Primeiro Passo para Uma Vida Inteira de Novas Conquistas

Mini lipo: tudo o que você precisa saber sobre a lipo fracionada antes de tomar uma decisão!

Atualizado em 23/01/2024 10:54

Se você quer fazer uma mini lipo porque dizem ser uma cirurgia mais simples e menos invasiva do que a lipoaspiração tradicional, precisa ler este texto.

Pois quando o assunto é lipo fracionada é muito fácil se confundir. Afinal, minilipo, lipo light e hidrolipo se tratam exatamente da mesma cirurgia plástica. 

Mas, por que será que tem esses nomes diferentes, é uma cirurgia segura, funciona, vale a pena?

Aqui você encontra a resposta para essas perguntas e também conhece os detalhes sobre micro lipo, como o antes e depois, valor e anestesia.  

Nós somos a Dream Plastic, clínica especializada em realizar sonhos. E, hoje, você irá saber tudo sobre a cirurgia de lipo fracionada. Continue lendo!

Esclareça suas dúvidas!

A Dream Plastic não realiza a cirurgia de minilipoaspiração e você vai entender o motivo mais abaixo!

O que é mini lipo?

Mini lipo é uma cirurgia plástica com o objetivo de remover a gordura localizada de microrregiões do corpo, como a saliência abdominal. É realizada por meio de sessões em consultórios médicos, com anestesia local sem sedação. Por esses e outros motivos, a mini lipo não é considerada segura.

cirurgião fazendo marcação da mini lipo em paciente
Você já conhecia o procedimento?

A técnica também pode levar outros nomes, como lipo light e hidrolipo, mas trata-se apenas de uma estratégia para promover o procedimento.

O que é lipo fracionada?

A lipo fracionada, como também é conhecida a mini lipo, é uma cirurgia plástica de remoção de gordura localizada. Geralmente é feita para reduzir o volume da barriga. O termo fracionada refere-se ao fato da cirurgia ser realizada em sessões, tratando pequenas microrregiões do corpo.

cirurgiã marcando onde fará a mini lipo na barriga
Será que vale a pena?

Contudo, como essa cirurgia é feita por sessões o resultado aparece de forma lenta. Fora isso, existe a chance do resultado ficar, de certa forma, assimétrico, já que em cada sessão é feita uma pequena parte.

Sem contar que o próprio pós-operatório é dividido, sendo necessário passar por ele todas as vezes que você fizer alguma região.

Como é feita a cirurgia de mini lipo?

Na mini lipo são feitos pequenos cortes para a inserção da cânula com uma mistura de soro fisiológico e adrenalina. Depois de alguns minutos, outra cânula é colocada para aspirar a gordura junto desta mistura. No final do procedimento, o médico faz as suturas e finaliza a microlipo.

mulher em fundo azul após sessões de lipo fracionada
A lipo fracionada, é feita em sessões.

A cirurgia é fracionada, ou seja, é realizada em sessões. E cada sessão é responsável por uma pequena parte do corpo.

Por exemplo, se for uma mini lipo no abdômen, primeiro pode ser removida a gordura da parte superior esquerda, depois da superior direita e assim por diante. Até alcançar o resultado completo da lipo fracionada.

Geralmente são necessárias no mínimo 10 sessões para um resultado satisfatório. E, cada uma delas requer um novo pós-operatório, tornando o processo bem cansativo.

Este procedimento é feito praticamente da mesma forma que é realizada a lipoaspiração tradicional. Com cânulas, anestesia e soro fisiológico. Por isso, é um erro dizer que não é uma cirurgia complexa.

As grandes diferenças são que na minilipo é aplicada uma anestesia local sem sedação e a mesma é feita em diferentes dias, já a lipoaspiração tradicional é feita em um único dia. Então, na tradicional, após uma ou duas horas você sairá do hospital com o seu resultado completo.

Cirurgião plástico faz minilipo?

Na maioria das vezes, quem faz a minilipo não é um cirurgião plástico. Esse é um dos motivos para essa cirurgia ser tão arriscada. A microlipoaspiração é feita por médicos que não são especialistas em cirurgia plástica. E somente um médico especialista tem autorização da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica para operar.

mulher conversando sobre microlipo com médico
Médicos sérios não fazem esse procedimento!

Isso significa que esse profissional está agindo de forma antiética, já que ele NÃO tem permissão e nem técnica ou experiência necessária para realizar uma minilipo com segurança.

Porque, diferentemente do cirurgião plástico, ele não passou por:

  • 11 anos de medicina e especialização;
  • Habilitação como especialista pelo Cremesp;
  • Realização de um grande número de cirurgias;
  • Aprovação na avaliação feita pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Um médico sem essa habilitação costuma fazer um curso de final de semana, e já se acha capacitado para realizar esse tipo de procedimento.

Além disso, ele faz a lipo fracionada em consultório médico:

  • Sem a vistoria da Anvisa;
  • Com mais riscos de infecção;
  • Sem uma equipe multidisciplinar;
  • Com a falta de estrutura de um hospital.

Para uma cirurgia plástica ser segura, de pequeno a grande porte, ela deve ser feita em ambiente hospitalar. SEMPRE!

Tem como fazer lipo com anestesia local?

Na micro lipo a anestesia utilizada é a local sem sedação, ou seja, a paciente fica acordada durante todo o procedimento. Acontece que esse tipo de anestesia não é indicada para uma operação desse nível, já que a anestesia local não pega em locais de gordura subcutânea, causando uma grande dor para a paciente.

anestesista antes da cirurgia de lipo preparando a anestesia
A anestesia é uma das desvantagens.

Primeiramente é importante deixar claro que nenhuma lipo é feita sem anestesia. Mesmo na microlipo é utilizada a anestesia local sem sedação.

Nela, a paciente permanece acordada durante toda a cirurgia, sentindo a movimentação das cânulas. É incômodo e bem dolorido. Aliás, esse é um dos motivos de a lipo fracionada ser feita em sessões, a paciente não aguentaria a dor de realizar a cirurgia em um único dia.

Isso acontece porque a anestesia local não pega muito bem em locais de gordura subcutânea. Como resultado, a paciente sente bastante dor e o médico consegue remover pouca gordura. Fora que aumentar a quantidade de anestésico pode provocar uma parada cardíaca.

Para você ter uma ideia, nesta lipo com anestesia local o médico consegue retirar no máximo 100 ml de gordura, enquanto na lipo tradicional o cirurgião plástico é capaz de tirar até 15 vezes mais que isso.

Além disso, na lipoaspiração tradicional é aplicada uma anestesia local com sedação. A paciente dorme e acorda com o procedimento pronto. Sem dor ou incômodos durante a operação.

Anestesista participa da minilipo?

O anestesista não faz microlipoaspiração, porque ele não concorda com uma cirurgia feita sem a presença de um cirurgião plástico e dentro de um consultório médico. Portanto, a anestesia local é aplicada pelo próprio médico, que não é cirurgião plástico e muito menos anestesista.

Fazer uma cirurgia nessas condições é um erro terrível.

Porque o anestesista é o responsável pela segurança da paciente, o mesmo acompanha seus batimentos cardíacos, pressão arterial e temperatura, enquanto o cirurgião está ocupado realizando a cirurgia.

Sendo assim, a cirurgia realizada sem um anestesista não é segura e coloca em risco a vida da própria paciente. Não aceite passar por isso!

Como fica o antes e depois da mini lipo?

A mini lipo promete um antes e depois sem gordura localizada e com fotos incríveis. Com a autoestima renovada e um corpo cheio de curvas. Mas, na verdade, minilipo é sinônimo de “mini resultado”, porque o antes e depois vem “parcelado”. Como essa cirurgia é fracionada, são necessárias muitas sessões para alcançar um resultado minimamente satisfatório.

mulher em fundo bege pensando no antes e depois da mini lipo
Será que o resultado compensa?

Geralmente, demora cerca de 10 a 15 sessões para se comparar ao resultado da lipoaspiração, na qual o antes e depois é imediato.

Isso quando a micro lipo é abdominal, imagine a quantidade de sessões para trabalhar mais áreas do corpo, como flancos, costas, braços…

Quer ver as melhores fotos do antes e depois da cirurgia de lipoaspiração? Clique no banner abaixo e faça a sua solicitação para participar do maior grupo de clínica de cirurgia plástica do Brasil!

Mini lipo

Qual o preço da mini lipo em 2024?

A cirurgia de mini lipo custa em média entre R$1.700,00 e R$2.200,00 (janeiro/2024) por sessão nos consultórios de São Paulo, sendo necessário algumas sessões para obter um resultado satisfatório. O preço varia conforme a clínica, experiência do profissional e dos materiais utilizados no procedimento.

mulher em fundo rosa com dinheiro na mão pensando no preço mini lipo
Quanto custa uma lipo fracionada?

O valor da mini lipo pode até parecer baixo, mas a realidade não é bem essa. Porque ela é cobrada por sessão e, para ter um antes e depois realmente bom, são necessárias entre 10 e 15 consultas.

Imagine esse valor multiplicado por 10 ou 15, pouco vai se diferenciar do preço de uma lipoaspiração tradicional. A qual é feita em poucas horas, o resultado é previsível, mais satisfatório e, principalmente, é realizada em hospital, com a presença de um cirurgião plástico e de um anestesista.

Se for parar para avaliar, não compensa fazer a minilipo! Aliás, preço “baixo” nenhum vale a sua vida.

Mini lipo funciona?

A mini lipo até funciona, contudo, além dos inúmeros riscos que a paciente irá se submeter ao realizar uma cirurgia sem a anestesia ideal e um médico especialista, o custo total das sessões chegará próximo, e em alguns casos ultrapassando, os de uma lipoaspiração tradicional.

mulher em fundo azul pensando sobre a microlipo
Descubra a verdade sobre a operação!

E como visto os resultados da lipoaspiração comum são mais efetivos, fora que a cirurgia é feita de forma segura.

Além disso, na lipoaspiração tradicional a paciente passa por somente 1 pós-operatório, enquanto na mini lipo serão vários, o que torna o processo mais cansativo, não acha?

Por isso, aqui na Dream Plastic nós NÃO realizamos a lipo fracionada.

Lipoaspiração tradicional ou mini lipo?

A lipoaspiração tradicional é a mais indicada para os casos onde a paciente quer eliminar a gordura localizada de forma definitiva e com qualidade e segurança. Já a micro lipo não é indicada em nenhum caso, já que é uma técnica de altíssimo risco.

mulher em fundo azul optando por fazer a lipoaspiração tradicional
A resposta é só uma: Lipoaspiração tradicional!

Trata-se apenas de uma jogada de marketing para vender uma técnica que já existe, porém feita em uma situação sem qualquer segurança.

Ter um cirurgião plástico especializado e um anestesista, ambos com experiência em cirurgia plástica, faz toda a diferença na realização do seu sonho.

Em nossos 17 anos de experiência e com mais de 47 mil sonhos realizados, garantimos que esses fatores são essenciais para a excelência nos resultados das pacientes. Não é à toa que nos responsabilizamos em só trabalhar com cirurgiões registrados na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Inclusive, é por isso que hoje, nós somos a clínica referência em cirurgias plásticas! Veja o que dizem sobre a Dream no Google Review:

print de uma avaliação paciente Dream Plastic no Google Review
Veja o que falam da Dream!

Agora que você já sabe que a microlipo não é tudo isso, que tal ter a opinião sincera de um cirurgião especialista?

Agende uma avaliação com nossos cirurgiões e saiba qual é o melhor método para você eliminar a gordura localizada!

Para isso, basta clicar no ícone do WhatsApp e agendar sua consulta.

Estaremos te esperando! ❤️

Esclareça suas dúvidas!