Primeiro Passo para Uma Vida Inteira de Novas Conquistas

O que é assimetria mamária? Respondemos tudo que você precisa saber para corrigir seios diferentes

Atualizado em 16/01/2024 13:06

Sofrer com assimetria mamária pode comprometer a autoestima de muitas mulheres!

Mais que uma questão estética, a diferença na mama afeta nossa saúde mental, nosso bem-estar e nossa autoestima.

Porém, o que pouca gente sabe, é que ter seios diferentes é muito mais comum do que a gente imagina. Tão comum que TODAS as mulheres compartilham desta característica.

Claro, algumas de forma mais discreta, outras de forma bem aparente.

E é pensando em você, que sofre com assimetria mamária expressiva, que fizemos esse conteúdo.

Somos a Dream Plastic, a maior clínica de cirurgia plástica do Brasil.

Junto com cirurgiões especializados, vamos te contar o que significa essa condição e, principalmente, como resolver definitivamente casos de assimetria em São Paulo. Assim você se verá livre dessa barreira que atrapalha a sua vida.

Veja só o que vamos mostrar:

Esclareça suas dúvidas!

O que é assimetria mamária?

A assimetria mamária é quando uma mama é diferente da outra. Geralmente, essa diferença é caracterizada por seios de tamanhos diferentes. Porém, também pode estar relacionada ao formato, à linha de implantação da mama e até mesmo com a aréola.

ilustração de seios assimétricos
Há diferentes tipos de seios assimétricos

Mas não é só isso, os seios assimétricos podem até causar problemas mais graves, como alterações na postura.

 

A assimetria na mama é normal e acontece em todas as mulheres. Assim como os dois lados do nosso corpo não são simétricos, nossas mamas também não são.

Muitas vezes essa desigualdade entre os seios é imperceptível, ou seja, ela existe, mas você ou outra pessoa olhando não conseguem notar. Infelizmente nem sempre essa diferença é sutil.

Portanto, devido a não trazer problemas para a saúde física, muitas pessoas costumam taxar a assimetria das mamas como algo estético apenas.

Porém, não é assim que funciona. Essa condição tem um grande impacto sobre a saúde mental das mulheres, afetando a autoestima, a saúde emocional, a capacidade de interação, suas atitudes e a forma como se veem.

Estudos científicos apoiados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) já comprovaram o impacto da assimetria das mamas para as mulheres.

Portanto, quanto mais rápido essa situação for tratada, melhor será para o bem-estar da mulher que convive com seios assimétricos. 

O que causa assimetria na mama?

Há diversos fatores que podem deixar os seios assimétricos, como a genética, as mudanças hormonais durante a adolescência, alterações no peso, amamentação, nódulos mamários e os casos de mamas tuberosas.

mulher amamentando, uma das causas da assimetria na mama
Saiba como a amamentação pode influenciar a assimetria nos seios

Genética e hereditariedade 

O corpo é naturalmente assimétrico. Porém, em algumas pessoas, essa assimetria é mais proeminente que em outras. Se há casos na sua família de assimetria mamária, a possibilidade de você também o ter é maior. 

Mudanças hormonais 

Na puberdade os seios começam a se desenvolver. É comum que algumas garotas apresentem seios de tamanhos diferentes nesse momento, com o tempo eles normalmente se igualam. Porém, essa diferença pode persistir mesmo após a puberdade em alguns casos.

Por isso não é recomendado fazer nenhum procedimento estético nos seios antes dessa fase, pois ainda há a possibilidade dele se desenvolver. 

Alterações no peso 

Um dos fatores que podem deixar os seios diferentes é a mudança de peso. Uma parte dos seios é gordura, portanto, quando emagrecemos ou ganhamos peso, essa região também é afetada. 

Infelizmente pode ocorrer de, em algum momento, a gordura não ser distribuída igualmente. Nesse caso uma mama pode ficar com mais gordura que a outra, deixando os seios de tamanhos diferentes. 

Mamas tuberosas 

As mamas tuberosas geralmente se desenvolvem durante a puberdade e tem aparência tubular. Os seios que são mamas tuberosas não são redondinhos e achatados, eles costumam ser mais proeminentes e afinados. Pode ocorrer em ambos os seios ou em apenas um. 

Quando ocorre em apenas um seio, a diferença nas mamas fica evidente, o que pode ser motivo de desconforto para algumas mulheres. 

Amamentação

Na amamentação é comum ficar com os seios assimétricos. Muitas vezes o bebê pode sugar mais leite de um lado do que do outro, deixando os seios diferentes em cada lado. Geralmente, após o período de amamentação, os seios voltam a ficar em tamanhos próximos. 

Porém, pode ocorrer das mamas ficarem assimétricas mesmo após esse período. Isso porque, a mama que o bebê mais usou para sugar o leite tende a ficar mais flácida, o que pode deixá-la diferente da outra. 

Neste caso, pode ser necessário fazer uma intervenção cirúrgica, caso a aparência das mamas esteja incomodando a mulher e afetando o seu bem-estar.

Nódulos mamários

Os nódulos podem aparecer na adolescência, em formatos de pequenos caroços. Eles podem alterar o formato da mama, deixando-as assimétricas. Porém, independentemente da idade, se houver a presença de nódulos nos seios, é importante falar com um médico especializado, para saber se ele é benigno – não afeta a saúde – ou maligno. 

Quais os tipos de seios assimétricos?

O tamanho, altura, formato e separação das mamas são alguns dos tipos de assimetria mamária. Além destes, ainda há a possibilidade de uma das mamas ser tuberosa e a outra não, ou então o tamanho e a posição dos mamilos serem diferentes.

ilustração com tipos de seios diferentes
Saiba quais são os tipos de mamas assimétricas

1. Seios de tamanhos diferentes

ilustração com mamas assimetricas de tamanhos diferentes
Saiba como são as mamas de tamanhos diferentes

Os seios de tamanhos diferentes geralmente tem um lado maior que o outro. Por exemplo, há casos em que a mulher tem uma mama mais cheia que a outra, o que deixa os seios irregulares. 

Esse caso de assimetria mamária é um dos principais, deixando uma mama visivelmente diferente da outra, causando constrangimento e desconforto. 

A correção da assimetria mamária mais eficaz para esse caso é o implante de silicone. Mais adiante falaremos sobre ele!

2. Assimetria de aréola 

ilustração com mamas assimétricas de auréolas diferentes
Saiba como é a assimetria da aréola nos seios

As aréolas dos seios podem ficar assimétricas em dois casos, no formato ou na posição. 

1º Posição: quando uma aréola está mais para um lado do que outra. Por exemplo, uma está no centro da mama enquanto outra está apontando para fora.

2º Formato: quando uma aréola tem um formato diferente da outra. Por exemplo, uma pode ser maior e a outra menor. 

Ambos os casos podem ser minimizados com mamoplastia redutora ou mastopexia. Mais abaixo você poderá conferir como funcionam as cirurgias. 

3. Assimetria mamária no formato dos seios

ilustração com assimetria seios de formatos diferentes
Veja como é a assimetria do formato nos seios

Essa assimetria mamária ocorre quando o formato dos seios é diferente. Um exemplo: uma mama pode ser mais redondinha, e a outra pode ser mais caída ou tuberosa.

Assim como nos casos anteriores, é possível corrigir esse caso com cirurgia plástica.

4. Assimetria de altura 

ilustração com seios diferentes na altura
Saiba o que é assimetria de altura na mama

Neste caso de assimetria mamária, uma mama está localizada em um ponto mais acima da outra. Ao contrário dos outros casos, esse não tem como resolver com cirurgia plástica.

Isso porque a base dos seios (onde fica o bojo do sutiã, a parte de baixo da mama), é naturalmente diferente. Ela determina onde o seio ficará e, portanto, é impossível fazer alterações nela. 

5. Peitos separados

ilustração com peitos separados
Os casos de peitos separados são alguns dos mais comuns

Muitas mulheres acreditam que os peitos separados são casos de assimetria mamária. Mas não é assim!

É comum algumas mulheres terem os peitos separados de forma mais evidente que outras. Porém, não existe cirurgia plástica que vai juntar os seios.

É possível reduzir esse espaçamento com cirurgia plástica, porém ela não tem como deixar os seios juntinhos como muitas desejam. Veja bem:

O cirurgião pode optar por uma prótese de silicone com base larga. Essa base vai diminuir o espaçamento dos seios de forma indireta, porque vai preencher mais o espaço entre as duas mamas. Porém, não os deixará próximos.

Esses são alguns tipos de seios, porém existem muitos outros. O seu não está nessa lista? Confira AQUI todos os tipos de peitos e encontre o seu!

Como corrigir a assimetria mamária?

Existem três cirurgias plásticas que podem corrigir a assimetria mamária, deixando os seios menos diferentes e mais bonitos aos olhos da paciente. São elas: implante de silicone, mamoplastia redutora e mastopexia.

mulher feliz com seios simetricos
Saiba quais são as melhores estratégias para corrigir seios assimétricos

Antes, é importante avisar, é impossível corrigir 100% a mama assimétrica. Ou seja, não tem como corrigir a assimetria mamária com exatidão. Isso por 3 motivos:

Seria necessário um “scanner mamário” capaz de dizer precisamente a diferença de volume entre as mamas, porém este aparelho não existe.

Mesmo que houvesse um “scanner mamário”, não teria como igualar exatamente os lados, pois as próteses não são fabricadas sob encomenda. Já há um volume preestabelecido para cada implante. Portanto, não teria como encontrar um silicone com a diferença exata entre uma mama e a outra. 

Igualar perfeitamente os seios não é viável por causa de características osteomusculares (ossos e músculos) mais complexas, que variam de mulher para mulher.

O que acontece é uma redução das diferenças entre os lados, uma minimização dessa característica. 

Afinal, como dissemos antes, todas as mamas são assimétricas, a diferença é que em algumas mulheres essa característica é mais amena. E é isso que esses métodos vão fazer, deixar a assimetria menos perceptível.

1. Como ajustar seios de tamanhos diferentes com a Mamoplastia Redutora?

mulher conversando com médica sobre ajustar seios assimétricos
Saiba como a mamoplastia redutora pode te ajudar

A mamoplastia redutora, para diminuir os seios, pode ser eficaz para casos de assimetria mamária em que um seio é maior que o outro. Para deixar ambos os seios com tamanhos similares, é reduzida a gordura e a pele da mama maior, diminuindo-a. Após a cirurgia, os seios não ficarão completamente simétricos, porém a assimetria na mama já não será tão evidente

Saiba como funciona a mamoplastia redutora!

2. Como eliminar a assimetria entre as duas mamas com Mastopexia?

mulher passando com cirurgião para corrigir assimetria entre mamas
Veja para quais casos é indicada a mastopexia

Para resolver os casos de assimetria de formato ou de aréola, a Mastopexia é o procedimento cirúrgico indicado. A cirurgia tem como objetivo levantar as mamas. Porém, ela também pode atuar minimizando a diferença dos seios assimétricos. E, se a paciente tiver interesse, a mastopexia pode ser combinada com a colocação de próteses de silicone.

Veja como é feita a Mastopexia

3. Como eliminar a assimetria mamária com Prótese de Silicone?

assimetria mamaria após implante silicone
A prótese de mama é o método mais usado

O implante de silicone pode corrigir alguns casos de seios assimétricos, como os seios de tamanhos diferentes e, em alguns casos, os peitos separados. Para os casos de mamas diferentes, a prótese de silicone consegue reduzir as diferenças.

Ao optar por colocar próteses de silicone, o cirurgião plástico vai estimar uma diferença de tamanhos e colocar uma prótese de silicone maior que a outra. Para que o resultado fique proporcional.

Por exemplo, o médico pode colocar um silicone de 300ml na mama direita e de 325ml na mama esquerda que era menor. Dessa forma há uma compensação, e o resultado com certeza resolverá a insatisfação por ter um seio maior que o outro.

A minimização da assimetria após o implante de silicone vai ser mais visível, visto que os seios diferentes não ficarão mais evidentes.

Atenção: a prótese de silicone é a melhor opção para caso de assimetria de volume, contanto que os seios não tenham flacidez acentuada. Se tiverem, a cirurgia indicada será a mastopexia com prótese de silicone. 

Além disso, também é possível melhorar os casos de peitos separados com a mamoplastia de aumento. Porém, é importante ter em mente, esse não é objetivo da cirurgia. O foco da prótese de silicone é dar volume, colo, projeção, formato e minimizar a assimetria.

Se o cirurgião plástico escolher uma prótese com base larga, pode eventualmente minimizar o efeito de peitos separados. Porém, a cirurgia não é capaz de juntar os seios. 

Confira como funciona a cirurgia de prótese de silicone!

Como é o antes e depois da assimetria mamária?

Na assimetria mamária, antes e depois são bem significativos. Após um mês já é possível perceber como houve redução da assimetria após mamoplastia de aumento, de redução ou da mastopexia. E essa melhora não é apenas na estética, mas também no bem-estar da paciente, que pode enfim ter sua autoestima restaurada.

fotos assimetria mamaria antes depois
Como você pode ver, depois da cirurgia, os seios ficam bem menos assimétricos

O problema é encontrar fotos de assimetria mamária antes e depois. Isso porque, muitas sentem vergonha de compartilhar as imagens de antes da assimetria da mama.

E mais, costumam ter medo das fotos caírem em mãos masculinas.

Para te ajudar, nós criamos um grupo no Facebook EXCLUSIVO para mulheres compartilharem suas experiências com cirurgia plástica, publicarem fotos, pedirem indicações, dicas, ajuda…

São mais de 120 mil mulheres, e lá elas não têm risco de algum homem ver suas fotos, porque fazemos o controle do grupo, impedindo que homens e perfis fakes tenham acesso.

Quer ver fotos de mulheres que fizeram a cirurgia para minimizar a assimetria mamária e conquistaram o corpo que sempre desejaram, vendo-se livres de inseguranças, medos e vergonhas? Então clique no botão abaixo e faça a sua solicitação!

Assimetria mamária

Como é a cicatriz da assimetria mamária?

As cicatrizes da cirurgia de assimetria mudam de acordo com a técnica escolhida. Por exemplo, a cicatriz da correção da assimetria após a mamoplastia de aumento geralmente vai ser abaixo da mama, no sulco inframamário. Já a cicatriz da mastopexia vai ser em “T invertido”.

marcação da cirurgia assimetria mamaria
Saiba como pode ser a cicatriz da cirurgia para correção

Veja os tipos de incisões de silicone e entenda como fica cada cicatriz!

Como saber se eu tenho assimetria mamária?

É possível ter percepção da assimetria mamária apenas olhando. Se a diferença entre os seios for grande e estiver afetando seu bem-estar e sua autoestima, é necessário consultar um médico, para que ele possa avaliar se realmente há diferença entre as mamas.

médico medindo seios assimétricos identificação para a cirurgia
É sempre importante falar com um médico para ter certeza

Na avaliação são consideradas algumas medidas das mamas, como:

  • Altura das aréolas
  • Diâmetro das aréolas
  • Distância entre as aréolas
  • Sulco inframamário

Essas medidas devem ser semelhantes entre os lados. Diferenças maiores de 2 cm já podem causar assimetrias perceptíveis às pacientes.

Vale ressaltar que a assimetria na mama muitas vezes reflete as diferenças do tórax. Isso significa que alterações na parte óssea e muscular do tórax podem modificar as mamas, que por sua vez estão projetadas sobre essas estruturas.

A partir do momento que a assimetria nas mamas, superior a 2 cm ou não, estiver afetando a sua vida, a sua autoestima, a forma como você se sente e se comporta, é indicado fazer a correção. 

Assimetria após silicone pode acontecer?

Não tem como eliminar assimetria mesmo após silicone. Ela persiste, porém de forma menor e imperceptível. Muitas mulheres têm medo de ficar com silicone um mais alto que o outro ou da cirurgia apenas evidenciar a diferença nos seios. Mas isso muito raramente acontece.

mulher com assimetria após silicone
Há apenas um caso em que pode ocorrer assimetria após implante de silicone

Se a paciente não tem assimetria perceptível e coloca o implante de silicone, a mama não vai ficar diferente. Afinal, ambas as mamas aumentaram igualmente, portanto continuaram como estavam antes, apenas maiores. 

Pode acontecer uma assimetria após silicone passageira.  Por conta do processo de recuperação do pós-operatório ser de forma diferente em cada lado. Levando cerca de 4 meses para se adaptar ao corpo da paciente após o término do período de recuperação.

Agora, pode ocorrer de uma prótese de silicone maior que a outra evidenciar mais a assimetria após implante de silicone caso, durante a cirurgia, o médico decida colocar uma prótese de silicone maior no lado que já é maior, e uma menor no lado que já estava baixo, por descuido. 

Neste caso é considerado erro médico. Mas isso é MUITO difícil de ocorrer, principalmente com cirurgiões plásticos especializados e experientes. 

Em nossa experiência como clínica de cirurgia plástica com mais de 18 anos de idade, e mais de 25 mil cirurgias de implante mamário realizadas, NUNCA vimos isso acontecer.

Assimetria focal na mama é câncer?

Há uma possibilidade da assimetria focal na mama ser câncer, mas não é uma certeza. Ter uma assimetria focal na mama não significa que você tem câncer. Pode ser apenas um nódulo benigno. Por isso, ao identificar a assimetria focal, é importante ir ao ginecologista ou mastologista para que ele possa investigar e pedir outros exames.

mulher fazendo exame de toque pensando na assimetria focal mama
Faça mais exames!

Por enquanto, não entre em pânico. Espere até conversar com o médico e fazer os exames. Pois nem sempre significa que a assimetria focal na mama é câncer. 

Reduza a assimetria mamária definitivamente!

mulher feliz com a redução assimetria seios
Pare de sofrer com a assimetria mamária!

Agora você já entende tudo sobre a assimetria mamária e como a cirurgia plástica é capaz de transformar a sua autoestima e deixar os seus seios mais simétricos, mas ainda falta saber onde realizar essa transformação.

Só que não é qualquer lugar, com qualquer profissional que vai te ajudar a melhorar a sua autoestima, é preciso tomar alguns cuidados para isso, como:

  • Encontrar cirurgiões plásticos com anos de experiência em cirurgias de mamas;
  • Operar em hospitais focados em cirurgia plástica, com uma equipe experiente em cirurgias como o silicone e a mastopexia;
  • Contar com uma clínica que, além de experiente, ofereça um suporte completo, com central de urgência e emergência disponível 24h, equipe própria de enfermeiras para auxiliar no pós-operatório e uma equipe de ouvidoria.

Isso garante que a sua cirurgia tenha segurança e o melhor resultado! Até porque, imagina só, um cirurgião inexperiente jamais conseguirá deixar seus seios mais simétricos, podendo até piorar a sua situação, da mesma forma que operar fora de um hospital te coloca em grandes riscos de infecções e problemas durante a cirurgia.

Além disso, uma clínica com vasta experiência e com um suporte na recuperação impecável, te garante que o resultado seja incrível!

E sabe o que é melhor? Muitas dessas clínicas possuem formas de pagamento bastante facilitadas e preços justos para tornar o seu sonho realidade. Um exemplo dessas clínicas é a Dream Plastic!

A Dream é uma das clínicas mais recomendadas pelas mulheres porque oferece os melhores profissionais da área, um suporte mais do que completo e condições de pagamento que cabem no seu bolso.

Realizei minha cirurgia e o apoio e atendimento da equipe em todos o processo e de mto cuidado e atenção além do médico a enfermeira que acompanha meu pós-operatório dando tranquilidade no processo.” – L. Castro

E sabe o que é melhor? Basta uma mensagem para nossa central de agendamento para você estar 1 passo mais próxima do seu sonho. É bem fácil e sem compromisso, clique no ícone do WhatsApp no canto superior da tela e agende um horário AGORA mesmo!

Te vemos em breve!