estômago alto
Veja quais funcionam!

Contudo, o único remédio caseiro realmente eficaz contra o estômago alto é uma dieta balanceada e a prática regular de exercícios.

E se você é daquelas pessoas que adora tomar uma xícara de café após a refeição, ou até mesmo um refrigerante, cuidado! Esses hábitos ajudam a irritar o sistema digestivo, gerando gases que podem deixar a barriga inchada e causando desconforto.

Quais são os remédios de farmácia para estômago alto?

Dentre os remédios de farmácia que podem funcionar para diminuir o estômago alto estão o Sandoz Bem-Estar, Viridian Aid, Casenfibra líquida e Dulcogas. Esses medicamentos auxiliam na melhora da digestão e impedem a formação de gases que possam deixar o estômago inchado.

médico receitando remédio de farmácia para estômago alto
É necessário prescrição médica.

IMPORTANTE: Verifique a indicação médica antes de tomar qualquer remédio para diminuir o estômago alto.

Dentre os medicamentos mais comuns para ajudar na liberação de gases e, consequentemente, para desinchar o estômago alto estão os sais de frutas, ou bicarbonato de sódio. Esses medicamentos não necessitam de prescrição médica e são indicados em casos pontuais de má digestão.

Mas atenção! O uso contínuo de sais de frutas e bicarbonato de sódio para desinchar a barriga pode provocar cálculos renais, alterações metabólicas, retenção de líquidos e até insuficiência cardíaca.

Por isso, essas “soluções rápidas” devem ser consumidas de forma moderada e pontual, naqueles dias que você passou um pouco da conta e a barriguinha inchou.

Qual suco para diminuir o estômago alto?

Os melhores sucos para diminuir o estômago alto são os de ação desintoxicantes e digestivas como, por exemplo, de couve, abacaxi com mamão e laranja com agrião.

imagem de suco de couve para diminuir estomago alto
Veja quais as melhores combinações.

Couve

O suco de couve é conhecido pela sua ação desintoxicante, sendo capaz de aliviar dores e auxiliar na cicatrização de mucosas.

Por desintoxicar o sistema digestivo, este suco consegue baixar o estômago alto causado por má alimentação que irrita o intestino e causa flatulências.

Mamão e Abacaxi

Ambas as frutas possuem enzimas que auxiliam na hora de digerir alimentos gordurosos.

Dessa forma elas ajudam a eliminar a sensação de estômago alto.

Laranja com Agrião

Essa combinação ajuda na desintoxicação do intestino, além de melhorar a digestão de alimentos gordurosos e ricos em proteína, que podem aumentar a presença de gases e causar o estômago alto.

Qual chá para estômago alto funciona?

Os melhores chás para aliviar o estômago alto são o de capim-limão, lúpulo, ulmária e manjericão. Essas plantas possuem ação antioxidante que auxilia na digestão e, consequentemente, diminui a barriga alta.

menina feliz tomando chá para diminuir estomago alto
Será que funcionam?

Destes chás, o de capim-limão é o que mais se destaca, com propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, ajudando na digestão de comidas gordurosas que possam inflamar o estômago e deixá-lo inchado.

É claro que, além dos citados acima, podemos dizer que o chá de espinheira santa, Artemísia e macela possuem bons resultados para diminuir o inchaço da região.

Usar cinta diminui o estômago alto?

Usar cinta pode ajudar a diminuir o estômago alto em casos de diástase, contudo seu efeito é paliativo, ou seja, ele mascara o real problema e não traz soluções a longo prazo.

mulher usando cinta para diminuir o estomago alto
Será que a cinta funciona?

Caso o seu volume seja fruto de uma má alimentação e do uso do álcool, a cinta não irá gerar nenhum resultado além do desconforto, uma vez que a região estará irritada e a pressão pode piorar a sensação de inchaço.

Por isso, a cinta pode ser uma boa opção para quem possui a diástase, a separação dos músculos reto abdominais, já que ela pode ajudar a disfarçar o estômago alto e melhorar a silhueta.

Qual a melhor dieta para estômago alto?

A melhor dieta para estômago alto é uma alimentação rica em fibras e vitaminas, evitando gorduras e açúcares, além da bebida alcoólica. Contudo, o indicado é que, antes de iniciar qualquer dieta, visite o nutricionista.

cumbuca com salada de frutas sendo parte da dieta para diminuir o estomago alto
Prefira alimentos saudáveis.

Outras dicas para uma boa dieta para o estômago alto são:

  • Distribua suas refeições ao longo do dia. Coma mais vezes, porém em quantidades menores.
  • Reduza o consumo de alimentos ricos em açúcar e gordura, como refrigerantes, frituras e fast food.
  • Invista em itens que melhoram o funcionamento do intestino, como fibras, frutas e verduras.
  • Beba pelo menos 2 litros de água por dia, mas não durante as refeições.
  • Coma devagar e mastigue bem os alimentos.

Quais os melhores exercícios para estômago alto?

Não há estudos suficientes que comprovem a eficácia de exercícios físicos para tratar o estômago alto. Contudo, eles podem servir como uma prevenção para que a barriga inche, principalmente exercícios para fortalecer a musculatura abdominal e fortalecimento de core, como abdominais e pilates.

ilustração com exercícios de abdômen para estomago alto
Abdominais são ótimos para a prevenção. Veja como fazê-los da forma correta:

Principalmente nos casos de diástase, os exercícios podem trazer uma leve melhora no aspecto, mas por ser um caso clínico, a melhora é pouca e pode acabar frustrando a paciente que, muitas vezes, passa anos fazendo abdominais acreditando que a barriga vai ficar sequinha.

Por isso, o indicado é que se mantenha uma rotina regular de exercícios físicos e combine com uma dieta balanceada, evitando o inchaço causado pela má alimentação.

Você sabia? Há um estudo que analisou casos de puérperas que mantinham uma rotina regular de exercícios antes da gestação com casos onde a gestante era sedentária. O estudo concluiu que as mulheres que realizavam atividades físicas antes da gestação mantiveram uma incidência menor de separação muscular após o parto (diástase).

Melhores roupas para disfarçar o estômago alto e a barriga saliente!

Dentre as melhores roupas para disfarçar o estômago alto estão:

  • Vestidos e blusas transpassados;
  • Vestidos com faixas na altura da barriga;
  • Blusas com listras na vertical;
  • Camisas sociais com botões;
  • Vestidos ou blusas com amarração na cintura;
  • Camisas retas.
mulher em fundo branco usando roupas para disfarçar o estômago alto
Veja as dicas:

É claro, existem algumas roupas que podem evidenciar a barriguinha saliente, como as calças de cós baixo e médio, roupas justas e listras na horizontal.

E por mais que essas roupas possam evidenciar a barriguinha, precisamos lembrar que você deve, acima de tudo, se sentir confortável e confiante com o que está usando, até porque muitas vezes você pode amar usar uma blusinha mais agarrada, mesmo que mostre mais a sua barriguinha, e está tudo bem!

O importante é você estar feliz e se sentir bem com o que você está usando, mas CASO você se sinta mal por causa do volume, apostando nas roupas citadas acima você consegue disfarçar o estômago alto e se sentir mais confiante.

Quais os melhores biquínis para quem tem estômago alto?

Na hora de escolher um biquíni para quem tem o estômago alto, opte por modelos que possuem uma base inferior mais larga, estampa preta ou com listras verticais que disfarçam o volume da região.

mulher na praia usando biquini para quem tem estomago alto
Veja os modelos indicados:

Fuja de:

  • Biquínis com a base muito fina, que possa evidenciar a região;
  • Estampas na região do busto que possam chamar atenção para a área;
  • Listras verticais. Naturalmente, essas listras alargam a região.

Se você quer ter a sensação de diminuir o estômago alto enquanto aproveita o feriadão, você também pode optar por usar maiôs, já que eles tendem a disfarçar o volume do abdômen.

Como acabar com o estômago alto?

Em casos de diástase abdominal, a única solução definitiva para acabar com o estômago alto é através da cirurgia de abdominoplastia, na qual o cirurgião realiza a plicatura dos músculos e consegue retirar o excesso de pele da região.

imagem de marcação da cirurgia de estômago alto
A cirurgia pode ser uma opção.

Como explicamos acima, a diástase acontece pela separação do músculo reto abdominal, essa separação cria a impressão de que a barriga é mais volumosa, podendo gerar desconforto e constrangimento por causa deste excesso.

Contudo, em casos onde o volume é causado por problemas digestivos ou pelo consumo de álcool e sedentarismo, o ideal é realizar o tratamento diretamente com um gastroenterologista para saber exatamente o que será necessário fazer para eliminar o estômago alto.

Hoje, vamos explicar melhor como acabar com a diástase abdominal através da cirurgia plástica.

Como funciona a cirurgia para acabar com o estômago alto?

A cirurgia para estômago alto, conhecida como Abdominoplastia, é capaz de juntar os músculos abdominais com diástase por meio da plicatura, independentemente do quão separados os músculos estão. O procedimento corrige o afastamento vertical dos músculos do abdômen utilizando fios resistentes que não são absorvíveis pelo organismo.

ilustração mostrando a plicatura na abdominoplastia
Na imagem é possível ver a plicatura dos músculos abdominais.

Para sua segurança, a cirurgia para estômago alto deve ser feita em ambiente hospitalar e com um cirurgião plástico especializado.

O procedimento dura entre 2 à 5 horas. Médicos mais experientes utilizam a anestesia peridural com sedação para oferecer uma recuperação mais rápida e ainda reduzir o risco de Trombose Venosa Profunda. Mas também pode ser usada a anestesia geral.

Veja como funciona a Abdominoplastia neste link!

Estômago alto após a abdominoplastia é normal?

O estômago alto depois da Abdominoplastia pode persistir, mas isso é incomum. Já que, no geral, a plicatura dos músculos abdominais é bem feita e resolve a diástase de forma definitiva. Porém, caso ocorra uma nova gravidez ou ganho excessivo de peso, pode haver o rompimento da plicatura abdominal.

mulher perguntando para médico sobre estomago alto após abdominoplastia
A cirurgia pode ser a solução.

Nesse caso, o ideal é fazer um ultrassom da parede abdominal só para ter certeza se não há rompimento da plicatura abdominal. Se ela estiver preservada, o problema do estômago alto após a abdominoplastia é uma questão alimentar.

O ideal é procurar um gastroenterologista para identificar quais alimentos estão causando essa inflamação de forma tão intensa. Você poderá fazer exames para identificar uma possível intolerância alimentar ou até uma gastrite.

Até porque, por mais que existam alimentos que são inflamatórios para todas as pessoas, como o açúcar refinado, outros podem ser somente para algumas, como os casos de alergias e intolerância a lactose ou glúten. Proteínas também possuem alto potencial de gerar inflamação no organismo.

E mesmo que seja possível fazer duas abdominoplastias, é necessário encontrar a causa por trás do estômago alto antes de realizar uma segunda cirurgia.

Como fica o antes e depois da cirurgia para estômago alto?

O antes e depois da cirurgia para eliminar o estômago alto é uma barriga mais chapada, sem o volume na região superior do abdômen. Além disso, a transformação ainda pode eliminar o excesso de flacidez da barriga.

ilustração mostrando o antes e depois da diástase estomago alto
Veja o resultado!

É claro que a verdadeira transformação dessa cirurgia é na autoestima da mulher, que poderá se sentir confiante para usar a roupa que deseja e aquele biquíni sem se preocupar com a barriga grande.

Além disso, o antes e depois da abdominoplastia pode ajudar a eliminar o excesso de pele da barriga que pode causar assaduras e desconfortos.

Mas se você procura fotos de antes e depois do estômago alto, mas não encontra tão fácil por aí, a Dream Plastic criou um grupo com mais de 120 mil mulheres que compartilham diariamente seus resultados!

Ah! É um grupo exclusivo para mulheres, viu? Além de ser monitorado, para garantir que todas as mulheres se sintam confortáveis e seguras para compartilhar suas experiências. Participe clicando no banner abaixo!

Estômago alto

O que garante uma melhor cirurgia para tratar o estômago alto?

mulher pesquisando no notebook como acabar com estomago alto
A Dream é referência em cirurgia plástica!

Não adianta nada saber que a cirurgia de estômago alto pode ser a solução para o seu problema se você ainda não sabe exatamente o que pode interferir no resultado, até porque ninguém quer fazer uma plástica e descobrir que o antes e depois não te agradou…

Por isso, separamos exatamente o que você precisa se atentar antes de fazer a sua cirurgia:

  • Experiência da equipe de cirurgia: quanto mais experiente o cirurgião e sua equipe forem, maiores as chances de que seu resultado saia incrível.
  • Avaliação Pré-Anestésica: Popularmente conhecida como APA, a avaliação deve ocorrer alguns dias antes da cirurgia com o anestesista responsável pela sua segurança durante a operação.
  • Cirurgia em ambiente hospitalar: operar em um hospital focado em cirurgias plásticas garante maior segurança para o procedimento e diminuem as chances de que aconteçam intercorrências graves.
  • Estrutura de Pós-Operatório: escolher uma clínica que ofereça uma excelente estrutura de recuperação é essencial para que a sua cirurgia saia como o imaginado, afinal, é durante o pós-operatório que o resultado é firmado. Opte por uma clínica que ofereça canais de urgência e emergência, equipe própria de enfermagem e canal de ouvidoria, assim como a Dream Plastic.

É claro que agora você deve estar pensando que para ter tudo isso é preciso pagar caro… mas a realidade é que o valor da Abdominoplastia pode ser bem acessível! Por exemplo, aqui na Dream Plastic, oferecemos um suporte completo, cirurgiões experientes e uma operação segura, nos melhores hospitais de São Paulo, com condições de pagamento que cabem no bolso.

Onde fazer a cirurgia para diminuir o estômago alto?

mulher feliz se olhando no espelho depois de como tratar estomago alto
Conheça o melhor lugar para sua cirurgia!

Agora você já sabe tudo que pode afetar a cirurgia de estômago alto, mas e agora? Onde fazer a cirurgia para corrigir a diástase?

A Dream Plastic é o lugar certo para quem deseja ter excelentes resultados, com segurança e suporte completo do pré ao pós-operatório. Somos a única com uma equipe completa de enfermagem, central de emergência 24h e equipe de ouvidoria profissional

Realize o seu sonho na clínica mais elogiada pelas mulheres. Veja o que nossas pacientes falam da gente:

Indico de olhos fechados!!! A Clínica tem um atendimento de primeira desde o início para avaliação até quando recebe alta. Dão todo o suporte, estão sempre disponíveis para dúvidas em qualquer momento. Os profissionais são super qualificados, a equipe de recepção, a equipe de negociação, os doutores e principalmente as técnicas de enfermagem, a técnica de fisioterapia que me atendeu nas consultas pós-operatórias e tem mãos de fada, e todo o cuidado na hora de ver e retirar os pontos! Indico muito!!!” – Lima. E

Não deixe seu sonho para depois, realize ele na única clínica que conta com mais de 2.5 mil avaliações positivas no Google!

O seu sonho merece todo o cuidado e dedicação que só a Dream Plastic pode oferecer.

E sabe o que é melhor? Para transformar a sua vida basta clicar no ícone do WhatsApp que está aparecendo na tela e falar com uma de nossas atendentes agora!

É fácil, rápido e sem compromisso.

Fique mais perto do sonho da barriga chapada, venha para a Dream. Estamos te esperando!

E-book Abdominoplastia