Primeiro Passo para Uma Vida Inteira de Novas Conquistas

Cicatriz de Abdominoplastia: Como clarear, quais são os cuidados e quando fazer uma tatuagem para cobrir a cicatriz

Atualizado em 14/12/2023 16:48

Você quer saber mais sobre cicatriz de abdominoplastia?

A cirurgia de abdômen é uma das plásticas mais procuradas pelas mulheres, principalmente, após a gestação ou perda substancial de peso. Porque permite conquistar uma barriga chapada de dar inveja!

Afinal, toda mulher quer se sentir livre e usar qualquer biquíni.

Mas a marca da abdominoplastia é uma das principais dúvidas das pacientes que fizeram uma cirurgia na barriga.

Neste artigo, você vai entender detalhe por detalhe sobre como clarear cicatriz da cirurgia de abdômen e também outros assuntos:

E-book Abdominoplastia

Quais são os tipos de cicatriz de abdominoplastia?

As cicatrizes na abdominoplastia variam de acordo com o tipo de cirurgia que será feita, sendo as mais comuns: tradicional, em âncora e a mini abdominoplastia. Logo, tanto a posição quanto o tamanho da marca dependerá da técnica usada e da quantidade de pele a ser removida.

ilustração dos formatos de cicatriz de abdominoplastia
Veja os diferentes tipos.

Se você vai fazer uma cirurgia de abdômen, a marca é uma questão que não pode ser deixada de lado. Pois, estando ciente de seu tamanho, proporção e localização, dificilmente você terá surpresas ou ficará decepcionada na fase de recuperação.

O que vai definir o local da cicatriz após abdominoplastia é justamente a técnica utilizada no procedimento. Listamos abaixo os principais tipos de cirurgia de abdômen, que são:

  • Miniabdominoplastia

Destinada apenas para pacientes relativamente magras, que querem remover um pequeno excesso de pele.

Onde fica a marca? A cicatriz da mini abdominoplastia será menor e ficará localizada na altura da cesárea. Inclusive se a paciente já fez uma cesariana, a cicatriz será a mesma. Ou seja, você não terá duas cicatrizes naquele local.

  • Abdominoplastia Clássica

Indicada para mulheres com áreas maiores de flacidez na região abdominal e que necessitam corrigir a diástase (a separação entre os músculos abdominais).

Onde fica a marca? A cicatriz da abdominoplastia fica localizada acima dos pelos pubianos, na parte debaixo do abdômen.

Que pode ir até a extensão lateral dos flancos, a depender da quantidade de pele que será retirada.

  • Abdominoplastia em Âncora

Ideal para quem perdeu muito peso, geralmente após uma cirurgia bariátrica, na qual fica um grande excesso de pele na região.

Onde fica a marca? A cicatriz de abdominoplastia em âncora fica em forma de “T” invertido. Ou seja, é necessário fazer um corte na vertical a fim de remover a flacidez.

Qual o tamanho da cicatriz da abdominoplastia?

O tamanho da cicatriz de abdominoplastia pode variar de acordo com a quantidade de pele que será retirada da paciente. Algumas mulheres têm bastante excesso de flacidez e outras têm bem pouco.

mulher preocupada segurando uma fita métrica se perguntando dotamanho cicatriz abdominoplastia
Saiba como o médico determina o tamanho da cicatriz de abdominoplastia.

Portanto, apenas na consulta médica será possível estimar o tamanho final da marca da abdominoplastia.

Já que não existe uma regra padrão para determinar o tamanho da cicatriz, mas um procedimento personalizado para atender a necessidade de cada paciente.

Grande parte das mulheres não têm a mínima noção do tamanho da cicatriz da cirurgia de abdômen. Por isso que os cirurgiões da Dream Plastic, Clínica localizada em São Paulo, fazem questão de explicar detalhadamente como ficará isso após a cirurgia.

Alguns médicos até demonstram e demarcam com riscos o local onde ficará a marca da abdominoplastia, durante a consulta de avaliação.

Qual o processo de cicatrização da abdominoplastia?

O processo de cicatrização da abdominoplastia pode levar alguns meses e consiste em 3 fases: inflamação, proliferação e maturação. Durante a inflamação podem surgir leves incômodos, como hematomas e dor região, sendo a principal queixa de quem faz a cirurgia.

ilustração mostrando o processo cicatrização abdominoplastia
O processo de cicatrização consiste em uma reação natural do organismo.

Saber como fica a marca da abdominoplastia é algo comum entre as mulheres que desejam ter uma barriga lisinha.

Mas você precisa entender que o modo como a sua pele vai cicatrizar depende muito da habilidade do seu cirurgião, da genética da paciente e também dos cuidados adotados durante o pós-operatório.

O processo de cicatrização consiste em uma reação natural do organismo, na qual diversos fatores se unem para recuperar o tecido danificado.

Por outro lado, a abdominoplastia deixa uma cicatriz perfeita porque a técnica utilizada em cirurgias plásticas é diferente.

O médico busca fazer um corte no melhor ângulo do corpo, seguindo as linhas presentes na pele que correspondem aos pontos de tensão, chamadas de clivagem.

Quando há a aplicação adequada da tensão, o organismo favorece a reorganização do colágeno, que é o responsável pela cicatrização.

E o tipo de sutura também pode influenciar na cicatrização da cirurgia de abdômen. Ou seja, o médico usa uma dinâmica para fazer os pontos de forma horizontal, além de utilizar pontos internos, que proporcionam uma melhor cicatrização.

Portanto, incisões especializadas resultam em cicatrizes melhores, que normalmente são mais difíceis de ver.

Cicatriz de abdominoplastia inflamada

No início da cicatrização, durante os primeiros 10 dias, podem surgir secreção, inchaço, vermelhidão e dor.

O processo inflamatório faz parte da cicatrização. Pois há a migração celular e ocorre a ativação do sistema de coagulação sanguínea, além de acontecer a liberação de mediadores químicos.

Mas, em alguns casos, a fase inflamatória pode ser prolongada ocasionando em maiores secreções. Isso porque devido algumas condições clínicas, como diabetes, desnutrição e idade, o organismo tem dificuldades de cicatrizar a região.

Por isso, vale sempre consultar o seu médico sobre a evolução desse processo.

Cicatriz abdominoplastia aberta

A cicatriz aberta após a abdominoplastia é pouco comum de acontecer. Mas algumas situações podem causar essa abertura dos pontos.

E uma das causas mais comuns é NÃO seguir corretamente as orientações médicas durante o período de recuperação.

Qualquer esforço físico, andar ereta antes do tempo indicado ou ter algum tipo de rejeição do organismo, podem ser as causas para comprometer o processo de cicatrização.

Quanto tempo demora para cicatrizar a abdominoplastia?

A cicatriz de abdominoplastia demora até 1 ano para ter a sua completa cicatrização. Durante esse período a região passa por leves transformações, deixando a marca com boa qualidade, fina e com a coloração semelhante ao restante da pele.

processo de cicatriz abdominoplastia 40 dias
A marca geralmente vai clareando com o passar dos meses, até ficar imperceptível.

O que mais impacta na qualidade das cicatrizes é a pele. Por exemplo, negros e asiáticos têm maior pré-disposição para a formação de má cicatrização por causa da quantidade de células melanócitos, que influenciam na aparição do queloide, por exemplo.

Outro ponto extremamente importante é a técnica usada pelo cirurgião, mais especificamente o tipo de corte feito na paciente.

No caso das cirurgias plásticas, os médicos procuram ter um cuidado maior, por se tratar de uma cirurgia estética.

Cicatriz de abdominoplastia: 40 dias após a cirurgia

A cicatriz de abdominoplastia durante os primeiros 40 dias ainda estará muito recente. Por isso, o médico vai observar se está em formação alguma hipertrófica ou queloide. Assim ele avaliará a necessidade de se fazer alguma correção no local.

Se a genética da paciente não favorecer a formação de cicatrizes altas e ela seguir as orientações com bastante cuidado, então a partir desse momento, a marca da cirurgia de abdômen estará mais clara, com a tendência a ficar cada vez mais discreta.

Cicatriz de abdominoplastia após 6 meses

Depois de 6 meses da cirurgia é possível ver o resultado real da abdominoplastia, pois nesse período não há mais inchaço.

Em relação à cicatriz, é absolutamente normal que ela fique avermelhada vários meses após a cirurgia.  Após 6 meses, a marca fica mais clara e com um aspecto mais natural.

Em algumas pacientes a cicatriz fica com o aspecto mais alto, comprometendo o resultado da cirurgia. Isso acontece em organismos com tendência a criar queloides ou cicatrizes hipertróficas.

Caso a paciente sofra de má cicatrização, ela pode recorrer a uma cirurgia de retoque da cicatriz após 6 meses da abdominoplastia.

Mas a cicatriz de abdominoplastia, após 6 meses, começa a clarear para ficar com um aspecto mais natural.

Cicatriz da abdominoplastia após 1 ano

A cicatriz da abdominoplastia depois de um ano não muda mais. Geralmente, o seu aspecto está mais claro e ela fica quase imperceptível.

Mesmo assim, muitas mulheres que ainda se incomodam com a cicatriz, recorrem a alguns truques, como maquiagem e tatuagem para esconder a marca.

Algumas delas até compartilham suas dicas em grupos de pacientes de cirurgia plástica, o que ajuda outras mulheres que também se incomodam com as marquinhas das cicatrizes.

Além disso, esses grupos ainda ajudam a tirar dúvidas, inspirar mulheres que também sonham em fazer sua cirurgia de abdômen e ver – e compartilhar – resultados!

Por exemplo, aqui na Dream Plastic nós temos o maior grupo de cirurgia plástica do país, com mais de 120 mil mulheres!

Ah! Este grupo é exclusivo para MULHERES e é monitorado de perto para garantir que todas se sintam confortáveis e seguras em compartilhar suas experiências.

Cicatriz de Abdominoplastia

Como cobrir a cicatriz da Abdominoplastia com tatuagem?

É possível cobrir a cicatriz com tatuagem a partir de um ano depois da cirurgia, dependendo da cicatrização de cada paciente e se há a necessidade de corrigir a marca, sendo necessário verificar com seu cirurgião quando é indicado a cobertura com a tatuagem.

ilustração de tatuagem para cobrir abdominoplastia
Algumas mulheres optam pela tattoo para cobrir as marcas.

Mesmo sendo possível esconder as marcas com biquínis e lingeries, é cada vez mais comum fazer tatuagens para esconder a cicatriz da cirurgia na barriga.

Mas será que elas trazem algum tipo de dano ou comprometem a cicatrização?

A tatuagem para cobrir cicatriz de abdominoplastia será permitida, desde que seja feita no tempo certo e com a liberação do seu médico. Vale destacar que a tattoo também gera um processo inflamatório, pois as células saudáveis tentam expulsar a tinta.

Por isso, existe um tempo correto para fazer uma tatuagem para cobrir marca de abdominoplastia em âncora, mini ou a técnica tradicional.

Como você vai ver nas fotos que separamos da internet (encontradas no Google), muitas mulheres não perderam tempo e recorreram às famosas tattoos.

E os desenhos usados nas tatuagens femininas na barriga para esconder cicatriz de abdominoplastia, são bem bonitos, criativos e delicados!

mulher com tatuagem de rosas em cima cicatriz
Imagem encontrada no buscador do Google de mulheres que fizeram tattoo para cobrir as marcas da cirurgia.

Pode fazer tatuagem em cima de cicatriz depois de quanto tempo?

Você pode fazer a tattoo depois de 1 ano de cirurgia plástica, pois a região já passou pelo seu processo de cicatrização. Portanto, estará completamente curada e recuperada. Antes disso, não indicamos fazer uma camuflagem de cicatriz de abdominoplastia.

Outro ponto importante é pedir para o seu tatuador avaliar a pele e, assim, dizer se ela está pronta para receber qualquer tipo de tatuagem.

Mas atenção!

Você deve escolher um estúdio de tatuagem que ofereça um trabalho de qualidade, sem colocar em risco a sua segurança. E fique atenta a limpeza dos equipamentos e também se as tintas possuem registro válido na ANVISA.

A abdominoplastia pode comprometer a minha tattoo?

Algumas pacientes que já tinham tattoo antes da abdominoplastia ficam preocupadas com a estética do desenho. No geral, o médico tenta evitar que a cirurgia comprometa a tatuagem, mas nem sempre é possível, o que, realmente, compromete as tatuagens já existentes na região.

Porém, na maioria dos casos isso é impossível, já que essa cirurgia retira o volume de pele flácida presente no abdômen. E se o desenho estiver na pele que será cortada, então não há muito que fazer. A tatuagem será removida junto!

Mas quando isso acontece, as pacientes fazem uma reforma na tatuagem. Ou seja, adaptam o desenho que restou para deixar a região esteticamente mais bonita.

Evite complicações na tattoo de abdominoplastia

mulher fazendo tattoo na cicatriz da abdominoplastia
Conheça os principais riscos da tattoo e saiba como evitá-los.

Se você está considerando fazer uma tatuagem em cima de cicatriz, então você precisa ficar atenta e seguir alguns cuidados para evitar qualquer tipo de reação.

As inseguranças sempre existem! O que pode te deixar mais tranquila nesse momento é fazer uma pesquisa por estúdios de tattoos que sigam todas as regras de higiene.

Ninguém quer uma tatuagem para cicatriz de abdominoplastia que traga complicações. Não é mesmo? Por isso separamos os principais riscos e o que você pode fazer para evitá-los:

  • Reação alérgica à tinta: podem surgir em tintas que passaram da validade e que não possuem o selo de qualidade da ANVISA. Por isso exija que os materiais utilizados sejam novos para a realização da tatuagem.
  • Inflamação e coceira: após fazer a tattoo, é normal que a tatuagem fique inflamada, esse é um processo natural do corpo, ainda assim é preciso ter cuidados. E, ao expor o local ao sol, você corre o risco de haver uma descamação. O que pode ser aliviado ao utilizar uma pomada cicatrizante e antibiótica durante 15 dias.
  • Formação de queloide: a tatuagem para cobrir a abdominoplastia também pode incentivar a formação de queloide. Especialmente para os organismos predispostos a criarem esse tipo de cicatrização. Converse com seu médico e tatuador, para adotar formas de prevenir essa marca em relevo.
  • Riscos de contaminação: dependendo do local que você vai fazer a sua tatuagem para cobrir cicatriz de abdominoplastia, ele pode te expor a riscos de contaminações graves. Por exemplo, a Hepatite B ou C, AIDS ou Staphylococcus aureus. Caso o material não seja utilizado de forma correta. Ou pior, quando o tatuador reutiliza os materiais que deveriam ser descartados.

Depois que você fizer a tatuagem na cicatriz de abdominoplastia, ao sinal de qualquer alteração na pele, procure um médico. Ele vai indicar alguns exames, a fim de iniciar o tratamento adequado para controlar os sintomas que surgiram.

O que pode interferir na qualidade da cicatriz de abdominoplastia?

Existem alguns fatores que interferem na cicatrização da pele. Se você já pesquisou sobre cicatriz de abdominoplastia, provavelmente, encontrou fotos de mulheres com a cicatrização feia e estranha.

Isto está muito relacionado à aparência de uma marca de cirurgia na barriga.

Quando o organismo detecta uma lesão, ele logo se encarrega de reparar a pele. Para isso, são criadas fibras de colágeno que formarão um novo tecido no local.

Entretanto, cada organismo reage diferente. E a má cicatrização surge quando a produção de colágeno acontece de forma desordenada ou em excesso. Dando origem às famosas cicatrizes hipertróficas ou queloides.

Porém, nem sempre essas marcas mais grossas estão presentes em toda a extensão, mas em trechos pequenos. Não é algo contínuo!

Se isso acontecer, o médico vai avaliar se precisa refazer a marca da cirurgia.

Então, após 6 meses de cirurgia, ele vai indicar uma correção de cicatriz de abdominoplastia. Que é basicamente cortar a região afetada, suturar e esperar que uma nova cicatriz nasça no lugar.

É importante ressaltar que a formação da cicatriz hipertrófica ou de queloide está ligada às reações exageradas do organismo. Muitas vezes com predisposição genética.

Portanto, não pode ser vista como erro do médico! Já que o profissional não tem condições de prever que o organismo da paciente está predisposto a essa condição. A não ser que ela já apresente um histórico de cicatrização ruim.

Hipertrófica

ilustração da cicatriz hipertrófica abdominoplastia
Descubra quando a cicatriz fica hipertrófica.

Nasce justamente quando o corpo produz colágeno de forma desorganizada. Dando origem à cicatriz mais elevada, comparada à pele ao redor.

E, apesar do seu tamanho mais evidente, a cicatriz hipertrófica não ultrapassa o local do corte. Ou seja, permanece concentrada ao redor do trauma original.

Para evitar a cicatriz hipertrófica em abdominoplastia, o médico precisa aplicar um tratamento de prevenção.

Uma das possibilidades é utilizar a fita de silicone. Mas também podem ser receitadas pomadas, óleos ou aplicação de corticoide.

Queloide

ilustração da abdominoplastia cicatriz com queloide
Descubra quando a cicatriz fica com queloide.

Diferentemente da hipertrófica, a cicatriz com queloide é uma marca que não para de crescer. E, certamente ela vai ultrapassar o corte inicial e vai ficar muito maior.

Isso acontece devido ao excesso de produção de colágeno feito pelo organismo. Nem todo mundo está sujeito a ter um queloide.

Geralmente, acontece devido à genética ou até mesmo a etnias, por exemplo, negros e asiáticos tendem a ter disposição a criar queloides.

O queloide na abdominoplastia vai deixar o corte muito mais chamativo, sendo algo que vai incomodar a paciente. Mas se você já tem tendência a criar uma marca com queloide, não se preocupe, você pode sim fazer a sua plástica do sonho.

Para evitar a cicatriz com queloide na cirurgia na barriga, o cirurgião plástico adota algumas medidas preventivas, como a fita de silicone.

E, além disso, indica sessões de betaterapia. Ou seja, um tratamento específico de radioterapia para eliminar qualquer possibilidade de crescimento de queloide naquele lugar.

Fita de silicone para cicatriz de abdominoplastia

ilustração da fita silicone cicatriz abdominoplastia
Descubra para que serve a fita de silicone.

Você deve estar se perguntando: quem tem queloide pode fazer uma cirurgia plástica? A resposta é simples: pode sim!

Mas se a paciente já tem conhecimento do seu tipo de cicatrização é necessário informar ao seu cirurgião plástico. Pois, desse modo, ele vai conseguir adotar medidas para evitar a formação de hipertrófica ou de queloide.

Existem algumas prevenções que os cirurgiões experientes adotam para que a paciente não sofra com a cicatrização.

Por exemplo, aqui na Dream Plastic os profissionais desenvolveram um protocolo único para que este processo ocorra da melhor forma possível.

A fita de silicone para cicatriz de abdominoplastia é utilizada justamente como meio de tratar ou prevenir esses tipos de cicatrizes. Especialmente nos 3 primeiros meses de recuperação da cirurgia na barriga.

Para que serve a fita de silicone?

Sua função é comprimir a região em que se encontram os pontos da cirurgia. Essa pressão ajuda a evitar a produção excessiva de colágeno, inibindo a formação da má cicatrização. Além disso, a fita de silicone para cicatriz de abdominoplastia é feita de um material que mantém a hidratação da região.

Um estudo intitulado como Management Of Scars, feito nos Estados Unidos, avaliou que os produtos à base de silicone são eficazes para o tratamento de cicatrizes.

Os resultados mostraram que esse método não invasivo, pode ser recomendado como a primeira linha na prevenção de cicatrizes em alto-relevo.

Mas em casos de queloide, somente a fita de silicone não vai resolver o problema.

Será necessário mesclar com outro tratamento, como a betaterapia ou a aplicação de corticoide. Já que o queloide é bem mais resistente, por ser caracterizada pela produção contínua de colágeno.

7 Dúvidas sobre cicatriz de abdominoplastia

mulher se perguntando como fica cicatriz abdominoplastia
Descubra os principais cuidados para ajudar na cicatrização.

Depois de uma cirurgia na barriga, qualquer mulher espera usar todo tipo de roupas, sem nenhuma preocupação. Afinal, o abdômen estará com uma aparência linda e lisinha, sem pele em excesso e flácida.

Mas para que esse sonho se torne realidade, você precisa seguir TODOS os cuidados na fase de recuperação. Desse modo, as chances são altas de ter uma marca de abdominoplastia bem discreta e quase imperceptível.

Por isso, simples cuidados podem auxiliar na cicatrização e na recuperação pós-cirúrgica. Veja alguns e suas principais dúvidas:

1. Como clarear cicatriz de abdominoplastia?

O processo de cicatrização completo é em aproximadamente 1 ano após a cirurgia de abdominoplastia. Durante esse período a região vai mudar de aparência, textura, cor, aspecto… Mas, em alguns casos, o médico já indica opções para melhorar a qualidade da cicatriz e evitar que elas fiquem elevadas ou irregulares.

Uma alternativa é a pomada para cicatrização. Que geralmente é indicada para melhorar a textura das marcas, porém para o efeito ser ainda melhor, o médico pode aplicar corticoides. Especialmente nos casos de tendência à formação de queloides, já que o corticoide ameniza a coceira e o tamanho.

Nunca passe uma pomada para cicatrização de abdominoplastia sem a orientação médica, ok? Pois as técnicas de tratamento variam de acordo com o aspecto da cicatriz.

2. Depois de quanto tempo pode tomar sol na cicatriz?

Você pode tomar sol na cicatriz de abdominoplastia somente após a liberação do seu médico, porque esse tempo varia de acordo com a evolução da sua cicatrização. Mas em geral, nos primeiros 40 dias, a região ainda estará inchada. Por isso, o ideal é evitar completamente a exposição solar.

mulher na praia cicatriz abdominoplastia
Existe um período necessário que você deverá ficar longe do sol, para não comprometer a sua cicatrização.

Depois desse período, você até pode tomar sol, com exceção da cicatriz. O sol diretamente na cicatriz de abdominoplastia deve ser somente após 1 ano de cirurgia. Pois, a partir disso a cicatrização já estará completa e em seu estágio final.

Seguir esse cuidado é extremamente necessário, porque o sol pode causar manchas roxas ou avermelhadas na cicatriz de abdominoplastia, e essas manchas podem ser irreversíveis. O uso do filtro solar deve ser liberado pelo seu médico.

Se você não respeitar essas orientações de tempo, então o sol poderá manchar a cicatriz de forma permanente. Por isso tome muito cuidado!

3. Fumante pode fazer abdominoplastia?

Pode sim, mas é necessário suspender o uso de cigarros 30 dias antes e 30 dias depois da cirurgia. Esse cuidado diminui as chances de complicação, pois o tabaco pode prejudicar a cicatriz de abdominoplastia.

Além disso, o cigarro compromete a circulação sanguínea, diminuindo a chegada de oxigênio e de nutrientes na região da cicatriz. Resultando em risco de necrose, abertura de pontos e deixando a marca escura.

4. Quantos dias após abdominoplastia consigo andar ereta?

Após a abdominoplastia você deve andar curvada por até 3 semanas.

Seguir esta orientação é importante para evitar a abertura dos pontos. Ao longo desse período, a região ainda está frágil em seu processo de cicatrização. Por isso não se deve tentar esticar a pele.

5. Quanto tempo depois da abdominoplastia posso malhar?

Após a abdominoplastia, você pode voltar a malhar aos pouquinhos, mas somente depois de 40 dias. Durante a fase inicial de pós-operatório você precisa evitar esforços, movimentos bruscos e exercícios físicos nas primeiras semanas.

mulher malhando preocupada com a cicatriz abdominoplastia
Você deve ficar um tempo sem fazer esforços ou pegar peso, para não comprometer a cicatrização.

O retorno aos exercícios será feito aos poucos, conforme a orientação do médico.

Qualquer esforço físico em excesso pode prejudicar o desenvolvimento da cicatriz de abdominoplastia. Além de abrir os pontos, pode também deixar a cicatriz alargada.

6. Para que serve carboxiterapia em cicatriz de abdominoplastia?

A carboxiterapia em abdominoplastia serve para tratar o problema de necrose e também o sofrimento cutâneo, causada especialmente em pessoas diabéticas ou tabagistas. Quando há a perda de circulação sanguínea nas bordas da cicatriz.

Em cada sessão de carboxiterapia, a fisioterapeuta injeta gás carbônico na pele, em regiões específicas da cicatriz. Com o objetivo de aumentar o fluxo sanguíneo, disponibilizar nutrientes e oxigênio para o tecido.

Aqui na Dream Plastic, temos uma estrutura especializada para realizar esse tratamento de carboxiterapia em cicatriz de abdominoplastia. Inclusive, será feito por uma fisioterapeuta com experiência em pós-operatório de cirurgias plásticas.

7. Como fica a cicatriz no umbigo após abdominoplastia?

A cicatriz no umbigo depois de uma abdominoplastia fica camuflada pelos contornos naturais presentes nesta região. Claro que o médico tem a preocupação de deixar o umbigo o mais natural possível, já que ele fica bem no centro do abdômen.

De modo geral, na cirurgia na barriga é feita uma incisão ao redor do umbigo para realocar a pele da barriga. Porém, vale ressaltar que o umbigo não muda de posição, ele continua no mesmo lugar de origem.

A cicatrização fica boa e discreta, desde que sejam seguidas à risca todas as orientações médicas, para cuidar do umbigo após a abdominoplastia.

Onde ver fotos de cicatriz de abdominoplastia?

Para você que já passou por uma cirurgia na barriga, ou ainda deseja realizar esse sonho, conversar com outras pacientes pode ser muito importante. Conferir fotos de cicatriz de abdominoplastia, depoimentos, dicas… Tudo isso ajuda a acalmar a ansiedade, não é mesmo?

Mas lembre-se: as orientações técnicas e indicações de medicamentos somente o médico pode te passar. Ele que sabe o que é melhor para o seu caso, tá?

Quero te dar uma dica: participe de uma comunidade exclusiva com pacientes que fizeram a sua abdominoplastia na Dream Plastic! Quer saber como?

Clique na imagem abaixo e venha fazer parte de um grupo exclusivo da Dream Plastic, no Facebook. Esperamos por você!

Cicatriz de Abdominoplastia

Conclusão: abdominoplastia deixa cicatriz

mulher feliz com a barriga chapada e com cicatriz da abdominoplastia
Adotando os cuidados necessários a sua cicatrização ficará quase imperceptível.

Muito mais importante do que sonhar com a barriga chapada, você precisa estar ciente que SIM a abdominoplastia deixa cicatriz. Mas se seguir todas as orientações médicas, com o tempo, ela pode se tornar cada vez mais discreta.

E se ainda assim você se chatear com a aparência de sua cicatrização, então a tatuagem na cicatriz de abdominoplastia pode ser uma boa opção para você se sentir ainda mais bonita.

É claro, o ideal é que a cicatrização ocorra tudo bem e que a marca fique bem discreta, a ponto de não ser um incômodo. E, para isso, é preciso escolher bem onde irá operar, já que é importante ter um suporte bem estruturado de pós-operatório.

Por isso, lembre-se:

  • É preciso escolher uma clínica experiente, com uma vasta equipe médica;
  • O cirurgião e sua equipe deve ser bem experiente na abdominoplastia;
  • A cirurgia deve ser feita somente em hospitais, preferencialmente em algum focado em cirurgias plásticas, dessa forma é evitada a infecção hospitalar;
  • E o mais importante, deve ser um local com um suporte completo de pré e pós-operatório.

Seguindo isso e as orientações médicas, a cicatriz tem mais chances de ficar discreta e praticamente imperceptível.

São esses que fazem com que a Dream Plastic seja a clínica referência em cirurgia plástica, com mais de 18 anos de experiência e protocolos de segurança confirmados!

Por isso a gente recomenda: agende sua avaliação com um de nossos cirurgiões e tire todas as suas dúvidas com nossos médicos.

É bem fácil, rápido e sem compromisso, basta clicar AGORA no ícone do WhatsApp e falar com nossa central de agendamento! Mas corre, nossa agenda é limitada e você não vai querer deixar seu sonho para depois!

E-book Abdominoplastia