Primeiro Passo para Uma Vida Inteira de Novas Conquistas

9 cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil

Atualizado em 23/05/2023 14:48

Rinoplastia (remodelagem nasal), Otoplastia (orelha de abano), cirurgia íntima, prótese de silicone, mastopexia (levantamento das mamas), redução das mamas, abdominoplastia, miniabdominoplastia, lipoaspiração são algumas das cirurgias plásticas mais procuradas pelos pacientes.

Com o avanço da tecnologia, as técnicas cirúrgicas são cada vez mais aperfeiçoadas. Para esclarecer cada uma delas, o diretor clínico da Dream Plastic esclarece os detalhes de como cada um desses procedimentos são feitos:

Ilustração Cirurgias plasticas populares

1 – Rinoplastia

A remodelagem nasal ou rinoplastia pode ajudar a corrigir a aparência desproporcional do nariz ou ainda alterar o seu tamanho e formato. A correção de defeitos de nascença ou decorrentes de acidentes é outra razão para essa intervenção. Os problemas respiratórios crônicos também podem justificar a opção pela rinoplastia. No caso estético, a remodelagem nasal é uma aliada importante da autoestima, uma vez que o nariz, por ocupar o centro do rosto, tem um papel de destaque no bem-estar dos indivíduos.

2 – Otoplastia (Orelha de Abano)

Causa de inúmeros constrangimentos na infância, caso do bullying, e na vida adulta, a orelha de abano é um defeito que pode ser corrigido a partir dos 6 anos de idade. A cirurgia tem como objetivo corrigir as alterações estéticas do formato da orelha, deixando-a com aparência natural e harmoniosa. Com duração de até 2 horas, a intervenção elimina um problema físico, que tem sérias repercussões psicológicas. O risco do procedimento é semelhante ao da extração de um dente, isto é, muito pequeno.

3 – Ninfoplastia ou cirurgia íntima

A chamada cirurgia íntima, embora proporcione resultados discretos, traz melhorias significativas na autoestima e na vida sexual da paciente. A aparência da genitália feminina, caso dos pequenos lábios vaginais aumentados e assimétricos, pode influir não só no bem-estar da mulher como acarretar em desconforto durante as relações sexuais. A correção dessa anormalidade é feita por meio de um procedimento seguro, rápido e eficaz. Dessa forma, a redução dos pequenos lábios pode ser realizada com anestesia local e sedação e dura cerca de 30 minutos. Ainda em relação às cirurgias íntimas, outra intervenção comum é a lipoaspiração do Monte de Vênus, o que permite harmonizar a aparência púbica de vaginas muito volumosas.

4 – Mamoplastia de aumento, prótese de silicone

A mais comum das cirurgias plásticas deve ser realizada a partir do término do desenvolvimento mamário, no fim da adolescência. A análise médica considera fatores como a estrutura do corpo da paciente, sua altura e largura do tórax, volume dos seios naturais, qualidade da pele e estilo de vida. Existem três vias para a colocação da prótese, sendo a mais comum através dos sulcos inframamários (por baixo das mamas). As outras opções se dão através das axilas ou pelas auréolas.

Os formatos das próteses de silicone variam conforme a preferência da paciente e a opinião do médico, podendo ser divididos em quatro categorias: moderado, alto, superalto e anatômico. O perfil mais procurado é o alto, de base média e com grande projeção para frente. Isso porque ele preenche o colo da mulher. Enquanto a prótese superalta, de base menor e maior projeção, é indicada em casos específicos de tórax estreito.

As próteses de perfil moderado e anatômico são muito pouco indicadas. O perfil moderado é redondo e achatado, aumenta os seios para os lados sem muita projeção para frente. Ele costuma ser procurado por mulheres que desejam acentuar as curvas da silhueta e que têm seios muito próximos.  Já o modelo anatômico, com formato de gota, possui projeção frontal menor e é recomendado para casos de reconstrução mamária após câncer de mama.

5 – Mastopexia com prótese

A mastopexia pode ser entendida, de forma simplificada, como o levantamento das mamas. Essa intervenção corrige mudanças ocorridas nas mamas decorrentes da genética, envelhecimento, gravidez e amamentação.  O ganho e a perda de peso, além das mudanças hormonais, igualmente podem interferir na simetria ou firmeza das mamas.

Há a necessidade de implante de próteses de silicone em casos de queda das mamas associada ao volume mamário insuficiente.

6 – Mamoplastia redutora

O bem-estar estético não ocorre somente com o aumento do tamanho das mamas, mas também pela sua redução. Trata-se da mamoplastia redutora, que é a remoção do tecido mamário em excesso. As mulheres que passam por esse tipo de cirurgia livram-se de problemas de saúde como dor nas costas e no pescoço e irritações cutâneas nas dobras abaixo das mamas. A assimetria das mamas também pode ser minimizada com a mamoplastia redutora. O resultado são seios mais firmes e uma qualidade de vida melhor para a mulher.

7 – Abdominoplastia

A flacidez da pele abdominal é um problema que incomoda muitas pessoas. No caso das mulheres, gestações múltiplas e a própria genética podem contribuir não só para a frouxidão como também para o depósito de gorduras e estrias na região abdominal, abaixo do umbigo. Até a perda de peso substancial pode contribuir para o desenvolvimento de flacidez de pele abdominal. Em função da pele não responder muito bem a uma dieta e à prática de exercícios, o abdômen pode assumir um tamanho desproporcional, problema corrigido pela abdominoplastia. Mais que retirar o excesso de pele, essa cirurgia reúne os músculos reto abdominais, eliminando a aparência de “dilatação” do abdômen.

8 – Miniabdominoplastia

Ao contrário da lipoaspiração, a abdominoplastia é uma cirurgia plástica que tem uma versão de menor porte reconhecida e autorizada pelo Conselho Federal de Medicina. A chamada miniabdominoplastia adota um procedimento semelhante à abdominoplastia tradicional, diferindo em dois aspectos: além de não “amarrar” a musculatura reto abdominal, essa cirurgia tem como principal objetivo eliminar o excesso de pele no abdômen da paciente. Portanto, um fator decisivo na indicação é a intensidade da flacidez de pele abdominal.

Por tratar um perfil de paciente muito específico, pessoas magras com ligeira flacidez, a miniabdominoplastia raramente é indicada. A lipoaspiração se mostra mais comum e capaz de trazer os mesmos resultados, uma vez que a pele da região lipoaspirada costuma responder com uma retração após a cirurgia. Cabe ao cirurgião plástico eleger o procedimento mais adequado para cada pessoa. E atenção: os cuidados e as exigências em relação à miniabdominoplastia são exatamente os mesmos da versão original da cirurgia.

Quesitos como hospital e anestesia não são reduzidos como o porte da cirurgia.

9 – Lipoaspiração

A lipoaspiração ou lipoplastia é um dos procedimentos mais comuns em cirurgia plástica e pode ser realizada em várias partes do corpo. Ela nada mais é do que a remoção do excesso de tecido adiposo. Com isso, o cirurgião plástico devolve o contorno corporal da paciente, criando uma aparência mais emagrecida. A cirurgia pode ser realizada isoladamente ou associada a outros procedimentos. É muito importante destacar que a lipoaspiração não é um tratamento eficaz para celulite ou obesidade. É possível aproveitar parte da gordura retirada e enxertá-la em alguma outra região do corpo, de forma a realçá-lo. Essa técnica é a chamada Lipoescultura. Também vale destacar que, após uma lipoaspiração, torna-se mais difícil engordar no local operado devido à retirada das células gordurosas.

Pergunta avaliação texto 9 cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil