Primeiro Passo para Uma Vida Inteira de Novas Conquistas

Desvio de Septo Nasal: o que é, sintomas, cirurgia de correção e muito mais!

Atualizado em 29/09/2023 15:48

Ter desvio de septo é mais comum do que você pensa, e nem sempre é preciso operar.

Segundo dados da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, cerca de 85% da população têm desvio de septo em diferentes graus.

Pois é, muitas pessoas possuem a parede interna do nariz torta e sequer sabem dessa condição ou qual é o tratamento correto. 

Apesar disso, o desvio de septo só se torna um problema quando chega a comprometer a capacidade respiratória.

Quer entender melhor sobre essa condição que afeta tantas pessoas? Nós somos a Dream Plastic, a clínica de Cirurgia Plástica mais elogiada pelas mulheres e, hoje, iremos te explicar tudo sobre o desvio de septo. Confira!

Esclareça suas dúvidas!

O que é desvio de septo?

É chamado de desvio de septo quando a parede interna do nariz não está centralizada. Nem sempre os sintomas são visíveis e as causas do desvio de septo são variadas, podendo ser congênitas ou não. O diagnóstico ocorre por meio de exames de imagem.

Ilustração exemplificando como é o desvio septo na parte interna do nariz
Na ilustração acima você pode ver uma representação de um septo torto

De forma clara, é chamado de desvio de septo quando a estrutura que separa as narinas é torta. Até certo grau, é considerado normal o desvio da “parede nasal”, desde que permita a passagem de ar igualmente entre as duas narinas.

Com o septo desviado, a entrada de ar pelas narinas fica desigual, trazendo prejuízos para a respiração. Por isso, existem diferentes níveis de desvio do septo nasal.

O desvio de septo leve não chega a afetar a parte funcional do nariz, isto é, a qualidade respiratória. Por esse motivo costuma ser uma condição assintomática.

Por outro lado, um desvio de septo grave pode interferir diretamente na capacidade respiratória, provocando dificuldade de respirar pelo nariz, roncos durante à noite e congestão nasal frequente.

Os 4 níveis de desvio de septo são:

  • Simples (grau 1): quando o septo desloca para um dos lados levemente.
  • Crista (grau 2): quando o septo sai da sua posição.
  • Esporão (grau 3): quando o septo sai da posição e toca na parede nasal.
  • Misto (grau 4): quando a cartilagem septal desloca para ambos os lados, tocando na parede nasal.

Entenda melhor a diferença entre cada um dos níveis na imagem abaixo:

Os níveis Esporão e Misto são os mais preocupantes, visto que o desvio de septo nessas condições dificulta bastante a entrada de ar pelas narinas.

O desvio septal de grau 1 é considerado leve, o grau 2 moderado e o grau 3 e 4 são mais graves. O diagnóstico é feito através de exames de imagem e dependendo do grau, pode haver indicação para a cirurgia de desvio de septo.

O que é septo nasal?

O septo é a estrutura que divide a cavidade nasal em duas partes. Essa parede que fica entre as narinas é composta por osso, mucosa e cartilagem. Normalmente o septo não é centralizado, mas caso ocorra um desvio muito grande acaba dificultando a respiração.

Ilustração indicando onde fica o septo nasal na parte interna do nariz
Como você pode ver, o septo é essa parede que fica entre as narinas

Essa estrutura interna do nariz serve como divisória para as duas narinas, que por sua vez possuem um orifício chamado coana, responsável pela ligação da cavidade nasal com a faringe.

O ideal é que o septo nasal seja reto do início ao fim, mas isso nem sempre acontece. O desvio do septo pode ocorrer por vários motivos e em diferentes níveis, por isso, nem todo desvio septal é caso de cirurgia.

Quais são as causas do desvio de septo?

O desvio de septo pode ser causado por diversos fatores, como o desenvolvimento anormal da cavidade nasal ainda na infância. Já na fase adulta, essa alteração no septo pode se manifestar em decorrência de processos inflamatórios, infecciosos ou após algum trauma na região.

Imagem de uma mulher após um acidente de carro, exemplificando que traumas também podem provocar o desvio septal
Socos e acidentes de carro podem provocar o desvio de cartilagem nasal

São chamadas de causas constitucionais quando a pessoa já nasce com o septo desviado ou quando essa condição vai progredindo ao longo dos anos. Porém, outra causa comum são os traumas, que podem alterar a estrutura interna do nariz.

Dependendo do grau, o desvio do septo pode provocar crises de sinusite, rinite e dificuldade para respirar. Por isso, pessoas que já sofrem desses problemas, muitas vezes nem imaginam que a causa possa ser a alteração no septo.

Portanto, é possível que as crises de sinusite, por exemplo, sejam apenas uma consequência do desvio septal. Mas para ter certeza, é necessário passar em avaliação com o especialista e realizar os exames solicitados pelo médico.

Quais os sintomas do desvio de septo?

O desvio de septo leve e moderado geralmente não provoca sintomas. Porém, quando o desvio é grave pode causar dificuldade para respirar, congestão nasal frequente, dores de cabeça e na face, cansaço ao praticar atividades físicas, crises de sinusite, rinite crônica, roncos e apneia do sono.

Imagem de uma mulher com a mão na testa, sentindo enxaqueca, um dos sintomas do desvio do septo
Vários fatores podem indicar que você tem cartilagem torta

Além de todos esses sintomas, o indivíduo pode ou não ter o nariz visivelmente torto devido ao desvio septal. Nos casos mais avançados, alguns dos sintomas são dores na cartilagem do nariz, cefaléia rinogênica (dores de cabeça de causa nasal) e, nos casos graves, dificuldade de respirar pelo nariz.

Quem tem desvio de septo tem o nariz torto?

Nem sempre quem tem desvio de septo tem o nariz torto. Isso dependerá muito do grau do desvio e da localização da cartilagem desviada. Portanto, o nariz torto só costuma ser uma consequência quando o desvio de septo é muito acentuado ou quando a pessoa possui um mal posicionamento ósseo.

Dependendo de como a cartilagem nasal entortou, ela pode interferir na parte externa do nariz, deixando-o mais deslocado para um lado. Mas, antes de tirar qualquer conclusão, é preciso buscar a opinião de um médico.

Dor na cartilagem do nariz

Sentir dor na cartilagem do nariz pode estar relacionado com diversas doenças respiratórias, sendo que as mais comuns são sinusite e rinite. Ambas as doenças podem ser resultado do desvio de septo, por isso é necessário investigar as causas.

No caso da rinite, a dor é causada devido a inflamação da mucosa do nariz, enquanto que a sinusite consiste na inflamação dos seios da face e da cavidade nasal, provocando dor em diversas partes do rosto.

Para saber se a dor na cartilagem do nariz é provocada pelo desvio septal, é necessário investigar as causas do problema por meio de exames específicos.

Cefaléia rinogênica

A cefaléia rinogênica é uma forte dor de cabeça provocada pela falta de fluxo nasal. Geralmente, é confundida com sinusite, pois fica concentrada na região da face, entre os olhos, testa e nariz. A principal causa é o desvio de septo nasal, uma condição que afeta 85% da população.

Dificuldade de respirar pelo nariz

A dificuldade de respirar pelo nariz é uma queixa recorrente entre as pessoas que possuem o desvio de septo, mas para obter um diagnóstico assertivo, é preciso investigar as causas da queda da capacidade respiratória.

“Não consigo respirar pelo nariz” é uma reclamação comum de quem sofre com desvio septal. Porém, a dificuldade de respirar pelo nariz também pode ser provocada por um simples resfriado ou gripe.

Caso a dificuldade para respirar se torne frequente, as causas podem ser rinite, sinusite, carne esponjosa no nariz (adenoide) ou a própria cartilagem nasal torta (desvio septal).

Sintomas de cansaço

Além de o paciente sentir dificuldade para respirar pelo nariz, ele também pode sentir cansaço constante e até mesmo trazer impactos para o sono.

O cansaço, a fadiga e o distúrbio do sono podem ser causados devido à dificuldade de respirar pelo nariz. Como uma das passagens de ar está mais comprimida, é necessário fazer mais força para puxar o ar, o que, consequentemente, acaba cansando mais.

Então, facilmente você sentirá um desconforto ao realizar atividades rotineiras, como subir uma escada, caminhar ou fazer exercícios físicos.

Como você viu, esses sintomas podem indicar desvio septal ou outros problemas, como adenoide no nariz.

Portanto, se você sentir algum desses sintomas, recomendamos que procure um médico.

Como saber se tenho desvio de septo?

Além do diagnóstico por sintomas, para descobrir se o paciente tem desvio de septo, o Raio-X também é solicitado pelo médico. O Raio-X, a endoscopia nasal e a radiografia panorâmica são exames que apontam se o indivíduo possui a cartilagem do nariz torta.

Imagem de uma paciente e uma profissional de saúde observando um raio-X da face para avaliar o desvio septal
É necessário realizar exames de imagem para obter o diagnóstico

Após o Raio-X, o médico pode solicitar um exame endoscópico para analisar os detalhes internos do nariz com precisão e assim poder fazer as alterações necessárias.

Como fazer correção de desvio de septo?

O único método de corrigir o desvio de septo é através da cirurgia. A correção cirúrgica é indicada para casos em que o desvio interfere na passagem de ar causando desconforto respiratório e mal-estar.

Imagem de uma médica e paciente dentro do consultório, enquanto a profissional indica o melhor tratamento para corrigir o desvio de septo
Outros métodos são temporários

A cirurgia de desvio de septo tem como objetivo endireitar o nariz, fazendo com que a cartilagem torta fique reta, assim permitindo a entrada de ar de forma uniforme em ambas as narinas.

Como é feita a cirurgia de desvio de septo?

A cirurgia de desvio de septo é realizada no centro cirúrgico, normalmente com anestesia geral. O cirurgião faz uma incisão na parte interna do nariz e realiza a correção da cartilagem torta. Após o septo ser reposicionado, a incisão é fechada e o médico aplica os curativos.

Imagem de uma paciente recebendo marcações faciais antes de se submeter a uma cirurgia de desvio septo
Saiba mais sobre o procedimento para corrigir a cartilagem do nariz

Durante a cirurgia, o médico utiliza um aparelho com câmera que lhe permite ter uma visão detalhada das alterações anatômicas. Isso torna o procedimento menos invasivo.

A visão endoscópica contribui ainda para o médico cauterizar com precisão todos os vasos sanguíneos. Evitando o uso de tampões durante o pós-operatório. Mas cada cirurgião pode utilizar uma técnica diferente, o que influencia muito na recuperação do paciente.

No caso da técnica interna, é necessário o uso de tampões nasais internos e a troca semanal desses curativos.

Quem pode fazer a cirurgia de desvio de septo?

Para casos de ajustes leves no septo nasal e com possibilidade de melhorias na parte estética, o cirurgião plástico é o mais indicado. Porém, se o desvio for grave e a parte estética não for um problema para o paciente, o profissional mais indicado para o procedimento é o otorrinolaringologista.

Agora, se houver um desvio mais acentuado, com necessidade de correção estética, o ideal é que os dois especialistas façam a cirurgia juntos.

Aqui na Dream Plastic trabalhamos com esses dois profissionais. Para, caso a paciente precise de um otorrinolaringologista, os dois possam efetuar o procedimento.

Quanto tempo leva uma cirurgia de desvio do septo?

A cirurgia de desvio do septo dura em torno de 1 hora e meia e o paciente recebe alta no mesmo dia. O procedimento não deixa cicatrizes, já que é realizado pelas narinas (dentro do nariz).

Qual anestesia é utilizada para a cirurgia de desvio de septo?

Para a cirurgia de desvio de septo, a anestesia pode ser geral ou local com sedação para que o paciente passe pelo procedimento da melhor forma possível. A escolha do anestésico depende do grau de inclinação da cartilagem.

Se estiver levemente torta, a cirurgia é feita com anestesia local. Porém, se a cartilagem torta estiver mais acentuada, a anestesia geral é a mais indicada.

É importante que o anestésico seja aplicado por um médico anestesista especialista em cirurgia plástica.

E, claro, é importante que dias antes da cirurgia você tenha uma consulta com o médico anestesista, a chamada Avaliação Pré-Anestésica.

Durante essa avaliação, o anestesista busca saber se você tem alergia a algum remédio, se toma medicamento e se tem alguma doença. Após reunir todas essas informações ele pode fazer um melhor planejamento para a segurança do procedimento.

E mais, ele aproveita para tirar todas as suas dúvidas sobre o procedimento, te deixando bem mais tranquila para o grande dia.

Infelizmente, algumas clínicas e consultórios individuais não oferecem esse serviço que, aliás, é um direito do paciente. Se a clínica que você escolher não tiver esse serviço, corra! Pois isso significa que eles não estão preocupados com a sua segurança.

Aqui na Dream Plastic sabemos da importância da Avaliação Pré-Anestésica, por isso oferecemos para todas as pacientes e muitas dizem ficar mais confiantes para o procedimento depois de falar com o anestesista. Para você ver como é importante!

Qual é a cirurgia para corrigir o desvio de septo e nariz torto?

A cirurgia para correção de desvio de septo e nariz torto é a rinosseptoplastia. Ela é uma junção da cirurgia de septo e da rinoplastia. Enquanto a primeira busca corrigir a parte funcional, a rino é um procedimento que visa modelar a parte estética do nariz, deixando-o externamente mais reto.

Imagem de uma paciente antes de se submeter a uma cirurgia para corrigir o desvio de septo e o nariz torto
A cirurgia consegue fazer duas correções em um único procedimento

Veja aqui como funciona a cirurgia de Rinoplastia.

Geralmente, a cirurgia para corrigir o septo e nariz torto é realizada por um otorrino junto com o cirurgião plástico. O otorrino cuida da parte funcional, a cartilagem nasal torta, e o cirurgião fica responsável por modelar a parte estética externa.

Como fica o antes e depois da cirurgia de desvio de septo?

Na cirurgia de desvio de septo, o antes e depois traz resultados excelentes para o funcionamento da respiração. A melhora é percebida logo após a recuperação total, a entrada de ar fica maior e problemas como dor de cabeça, irritação no nariz e, em alguns casos, sinusite, desaparecem por completo.

Ilustração exemplificando o antes e depois da cirurgia de desvio de septo
Veja como fica diferente o nariz após a correção da cartilagem nasal

Inclusive, a cartilagem do septo fica retinha, como você pode ver na imagem acima.

E para quem fez a cirurgia de desvio de septo junto com a cirurgia estética, o resultado é ainda mais visível. O nariz fica reto e em harmonia com a face

Porém, encontrar imagens na internet com descrições sobre os problemas corrigidos e o tipo de cirurgia realizada nem sempre é fácil.

Mas existe o local perfeito para quem deseja ver fotos do desvio de septo com opiniões de pacientes reais: o Grupo da Dream Plastic no Facebook.

Fizemos esse grupo com objetivo de unir mulheres que fizeram ou desejam fazer cirurgia plástica. Lá elas podem conversar, trocar experiências, indicar profissionais e procedimentos, dar dicas e compartilhar fotos do antes e depois da cirurgia de desvio de septo.

E, olha só, o grupo é um enorme SUCESSO! Atualmente ele conta com mais de 100 MIL mulheres compartilhando fotos e experiências todos os dias.

Quer fazer parte dessa comunidade exclusiva? Então você só precisa clicar no banner abaixo!

Desvio de septo

Ah, e não se esqueça de responder às perguntas iniciais, elas são feitas para garantir a segurança das pacientes. 😉

Qual é o preço da cirurgia de desvio de septo?

Na cirurgia de desvio de septo, o preço varia de acordo com a complexidade do procedimento, com a experiência do cirurgião plástico, com a estrutura da clínica e com o lugar onde a cirurgia será realizada. Nem sempre o valor mais barato é o melhor, e o mesmo é válido para aquele preço mais alto.

Imagem de uma mulher segurando um cartão de crédito com expressão de felicidade após saber o preço da cirurgia de desvio de septo
Saiba como escolher um preço justo para sua cirurgia de cartilagem torta

O ideal é procurar uma clínica que cobre o valor da cirurgia de desvio de septo dentro da média usada pelas principais clínicas de SP. E mais, que entregue:

  • Cirurgião especializado e com ampla experiência;
  • Cirurgias apenas em hospitais;
  • Histórico de ótimos resultados e segurança;
  • Avaliação pré-anestésica;
  • Ampla equipe de enfermagem especializada;
  • Materiais de 1ª linha;
  • Estrutura completa e assistência do pré ao pós-operatório.

Saber quanto custa uma cirurgia de desvio de septo é necessário, mas é ainda mais importante escolher um lugar que atenda a todos esses requisitos. Afinal, estamos falando de uma cirurgia. Ou seja, é preciso ter bastante atenção para fazer a escolha certa!

Você sabe por que algumas clínicas cobram valores baixíssimos?

Na maioria das vezes porque não trabalham com profissionais experientes, não operam em hospitais e não trazem assistência completa para o paciente.

Se você escolher um local apenas pelo preço baixo, há um grande risco de ter problemas com a cirurgia, o resultado e até mesmo com a clínica.

Mas isso não significa que você só pode fazer cirurgias com preços altos!

Há cirurgiões que cobram valores muito altos sem necessidade. Você também não deve confiar neles, pois estão sendo antiéticos.

O ideal é encontrar uma clínica que ofereça todos os requisitos que mencionamos acima por um valor que esteja dentro da média do mercado.

O objetivo da Dream Plastic é oferecer cirurgia de nível internacional por preços acessíveis.

Portanto, além de trazer valores dentro da média cobrada em São Paulo, entregamos todos os requisitos acima, porque sabemos o quanto são essenciais para a segurança das nossas pacientes, o sucesso do resultado e o seu bem-estar.

Como é a recuperação da cirurgia de desvio de septo?

O pós-operatório da cirurgia de desvio de septo é semelhante ao da rinoplastia. É necessário evitar impactos na região do nariz, trocar curativos conforme orientações do médico, evitar exposição solar e o uso de óculos. Essas indicações são essenciais para que você tenha uma boa recuperação após a cirurgia de desvio de septo.

Imagem de uma paciente se olhando no espelho e observando o curativo no nariz durante o pós-operatório da cirurgia de desvio de septo
Siga todas as orientações para o pós-operatório

Você pode conferir outras recomendações de pós-operatório de rinoplastia aqui!

Mas claro, além disso, é essencial também contar com uma clínica que ofereça atendimento completo. Afinal, isso interfere e muito no resultado final do procedimento.

Algumas pessoas costumam acreditar que o pós-operatório é complicado e que vai ser difícil passar pelo período de recuperação. Por isso, elas sentem medo desse momento.

Nós entendemos. Algumas clínicas e consultórios individuais abandonam a paciente após a cirurgia, deixando-a sem apoio e sem assistência.

Às vezes, quem vai fazer a primeira troca de curativo nem é uma enfermeira, e sim a secretária do médico. O que está errado!

Sem mencionar que, muitas destas clínicas não contam com mais de um cirurgião. Então se você precisar de assistência em algum momento e ele não estiver disponível, ficará sem atendimento.

Mas, se você tiver ao seu lado uma clínica que vai cuidar de você e dar toda a assistência necessária nesse momento, não é preciso ter medo.

Aqui na Dream Plastic, por exemplo, trabalhamos com diversos cirurgiões plásticos, para que, caso a paciente precise de assistência, possa ser atendida.

Além disso, contamos com uma ampla equipe de enfermagem especializada em cirurgia plástica que presta serviços de atendimento presencial e por telefone, para tirar dúvidas de pacientes sem que elas precisem sair de casa.

Com atendimentos como esse, você pode ficar tranquila no seu pós-operatório.

Diga adeus ao desvio de septo!

Quer corrigir o desvio de septo e respirar direito, sem preocupações e estresse? Então você precisa descobrir o que a cirurgia de rinosseptoplastia pode fazer por você!

Imagem de uma mulher segurando uma xícara de chá, com expressão de felicidade por ter realizado a cirurgia no nariz
Escolha o melhor lugar para a sua cirurgia!

A cirurgia de desvio de septo é a ÚNICA solução para quem sofre com os sintomas do desvio da cartilagem nasal e para realizar esse procedimento tudo o que você mais precisa é de uma clínica de confiança.

Assim como a Dream Plastic! Nossa equipe de cirurgiões plásticos é formada por médicos especialistas e com anos de prática. Além disso, todas as nossas pacientes contam com serviços exclusivos, como:

  • Equipe própria de Enfermagem;
  • Fisioterapeuta e anestesistas;
  • Contato direto com profissionais de saúde;
  • Estrutura completa de pós-operatório;
  • Ouvidoria e canal de atendimento 24h.

Aproveite para marcar uma consulta com nossos cirurgiões especializados. Eles vão avaliar o seu caso e indicar a técnica ideal para você.

É rápido, fácil e você nem precisa ligar. Clique no ícone do WhatsApp aparecendo na tela ☝️ e marque sua consulta em instantes.

Esperamos por você! ❤️

Esclareça suas dúvidas!