Primeiro Passo para Uma Vida Inteira de Novas Conquistas

Ginecomastia: o que é, causas, graus, sintomas, cirurgia e muito mais!

Atualizado em 11/03/2024 09:57

A ginecomastia atinge cerca de 40% dos homens, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Apesar de não parecer, o aumento da mama em homens é comum. Tanto é, que a cirurgia de ginecomastia corresponde a uma parcela bem expressiva dos tratamentos cirúrgicos estéticos mais feitos.

E não é para menos, o aumento das mamas nos homens pode ser motivo de constrangimento e desconforto, trazendo a falta de autoestima e vergonha do próprio corpo.

Você também passa por isso? Deixa de ir à praia, evita relacionamentos, academias e até mesmo sair com os amigos? Só de pensar em usar camisetas mais coladas ou com tecido fino já te faz suar frio de nervoso?

Mas calma, se você se identificou com tudo isso, viemos te dar uma notícia:

A cirurgia de ginecomastia existe para solucionar o problema das mamas grandes em homens!

Mas, como saber se tenho ginecomastia mesmo ou é gordura? Tem realmente como acabar com a ginecomastia? Será que esse procedimento é seguro? Será que é caro? Onde encontro fotos de antes e depois?

É isso que você vai descobrir agora! Nós somos a Dream Plastic, e estamos transformando e ajudando pessoas como você a se sentirem mais felizes, seguros e realizados há mais de 17 anos. E fizemos um guia com TUDO que você precisa saber sobre a ginecomastia.

Veja:

O que é ginecomastia?

A ginecomastia é o crescimento das mamas nos homens, devido a um desequilíbrio hormonal. Esse inchaço anormal no tecido mamário pode acontecer em qualquer fase da vida e, apesar de ser causado por diferentes motivos, geralmente, é devido ao aumento do estrogênio (hormônio feminino) ou a diminuição da testosterona (hormônio masculino).

Ilustração que mostra as diferenças estruturais nos seios de um homem normal e um com ginecomastia
Entenda as diferenças!

Apesar de ser mais comum em mulheres, as glândulas mamárias podem sim crescer em homens. Isso depende de alguns fatores que iremos falar mais para frente!

Geralmente, essa condição é passageira mas, às vezes, é necessário um tratamento específico.

O que causa ginecomastia?

As principais causas da ginecomastia masculina são:

  • Alterações hormonais;
  • Obesidade;
  • Uso de hormônios como esteróides anabolizantes;
  • Puberdade;
  • Tratamentos como quimioterapia e radioterapia; 
  • Hipertireoidismo;
  • Consumo de drogas;
  • Tumores.
ginecomastia puberal
Saiba quais são as principais causas

As causas da ginecomastia podem ser separadas em três grandes grupos:

Causas idiopáticas: aqui se encontram a maior parte dos homens que sofrem com essa condição. Na ginecomastia idiopática, o aumento da mama acontece sem um motivo específico. 

Causas patológicas: nessa categoria, a ginecomastia acontece por alguma patologia, ou seja, uma doença ou efeitos colaterais de medicamentos ou drogas. Aqui entram desde tumores até obesidade. 

Causas fisiológicas: nesse grupo entra um dos principais motivos do aumento mamário masculino, as alterações hormonais causadas pelo próprio organismo. Por sua vez, ele também pode ser dividido em três grupos, de acordo com a idade em que ela surge.

Vamos dar uma olhada?

Ginecomastia neonatal

Cerca de 60 a 90% dos bebês são afetados pelo aumento da mama, segundo dados publicados pela Pedipedia, enciclopédia pediátrica online. Ela acontece por conta da transferência de hormônios femininos, como a progesterona, através da placenta. Costuma acontecer em apenas um dos lados e regredir até o sexto mês.

ginecomastia como identificar
Mama grande é comum em bebês.

Ginecomastia puberal

A ginecomastia puberal ocorre durante a adolescência, geralmente durante a fase inicial da puberdade, cerca de 6 meses depois do surgimento dos pelos, de acordo com alguns estudos. A principal causa é a alteração na produção de hormônios que ocorre durante esse período.

Ilustração que mostra as mudanças que ocorrem durante a puberdade, como o aparecimento de pelos e a mudança na voz
Conheça as mudanças!

Normalmente, é comum sentir o aumento de 0,5 cm no peito logo após os 10 anos de idade. Porém, a ginecomastia na adolescência costuma se manifestar com maior incidência a partir dos 14 anos. Cerca de 70% dos adolescentes apresentam aumento do peito.

A ginecomastia puberal some com quantos anos?

O aumento de mama em homens costuma regredir espontaneamente até os 17 anos, quando causados pela puberdade. Então, nesses casos, não há necessidade de adotar algum tratamento para a ginecomastia na adolescência.

Entretanto, alguns rapazes não têm essa sorte. Em alguns casos, o aumento das mamas só é realmente corrigido através de tratamentos de ginecomastia específicos. 

Ginecomastia senil

A ginecomastia senil ocorre em até 72% dos homens entre 50 e 70 anos. Ela costuma acontecer por causa das mudanças hormonais normais dessa fase, a andropausa ou menopausa masculina, como a diminuição da testosterona. 

Homem de camisa azul de manga curta, olhando para a esquerda e com as mãos para trás
Este é outro caso de ginecomastia hormonal

Ginecomastia bilateral e unilateral

Existem dois tipos de ginecomastia masculina: a bilateral e a unilateral. A ginecomastia bilateral é caracterizada pelo aumento da glândula mamária nos dois peitos. Já a ginecomastia unilateral é quando o crescimento acontece em apenas uma mama.

ginecomastia bilateral unilateral
Conheça os dois tipos

Graus de ginecomastia

O aumento das mamas pode ser classificado em 4 graus. Cada um dos graus tem um nível de intensidade diferente e requer um tipo de tratamento específico. Confira a seguir:

ginecomastia grau 1 2 3
Saiba como identificar cada grau

Ginecomastia grau 1

A ginecomastia grau 1 é a classificação mais baixa do crescimento da mama masculina. É identificada pelo aparente inchaço das aréolas, como se houvesse um botão no tecido glandular da região.

Com o tempo, esse volume de tecido glandular excedente diminui. Ou, pode-se optar por um tratamento com remédio para o aumento da mama masculina.

Ginecomastia grau 2

No grau 2 de ginecomastia há tecido gorduroso na região do tórax, mas os limites das mamas não são visíveis. Por isso, pode ser tratado apenas como um caso de lipomastia (excesso de gordura).

Ginecomastia grau 3

O grau 3 de ginecomastia já é considerado grave. Pois, apresenta gordura, tecido glandular desenvolvido, além de flacidez e excesso de pele. Neste caso, o peito começa a ser percebido sob as roupas.

Ginecomastia grau 4

A ginecomastia grau 4 é o tipo mais avançado de aumento da mama em homens. Esse caso é caracterizado pelo aumento expressivo do peito com acúmulo de pele, ou seja, flacidez. Nesse momento a mama pode alcançar um tamanho próximo ao de uma feminina e se torna perceptível sob qualquer roupa.

Como saber se tenho ginecomastia? 

Para saber se você tem ginecomastia é preciso analisar a aparência das suas mamas. Estar com as mamas grandes, doloridas, sensíveis, com caroço ou pedras na região, de uma hora para a outra, podem ser indícios. Mas, para ter certeza, é imprescindível passar em uma análise com médico.

Homem apertando o peito, querendo saber se tem ginecomastia
Existem alguns sinais comuns!

O médico irá realizar uma avaliação física e pedir exames, como a mamografia e de dosagens hormonais. 

Quais são os sintomas de ginecomastia?

Os sintomas de ginecomastia são:

  • Peito ou mamilo protuberante;
  • Tecido mamário dolorido ou sensível;
  • Nódulos, inchaços e vermelhidão no peito;
  • Mudança de descoloração da aréola ou mamilo.
Homem sem camisa, apertando o peito direito, com dor
Saiba reconhecer os sinais!

Peito ou mamilo protuberante

Nos homens com ginecomastia, geralmente, desenvolve-se um tecido glandular em um ou nos dois peitos. Tal tecido fica localizado na região do mamilo, por isso, uma dica é analisar se a região está levemente mais volumosa, principalmente nos mamilos. 

Glândula mamária dolorida

A ginecomastia causa dor, especialmente ao tocar ou pressionar o peito. A sensibilidade aumenta na região dos seios ou atrás dos mamilos, principalmente por conta dos nódulos.

Vermelhidão

Sentir a região mais irritada, avermelhada e com secreção também são alguns dos sintomas mais comuns da ginecomastia.

Ginecomastia ou gordura?

Na ginecomastia, há o aumento do tecido glandular e, às vezes, de gordura. Já quando ocorre apenas o aumento de gordura, costuma se tratar de uma pseudoginecomastia. Um jeito de diferenciá-los é apalpar a região, se o tecido estiver mole é porque é principalmente gordura, se estiver duro pode ser ginecomastia.

Duas imagens, uma de um homem magro, mais com seios maiores que o normal, e outra de um homem com gordura nos seios
Veja as diferenças

O aumento do peito masculino devido à gordura, além de ser chamado de pseudoginecomastia também recebe o nome de lipomastia. 

Aumento das mamas por obesidade 

O aumento do peito por obesidade pode ocorrer por dois fatores:

1º- Aumento da gordura localizada no peito, que é chamado de lipomastia. 

2°- Aumento da glândula mamária devido à gordura corporal.

ginecomastia gordura
É o caso de pessoas acima do peso.

Quando o peito possui muita gordura, ele promove uma reação química no tecido gorduroso. Essa reação faz com que a testosterona (hormônio masculino) seja convertido em estrogênio (hormônio feminino).

Porém, consequentemente, o aumento do hormônio feminino levará ao aumento da glândula mamária, ou seja, à ginecomastia.

Portanto, quanto mais obesa for a pessoa, maiores as chances do aumento da glândula mamária, podendo levar a um caso de ginecomastia. 

Qual médico trata a ginecomastia?

Os médicos especialistas que tratam a ginecomastia são:

  • Mastologistas;
  • Cirurgiões plásticos;
  • Endocrinologistas.
Médico que trata a ginecomastia sorrindo, com a mão no bolso do jaleco
Existem algumas especialidades médicas que podem tratar a ginecomastia

Na sua consulta, o médico fará uma série de perguntas para entender e avaliar a sua mama masculina, tais como:

  • A partir de que idade você notou o crescimento da mama?
  • O seu peito continua crescendo?
  • Quais medicamentos ou tratamentos você já usou ou fez?

Além de observar os sintomas, o médico também poderá solicitar exames para conseguir identificar a causa do crescimento das mamas e indicar o tratamento correto.

Como diminuir a ginecomastia?

O tratamento para diminuir a ginecomastia é feito em etapas. Primeiro, é feito o diagnóstico exato, para que a causa do aumento das mamas masculinas possa ser tratado diretamente. Depois, é indicado o melhor tratamento de acordo com o grau da ginecomastia, como medicamentos ou a cirurgia para remoção do excesso de tecido.

como curar ginecomastia
Na maioria dos casos é necessário fazer cirurgia

Caso queira saber sobre o assunto em mais detalhes, temos um conteúdo sobre tratamentos de ginecomastia.

Quais cuidados ter antes da cirurgia de ginecomastia?

Alguns cuidados são essenciais antes da cirurgia de ginecomastia, como a realização de todos os exames pedidos pelo médico, geralmente uma ultrassonografia das mamas e um hemograma completo (exame de sangue), remover todos os pelos da região e estar de jejum por pelo menos 8 horas antes do procedimento.

No entanto, também é muito importante tomar alguns outros cuidados durante essa fase de pré-operatório, como por exemplo, a escolha do lugar da operação e do cirurgião plástico. Isso porque esses fatores influenciam diretamente no resultado e segurança do procedimento.

Ficou confuso? Calma que já vamos te explicar direitinho como fazer as escolhas certas para ter um ótimo resultado com muita segurança.

1. A escolha do cirurgião plástico!

É fundamental que o seu cirurgião se encaixe nos seguintes requisitos:

Infográfico que com 4 dicas para escolher um bom cirurgião plástico
Siga essas 4 dicas infalíveis!

Médicos inexperientes e com resultados ruins em seu histórico podem trazer problemas para a cirurgia.

Aliás, na maioria das vezes são esses profissionais que cobram preços abaixo do mercado para a cirurgia. Como não se enquadram nos requisitos mínimos, tentam trazer clientes por meio de grandes descontos e promoções. Não caia nessa, seu resultado e bem-estar com certeza serão afetados. 

Para saber em ainda mais detalhes como escolher o melhor médico cirurgião, é só clicar no link. 

2. O local para fazer a cirurgia

Qualquer tipo de cirurgia deve ser feita em um hospital. Este é o único ambiente com equipe, estrutura e equipamentos adequados para procedimentos cirúrgicos.

local cirurgia
Priorize sempre a sua saúde!

Infelizmente, algumas clínicas e consultórios individuais fazem a cirurgia no próprio consultório médico, para que o procedimento saia mais barato. Porém, isso é perigoso, pois além de não ter toda a estrutura necessária, com equipe e equipamentos completos, ainda traz um maior risco de infecção para o paciente.

Por isso, só aceite fazer a redução das mamas masculinas em clínicas e consultórios que operam em hospitais devidamente preparados. 

3. Consulta com o médico anestesista (APA)

A consulta com o anestesista serve para avaliar se o paciente está apto para a cirurgia e para que o médico esteja completamente preparado para o procedimento. Durante essa avaliação, também é decidida qual a melhor anestesia para o seu caso em específico. 

anestesista
Consulta com anestesista

Também é uma ótima oportunidade para o paciente tirar suas dúvidas sobre o procedimento, visto que deve acontecer dias antes da cirurgia.

Essa consulta é um direito previsto em lei, Resolução N° 1.802/2006, para todas as pessoas que irão passar por uma cirurgia. No entanto, algumas clínicas e consultórios não a oferecem, para economizar com os honorários do médico. 

Mas, agora que você já sabe da sua importância, garanta seus direitos e a sua segurança, ela sempre deve ser feita!

Como é feita a cirurgia de ginecomastia?

A cirurgia de ginecomastia pode ser feita por diferentes técnicas. O método cirúrgico utilizado varia de acordo com a severidade do problema e da causa. Mas, todos envolvem um pequeno corte em forma de meia-lua na parte inferior da aréola, pelo qual é removido a glândula mamária ou o tecido adiposo. 

ginecomastia procedimento
Veja o passo a passo da cirurgia

Duas das opções mais utilizadas durante a cirurgia de correção da ginecomastia são a mastectomia (remoção das glândulas mamárias), e a lipoaspiração (retirada do excesso de gordura). 

O procedimento também pode ser uma combinação desses dois métodos, além de ser possível retirar o excesso de pele, que pode ocasionar casos de flacidez. 

A cirurgia de ginecomastia pode ser realizada em pacientes a partir da adolescência, desde que apresentem boa saúde física e psicológica.

Nota:

A redução da glândula mamária não pode ser feita em mulheres, visto que é por meio delas que é feita a produção do leite materno. Nos homens, não há esse problema, pois eles não têm a função de amamentar. Por isso, pode ser feita a retirada da glândula mamária inteira.

Prefira um médico anestesista experiente em cirurgia plástica. Neste caso, as técnicas utilizadas serão anestesia local ou peridural com sedação, que são menos invasivas e mais seguras do que a anestesia geral.

A operação costuma durar em torno de 1 hora. Fizemos um vídeo mostrando como é a cirurgia. Veja aqui:

Técnicas cirúrgicas para diminuição do peito masculino

Em casos em que as glândulas mamárias não tenham tamanho exagerado, a remoção pode ser feita por meio de uma lipoaspiração. Inclusive, se houver gordura na mama também (lipomastia), essa técnica terá que ser aplicada. 

Já nos casos em que as glândulas mamárias estão bem desenvolvidas, a sua remoção deve ser feita com um bisturi. Isso pode, ou não, ser associado com uma lipoaspiração para retirada de gordura também. 

ginecomastia lipoaspiracao
Veja o passo a passo da retirada de gordura e glândula mamária masculina.

Além dos dois casos que falamos acima, o excesso de pele também pode ser removido. 

Quem define qual cirurgia plástica de mamoplastia masculina você deve fazer é o cirurgião plástico, após avaliar seu peito.

Como é o pós-operatório da cirurgia de ginecomastia?

Após o procedimento de ginecomastia, a recuperação costuma ser tranquila, mas o paciente deve adotar alguns cuidados durante a sua rotina em casa. Nos primeiros dias, é possível sentir o peito inchado. No entanto, o médico receitará alguns analgésicos e anti-inflamatórios para controlar o desconforto, além do uso da malha compressiva.

recuperação
Saiba o que fazer no seu pós-operatório

O retorno às atividades diárias se dá já nos primeiros dias, porém é preciso evitar qualquer esforço físico, pelo menos, durante as duas primeiras semanas. Já as atividades físicas, somente após cerca de dois meses e com liberação médica.

O resultado começa a aparecer após o segundo mês. Mas claro, se você estiver seguindo à risca todas as orientações para a sua recuperação.

Por isso, logo antes de escolher um local para fazer a cirurgia, certifique-se que a clínica escolhida dará um bom suporte no seu pós-operatório, para que você tire todas as suas dúvidas e seja bem atendido.

Você deve escolher um local que entregue:

  • Equipe de enfermagem;
  • Serviços de urgência e emergência 24h;
  • Ampla equipe de cirurgiões e médicos anestesistas especializados em Cirurgia Plástica;
  • Central de atendimento via telefone, para que o paciente possa tirar dúvidas no pós sem precisar sair de casa;
  • Estrutura completa para pré e pós-operatório;
  • Equipamentos de alta qualidade.

O que esperar do antes e depois da ginecomastia?

O antes e depois da ginecomastia é completamente visível após a recuperação total da cirurgia. O peito é reduzido e a aparência de um peitoral masculino retorna. Além disso, as dores e os desconfortos em volta da mama também são eliminados.

Antes e depois de paciente que fez a ginecomastia
Antes e depois do paciente Marcos L., de 32 anos

Aqui, é sempre importante lembrar que qualquer foto de antes e depois não deve ser levada como uma promessa de resultado, e sim como uma base. Isso porque cada corpo é um corpo, e suas reações também serão diferentes.

Você pode ver ainda mais resultados de antes e depois da cirurgia aqui!

Qual o preço da cirurgia?

O preço da cirurgia de ginecomastia varia entre cada paciente. Isso porque o valor depende da necessidade da pessoa, da complexidade do procedimento, do local em que a cirurgia será realizada e da experiência do médico. Para saber o preço exato é necessário passar em consulta com um cirurgião.

valor da cirurgia
Preço da cirurgia

Para que você já possa ter uma ideia, analisamos a média de valores das principais clínicas e consultórios de cirurgia plástica de São Paulo. Confira no link a média de preço da cirurgia de ginecomastia!

Lembrando, que o preço não é o único fator que você deve analisar ao escolher uma clínica. Qualidade, segurança, profissionalismo, e um bom histórico e estrutura são condições essenciais que você deve avaliar.

Onde fazer a cirurgia de ginecomastia em São Paulo?

Para fazer a cirurgia de ginecomastia procure uma clínica que realize as suas operações em hospitais e tenha profissionais com bons resultados e experiência. Na Dream Plastic oferecemos tudo isso e ainda damos suporte completo no pós-operatório para todos os pacientes e muitos outros diferenciais.

clinica ginecomastia sp
Dream Plastic

Temos um Disk Enfermagem 24h, para você ligar e tirar todas as suas dúvidas sempre que precisar, uma equipe de fisioterapeutas experientes em cirurgias plásticas  e oferecemos valores acessíveis e formas de pagamentos facilitadas, como 18x no cartão sem juros.

Não é à toa que somos a clínica de cirurgia plástica mais bem recomendada, como você pode ver abaixo:

Print do Google Review da Dream Plastic
Nos conheça!

E então, agora que você já sabe de tudo isso, que tal dar o primeiro passo para conquistar o peito masculino novamente, e se livrar de uma vez por todas do excesso de volume mamário?

É bem fácil, basta clicar no ícone do WhatsApp e marcar uma consulta com um médico especialista em ginecomastia. Venha receber uma avaliação completa do seu caso, tirar todas as suas dúvidas e ainda receber o orçamento exato da sua cirurgia, sem compromisso nenhum. 

Venha nos conhecer, estamos te esperando!